Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

15/07/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão: Governo põe sigilo em plano exigido pela GLO para modernizar PF e Forças Armadas

A Casa Civil impôs sigilo ao processo que trata do plano exigido pelo decreto da GLO para modernizar a atuação da Polícia Federal e das Forças Armadas nos portos de Santos (SP), Itaguaí (RJ) e Rio de Janeiro (RJ) e aos aeroportos do Galeão (RJ) e de Guarulhos (SP). A apresentação de um plano foi determinada no decreto assinado pelo presidente Lula em novembro e deveria ter sido feita em fevereiro. A explicação inicial para o atraso foi que o texto ainda estava em validação no Ministério da Justiça e por isso não poderia apresentá-lo à sociedade. Agora a versão é a de que a divulgação pode ser prejudicial à segurança nacional. Íntegra para associados.

Valor On-line (Bloomberg): Trafigura e Mubadala planejam vender Porto Sudeste, dizem fontes

O Trafigura Group e o Mubadala Capital planejam vender até a totalidade da sua participação na operadora do Porto Sudeste adquirida de Eike Batista dez anos atrás. Os dois detêm cerca de 85% dos títulos do ativo. No ano passado, o porto embarcou 26,1 milhões de toneladas de minério de ferro, acima dos 17,4 milhões de toneladas do ano anterior, mas ainda abaixo da sua capacidade de 50 milhões de toneladas, segundo dados trimestrais divulgados. Íntegra para associados.

Estadão On-line: Prumo vai entregar ao governo estudos para viabilizar estrada de ferro entre ES e RJ

A Prumo Logística, dona do Porto do Açu, vai entregar ao governo federal um pacote de estudos de viabilidade e engenharia executiva para a licitação da construção da Estrada de Ferro 118, entre Espírito Santo e Rio de Janeiro. O projeto de 530 quilômetros de trilhos pode conectar a Estrada de Ferro Vitória-Minas, concedida à Vale, em Cariacica (ES) à malha da MRS em um ponto de Nova Iguaçu (RJ). Discutido há pelo menos uma década, o projeto deve constar do Plano Nacional de Ferrovias, em preparação pelo governo federal. Íntegra para associados.

Globo Rural: Receita com exportações do agronegócio caiu 2,2% em junho

As exportações brasileiras do agronegócio em junho registraram queda na receita cambial de 2,2% em comparação com um ano atrás e ficaram em US$ 15,2 bilhões. A retração foi puxada pela desvalorização das commodities exportadas, principalmente dos grãos, já que o volume embarcado pelo setor registrou crescimento. Segundo o MAPA, o volume das exportações do agronegócio teve alta de 4,5% na mesma base de comparação. No caso dos grãos, o aumento foi de 0,7%, para 15,1 milhões de toneladas. Também houve aumento dos volumes embarcados de açúcar, celulose, algodão não cardado nem penteado, farelo de soja e café verde. No semestre, as exportações do setor acumulam retração de 0,5%, para US$ 82,39 bilhões. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Exportação para os EUA bate recorde no 1º semestre

As exportações brasileiras para os Estados Unidos alcançaram o valor recorde de US$ 19,2 bilhões no primeiro semestre deste ano, representando uma alta de 12% de receita e de volume, com crescimento de 23,5% em relação ao mesmo período de 2023, segundo a Amcham Brasil. Em contrapartida, as importações brasileiras com origem nos Estados Unidos alcançaram o valor de US$ 19,4 bilhões, representando uma pequena retração se comparada ao mesmo período do ano passado. Mesmo com importação menor, houve alta em oito dos dez produtos mais importados dos Estados Unidos, com destaque a aeronaves (62,4%), polímeros de etileno (50,8%), petróleo bruto (48,9%), medicamentos (32,9%), gás natural (+545,9%) e motores e máquinas não elétricos (20,2%). Íntegra para associados.

Folha: Governo Lula discutirá plano de país até 2050 e quer transformar agenda em lei

O presidente Lula deu aval para que o Ministério do Planejamento elabore uma nova agenda para orientar políticas públicas prioritárias para o país até 2050. A intenção é que o documento funcione como um PPA (Plano Plurianual), instrumento orçamentário previsto na Constituição com objetivo de definir diretrizes, objetivos e metas para um período de quatro anos. Com maior prazo, a Estratégia Brasil 2050 será voltada a quatro temas-chave: clima, infraestrutura, macroeconomia e transição demográfica. As discussões devem contar com a participação de parlamentares e serem concluídas em julho de 2025. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Valongo, em Santos, terá novo terminal portuário de R$ 350 milhões

A Marimex vai construir um novo terminal portuário em uma área de 90 mil m2 do antigo Teval, no Valongo, em Santos. O investimento será de mais de R$ 350 milhões nas futuras instalações. O local deve ficar pronto em 2026 e a capacidade será para mais de 124 mil contêineres anualmente. A empresa, que hoje movimenta 82,8 mil contêineres/ano na região de Outeirinhos, pretende ampliar a capacidade em 50%. Atualmente, 85% das suas operações são de importação, o que corresponde a 10% de tudo que entra via Porto de Santos e 5% do Brasil. O novo terminal portuário será alfandegado e movimentará cargas gerais, com 25 mil m2 de armazéns cobertos e 65 mil m2 de pátio para contêineres. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Autoridade Portuária de Santos não vê perdas de cargas de café

O presidente da APS, Anderson Pomini, rebateu as críticas do Cecafé de que o Porto de Santos está com “claros sinais de esgotamento” e destacou o aumento médio de 30,9% nos embarques nos últimos seis meses, em comparação ao mesmo período de 2023.  Disse ainda que o dia e a hora de chegada dos navios dependem de condições climáticas e da escala nos demais portos, que os produtores trazem os grãos em caminhões e os terminais têm seus horários muito procurados. Também segundo Pomini, os terminais de contêineres (Santos Brasil, BTP, DP World e Ecoporto) têm dado conta da movimentação, “alguns com capacidade ociosa”, e que os projetos de expansão para aumentar a capacidade de movimentação e o calado “atenderão até as estimativas mais otimistas de crescimento desse tipo de carga”. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Acesso caótico na Margem Esquerda do Porto de Santos é um problema sem solução

A falta de infraestrutura de acesso à Margem Esquerda do Porto de Santos prejudica terminais, caminhoneiros, motoristas e moradores da cidade de Guarujá, que recebe diariamente mais de 6 mil caminhões. As medidas que vêm sendo adotadas só empurram o problema. A solução, segundo os caminhoneiros, virá com as obras prometidas pelo ministro Silvio Costa Filho, em 11 de março, na sede da APS, que consistem na segunda fase da Avenida Perimetral da Margem Esquerda. A revisão do projeto e a execução das obras estão estimadas em R$ 580 milhões, obtidos por intermédio de recursos públicos. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Cofco irá operar 14,5 milhões de toneladas

A Cofco International está investindo R$ 1,6 bilhão no STS11 para ampliar o seu volume de exportação anual das atuais 4,5 milhões de toneladas para 14,5 milhões de toneladas a partir de 2026. A companhia arrendou a área de 98 mil m2 na Margem Direita do Porto de Santos por 25 anos, prorrogáveis até o limite de 70 anos de concessão. O diretor de Operações da Cofco International, Sérgio Ferreira, disse que o Porto de Santos é o carro-chefe da companhia, no Brasil. Cerca de 90% das exportações da Cofco têm como destino a China. Íntegra para associados.

Editorial da Tribuna de Santos (impresso, p. A-2): Cerco ao tráfico internacional

Acerta a Receita Federal ao incluir novas rotas internacionais no rol de possíveis destinados do tráfico internacional via Porto de Santos. Desde o dia 1º deste mês, devem ser escaneados todos os contêineres embarcados em navios com passagem ou destino a Rússia, Israel, Turquia, Geórgia, Síria, Líbano e Arábia Saudita, além de Austrália, Indonésia e Hong Kong, que já haviam sido incluídos no início do ano e foram mantidos por meio de portaria publicada no DOU. Íntegra para associados.

A Tarde: Porto de Ilhéus avança projeto que envolve investimento milionário

O Porto de Ilhéus está passando por um importante processo de modernização e aprimoramento com a realização da dragagem de aprofundamento, que envolve um investimento de R$81 milhões. A obra faz parte do Novo PAC e deverá preparar o porto para receber navios maiores. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portal BE News: Ministro confirma prorrogação da delegação do Porto de São Sebastião

O ministro Silvio Costa Filho confirmou a prorrogação da delegação do Porto de São Sebastião ao Executivo paulista, em reunião na sexta-feira (12) com o governador Tarcísio de Freitas, no Palácio dos Bandeirantes. Atualmente, a Companhia Docas de São Sebastião está vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil). A reunião entre Silvio Costa Filho e Tarcísio também foi centrada sobre as atualizações do túnel Santos-Guarujá. Até o final do ano haverá audiências públicas para debater os impactos ambientais da construção do túnel. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Porto de Manaus aplica sobretaxa de água baixa, antecipando temporada de seca

A MSC estabeleceu uma sobretaxa de US$ 5.000/contêiner a partir de 1º de agosto, por tempo indeterminado, até que os níveis de água em Manaus voltem ao normal. As rotas afetadas são de/para Manaus para os EUA, Canadá, México, América Central, Caribe, Costa Leste e Oeste da América do Sul e Venezuela. Uma empresa de cabotagem em Manaus também anunciou um serviço adicional de barcaças a partir de 1º de setembro para transportar cargas de navios para o continente quando os níveis de água estiverem baixos. Os preços variam de R$ 12.500/unidade a R$ 15.000/unidade e podem aumentar o tempo de trânsito de quatro para 14 dias. Participantes do mercado mencionam que outras empresas já estão oferecendo serviços semelhantes. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Aumento no frete marítimo: rota China-Brasil preocupa importador brasileiro

A alta continuada nos valores do frete na rota China-Brasil e a dificuldade de encontrar espaços nos navios têm desafiado o comércio exterior, colocando em risco a competitividade das empresas brasileiras e gerando apreensão no setor. Desde o início deste ano, os preços mais do que triplicaram, passando de uma média inicial de US$ 1,8 mil por contêiner de 20 pés em março para US$ 9 mil no final de junho. A disparada no valor do frete impacta diretamente o preço final dos produtos importados do continente asiático para o Brasil, encarecendo itens como eletrônicos, vestuário, eletrodomésticos, brinquedos e itens de decoração para o consumidor final. Íntegra para associados.

Agência iNFRA: Vale ganha mais um ano para cumprir obrigações pela renovação de suas ferrovias

A diretoria da ANTT aprovou na quinta-feira (11) dois processos que ampliam em um ano o prazo para que a Vale cumpra obrigações não financeiras previstas nas renovações contratuais de suas ferrovias, EFC (Estrada de Ferro dos Carajás) e EFVM (Estrada de Ferro Vitória a Minas). O processo havia sido pautado no fim do ano passado para deliberação pela diretoria, mas foi retirado de pauta a pedido do Ministério dos Transportes, sob a alegação de que estava revendo os termos desses acordos. Vale e ministério seguem em negociação para uma repactuação desses contratos. Íntegra para associados.

Agência iNFRA: Agências reguladoras e governo não chegam a acordo após quarta rodada de negociações

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informou na quinta-feira (11) que, após a quarta rodada de negociações, não chegou a um acordo com as entidades representativas de servidores de agências reguladoras. A proposta apresentada pelo MGI prevê ganhos de 26% a 34% para a categoria, acumulados de 2023 a 2026. Segundo a pasta, a recomposição representa ganho acima da inflação projetada para o período. Íntegra para associados.

Guia Marítimo: Contagem regressiva

O novo programa anunciado pela Secex/MDIC e pela Receita Federal reformula os processos de exportação e importação e cria um guichê único para centralizar a interação entre o governo e os operadores privados atuantes no comércio exterior, em substituição ao Siscomex. A transição, que será feita por etapas a partir de outubro deste ano, marcará o início das operações do novo processo de importação, que inclui os módulos LPCO, o catálogo de produtos e a Duimp. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco