Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Frete marítimo volta a subir e deve seguir elevado em 2024
A principal rota de importação do Brasil, da Ásia para o país, que no auge da crise logística gerada pela pandemia em 2021 superou os US$ 10 mil por contêiner, hoje está em cerca de US$ 7.250, no mercado de curto prazo, segundo a Solve Shipping. A rotas que mais sofrem com o aumento de preços são as de importação da Ásia para o Brasil e as de exportação do Brasil para os Estados Unidos, em grande medida pelo congestionamento dos portos locais. Segundo a Datamar, ainda outra rota impactada pela crise no Mar Vermelho é a das exportações do Brasil para o Oriente Médio, em especial de carnes. O transit time, que era 30 dias, agora é mais de 60 dias. Para os próximos meses o quadro deverá se agravar. Íntegra para associados.
Estadão: ‘Não vamos fechar os olhos à nova Rota da Seda’, diz Lula em evento da indústria
Ontem o presidente Lula deu mais um sinal de que o Brasil pode aderir ao megaprojeto de infraestrutura da China Belt and Road Iniciative, que sofre crescente objeção de parceiros ocidentais do Brasil, como Estados Unidos e União Europeia. Ele discursou na sede da CNI, ao lado do presidente da entidade, Ricardo Alban. É a terceira vez, nos últimos três meses, que Lula sinaliza abertura à adesão do Brasil, um objetivo perseguido há 11 anos pela China. O projeto foi lançado em 2013, pelo presidente Xi Jinping. Os contratos de projetos ligados à nova Rota da Seda somaram US$ 2 trilhões. Ao todo, 147 países ingressaram em projetos ou manifestaram interesse de participar da iniciativa chinesa. Íntegra para associados.
Folha: Senado aprova projeto que alivia dívida dos estados, e texto vai à Câmara
O plenário no Senado aprovou ontem à noite, por 70 votos a 2, o projeto que autoriza a renegociação das dívidas dos estados com a União. O texto prevê a possibilidade de redução da taxa de juros e o uso de ativos dos governos estaduais para abater parte do estoque da dívida. A medida beneficia principalmente São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, que juntos detêm cerca de 90% do estoque da dívida dos estados com a União. Íntegra para associados.
Estadão On-line: Maranhão, Piauí e Tocantins devem produzir 12 milhões de toneladas de grãos a mais até 2032, diz estudo
Um levantamento da Safras & Mercado a pedido do Consórcio Tegram-Itaqui aponta que a produção de soja brasileira, hoje em 163,2 milhões de toneladas, deve crescer 19,1% na safra 2032/2033. A produção de milho também deve aumentar 14,3% para 157 milhões de toneladas. O Tegram é o Terminal de Grãos do Maranhão, instalado no porto de Itaqui, em São Luís e por onde passa praticamente toda a produção dos estados do Maranhão, Tocantins e Piauí (Matopi), além de parte do nordeste de Mato Grosso. Essa região deverá ainda ter um aumento de 8 milhões de toneladas de soja, passando para 29,9 milhões de toneladas do grão (+36,1%); e de 4,6 milhões de toneladas de milho, alcançando 17,8 milhões de toneladas (+ 34,5%). O farelo de milho deve crescer 9,1% na região e somar 1,9 milhão de toneladas; enquanto o aumento no país deve ser de 5,6%, somando 42,7 milhões de toneladas. Hoje 97% da produção do Matopi sai pelo Tegram. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (impresso, p. A-7): Servidores federais param por 24 horas
Os servidores das agências reguladoras federais aprovaram, em assembleia realizada na segunda-feira (13), uma nova paralisação nacional de 24 horas hoje, quando também acontecerá a sexta negociação da categoria com o Governo Federal. O Sinagências também convocou os servidores das 11 agências reguladoras para um grande ato em frente ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em Brasília. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Antaq não detalha autuações ocorridas no Porto de Santos
Segundo dados da Antaq, as fiscalizações no Brasil caíram 4% nos primeiros seis meses de 2024, na comparação com o mesmo intervalo do ano passado. Já na Gerência Regional de São Paulo (Gresp) aumentaram 7%. Quanto às notificações, houve queda nos dois recortes: 24% no total e 32% na Gresp. Ainda nessa área foram 157 fiscalizações, o que representa 7% do total realizado pelas 13 gerências e unidades da Antaq no período, que foi de 2.240. Já em relação às 13 notificações, a proporção dessa gerência chega a 20% – o total é de 65. A agência não informou quantas fiscalizações, notificações e multas ocorreram no Porto de Santos. Íntegra para associados.
G1 Santos e A Tribuna de Santos: Navio cargueiro faz manobra ‘girando’ e bate em cais no Porto de Santos
O cargueiro CMA GCM Tanya, de bandeira de Malta, bateu no cais do Ecoporto, no Porto de Santos, durante a manobra de atracação, ontem à tarde. O terminal confirmou a batida no cais por volta das 17h e disse que está avaliando as avarias. O problema não prejudicou a operação do navio, que tem 300 metros e foi construído em 2016. Assim que deixar o complexo santista, ele partirá com destino ao Porto de Singapura. Íntegra para associados: G1 Santos e A Tribuna de Santos.
A Gazeta: Diante de crise logística, Antaq pede informações a entidades do ES
A Antaq enviou ofício para várias entidades setoriais do Espírito Santo para averiguar o aumento do número de reclamações recebidas sobre falta de regularidade na disponibilidade de contêineres vazios em processos de exportação, nas linhas de navegação e na frequência de omissões de embarcações no Estado, entre outros questionamentos. As reclamações ganharam holofotes em 12 de julho, quando Centro do Comércio do Café de Vitória e o Centrorochas divulgaram uma carta detalhando as dificuldades que vêm enfrentando para exportarem suas produções. Íntegra para associados.
NSC Total: Como Itajaí vai resolver impasse com dragagem no canal de acesso aos portos
A Superintendência do Porto de Itajaí deve oferecer à Van Oord uma proposta de parcelamento da dívida de R$ 35 milhões de forma a avançar em uma solução ao impasse com a dragagem do canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes. Paralelo a isso, a Antaq autorizou um reajuste de 38% na Tabela 1, utilizada para o custeio da dragagem, entre outras obrigações da autoridade portuária. O terceiro ponto para equalizar os custos é a retomada das operações com contêineres no Porto de Itajaí prevista para setembro. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Informativo dos Portos: Painéis da 1ª edição do Porto Hack Summit estão com inscrições abertas e gratuitas
A cidade de Santos recebe, no próximo mês de setembro, especialistas e lideranças do setor logístico-portuário para debater as inovações que estão alavancando os portos brasileiros. A 1ª edição do Porto Hack Summit, promovida pela ABTRA, ocorrerá em paralelo e em adição à maratona de tecnologia conhecida como Porto Hack Santos, e será aberta e gratuita à comunidade do Porto de Santos e da Baixada Santista. O encontro, no dia 14 de setembro, das 14h30 às 17h30, no Juicyhub, em Santos, conta com o apoio institucional do MPor, SNPTA, APS e do Hub Brasil Export. Inscrições em: https://www.eventbrite.com/e/porto-hack-summit-tickets-925975296037. Íntegra para associados.
Portal BE News: Antaq autoriza operação em novas áreas de pátio do Porto Itapoá
O Porto Itapoá recebeu autorização da Antaq para operações nas áreas de dois pátios destinados à movimentação e à armazenagem de contêineres e carga geral. O Termo de Liberação de Operação (TLO) corresponde à terceira fase de expansão do terminal. O acréscimo das duas áreas representa mais 50 mil m2 de pátio, aumentando a capacidade de movimentação de contêineres de cerca de 100 mil por ano. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Porto de São Francisco do Sul: importadores de fertilizantes querem revogação de Resolução 38
Importadores que desembarcam fertilizantes por São Francisco do Sul enfrentam dificuldade pelas limitações do porto catarinense e sua política de prioridades, com filas de navio se prolongando ao largo. Segundo um informante, há navios que aguardam a atracação por até 56 dias, com o custo diário de estimados US$ 25 mil. Íntegra para associados.
Guia Marítimo e Portos e Navios: Cargill e CMA CGM embarcam algodão pela primeira vez no porto de Fortaleza
A Cargill e a CMA CGM embarcaram quatro contêineres com 100 toneladas de algodão no Porto de Fortaleza com destino a Ho Chi Minh, no Vietnã. O algodão foi cultivado no Oeste da Bahia de acordo com a certificação BCI (Better Cotton Initiative), com metodologia que analisa impactos ambientais desde seu cultivo até o uso final. O trajeto traçado e operacionalizado pela CMA CGM deve ajudar a distribuir melhor os envios internacionais, pois estima-se que o Porto de Santos concentre 95% dos embarques internacionais do produto brasileiro. Íntegra para associados: Guia Marítimo e Portos e Navios.
Jornal Portuário: Importante debate sobre questões marítimas e portuárias marcam o VIII Congresso da ABDM em Santos
Nos dias 08 e 09 de agosto, o Hotel Sheraton em Santos foi palco do VIII Congresso de Direito Marítimo e Portuário da ABDM, patrocinado pela FENAMAR. O evento reuniu uma série de autoridades de destaque e profissionais do setor para discutir temas cruciais relacionados à infraestrutura e à legislação portuária no Brasil. Entre os participantes estiveram o Ministro Benjamin Zymler, do TCU e membro da CEPORTOS, o Ministro Paulo Sérgio Domingues, do Superior Tribunal de Justiça, e o Desembargador Celso Peel, do TRT-SP e Relator Geral da CEPORTOS. Íntegra para associados.
Portal BE News: Mercosul Export debate desafios e soluções para o bloco em Montevidéu
A partir de hoje o Grupo Brasil Export promove a segunda edição do Mercosul Export, em Montevidéu. As principais autoridades brasileiras e uruguaias do setor vão debater as oportunidades e os principais desafios para uma melhor integração entre o Brasil, o Uruguai e os demais países do Mercosul. Os principais temas na mesa de discussão serão o programa de concessões hidroviárias do governo brasileiro, as alternativas de modais de transporte no Mercosul, entre outros. O evento poderá ser assistido de forma gratuita pela TV BE News. Íntegra para associados.
Agência Porto: Porto Sem Papel ganha dois troféus em prêmio de excelência em governo digital
O Porto Sem Papel (PSP) foi o grande destaque do Prêmio Abep-TIC de Excelência em Governo Digital 2024. Além disso, foi consagrado como o vencedor geral da premiação, confirmando seu impacto inovador no cenário digital brasileiro. A cerimônia de premiação ocorreu durante o encerramento da 51ª edição do Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (Secop-2024), que reuniu, nos dias 8 e 9 de agosto, no Rio de Janeiro, os principais nomes e iniciativas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) no setor público. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024