Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

15/10/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão: Construção de novo terminal de contêineres em Santos tem projeto definido e leilão deve ser em 2025

O MPor deve anunciar hoje a decisão de avançar com o plano de leilão de concessão da área do STS10 no Porto de Santos. Um ofício encaminhado pela pasta à Infra S/A contêm as diretrizes para a concessão da área, que preveem adaptações no modelo original proposto em 2019. O novo plano, elaborado pela Infra S/A, prevê expressiva ampliação da atual capacidade de movimentação de contêineres no porto. De acordo com o MPor, o modelo aprovado, feito em alinhamento com a Casa Civil, prevê a construção de quatro berços de atracação, permitindo elevar a atual capacidade de contêineres em 50% para 9 milhões de unidades. O projeto original previa três berços. O estudo ajustado do novo terminal deverá ser encaminhado para análise do TCU ainda este ano, quando estiver com todas as análises concluídas por técnicos internos e pela Infra S/A. A previsão é que o leilão da área ocorra em 2025. O novo terminal para passageiros, que ficará na mesma área da região do Saboó, não deverá interferir na operação da área de contêineres. Íntegra para associados.

Folha On-line (Painel S.A): CNI defende licitação de terminal em Santos em lista de obras prioritárias

A CNI defende a licitação do terminal STS-10, no Porto de Santos, como forma de desafogar a falta de espaço para contêineres no porto, que hoje opera com 90% da capacidade instalada. A obra integra um conjunto de 29 ações prioritárias elencadas pela CNI no Panorama da Infraestrutura para a região sudeste, que será divulgado hoje. A CNI também propõe as construções de uma terceira descida para a Baixada Santista, com foco na logística de carga, e da Rota 4 do gás natural, permitindo o escoamento do gás produzido no pré-sal da bacia de Santos pela rota 4 (Cubatão, em São Paulo), ou a 4b (Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro). O pacote inclui ainda um terceiro aeroporto na região metropolitana de São Paulo. Íntegra para associados.

CNN Brasil e A Tribuna de Santos (impresso, p. A-6): Cocaína no café: quase 800 quilos são apreendidos no Porto de Santos

A polícia de São Paulo interceptou o transporte de 792 quilos de cocaína, ontem, na rodovia Anchieta, nas imediações do Porto de Santos, que estavam escondidos em um carregamento de café com destino à Turquia. O motorista do caminhão foi preso em flagrante e será investigado pela Polícia Federal. A droga apreendida, avaliada em mais de R$ 60 milhões, seria destinada ao mercado internacional. Íntegra para associados: CNN Brasil e A Tribuna de Santos (impresso, p. A-6).

CNN Brasil: Rio Negro volta a subir após quase 100 dias e pode encerrar seca histórica

O Rio Negro interrompeu a série de quedas em seu nível, que durava 99 dias. Ontem o registro do Porto de Manaus marcava 12,13, dois centímetros acima dos 12,11 da última quarta-feira (9), a maior baixa em mais de 120 anos. Íntegra para associados.

Estadão (The New York Times): O comércio global cresce, mas continua vulnerável à guerra e à geopolítica

Uma pesquisa do Center for Strategic and International Studies, de Washington, descobriu que o estreito de Taiwan é um canal para mais de um quinto do comércio marítimo mundial, com US$ 2,45 trilhões em energia, eletrônicos, minerais e outros produtos transitando em 2022. O estreito está no centro de uma disputa geopolítica entre Taiwan e a China, que considera a ilha como parte de seu território. Um bloqueio ou ação militar da China que interrompesse o tráfego no estreito poderia ter implicações dramáticas para o fluxo global de mercadorias e para a economia chinesa em particular. Cerca de 27% das exportações da Austrália também passam pelo estreito, principalmente commodities como minério de ferro, carvão e gás natural liquefeito. As estimativas são feitas em um momento em que a geopolítica está derrubando anos de relativa complacência sobre a dinâmica do comércio global. As guerras na Ucrânia e no Oriente Médio, bem como os lockdowns da era da pandemia, remodelaram os padrões do comércio global e alertaram os consumidores para a ideia de que as interrupções em uma parte do mundo podem afetar diretamente a atividade econômica em outra. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Queda de braço por nomeações afeta agências reguladoras

O apagão de quatro dias em São Paulo e a atuação da Aneel na crise expuseram a queda de braço pelas nomeações para vagas nas agências reguladoras, que envolve a sucessão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, em 2025. Um levantamento feito pelo Valor mostrou que nove cadeiras de diretores estão vazias à espera do envio dos nomes dos indicados ao Senado, e mais oito mandatos vão expirar até o fim do ano, totalizando 17 vagas nos órgãos de fiscalização dos serviços prestados pelos concessionários públicos. Esse número representa quase 1/3 dos 59 cargos disponíveis nas diretorias dos 12 órgãos reguladores federais. As vagas estão abertas desde o ano passado, e nenhuma sabatina foi realizada desde então. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (impresso, p. A-7): Tecnologia para monitorar resíduos

Resíduos sólidos e líquidos serão detectados e monitorados por meio de IA no canal do Porto de Santos, no Canal de Bertioga e no Rio Cubatão, a partir de 2025. O dispositivo tecnológico para isso está sendo desenvolvido pela startup DataOverSeas e os primeiros testes deverão ocorrer no primeiro trimestre de 2025. A DataOverSeas venceu o 1º ESG Challenge 2024 propondo essa solução inovadora para monitoramento e identificação de resíduos no estuário. A competição tecnológica foi realizada pela APS em parceria com a Fundação Parque Tecnológico de Santos no final de julho deste ano. Íntegra para associados.

Diário do Litoral e Diário do Litoral: Estudo de Impacto Ambiental cita 717 desapropriações no Guarujá em razão do túnel

O Estudo de Impacto Ambiental-Relatório de Impacto no Meio Ambiente (EIA-Rima) projeta a remoção de pelo menos 776 imóveis para as obras do Túnel Santos-Guarujá. Desse montante, 645 habitações estão em comunidades no Distrito de Vicente de Carvalho, no Guarujá. Porém, segundo o documento elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), essas 645 remoções estão atreladas a programas habitacionais em desenvolvimento pela CDHU e pela MRS Logística, em parceria com a Prefeitura do Guarujá. Em Santos, o Estado pretende pagar aos moradores do bairro do Macuco apenas um quarto do valor de mercado de seus imóveis. O valor das desapropriações é considerado insuficiente pelos moradores em vias de serem deslocados de suas casas. Íntegra para associados: Diário do Litoral e Diário do Litoral.

Santa Portal: DP World inaugura escritório de gerenciamento de carga no Brasil

A DP World anuncia a inauguração de um novo escritório de freight forwarding em Itajaí. O novo espaço marca mais uma etapa da expansão da DP World, reforçando a conectividade local e incrementando a capacidade de entrega de ponta a ponta na cadeia de suprimentos para negócios em todos os países das Américas. O escritório em Itajaí utiliza a rede global da DP World para auxiliar os clientes no gerenciamento dos processos de carga, melhorando o controle, resiliência e eficiência na cadeia como um todo. Íntegra para associados.  

Correio do Povo: Portos do Estado registram movimentação superior a 30 milhões de toneladas em 2024

Entre janeiro e setembro deste ano passaram pelos três portos públicos gaúchos (Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre) pouco mais de 2,6 mil embarcações. O Porto do Rio Grande concentrou o maior número de navios, representando 81,78% do total do Estado (2181). Juntos, os três portos movimentaram pouco mais de 31,8 milhões de toneladas. Os granéis sólidos continuam respondendo pelo maior número de cargas movimentadas, totalizando mais de 19,8 milhões de toneladas. O segundo maior grupo é o de cargas gerais que alcançou 9,76 milhões de toneladas. Já os granéis líquidos aparecem na terceira posição com pouco mais de 2,2 milhões de toneladas. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Agência iNFRA: Hidrovias terão conselhos semelhantes aos CAPs portuários, diz secretário

O secretário da SHN/MPor, Dino Antunes, afirmou, durante participação em mesa de debates realizada na quinta-feira (10) no Brasil Export, que a pasta está trabalhando para criar um modelo semelhante aos CAPs para garantir uma maior participação social e melhorar a gestão das hidrovias do país. “O conselho hidroviário será muito parecido com o CAP, composto por iniciativa privada, autoridades públicas locais, até academia. A gente vai fazer um modelo parecido para cada hidrovia. A gente vai ter a comunidade hidroviária, que vai contribuir com a governança para as concessões”, disse Antunes, indicando que o modelo também vai ser usado em hidrovias que vão seguir sob gestão pública. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Movimentação de navios no Porto de Itajaí marca Início das operações da JBS Terminais

O Porto de Itajaí viveu na sexta-feira (11) um momento significativo para sua expansão e retomada de atividades. A operadora portuária JBS Terminais iniciou oficialmente suas operações com a atracação do navio Maersk Lamanai, embarcação de bandeira de Hong Kong, marcando o começo de uma nova fase de movimentação de contêineres na área arrendada. Vindo do Porto de Paranaguá, o navio atracou no berço 02 da JBS Terminais e, após concluir suas movimentações com cargas reefer, seguiu seu trajeto marítimo ao Porto de Santos. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Movimentação do Tecon Rio Grande cresce quase 30% em 9 meses

A Wilson Sons registrou um crescimento de 29% no Tecon Rio Grande durante os primeiros nove meses de 2024, em relação ao mesmo período de 2023. Nesse período, o terminal movimentou 616.581 TEUs e 351.983 contêineres. As exportações cresceram 10%, impulsionadas principalmente pelo transporte de madeira, celulose e utensílios domésticos. As importações também tiveram alta de 17%, especialmente no desembarque de resinas, partes e peças, e plásticos. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Draga hopper norte-americana inicia serviço no rio Amazonas

A draga norte-americana Lindway, modelo hopper, chegou a Manaus, no sábado (12), para execução de dragagem no rio Amazonas. O serviço, coordenado pela DTA Engenharia, visa desobstruir trechos entre a foz do rio Madeira e a costa do Tabocal, em Itacoatiara (AM), beneficiando a navegação e o escoamento de mercadorias nesse trecho considerado crítico, especialmente aquelas com destino à Zona Franca de Manaus. Nos próximos dias, passará por inspeções da RFB e da Marinha do Brasil para garantir a conformidade com as normas nacionais. Com a dragagem, prevista para ser concluída em 45 dias, espera-se uma melhoria significativa no transporte de cargas na região, sobretudo durante os períodos de seca. Íntegra para associados.

Agência Porto: Boletim de Logística: nesta edição, a Resiliência no Setor de Transportes como fator estratégico de desenvolvimento

No Boletim Logístico deste mês, o Observatório Nacional de Transporte (ONTL) da Infra S/A traz o tema “A Resiliência no Setor de Transportes e sua Incorporação ao Programa de Investimentos no Brasil”, com análises que indicam que um sistema resiliente é fundamental para que projetos de infraestrutura estejam alinhados a políticas públicas de desenvolvimento sustentável e com marcos legais voltados para a mitigação dos impactos das mudanças climáticas em um cenário global. Confira o boletim na íntegra. Íntegra para associados.

Agência iNFRA: Ministério de Portos e Aeroportos prepara programa com benefícios a empresas que cumprirem metas ESG

Empresas dos setores portuário e aeroportuário que cumprirem metas pré-estabelecidas em redução de emissões, governança, equidade de gênero, mitigação de riscos climáticos, entre outros temas, terão benefícios para acessar fundos e acelerar processos no MPor. A proposta, segundo a secretária-executiva Mariana Pescatori, faz parte de um plano em elaboração da pasta que deve ser lançado até o fim deste ano. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco