Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão On-line: Governo Lula avalia dividir Ministério da Infraestrutura em duas Pastas
A ideia de dividir o atual Minfra foi debatida pelo GT da equipe de transição. Um ministério ficaria responsável pela gestão de rodovias e ferrovias, enquanto outro assumiria a gestão de portos, aeroportos e hidrovias. A cúpula do governo Lula ainda discute a estrutura final da área e não há nomes definidos. Alguns nomes despontam como favoritos: o senador Alexandre Silveira (PSD-MG) está entre os mais cotados, além da ex-ministra Miriam Belchior. Íntegra para associados.
Valor On-line: Lula prepara anúncio de mais cinco ministros
O presidente eleito Lula deve anunciar nos próximos dias mais um bloco de ministros que não envolva negociação direta com partidos aliados. Existe a expectativa de oficialização de Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), Vinícius Marques de Carvalho (Controladoria-Geral da União), Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais) e Josué Gomes da Silva (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior). Lula também poderá encaixar a ex-ministra Miriam Belchior na secretaria-executiva da Casa Civil, que será comandada pelo atual governador da Bahia, Rui Costa (PT). A ideia é de que Belchior centralize na secretaria as principais obras de infraestrutura. Íntegra para associados.
Estadão On-line e Valor Econômico: Concessionárias de logística criticam mudança na Lei das Estatais e falam em ‘retrocesso’
Na terça-feira (13), a Câmara dos Deputados aprovou uma mudança na lei das Estatais, reduzindo de três anos para 30 dias o período em que dirigentes partidários e parlamentares devem ficar fora de seus cargos para assumir uma direção em empresas estatais ou agências reguladoras. O MoveInfra, que reúne as empresas Rumo, EcoRodovias, Ultracargo, Santos Brasil e CCR Rodovias, declarou que “vê com preocupação o procedimento legislativo que pode resultar em retrocesso”. Apesar de a proposta não ter sido feita pelo PT e nem relatada pela legenda, foi apoiada por quase todo o partido. Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Carla Zambelli (PL-SP), Flávia Arruda (PL-DF) e Tereza Cristina (PP-MS) também votaram a favor. A proposta teve ampla maioria, com 314 votos favoráveis a 66 contrários. No Senado, a maioria dos líderes deve concordar com a votação da matéria diretamente no plenário, sem qualquer tramitação prévia pelas comissões da Casa. Íntegra para associados: Estadão e Valor.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos, Portos e Navios e BE News (p. 4): Audiência na Câmara debate futuro do Porto
Ontem, em audiência pública proposta pelo vereador Francisco Nogueira (PT) na Câmara dos Vereadores de Santos, o consultor Frederico Bussinger disse que o Porto de Santos deveria investir em um plano emergencial para o próximo ano. “A situação dos acessos terrestres ao Porto é dramática. Eu vivi pessoalmente e várias pessoas testemunharam, o que me parece uma incoerência sabendo que a SPA tem em caixa mais ou menos R$ 1,5 bilhão, existe espaço orçamentário e os problemas nos contratos de manutenção foram resolvidos”. Bussinger destacou que, na decisão do TCU de adiar a votação a desestatização do Porto de Santos, as dúvidas e objeções apontadas pelos ministros em relação ao processo “foram tão grandes que é difícil entender como se elogia um processo com esse nível de dúvidas”. O advogado Douglas Martins destacou que o PDZ do Porto também não levou em conta aspectos ambientais e sociais e que o processo foi conduzido sem participação popular. O empresário André Ursini defendeu diretrizes claras e transparentes com segurança jurídica para que o Porto seja planejado em conjunto com suas adjacências e áreas de produção. Íntegra para associados: A Tribuna, Portos e Navios e BE News.
Bem Paraná: Porto de Paranaguá recebe neste domingo o maior navio de passageiros da sua história
O Porto de Paranaguá recebe no domingo (18) o maior navio de passageiros de sua história. O MSC Armonia traz ao Litoral do Paraná 2.100 turistas brasileiros e 600 tripulantes. Será uma escala teste para avaliar a possibilidade de o porto atender regularmente a linha da MSC Cruzeiros. A parada em Paranaguá será a segunda depois do embarque do grupo, no sábado, em Itajaí. Na sequência, o navio segue para Rio de Janeiro, Rio Grande e Ilhabela, voltando a Itajaí. Íntegra para associados.
Correio 24 horas: No apagar das luzes Codeba projeta um ‘pedágio’ para Porto de Salvador
A Codeba apresentou um projeto para resolver a falta de espaço no pátio de triagem do Porto de Salvador que está preocupando mais o setor produtivo baiano do que a pequena quantidade de vagas para veículos na estrutura atual. São apenas 37 e a capacidade de movimentação de contêineres está sendo triplicada com as obras da Wilson Sons no Tecon Salvador. Hoje nos momentos de pico utiliza-se uma área reserva, ao lado do pátio. A companhia lançou uma concorrência para a construção de um espaço fora do espaço do porto, de uso obrigatório e com uma cobrança. Os donos de cargas reclamam, alegando que o pedágio seria mais uma despesa para usar o porto. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: ‘Buscamos novos caminhos e a privatização se apresentou como alternativa’, afirma Sampaio
Na cerimônia de posse dos três novos diretores da Antaq ontem, o ministro Marcelo Sampaio afirmou que a gestão da pasta está concluindo um ciclo em que se olhou para a infraestrutura como agenda de Estado, com responsabilidade e com a escolha de técnicos em suas posições. Destacou que o setor portuário vem entregando mais e com eficiência a cada ano, com portos públicos e TUPs alcançando recordes de movimentação de cargas e que, pela primeira vez em 15 anos, foi feito um planejamento integrado dos setores portuário e ferroviário, reduzindo os conflitos na chegada ao Porto de Santos. Íntegra para associados.
BE News (p. 6): Cabedelo: Governo da Paraíba fará parceria com Praticagem do Brasil
Na visita do governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), ao centro de simulações de manobras do Instituto Praticagem do Brasil, em Brasília, na terça-feira (13), foram feitas simulações para testar o aumento do porte dos navios no Porto de Cabedelo, que passa por uma obra de dragagem do seu canal de acesso. Com investimentos de R$ 95 milhões do Governo do Estado, o canal de acesso deverá passar passará de 9,14 m a 11 m de profundidade, permitindo o recebimento de navios de até 55 mil toneladas. Íntegra para associados.
Agência Porto e Portos e Navios: Novos diretores da ANTAQ são empossados em Brasília
Ontem foram empossados na diretoria da Antaq Wilson Pereira de Lima Filho, Alber Furtado de Vasconcelos Neto e Caio César Farias Leôncio. A Agência agora conta com cinco diretores, incluindo o Diretor-Geral Eduardo Nery e a diretora Flávia Takafashi. Íntegra para associados: Agência Porto e Portos e Navios.
Ministério da Infraestrutura: Inovações do Porto sem Papel são debatidas em seminário voltado a representantes do setor
As melhorias implementadas pelo sistema PSP ao longo da gestão foram apresentadas e debatidas por gestores e autoridades do setor portuário em seminário realizado em Brasília. Também houve o detalhamento dos benefícios do sistema, visando eliminar redundâncias e procedimentos desnecessários para reduzir burocracia e custos operacionais, bem como aumentar a competitividade da logística aquaviária brasileira, impulsionando ainda a cabotagem no país. Futuramente, o PSP deve ser integrado a outros sistemas relacionados ao comércio exterior que tenham relação com os portos brasileiros, de forma a oferecer aos usuários o contato com o governo por meio de uma janela única aquaviária. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Receita Federal e Polícia Federal efetuam ação conjunta de combate ao tráfico internacional de drogas no Porto de Santos
Ontem a ação conjunta da RFB e da PF culminou na apreensão de 26 kg de cocaína no Porto de Santos. A droga estava escondida na estrutura de um contêiner com 25 toneladas de carne de frango congelada e tinha como destino o porto de Roterdã. O contêiner foi selecionado pela Área de Gestão de Riscos da RFB, com análise das operações de exportação e inspeção não intrusiva por imagens de escâner. Íntegra para associados.
Guia Marítimo e Logweb: DP World Santos movimenta mais de 1 milhão de TEUs em 2022
A DP World Santos ultrapassou a marca de 1 milhão de TEU em 2022. O número equivale a 583 mil contêineres. O marco ocorreu durante a operação do navio Log-In Pantanal. Do total de cargas cheias movimentadas neste ano, 24% corresponderam à exportação, com destaque para celulose, minérios e cerâmica, e 20% à importação, destacando-se os setores químico, automotivo e de produção de máquinas e equipamentos. A movimentação no ano já é 13% superior à registrada em todo o ano passado. Íntegra para associados: Guia Marítimo e Logweb.
Tecnologística: Porto do Pecém movimenta Carbonato de Sódio
O Porto do Pecém enviou nova carga de 700 toneladas de barrilha (Carbonato de Sódio) em big bags para o estado da Paraíba. A remessa atesta a diversidade de cargas operadas no terminal por meio de serviço marítimo principalmente com a China. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022