Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Isto É Online: Porto do Açu avança com projeto de amônia verde em parceria com a britânica Yamna
O Porto do Açu firmou acordo com a britânica YamnaCo para reservar uma área destinada à construção de uma fábrica de amônia verde. A planta, que deverá produzir até 1 milhão de toneladas anuais, se beneficiará da futura produção de hidrogênio verde no complexo portuário, consolidando o Açu como um hub estratégico de baixo carbono. A iniciativa faz parte de um projeto que já conta com 3 milhões de metros quadrados reservados para operações relacionadas a hidrogênio verde e seus derivados. A Yamna prevê tomar a decisão final de investimento até 2027 e iniciar a produção em 2030. Íntegra para os associados.
Correio Braziliense: Perspectiva de safra recorde deve pressionar preços do frete em 2025
Um relatório da Consultoria Agro do Itaú BBA aponta que, com a expectativa de uma safra recorde em 2025, a concentração da demanda por frete deve atingir o pico em fevereiro, elevando os preços nas principais rotas de escoamento de grãos. Esse movimento contrasta com o ano de 2024, que foi marcado por estabilidade nas tarifas de transporte, reflexo de uma demanda diluída devido às irregularidades climáticas. Para 2025, a estabilidade nos preços do petróleo e do diesel pode continuar evitando que as tarifas atinjam os níveis vistos na safra de 2022/23. O diesel, que representa cerca de 40% do custo total do frete, segue como uma variável determinante para o comportamento do mercado. Íntegra para os associados.
Correio Braziliense e Isto é Dinheiro: Recuo setor de serviços confirma desaceleração da economia
Em novembro de 2024, o volume de serviços no Brasil teve queda de 0,9%, em relação a outubro, conforme a Pesquisa Mensal de Serviços divulgada ontem pelo IBGE. O recuo confirma o processo de acomodação, após o setor ter subido a novo ápice histórico no mês anterior. O resultado de novembro foi puxado, entre outros, pelas quedas de 2,7%, no setores de transportes de cargas e passageiros. O recuo sucede um ganho de 5,3% acumulado em setembro e outubro, o que gera um saldo positivo de 2,5% na atividade nos últimos três meses. Íntegra para os associados: Correio Braziliense e Isto é Dinheiro
CNN Brasil e Exame Online: Lula assina lei de regulamentação da reforma tributária nesta quinta (16)
O presidente Lula deve sancionar, com vetos, o principal projeto de regulamentação da reforma tributária sobre o consumo, amanhã, em evento no Palácio do Planalto. Os trechos que devem ser alvo de vetos ainda não foram detalhados pelo governo. O novo sistema tributário elimina movimentações de mercadorias com objetivo de colher benefícios fiscais, o que demandará repensar a cadeia produtiva e a malha logística. Altera o critério de incidência do imposto, que passa a ser baseado no destino da mercadoria e não mais na origem, levando as empresas a considerar se vale a pena manter fábricas e centros de distribuição em locais onde o único benefício era o incentivo fiscal ou se é hora de reavaliar o local de operação, considerando a proximidade com o mercado consumidor. Íntegra para os associados: CNN Brasil e Exame Online
Imprensa regional:
Folha de Pernambuco e Informativo dos Portos: Porto do Itaqui alcança 2º melhor resultado de toda a sua história
O Porto do Itaqui fechou 2024 com um volume movimentado de 34 milhões de toneladas, segundo o estatístico aquaviário da Antaq. Também registrou a maior movimentação de soja de sua história (13,74 milhões de toneladas), o recorde de movimento de fertilizantes (80 mil toneladas) em um único navio em dezembro e se reafirmou como a principal porta de entrada de combustíveis do País. No ano passado, com a expansão do Tegram, passou a recebe 97% de toda a produção de grãos do Matopiba. Para 2025, Itaqui projeta um crescimento de mais de 1 milhão de toneladas, com a meta de movimentar 35 milhões de toneladas, devido às previsões de supersafra de soja e à expansão de outras cargas estratégicas, como fertilizantes e minerais. Íntegra para os associados: Folha de Pernambuco e Informativo dos Portos
A Tribuna de Santos (edição impressa, p. 11) e BE News: Santos escoa 68% do café exportado pelo Brasil
O Brasil exportou no ano passado 50,4 milhões de sacas de café de 60 quilos, o melhor resultado da história e um aumento de aproximadamente 28% na comparação com 2023. O Porto de Santos segue como o principal nas exportações do produto, com 68% de participação. No total, mais de 34 milhões de sacas saíram pelo cais santista em 2024. Em segundo lugar, ficou o Porto do Rio de Janeiro, seguido por Itaguaí e o Porto de Vitória. Os Estados Unidos foram o principal destino (8,131 milhões de sacas), 16,1% de todas as exportações e crescimento de 34% na comparação com 2023. Em segundo lugar, a Alemanha, com 15% de representatividade, adquiriu 7,590 milhões de sacas. Na sequência, Bélgica (4,348 milhões de sacas), Itália (3,914 milhões) e Japão (2,211 milhões de sacas). Íntegra para os associados: A Tribuna de Santos (edição impressa, p. 11) e BE News
A Tribuna de Santos (edição impressa, p. 12): Números poderiam ser ainda melhores
O Cecafé comemorou os resultados positivos, mas alertou que o volume de exportação poderia ser ainda mais alto, se não fossem os gargalos logísticos. Segundo a entidade, se houvesse condições logísticas, as exportações do produto poderiam alcançar 52 milhões de sacas em vez das 50,4 milhões de sacas registradas. Os exportadores de café informam que 1,6 milhão de sacas do produto ficam paradas nos portos por conta de 66% de atrasos e alterações de escala de navios, gerando ao setor um prejuízo de R$ 40 milhões. Íntegra para os associados.
Imprensa setorial:
Informativo dos Portos e Portos e Navios: ANTAQ realiza primeira visita técnica do ano aos portos no Ceará
A Antaq iniciou 2025 com visitas técnicas aos principais portos do Ceará, incluindo o Complexo do Pecém, a Companhia Docas do Ceará, o pátio da CMA Terminals Fortaleza e o Terminal Marítimo de Passageiros no Porto de Fortaleza. Foram realizadas avaliações das operações portuárias, da segurança e do funcionamento logístico no estado. O diretor-geral Eduardo Nery também falou sobre como o processo licitatório do terminal MUC04, localizado no porto, vai garantir o aumento de capacidade de movimentação na área. “A capacidade de movimentação de contêineres passará de 120 mil TEUs para 350 mil TEUs. Os investimentos vão viabilizar a compra de novos equipamentos mais modernos e que aumentem a exportação da produção de fruta para a Europa”. Íntegra para os associados: Informativo dos Portos e Portos e Navios
Portos e Navios: DP World obtém certificação IATA para frete aéreo no Brasil
A DP World obteve a certificação da IATA no Brasil, habilitando-se a oferecer serviços de frete aéreo doméstico e internacional. A medida integra a estratégia de expansão da companhia Brasil, que prevê movimentação anual de 75 mil TEUs. Íntegra para os associados.
BE News: Autoridade Portuária do Rio anuncia novo diretor de Gestão Portuária
A PortosRio anunciou ontem o engenheiro civil Marcos Roberto Muffareg como novo Diretor de Gestão Portuária da companhia. O engenheiro possui uma carreira de mais de 40 anos marcada pela atuação em órgãos públicos e privados, com experiência destacada nas áreas de Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental e conhecimento em gestão de projetos. Íntegra para os associados.
Portal Fator Brasil: Como a incerteza afetará o setor de navios porta-contêineres em 2025?
De acordo com a VeeselsValue, as taxas de frete marítimo diminuirão de forma constante em 2025, à medida que mais navios entram no mercado, e que continuarão a cair em 2026 e 2027 antes de verem algum aumento em 2028. Entretanto, o crescimento da oferta de navios irá, em algum momento, ultrapassar a procura e afetará as taxas de frete para todos os tamanhos de navios. Além disso, com os regulamentos ETS da UE em vigor e um endurecimento geral dos regulamentos sobre emissões de CO2 comprometerá a operação de navios não ecológicos mais antigos. Íntegra para os associados.
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