Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Isto É Online: Operadoras de cruzeiros suspendem atividades até 4 de março
Ontem, a Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia Brasil) anunciou que as operações de cruzeiros continuarão suspensas até 4 de março. A data estipulada anteriormente para o retorno das atividades era 18 de fevereiro, mas a associação destaca que a ‘decisão visa dar continuidade ao criterioso trabalho e discussões com as autoridades nacionais, estaduais e municipais para a retomada’. As exigências incluem passaporte vacinal, testagem de todos os passageiros e tripulantes antes de entrar na embarcação, testagem de 10% das pessoas ao longo da viagem e uso constante de máscaras. Íntegra para os associados.
Portal do Ministério da Infraestrutura: Desenvolvimento da infraestrutura no país passa pelo investimento privado, afirma secretário do MInfra
O secretário Marcelo Sampaio participou ontem do seminário sobre ‘Fontes de Financiamento e Desafios do Project Finance no Brasil’, promovido pelo MINFRA em parceria com a FGV para debater os desafios para o desenvolvimento de Project Finance no país, com base em aspectos de boas práticas, com foco em garantias, câmbio e fontes de recursos, considerando o mercado de capitais brasileiro. ‘Quando a gente fala do project finance puro, a gente ainda está engatinhando no Brasil’, declarou. Ele também destacou que os investimentos privados poderão amenizar o gap de infraestrutura do Brasil. Estudos apontam para a necessidade de se investir, ao menos, 4,3% do PIB, ao longo dos próximos 10 anos, para o país reduzir gargalos ao desenvolvimento econômico e social, mas hoje esse número está na ordem dos 2% do PIB. Íntegra para os associados.
Valor Online (artigo do pesquisador do Ibre/FGV, Armando Castelar Pinheiro): Um plano para a infraestrutura
Gargalo principal é a seleção de projetos e a proteção dos escassos recursos do desejo político de agradar eleitores
O Plano Integrado de Longo Prazo da Infraestrutura 2021-2050 (Pilpi) se propõe a algo ambicioso: projetar, em horizonte de 30 anos, os investimentos em infraestrutura, por setor, no Brasil. O documento, publicado pela Casa Civil no apagar das luzes de 2021 (ver bit.ly/3Bq14oo), é uma excelente contribuição para que avancemos em melhorar nossa infraestrutura, cujo estoque e qualidade têm caído desde os anos 1980. Ele se baseia em projeções de longo prazo para a economia brasileira, para as 27 unidades da federação e 68 atividades econômicas, além de para 22 produtos da agropecuária e da extração florestal. Outro insumo são os planos setoriais de infraestrutura para os setores elétrico, de telecomunicações, de transporte, de saneamento, segurança hídrica e resíduos sólidos, que trazem uma série de projetos de investimento, dentre eles, os que estão no âmbito do PPI. Íntegra para os associados.
Valor Online: Aliança de Tarcísio em São Paulo deve ser menor do que a de Bolsonaro
Pré-candidato ao governo de São Paulo escalado por Jair Bolsonaro, o ministro Tarcísio de Freitas conta com aliança partidária reduzida na missão de garantir um palanque ao presidente da República no maior colégio eleitoral do país. Diferentemente do que ocorre na esfera federal, sua candidatura terá o PL (caso se confirme sua filiação à sigla) coligado ao PTB. Íntegra para os associados.
Estadão (Editorial): América Latina é crucial para o Brasil
O Brasil tem todas as condições de liderar o processo de integração latino-americana. Em conjunto, os países da América do Sul continuam sendo o quarto principal destino das exportações brasileiras e a quarta principal origem. Mas entre 2010 e 2019, segundo a CNI, enquanto as importações globais da América do Sul subiram 12,9%, as exportações do Brasil para a região caíram 24,7% e as importações, 20,4%. O maior impacto é sobre os produtos manufaturados, que respondem por 82% das exportações brasileiras para o Cone Sul. Além da integração comercial, é preciso atenção a outras áreas que podem potencializá-la, como a infraestrutura para facilitar o intercâmbio brasileiro tanto com a América do Sul como para a Ásia, a partir de portos no Peru e no Chile. Íntegra para os associados.
Valor Online (artigo do editor de economia do Financial Times, Martin Wolf): A ameaça de uma longa ‘covid financeira’
Segundo o mais recente World Development Report (WDR), intitulado “Finanças para uma recuperação equitativa”, coordenado pela economista-chefe do Banco Mundial, Carmen Reinhart, a atividade econômica contraiu em 90% dos países do mundo em 2020, superando a proporção legada pelas duas guerras mundiais, pela Grande Depressão e pela crise financeira global. Entre seus legados mais duradouros poderão estar os financeiros, especialmente nos países emergentes e em desenvolvimento. O documento alerta que o espectro de uma década perdida paira sobre as nações vulneráveis. Íntegra para os associados.
Imprensa regional:
Jornal Portuário: Santos garante inclusão de túnel da Zona Noroeste em obras com desestatização do Porto
Segundo a Prefeitura de Santos, o Governo Federal aceitou o seu pedido para que a construção do túnel do maciço central, unindo as zonas Leste e Noroeste da cidade seja incluída no pacote de obras executadas com a desestatização do Porto do Santos. Os investimentos, que somarão R$ 16 bilhões, também contemplam a construção do túnel submerso, interligando Santos e Guarujá, e o viaduto da Alemoa, que contribuirá na expansão industrial do bairro. O anúncio foi feito pelo ministro Tarcísio de Freitas ao prefeito Rogério Santos, durante visita na semana passada ao Paço Municipal. Íntegra para os associados.
A Tribuna (impresso): Área no Paquetá vai a leilão em março
O edital de licitação do STS 11, que deverá ser o maior terminal de granéis sólidos vegetais do Porto de Santos, deverá ser publicado até o final de março. A documentação foi aprovada pelo TCU na semana passada, com a ressalva da necessidade de revisão de custos por parte do governo federal. A expectativa é que o terminal movimente até 14,3 milhões de toneladas/ano em seus 114,7 mil m2. A capacidade de armazenagem estática é de 516,6 mil toneladas. O terreno deverá ser entregue em duas etapas. Íntegra para os associados.
Diário do Litoral e A Tribuna (impresso): PF realiza megaoperação contra o tráfico internacional de drogas na Baixada Santista
Receita Federal, Polícia Federal e Ministério Público Federal, em cooperação com organismos internacionais, deflagraram ontem a Operação TURFE, com o objetivo de combater organização criminosa suspeita de praticar os crimes de tráfico de drogas internacional e de lavagem de dinheiro. Na Baixada Santista, as cidades de Santos, Guarujá e Praia Grande foram alvo. A RF monitorou as operações de exportação em cooperação estreita com a PF e realizou a análise fiscal dos investigados, o que contribuiu para caracterização da lavagem de capitais. Foram cumpridos 19 mandados de prisão e 22 mandados de busca e apreensão em residências dos investigados e nas empresas supostamente ligadas à organização criminosa. Íntegra para os associados: Diário do Litoral e A Tribuna (impresso).
Folha de Pernambuco (impresso): Dragagem do Porto do Recife avança
Faltando cerca de 15 dias para o término do serviço que vai dar mais profundidade ao ancoradouro recifense, a dragagem do Porto do Recife já removeu 20 toneladas de resíduos sólidos em todo seu processo. O serviço está sendo realizado pela empresa holandesa Lelystad, que recebeu um investimento de R$ 28 milhões. De acordo com o Porto do Recife, o trabalho está recolhendo dejetos depositados nos rios Capibaribe e Beberibe. Íntegra para os associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Diretores da Antaq defendem amadurecimento de pautas da navegação interior
Na solenidade ontem de encerramento de mandato de Adalberto Tokarski como diretor da Antaq, o diretor-geral Eduardo Nery e a diretora Flávia Takafashi destacaram a necessidade de amadurecer os temas regulatórios relacionados ao desenvolvimento da navegação interior, uma vez que são importantes para o desenvolvimento da multimodalidade do país. Em sua fala de despedida, Tokarski voltou a defender a retomada da navegação na hidrovia Tietê-Paraná, que já chegou a ficar paralisada por mais de 20 meses. Íntegra para os associados.
Agência Infra: Itaqui: a revolução nas administrações portuárias começou ‘comunista’
Nos últimos anos, as administrações portuárias no Brasil passaram por uma revolução em termos de gestão que está levando a resultados robustos em termos de movimentação de cargas e lucro dessas estatais, até então lentas, ineficientes e parte delas envolvida em casos de corrupção. Mas a revolução capitalista do setor começou ‘comunista’. Em 2014, ao ser eleito governador do Maranhão, Flávio Dino, então integrante do PC do B, resolveu fazer no setor portuário a união do capital com o trabalho e chamou para gerenciar o Porto do Itaqui, um dos mais importantes do país, o administrador Ted Lago. Lucros contínuos levaram a empresa a ter a capacidade financeira para anunciar um plano de investimentos de R$ 500 milhões para os próximos anos, sem qualquer auxílio de recursos dos governos do estado ou federal. Lago diz que o segredo foi a autonomia para gerir o porto dada pelo governador e a continuidade do projeto em todo o governo. Lago diz ainda que é contra o processo de privatização das autoridades portuárias, iniciado pelo governo federal na atual gestão com a venda da Codesa. Citando que todos os maiores portos do mundo têm o modelo de land lord público como forma de atuar, ele não acredita que seja possível uma política portuária ser tocada por um administrador privado. Íntegra para os associados.
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