Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
CNN Brasil: Com Orçamento curto, governo vai buscar dinheiro para o Novo PAC em fundos do exterior em 2024
Técnicos do governo vão rodar o mundo em 2024 para apresentar projetos do Novo PAC e atrair tanto dinheiro de fundos soberanos quanto de parceiros privados, num momento em que o espaço para investimentos é apertado no Orçamento. No primeiro semestre, fazem duas paradas na Europa: na Espanha, em março, e na França, em abril. Também está prevista viagem aos Estados Unidos em maio. Na segunda metade do ano o foco será o Oriente, com previsão de visitas à China, Arábia Saudita e a Singapura. O Novo PAC traz um portfólio de projetos avaliados em R$ 1,7 trilhão. Íntegra para associados.
Portal Exame: Plano para escoar safra 2024 tem previsão de investimentos em portos, rodovias e ferrovias
Visando o escoamento da safra deste ano, o governo anunciou na última semana investimentos na ordem de R$ 639 milhões em portos e hidrovias. Na lista dos projetos a serem priorizados pela recém-criada secretaria de Hidrovias e Transporte Aquaviário estão as hidrovias do Rio Madeira, do Rio Paraguai e do Rio Tocantins. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Movimentação de carga ferroviária atinge maior nível em cinco anos
No ano passado, 530,6 milhões de toneladas úteis foram transportadas por trens, segundo relatório da ANTF. É o terceiro maior volume da série histórica, só perdendo para o recorde de 569,4 milhões de toneladas úteis registrado em 2018 e de 538,3 milhões obtido em 2017. De 2006 a 2023, o volume de carga transportado por ferrovia no Brasil aumentou 64%. Ao desconsiderar as cargas de minério de ferro, o desempenho melhora ainda mais. No ano passado, o transporte ferroviário de carga geral – produtos agrícolas, combustíveis, contêineres e demais cargas – somou 148,6 milhões de toneladas úteis, o maior volume para a categoria desde 2005, quando tinham sido movimentadas 149,6 milhões de toneladas úteis. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (impresso, p. A-8): Leilões em portos devem gerar quase R$ 12 bi em investimentos
A Antaq prevê para março o arrendamento por cinco anos do terminal STS33, em Santos, para armazenagem e movimentação de carga geral, de projetos ou conteinerizada. A concessão de Santos é uma das 16 conduzidas pelo Governo Federal, totalizando R$ 8,2 bilhões. Outros três projetos serão feitos pela Appa em Paranaguá, com investimentos de R$ 3,5 bilhões. No total de 19 leilões, espera-se investimentos privados de R$ 11,7 bilhões. Íntegra para associados.
Folha PE: Antaq vai leiloar o arrendamento de quatro terminais no Porto do Recife
A Antaq vai realizar leilões de arrendamento de quatro terminais no Porto do Recife, que vão demandar um investimento de R$ 59,6 milhões. Todos vão armazenar cargas que já passam pela estatal, como barrilha, fertilizantes, malte, trigo, milho e arroz. A expectativa é de que o leilão ocorra em março. Íntegra para associados.
Portal Barcarena: Três terminais localizados no Porto de Vila do Conde devem ser leiloados em 2024
O MPor anunciou a programação para o arrendamento de três terminais localizados no Porto de Vila do Conde, em Barcarena, destinados à movimentação de minerais, fertilizantes e grãos, como soja e milho. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Informativo dos Portos: Antaq realiza mais de 4 mil fiscalizações em 2023
A Antaq realizou 4.431 fiscalizações no ano passado, um aumento significativo em relação às 3.037 fiscalizações realizadas em 2018. Além das fiscalizações regulares, destaca-se a implementação das fiscalizações temáticas e a intensificação da fiscalização da dragagem de Itajaí/SC. O número de autos de infração lavrados diminuiu, assim como o número de notificações e o índice de permanência em irregularidades. Para este ano, está prevista a extensão do aplicativo CPAI/SP para todo o país, a criação de um Centro Nacional de Monitoramento dos Terminais Portuários e a implementação de um novo modelo de fiscalização responsiva. Íntegra para associados.
BE News (p. 5): Falta de infraestrutura prejudica movimentação de cargas no Rio Paraguai, diz Tokarski
O presidente do Conselho do Mato Grosso Export, Adalberto Tokarski, em uma live realizada ontem para o setor, disse que apesar do crescimento de 72,84% na movimentação de cargas nos portos de Mato Grosso do Sul, os navios que saem desses cais estão operando somente com 40% de carga no Rio Paraguai por falta de uma maior infraestrutura, principalmente de dragagem. Mas na visão de Tokarski, a criação de uma Secretaria Nacional de Desenvolvimento Hidroviário e a disposição do MPor de fazer a concessão do trecho e ampliar as hidrovias através de PPPs mostram que o Governo está dando mais atenção ao modal. Íntegra para associados.
Agência Porto: Tecon Santos oferece novos serviços para o Golfo dos EUA e de cabotagem
A Santos Brasil está atendendo dois novos serviços de navegação no Tecon Santos. Com o armador Zim, entrou em operação no final de janeiro um novo serviço para o Golfo dos Estados Unidos, o Zim Gulf Toucan (ZGT). Já no último dia 6, aconteceu a viagem inaugural da Norcoast (Hapag-Lloyd e Norsul) para atuar na navegação costeira no Brasil. Com a parceria com a Zim, o Tecon Santos passa a ter a maior cobertura de origem e destino do País, com atuação nos portos da Ásia, África, Europa, Estados Unidos, Mercosul, Costa Oeste da América do Sul e cabotagem. A frota do novo serviço terá oito embarcações com capacidade de 2.800 a 3.500 TEU. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Terminal portuário da Klabin completa um ano com mais de 600 mil toneladas movimentadas
Em seu primeiro ano de atividade, o terminal portuário da Klabin no Porto de Paranaguá embarcou 664 mil toneladas de celulose produzida na fábrica de Ortigueira, no Paraná. O terminal possui conexão ferroviária direta com a unidade Puma, em Ortigueira. A localização estratégica leva à redução no tráfego de caminhões no transporte de carga até os navios. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Novo estudo analisa o impacto do clima na estabilidade da pilha de contêineres
O grupo norueguês de seguros marítimos Gard lançou um estudo sobre os efeitos do clima no colapso de pilhas de contêineres. A pesquisa revela o risco crescente causado pelo aumento da altura das ondas. No ano passado, a frota mundial de transporte de contêineres cresceu 4%, segundo a Unctad. O estudo revelou que os colapsos das pilhas de contêineres ocorrem em navios de diferentes tamanhos, indicando múltiplos fatores causais. Apesar do maior número de incidentes em embarcações menores, há uma correlação clara entre a frequência dos incidentes e o tamanho da embarcação. A frequência média de sinistros em seis anos para colapsos de pilhas em navios alimentadores menores é de 1%, enquanto para navios porta-contêineres ultragrandes, aumenta para 9%. Íntegra para associados.
Jornal Portuário: Novo código aduaneiro trava a competitividade dos portos da UE
A reforma do Código Aduaneiro da União (CAU) proposta pela Comissão Europeia terá um efeito negativo na competitividade das empresas de estiva e dos terminais europeus, por onde circula 75% do comércio externo. Os pontos mais polêmicos da proposta são a redução drástica do período que a carga pode ficar em armazém temporário, dos atuais 90 dias para apenas de três a seis dias, além do aumento das obrigações aduaneiras, que se traduz em mais custos administrativos e operacionais. Íntegra para associados.
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