Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor On-line: Mudança no imposto de importação gera negócios para operadores logísticos
A medida do governo, anunciada na quarta-feira (11), de zerar a alíquota do Imposto de Importação de vários produtos de consumo, como carnes de boi e frango, biscoitos, farinha de trigo e milho em grão, até insumos da indústria em geral, como ácido sulfúrico e, talvez de alguns tipos de aço, valerá até 31 de dezembro e prevê renúncia fiscal de R$ 700 milhões. Segundo a Abol, ela tem um efeito indireto sobre os operadores logísticos. Clientes deles do setor de alimentos foram os que reagiram mais rapidamente à proposta de mudança tributária. Por outro lado, o novo reajuste de 8,87% no diesel deverá impactar de 35% a 40% o valor do frete. Íntegra para associados.
O Globo: Indústria precisará de 2 milhões de novos trabalhadores qualificados até 2025
O Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, da CNI, divulgado hoje, aponta que essa é uma parcela dos 9,6 milhões de trabalhadores que precisarão de qualificação para trabalhar na indústria nos próximos anos. Os outros 7,6 milhões são de pessoas que já estão na indústria ou já tem formação e precisarão passar por novos aperfeiçoamentos profissionais. Entre as áreas que mais precisarão de profissionais com formação inicial, estão as transversais, que possibilitam a atuação em áreas diferentes, como técnico em segurança do trabalho e de apoio em pesquisa e desenvolvimento. As outras áreas de formação que serão requisitadas são parecidas tanto para os iniciantes como para quem está inserido no mercado. As áreas com maior demanda serão a de construção, metalmecânica, logística e transportes e alimentos e bebidas. Íntegra para associados.
Estadão On-line: Lockdown chinês pressiona inflação e pode frear a economia global
Apenas com o lockdown em Xangai, a venda de carros na China despencou 48% em abril, na comparação com igual período de 2021. Em abril, a Apple informou que a situação na China pode lhe custar entre US$ 4 bilhões e US$ 8 bilhões em vendas perdidas. Diante do cenário, a Santander Asset reviu sua estimativa de PIB para a China de 5% para 4,6%. Somado aos impactos da guerra na Ucrânia e da alta dos juros nos EUA, a política chinesa contra a covid deve desacelerar a economia global para algo em torno de 3%. O impacto também chegará à economia brasileira. A dificuldade de importar produtos da China, principalmente insumos para a indústria, se reflete nos preços e deve contribuir para manter a inflação em alta. Em abril, os preços das importações, em dólares, subiram 34,4%, com recuo de 6,9% nas quantidades. Em março, os preços já tinham aumentado 29,5%. Íntegra para associados.
Editorial do Globo: A decepção no setor de infraestrutura
Entre 2019 e 2021, o investimento em infraestrutura no Brasil diminuiu na comparação com o período entre 2016 e 2018. Em valores médios anuais corrigidos pela inflação, saímos de R$ 151,1 bilhões (ou 1,76% do PIB) para R$ 140,4 bilhões (1,73%), segundo dados publicados neste mês pela consultoria Inter.B. É muito pouco perto da nossa necessidade mínima para resgatar o crescimento: duas décadas ininterruptas com investimento da ordem de 3,64% do PIB. A aprovação do novo marco do saneamento foi um dos avanços. A privatização da Cedae e de aeroportos atraiu novos investidores, apesar da lentidão nos novos leilões. Mas foi pouco diante do que o país precisa. Mantido o ritmo atual de investimento, o Brasil chegará a 2040 como a grande economia mais distante do estágio ideal, segundo a Global Infrastructure Hub, ligada ao G20. Para os padrões internacionais, o setor privado tem no Brasil uma participação alta nos investimentos em infraestrutura (de dois terços). Mas não há outra saída senão aumentá-la. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (coluna de Popa a Proa – artigo do diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo): STS10: Análise concorrencial x protecionismo
O brasileiro em geral gosta de entrar nos debates e falar como verdadeiro especialista. A exemplo dos milhões de técnicos de futebol que surgem em época de Copa do Mundo, agora chegou a vez de serem analisados os efeitos concorrenciais na licitação do STS10, para movimentação de contêineres no Porto de Santos. Um assunto altamente complexo, que envolve análise econômica, estudos econométricos, estimativas de fluxo de caixa e cálculos de valor presente líquido, simulações estatísticas das mais diversas, aplicação da teoria dos danos, exercícios de escala mínima viável, coleta detalhada de séries históricas e evidências empíricas, acordos de compartilhamento de embarcações e de preferência firmados entre armadores, entre outros. O tema é tão complicado que até a excelente equipe técnica da EPL solicitou humildemente ao mercado, na audiência pública de 19 de abril, novas contribuições para aprimorar a análise concorrencial decorrente da aplicação do Guia AIC-TP na elaboração do edital. Não se trata da busca de protecionismos infundados dos que apenas se sentem ameaçados, como opinam os diversos palpiteiros de plantão. A análise concorrencial séria e profissional é que vai dizer quem pode ou não participar do processo. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Porto de Santos mantém volume de exportação de veículos em 2022
Segundo a SPA, nos três primeiros meses do ano passado foram exportados 51.253 veículos pelo cais santista, contra 51.243 de janeiro a março deste ano, 10 unidades a menos (-0,02%). O volume representa uma retomada nos dois últimos anos, já que em 2020 o total ficou 23,2% menor do que em 2022, com 39.147 unidades. O TEV, da Santos Brasil, que responde por 90% da movimentação de veículos no porto santista e 60% de todo o Brasil, movimentou 54.325 veículos no primeiro trimestre deste ano, com exportação de 48.102 unidades (-3,1% em relação a 2021) e importação de 6.223 unidades (+5,7%). De acordo com a Santos Brasil, o resultado é esperado e o desempenho deve subir ao longo de 2022. Íntegra para associados.
Santa Portal: Programa santista de pré-aceleração de startups terá foco em soluções para o Porto
A Fundação Parque Tecnológico de Santos vai lançar amanhã o novo programa de pré-aceleração de empresas inovadoras com foco na atividade portuária e em soluções para a melhoria da cadeia logística e da relação Porto-Cidade. O evento contará com a presença do diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, e do líder de programas de aceleração e startups do Sebrae for Startups, Helmo Eurípedes. Será às 19h, na FGV Strong, à av. Conselheiro Nébias, 159. Para participar presencialmente ou assistir à transmissão pela internet, é necessário registrar-se em: https://www.fpts.org.br/marinestartuplab/evento. Serão oferecidas 30 vagas para startups de Santos e região, com inscrições pelo hotsite https://marinestartuplab.fpts.org.br/ a partir do dia 17 de maio. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Terminais de combustíveis leiloados em 2021 devem iniciar operação em Itaqui no 3º tri
A Santos Brasil pretende iniciar, no 3º trimestre deste ano, a operação de dois terminais brownfield de granéis líquidos no Porto de Itaqui. Os ativos são dois dos três arrendamentos que a empresa arrematou em leilão realizado em abril do ano passado. O grupo deve investir R$ 100 milhões em 2022 para a aquisição de tanques e expansão da capacidade dos terminais de granéis líquidos no porto. Íntegra para associados.
Portos e Navios (artigo da professora do Departamento de Engenharias da Mobilidade da UFSC, Vanina Durski): Adequação da infraestrutura retroportuária a fim de atender a demanda de movimentação de contêineres nos portos catarinenses
Reunimos uma equipe de alunos dos cursos de Engenharia Naval e de Transportes e Logística da UFSC para mapear a infraestrutura retroportuária dos complexos portuários de Itajaí-Navegantes e Itapoá, a fim de identificar possíveis gargalos de infraestrutura retroportuária, indicando quais regiões estão com grande concentração ou déficit de infraestrutura, possibilitando o desenvolvimento de planos de investimentos para suprirem as possíveis demandas reprimidas. Observou-se que o Complexo Portuário de Itajaí-Navegantes possui uma maior concentração de infraestrutura retroportuária, como por exemplo 109 serviços ofertados quando comparado com 42 serviços de Itapoá, destacando principalmente as empresas que prestam serviços de armazenagem de carga geral e refrigerada (57 empresas em Itajaí-Navegantes e somente 18 em Itapoá); fato este que está atrelado à maior movimentação de contêineres, praticamente o dobro da movimentação de Itapoá. Íntegra para associados.
BE News: Sul Export discute concessão para acessos e ganhos de eficiência
O fórum regional vai acontecer hoje e amanhã, com transmissão online, diretamente de Florianópolis. A concessão dos canais de acesso de portos da região Sul será um dos principais temas. Os debates serão transmitidos pelo portal BE News, de forma gratuita e sem necessidade de inscrição prévia. Em julho do ano passado, a concessão do Canal de Acesso Aquaviário do Complexo Portuário de Paranaguá e Antonina foi qualificada pelo PPI. Os estudos sobre a privatização, feitos pela EPL, foram entregues ao Minfra em março. Será o primeiro projeto de concessão de infraestrutura de acesso aquaviário de portos organizados do Brasil. O que tanto o setor privado como o público concordam é que é preciso convergência. Seja regulatória, tarifária ou até mesmo de diretrizes, pensando em como reduzir custos tarifários. Íntegra para associados.
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