Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

16/08/2021

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico, CNN Brasil, O Povo On-line, Revista Globo Rural e Portos e Navios: Leilão portuário gera R$ 106 milhões de investimentos

O MINFRA prevê assinar já no último trimestre deste ano os contratos de concessão dos três terminais que foram a leilão na sexta-feira (13). Apenas um dos terminais, o de Salvador, foi alvo de disputa. A maior outorga foi oferecida pela Intermarítima, que irá desembolsar R$ 32 milhões, além de investimentos de R$ 17,7 milhões, no terminal de carga geral em Salvador. A empresa derrotou dois concorrentes – a Wilson Sons e a Martins Medeiros. O grupo Caramuru conquistou o arrendamento do terminal no Porto de Santana, no Amapá, destinado à movimentação de farelo de soja. Sem disputa, a companhia ofereceu outorga de R$ 5,85 milhões pelo contrato, que terá duração de 25 anos. Ao todo, estão previstos investimentos de R$ 41,3 milhões. O Tergran (Terminais de Grãos de Fortaleza) conquistou o contrato para operar um terminal no Porto de Fortaleza, no Ceará, destinado à movimentação de grãos. Íntegra para associados: Valor, CNN, O Povo, Revista Globo Rural e Portos e Navios.

Valor On-line e Portos e Navios: Governo espera lançar consulta para desestatização de Santos em outubro

A desestatização do Porto de Santos deverá gerar investimentos de R$ 10 bilhões, segundo o secretário Diogo Piloni. A modelagem ainda não está fechada, mas a previsão é que os recursos sejam destinados ao aprofundamento do calado, serviços de dragagem, acessos terrestres, a construção do túnel Santos-Guarujá, entre outras obras e serviços. O novo operador deverá assumir o controle da SPA, estatal que administra o porto organizado. A primeira versão do projeto deverá ser apresentada à sociedade entre novembro e dezembro. A ideia é abrir a consulta pública ainda neste ano, para concluir essa etapa até o primeiro trimestre de 2022. Íntegra para associados: Valor e Portos e Navios.

Valor On-line: Santos Brasil assina contratos de arrendamento no porto de Itaqui

De acordo com o grupo, os contratos estabelecem movimentação, armazenagem e distribuição de granéis líquidos de combustíveis e têm prazo de 20 anos, prorrogáveis por período máximo de mais 70 anos. Esses contratos marcam a entrada da companhia no segmento portuário de granéis líquidos, em localidade estratégica próxima ao Golfo do México. O Porto de Itaqui oferece infraestrutura de acesso marítimo competitiva, com ligação à Ferrovia Norte Sul, Transnordestina e Ferrovia dos Carajás. Íntegra para associados.

Estadão On-line: Categoria nega greve de caminhoneiros anunciada por Sérgio Reis

Sob a liderança do cantor sertanejo e ex-deputado Sérgio Reis, uma promessa de paralisação das atividades dos caminhoneiros ganhou força nas redes sociais neste domingo (15). Os profissionais dizem que vão cruzar os braços em 7 de Setembro. Lideranças dos caminhoneiros, no entanto, afirmam que o artista não os representa, e o MINFRA, nos bastidores, não leva a mobilização a sério. Íntegra para associados.

Folha On-line e Valor On-line: Governo de SP propõe plano logístico que inclui trens e prevê investimento privado de R$ 70 bi até 2040

O plano prevê linhas de expresso de cargas, trens intercidades e obras rodoviárias e ferroviárias na metrópole paulista, que compreende os arredores da capital e dos municípios de Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e São José dos Campos. Estrutura alternativas para desafogar o trânsito na região e acelerar o transporte de cargas ao Porto de Santos. O estudo foi elaborado por um consórcio que reúne a consultoria DB Internacional, a Progen, a TTC Engenharia de Tráfego e de Transportes, a assessoria econômica Addax e o escritório Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados. A Secretaria de Logística e Transportes está apresentando a ideia a entidades de classe. Íntegra para associados: Folha e Valor.

Valor On-line: Paralisação de porto na China já provoca gargalos e atrasos pelo mundo

Um surto de covid-19 que fechou parcialmente um dos portos de contêineres mais movimentados do mundo vem aumentando os temores de que a rápida disseminação da variante Delta possa levar a uma repetição do cenário de 2020. Empresas que fretam navios estão acrescentando cláusulas contratuais sobre a covid-19 a título de seguro, para que não precisem pagar por navios parados. O fechamento do porto de Ningbo-Zhoushan está suscitando temores de que portos em todas as partes do mundo venham em breve a enfrentar os mesmos tipos de surtos e restrições. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Santa Portal: ANTAQ realizará audiência pública para licitação de área no Porto de Santos

A Antaq realizará consulta e audiências públicas, no período de 18 de agosto a 1º de outubro, visando ao aprimoramento dos documentos relativos à licitação do arrendamento de área dentro da poligonal do Porto Organizado de Santos, destinada à instalação de terminal dedicado à movimentação e armazenagem de granéis sólidos minerais, especialmente adubos (fertilizantes) e sulfatos, denominada STS53. Os documentos estarão disponíveis no site da agência, que receberá as contribuições até o final do dia 1º/10. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (p. a-10): Usuários do Porto pedem vistoria mais ágil de navios cargueiros

Com a possibilidade da edição de normas de produtividade por parte da SPA, a limitação de horários para inspeção de navios pela Anvisa ganhou importância. O Sindamar reclama que as inspeções para obtenção da Livre Prática só ocorrem até às 16 horas e há casos em que o navio atraca à tarde e a inspeção é no dia seguinte. A agência informa que o tempo médio entre a solicitação e a emissão de certificados de Livre Prática é de quatro horas e oito minutos. A agência esclarece que o posto portuário de Santos funciona todos os dias da semana, das 7 às 19 horas, e que as inspeções físicas ocorrem preferencialmente à luz do dia para segurança da operação. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Agência iNFRA e Caderno especial da Tribuna de Santos (p. d-1): Proposta de desestatização da Codeba prevê fundo de quase R$ 1 bi para obras futuras em portos

A proposta de desestatização da Codesa cria restrições para a participação de empresas que operam terminais portuários no estado, garante a última palavra aos arrendatários nas mudanças de contrato e estabelece um mecanismo para investimentos não previstos no porto ao longo dos 35 anos de contrato da concessionária privada, com quase R$ 1 bilhão. Essas foram as principais definições tomadas nas últimas semanas para a conclusão do projeto que foi encaminhado pelo MINFRA para análise do TCU na semana passada e terá como relator o ministro Bruno Dantas. A desestatização da Codesa tem relação com o que também se prevê para a Autoridade Portuária de Santos. Trabalhadores, empresários e advogados apontam dúvidas e temores. Íntegra para associados: Agência e Tribuna.

Tecnologística: Porto Itapoá finaliza o primeiro semestre com aumento de 41,3% nas importações

O Porto Itapoá registrou no primeiro semestre de 2021 quase 70 mil contêineres movimentados, contra 48 mil no mesmo período de 2020. As exportações foram 8,5% maiores: quase 50 mil contêineres em 2021 contra 45 mil em 2020. Nas cargas de cabotagem houve um crescimento de 9,7%. Foram mais de 15 mil contêineres neste primeiro semestre de 2021 contra pouco mais de 13 mil movimentados no mesmo período de 2020. Considerando a movimentação total, houve aumento de 11,3%, com 238 mil contêineres em 2021 contra 214 mil nos primeiros seis meses do ano passado. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Docas do Rio adquire câmeras termais e radares para monitoramento do tráfego aquaviário

A CDRJ recebeu as primeiras duas câmeras termais, adquiridas para a implantação do Local Port Services (LPS) nos portos do Rio de Janeiro, Niterói e Itaguaí. Com essas quatro câmeras que serão instaladas na primeira estação remota do VTMIS, a Docas do Rio passa a ter acesso a imagens térmicas e outras ferramentas tecnológicas de gerenciamento da infraestrutura aquaviária, com reflexo direto sobre a eficiência operacional dos portos. O radar do Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ) será integrado ao LPS do Porto do Rio até o final do 1º trimestre de 2022. Íntegra para associados.

Guia Marítimo: TCP bate dois recordes consecutivos em operação de navios

A TCP (Paranaguá) registrou dois recordes em operações de navios. O primeiro diz respeito ao porta-contêineres Tip Top, do armador taiwanês Yang Ming, o maior em termos de capacidade de embarque já recebido pelo terminal com 12.726 TEU. O segundo é o recorde de movimentação em um único navio com 3.549 movimentos no MSC Ajaccio, operando um total de 5.970 TEU. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco