Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico, CNN Brasil, O Povo On-line, Revista Globo Rural e Portos e Navios: Leilão portuário gera R$ 106 milhões de investimentos
O MINFRA prevê assinar já no último trimestre deste ano os contratos de concessão dos três terminais que foram a leilão na sexta-feira (13). Apenas um dos terminais, o de Salvador, foi alvo de disputa. A maior outorga foi oferecida pela Intermarítima, que irá desembolsar R$ 32 milhões, além de investimentos de R$ 17,7 milhões, no terminal de carga geral em Salvador. A empresa derrotou dois concorrentes – a Wilson Sons e a Martins Medeiros. O grupo Caramuru conquistou o arrendamento do terminal no Porto de Santana, no Amapá, destinado à movimentação de farelo de soja. Sem disputa, a companhia ofereceu outorga de R$ 5,85 milhões pelo contrato, que terá duração de 25 anos. Ao todo, estão previstos investimentos de R$ 41,3 milhões. O Tergran (Terminais de Grãos de Fortaleza) conquistou o contrato para operar um terminal no Porto de Fortaleza, no Ceará, destinado à movimentação de grãos. Íntegra para associados: Valor, CNN, O Povo, Revista Globo Rural e Portos e Navios.
Valor On-line e Portos e Navios: Governo espera lançar consulta para desestatização de Santos em outubro
A desestatização do Porto de Santos deverá gerar investimentos de R$ 10 bilhões, segundo o secretário Diogo Piloni. A modelagem ainda não está fechada, mas a previsão é que os recursos sejam destinados ao aprofundamento do calado, serviços de dragagem, acessos terrestres, a construção do túnel Santos-Guarujá, entre outras obras e serviços. O novo operador deverá assumir o controle da SPA, estatal que administra o porto organizado. A primeira versão do projeto deverá ser apresentada à sociedade entre novembro e dezembro. A ideia é abrir a consulta pública ainda neste ano, para concluir essa etapa até o primeiro trimestre de 2022. Íntegra para associados: Valor e Portos e Navios.
Valor On-line: Santos Brasil assina contratos de arrendamento no porto de Itaqui
De acordo com o grupo, os contratos estabelecem movimentação, armazenagem e distribuição de granéis líquidos de combustíveis e têm prazo de 20 anos, prorrogáveis por período máximo de mais 70 anos. Esses contratos marcam a entrada da companhia no segmento portuário de granéis líquidos, em localidade estratégica próxima ao Golfo do México. O Porto de Itaqui oferece infraestrutura de acesso marítimo competitiva, com ligação à Ferrovia Norte Sul, Transnordestina e Ferrovia dos Carajás. Íntegra para associados.
Estadão On-line: Categoria nega greve de caminhoneiros anunciada por Sérgio Reis
Sob a liderança do cantor sertanejo e ex-deputado Sérgio Reis, uma promessa de paralisação das atividades dos caminhoneiros ganhou força nas redes sociais neste domingo (15). Os profissionais dizem que vão cruzar os braços em 7 de Setembro. Lideranças dos caminhoneiros, no entanto, afirmam que o artista não os representa, e o MINFRA, nos bastidores, não leva a mobilização a sério. Íntegra para associados.
Folha On-line e Valor On-line: Governo de SP propõe plano logístico que inclui trens e prevê investimento privado de R$ 70 bi até 2040
O plano prevê linhas de expresso de cargas, trens intercidades e obras rodoviárias e ferroviárias na metrópole paulista, que compreende os arredores da capital e dos municípios de Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e São José dos Campos. Estrutura alternativas para desafogar o trânsito na região e acelerar o transporte de cargas ao Porto de Santos. O estudo foi elaborado por um consórcio que reúne a consultoria DB Internacional, a Progen, a TTC Engenharia de Tráfego e de Transportes, a assessoria econômica Addax e o escritório Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados. A Secretaria de Logística e Transportes está apresentando a ideia a entidades de classe. Íntegra para associados: Folha e Valor.
Valor On-line: Paralisação de porto na China já provoca gargalos e atrasos pelo mundo
Um surto de covid-19 que fechou parcialmente um dos portos de contêineres mais movimentados do mundo vem aumentando os temores de que a rápida disseminação da variante Delta possa levar a uma repetição do cenário de 2020. Empresas que fretam navios estão acrescentando cláusulas contratuais sobre a covid-19 a título de seguro, para que não precisem pagar por navios parados. O fechamento do porto de Ningbo-Zhoushan está suscitando temores de que portos em todas as partes do mundo venham em breve a enfrentar os mesmos tipos de surtos e restrições. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Santa Portal: ANTAQ realizará audiência pública para licitação de área no Porto de Santos
A Antaq realizará consulta e audiências públicas, no período de 18 de agosto a 1º de outubro, visando ao aprimoramento dos documentos relativos à licitação do arrendamento de área dentro da poligonal do Porto Organizado de Santos, destinada à instalação de terminal dedicado à movimentação e armazenagem de granéis sólidos minerais, especialmente adubos (fertilizantes) e sulfatos, denominada STS53. Os documentos estarão disponíveis no site da agência, que receberá as contribuições até o final do dia 1º/10. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (p. a-10): Usuários do Porto pedem vistoria mais ágil de navios cargueiros
Com a possibilidade da edição de normas de produtividade por parte da SPA, a limitação de horários para inspeção de navios pela Anvisa ganhou importância. O Sindamar reclama que as inspeções para obtenção da Livre Prática só ocorrem até às 16 horas e há casos em que o navio atraca à tarde e a inspeção é no dia seguinte. A agência informa que o tempo médio entre a solicitação e a emissão de certificados de Livre Prática é de quatro horas e oito minutos. A agência esclarece que o posto portuário de Santos funciona todos os dias da semana, das 7 às 19 horas, e que as inspeções físicas ocorrem preferencialmente à luz do dia para segurança da operação. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Agência iNFRA e Caderno especial da Tribuna de Santos (p. d-1): Proposta de desestatização da Codeba prevê fundo de quase R$ 1 bi para obras futuras em portos
A proposta de desestatização da Codesa cria restrições para a participação de empresas que operam terminais portuários no estado, garante a última palavra aos arrendatários nas mudanças de contrato e estabelece um mecanismo para investimentos não previstos no porto ao longo dos 35 anos de contrato da concessionária privada, com quase R$ 1 bilhão. Essas foram as principais definições tomadas nas últimas semanas para a conclusão do projeto que foi encaminhado pelo MINFRA para análise do TCU na semana passada e terá como relator o ministro Bruno Dantas. A desestatização da Codesa tem relação com o que também se prevê para a Autoridade Portuária de Santos. Trabalhadores, empresários e advogados apontam dúvidas e temores. Íntegra para associados: Agência e Tribuna.
Tecnologística: Porto Itapoá finaliza o primeiro semestre com aumento de 41,3% nas importações
O Porto Itapoá registrou no primeiro semestre de 2021 quase 70 mil contêineres movimentados, contra 48 mil no mesmo período de 2020. As exportações foram 8,5% maiores: quase 50 mil contêineres em 2021 contra 45 mil em 2020. Nas cargas de cabotagem houve um crescimento de 9,7%. Foram mais de 15 mil contêineres neste primeiro semestre de 2021 contra pouco mais de 13 mil movimentados no mesmo período de 2020. Considerando a movimentação total, houve aumento de 11,3%, com 238 mil contêineres em 2021 contra 214 mil nos primeiros seis meses do ano passado. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Docas do Rio adquire câmeras termais e radares para monitoramento do tráfego aquaviário
A CDRJ recebeu as primeiras duas câmeras termais, adquiridas para a implantação do Local Port Services (LPS) nos portos do Rio de Janeiro, Niterói e Itaguaí. Com essas quatro câmeras que serão instaladas na primeira estação remota do VTMIS, a Docas do Rio passa a ter acesso a imagens térmicas e outras ferramentas tecnológicas de gerenciamento da infraestrutura aquaviária, com reflexo direto sobre a eficiência operacional dos portos. O radar do Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ) será integrado ao LPS do Porto do Rio até o final do 1º trimestre de 2022. Íntegra para associados.
Guia Marítimo: TCP bate dois recordes consecutivos em operação de navios
A TCP (Paranaguá) registrou dois recordes em operações de navios. O primeiro diz respeito ao porta-contêineres Tip Top, do armador taiwanês Yang Ming, o maior em termos de capacidade de embarque já recebido pelo terminal com 12.726 TEU. O segundo é o recorde de movimentação em um único navio com 3.549 movimentos no MSC Ajaccio, operando um total de 5.970 TEU. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021