Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Folha (Painel S.A): Ministro do TCU suspende licitação imediata de terminal no porto de Santos
O ministro do TCU, Jhonatan de Jesus, descartou a medida cautelar da área técnica da corte de contas que, no fim de março, tinha solicitado a imediata licitação do STS10 do porto de Santos. Em seu despacho, o ministro negou qualquer perigo para a licitação e, por isso, considerou não ser cabível determinar a imediata licitação. Também determinou que o processo siga seu andamento. O governo e a Autoridade Portuária de Santos informam que estão avaliando qual a melhor saída —a licitação, como previsto desde 2019, ou a expansão de outras áreas para ampliação da capacidade de processamento do porto. Íntegra para associados.
Estadão On-line: Quais são os portos mais movimentados da América? Veja ranking
O maior porto da América é o de Los Angeles, que movimentou quase 10 milhões de contêineres em 2022, segundo dados da revista Lloyd’s List. Apesar da grande movimentação, o porto dos EUA é apenas a 16ª posição no mundo. O ranking global é liderado por Shangai, na China, com 47,3 milhões de contêineres, liderança que ocupa há 13 anos. O Brasil tem apenas um porto entre os cem mais movimentados da América. O Porto de Santos, líder na América do Sul, ocupa a sexta posição se forem considerados os portos de todo o continente. Na América Latina ele é o segundo, ficando atrás do Porto de Colón, no Panamá. No mundo, é o 40º. Íntegra para associados.
Valor On-line: Projeto de extensão de ferrovia da Rumo no Mato Grosso entra no pico de aceleração das obras
O projeto prevê a ampliação da Malha Norte, que hoje chega a Rondonópolis, até Lucas do Rio Verde, com mais de 700 km de ferrovias novas, e será construído em etapas. A primeira fase, em curso, terá cerca de 210 km, de Rondonópolis até Campo Verde. No primeiro semestre, a Rumo investiu R$ 2,1 bilhões. Segundo as projeções atualizadas divulgadas na quarta-feira (14) pela empresa, o investimento total do ano deverá ficar entre R$ 5,4 bilhões e R$ 5,7 bilhões. Já o novo terminal de grãos em Santos, que será construído na área da DP World e em sociedade com a CHS, mira a expansão de capacidade do Porto de Santos para o médio e longo prazo, para acompanhar os novos investimentos na infraestrutura ferroviária de acesso ao porto. Íntegra para associados.
Estadão: Governo apresenta nova proposta e oferece reajuste de 27% para servidores de agências reguladoras
A nova reunião entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e servidores das agências reguladoras terminou ontem com a proposta de reajuste na folha salarial de 27% para a carreira geral e 15,5% para os servidores do chamado Plano Especial de Carreira. O primeiro grupo atinge 8,8 mil servidores e o segundo 2,5 mil, aproximadamente. Uma assembleia ainda vai deliberar sobre a nova proposta do Executivo. Mais cedo, a ministra da Gestão, Esther Dweck, afirmou que as categorias que estão negociando reajuste devem fechar os acordos nesta semana – caso contrário, ficarão de fora do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) e sem garantia do reajuste em 2025. Íntegra para associados.
Estadão: Um ano de PAC: só metade das obras passou da fase preliminar até o aniversário do programa
De acordo com os dados da Casa Civil, o novo PAC tinha em seu lançamento, em 11 de agosto do ano passado, 11.656 empreendimentos. Um ano depois, 5.666 ainda estão em “ação preparatória”. Outros 146 que estão em fase de licitação ou leilão. Os empreendimentos com o status “em execução” somam 4.908. Já aqueles que foram concluídos são 936. Os dados divulgados pelo ministério não mostram o porcentual de execução de cada empreendimento, nem prazos para conclusão. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
G1 Santos: Servidores federais realizam paralisação de 24h e afetam regulação de cargas no Porto de Santos
Os servidores federais da Antaq e da Anvisa realizaram ontem uma paralisação de 24h no Porto de Santos, em meio às tratativas do Sinagências com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para melhorias à categoria. Em Santos, os serviços de inspeção em embarcações pelas duas agências foram paralisados, exceto em casos de emergências sanitárias. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (impresso, p. A-7), Diário do Litoral e G1 Santos: Navios terão fiscalização remota
A partir da próxima quarta-feira (21) a Autoridade Portuária de Santos (APS) passará a usar um sistema remoto de fiscalização com inteligência artificial e GPS que permite constatar se os navios que chegam ao cais santista descartaram a água de lastro nas áreas permitidas ou se adotam o sistema de filtragem. As embarcações também deverão apresentar um atestado de destinação das águas de lastro, caso contrário serão proibidos de atracar no Porto de Santos. O objetivo é evitar que materiais tóxicos e espécies marinhas exóticas de outros continentes sejam despejadas na região, causando impactos ambientais. Os procedimentos são determinados pela IMO e em atenção à Normam 401/DPC da Marinha do Brasil. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos (impresso, p. A-7), Diário do Litoral e G1 Santos.
A Tribuna de Santos (impresso, p. A-7): Empresa acompanhará obras na Alemoa
A APS abriu licitação para contratar uma empresa para auxiliar a Diretoria de Infraestrutura da companhia na fiscalização, gerenciamento e acompanhamento da qualidade dos projetos e obras de reforma em via perimetral na Alemoa, no Porto de Santos. As propostas serão recebidas até 2 de setembro. Íntegra para associados.
G1 Santos: Capitania dos Portos instaura inquérito para apurar batida de navio cargueiro durante manobra
A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) instaurou um Inquérito de Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar as causas da batida do cargueiro CMA GCM Tanya contra o cais do Ecoporto, no Porto de Santos, na tarde de quarta-feira (15). A Praticagem de São Paulo explicou que a embarcação estava “girando” para atracar, quando apenas raspou na estrutura. Em nota, a Marinha do Brasil, por meio da CPSP, informou que peritos foram designados para coletar mais informações e que não houve feridos ou grandes danos. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Guia Marítimo e Portos e Navios: Com escala spot, CMA CGM atua em retomada do porto de Itajaí
O navio CMA CGM CC Platon chegou ao Porto de Itajaí no último dia 28 de julho, em uma escala spot para atender a uma demanda de carga refrigerada para exportação. O cargueiro, que atua em uma nova linha regional criada para ligar os portos de Santos, Buenos Aires e Mar del Plata, foi carregado com 148 contêineres. A CMA CGM vem acompanhando atentamente as atividades relacionadas ao porto, vislumbrando novas oportunidades para a realização de operações comerciais. A retomada das atividades em Itajaí pode impactar o volume de carga movimentado na região Sul, considerando que os demais portos estão operando próximos de sua capacidade máxima. Íntegra para associados: Guia Marítimo e Portos e Navios.
BE News (Coluna Hub – p. 3): Pedido de ajuda 1
A suspensão da dragagem do canal de navegação do Porto de Itajaí (SC) levou a Fiesc a pedir ajuda a autoridades federais e estaduais, solicitando “uma solução urgente e definitiva” para a retomada do serviço. A atividade, realizada pela Van Oord, foi suspensa nesta semana pela própria companhia, que promete só recomeçar as obras com o pagamento dos R$ 35 milhões devidos por trabalhos já feitos. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: Diretor-geral da ANTAQ diz que aguarda estudos do MPor para impulsionar licitações no porto de Santos
O diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, disse que a agência aguarda estudos do MPor para impulsionar o andamento de processos licitatórios de terminais no Porto de Santos. Embora tenha sido possível absorver o aumento na movimentação de cargas do porto no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, a ANTAQ entende que é necessário ampliar a capacidade para que não haja um colapso até 2028. Segundo Nery, o risco já havia sido apontado pela agência durante a análise concorrencial para o arrendamento do terminal STS10, realizada em 2020. O diretor-geral informou que há alternativas sendo estudadas em Santos para absorver o aumento da demanda, como a possibilidade de adensamentos de terminais arrendados e de ampliação de TUPs para atender a necessidades mais imediatas. Íntegra para associados.
Agência Porto: Celulose é um dos principais produtos exportados pelo Porto do Rio Grande
Em 2023, o Porto do Rio Grande exportou cerca de 1,6 milhão de toneladas de celulose. A China foi o principal comprador, com 571.812 toneladas, seguida pelos Estados Unidos (349.789), pela Itália (183.321), pelos Emirados Árabes (143.507) e pela Coreia do Sul (93.320). A produção voltada para exportação é transportada até Rio Grande por meio de barcaças que navegam na Laguna dos Patos. Ao longo de 2023, as 410 barcaças que operam no ciclo da celulose evitaram a circulação de 51.250 caminhões. Cada carregamento de aproximadamente 4 mil toneladas é capaz de substituir cerca 125 carretas. Íntegra para associados.
Portal BE News: Diretor da Antaq diz que hidrovias do Sul devem ter frete de US$ 1 por tonelada
O diretor da ANTAQ, Alber Vasconcelos, afirmou que os projetos das hidrovias do Rio Paraguai e Lagoa Mirim, no sul do País, trabalham com uma tarifa de frete de até US$ 1 por tonelada de carga. Ele falou no painel “Desenvolvimento do transporte aquaviário de cargas entre os países do Mercosul”, no primeiro dia de atividades do Mercosul Export, em Montevidéu. Durante o debate, o secretário Dino Batista enfatizou que a iniciativa privada terá um papel crucial na manutenção e operação dos corredores aquaviários. O projeto da Hidrovia Lagoa Mirim-Lagoa dos Patos vai facilitar o transporte de cargas entre essas duas regiões, promovendo uma maior integração econômica entre o sul do Brasil e a região do Mercosul. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Estrutura da malha ferroviária do complexo portuário de Paranaguá é apresentada a equipe técnica do Governo Federal
Com o foco nas concessões ferroviárias, uma equipe formada por integrantes do Ministério dos Transportes, ANTT e Infra S.A. realizaram na terça-feira (13) uma visita técnica ao Porto de Paranaguá para conhecer de perto os projetos para o Moegão, que vai aumentar a recepção de vagões em 65%. O investimento que será realizado com recursos da Portos do Paraná. Íntegra para associados.
Logweb e JuicySantos: Painéis da 1ª Edição do Porto Hack Summit estão com inscrições aberta e gratuitas
A cidade de Santos recebe, em setembro, especialistas e lideranças do setor logístico-portuário para debater as inovações que estão alavancando os portos brasileiros. A 1ª edição do Porto Hack Summit, promovida pela ABTRA, ocorrerá em paralelo e em adição à maratona de tecnologia conhecida como Porto Hack Santos, e será aberta e gratuita à comunidade do Porto de Santos e da Baixada Santista. O encontro será realizado no dia 14 de setembro, das 14h30 às 17h30, no Juicyhub. Inscrições: https://www.eventbrite.com/e/porto-hack-summit-tickets-925975296037. Íntegra para associados: Logweb e JuicySantos.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024