Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

16/09/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Globo Rural: Seca deve encarecer importação de adubos pelos portos do Arco Norte

A maior seca em 20 anos no Norte do Brasil pode encarecer a importação de fertilizantes que chegam pelos portos da região para atender os produtores do Centro-Oeste. Com a redução do nível dos rios, os portos do chamado Arco Norte enfrentam problemas na navegação, o que deve gerar desvio de rotas de embarcações para outros terminais, aumento de custos e potenciais atrasos de entrega. O Arco Norte não é a principal rota de entrada de fertilizantes no país, mas tornou-se uma opção ao demandado Porto de Paranaguá. E vem aumentando sua participação. De 2020 a 2024, a importação de adubos por essa via mais que dobrou, saindo de 1,5 milhão de toneladas no primeiro semestre de 2020 para 3,7 milhões de toneladas no primeiro semestre deste ano. Íntegra para associados.

Folha On-line: Entre esperas, gargalos e preocupação com mão de obra, cabotagem tenta crescer no Brasil

Problemas de infraestrutura na operação, preocupações com profundidade, congestionamento de navios e atrasos fazem parte do cotidiano da cabotagem, a navegação que faz rotas apenas dentro do mesmo país. Mesmo com os problemas, esse modal passou por crescimento na última década. Entre 2010 e 2023, o volume de carga subiu 59,3%. Relatório da Antaq aponta que a cabotagem movimentou 290,1 milhões de toneladas no ano passado, sendo 36,9% em contêineres. A maior parte, 45%, é óleo carregado pela Petrobras. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Wilson Sons consegue prioridade para acessar R$ 942 mi em empréstimos e ampliar Tecon Salvador

A Wilson Sons disse nesta segunda-feira que o Fundo da Marinha Mercante (FMM), ligado ao BNDES, aprovou a prioridade na obtenção de R$ 942,4 milhões em empréstimos. O montante será direcionado para a ampliação e modernização do terminal de contêineres da Tecon Salvador. A utilização dos recursos ainda depende de análise e aprovação junto a algum dos agentes financeiros do fundo. Íntegra para associados.

CNN Brasil: PF apreende 39 kg de cocaína em navio usado para transporte de bois

A PF apreendeu, na sexta-feira (13), 39 kg de cocaína em um navio boiadeiro que estava ancorado no porto de Vila do Conde, na cidade de Barcarena, na região metropolitana de Belém do Pará. O navio, usado para o transporte de bois, havia chegado da Europa no dia 11 e estava aguardando para ser carregado e enviado de volta à Europa. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Área com mais de 600 mil metros quadrados no Porto de Santos segue com futuro indefinido

O Governo Federal mantém o suspense em torno do formato do STS10, área originalmente destinada a um terminal para contêineres de grande porte, no cais do Saboó. O MPor não dá informações precisas sobre as discussões que envolvem o espaço. A área de mais de 600 m² atualmente abriga apenas o terminal multipropósito Ecoporto, cujo arrendamento já venceu e foi prorrogado de forma temporária até dezembro. Após contradições, o MPor não fala se renovará o contrato. Ainda há um entendimento entre os governos Municipal, Estadual e Federal de que o STS10 deve receber o terminal de cruzeiros do Concais, a ser transferido de Outeirinhos. Enquanto isso, gigantes do setor de contêineres pressionam para um super terminal na área, aumentando a capacidade do Porto de Santos. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Autoridades farão reuniões com investidores sobre o túnel Santos-Guarujá

O MPor, a APS e o Governo do Estado farão nos dias 3 e 4 de outubro reuniões para sondagem de mercado sobre o túnel imerso Santos-Guarujá. A proposta é conhecida como market sounding e tem como objetivo garantir a viabilidade do projeto. Os encontros serão na B3, em São Paulo. Inscrições ocorrem até 27 de setembro. Mais informações pelo e-mail marketsounding@mpor.gov.br. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: “Quantos prefeitos entraram e saíram em Santos sem pisar no Porto?”, questiona presidente da Marimex

Aos 71 anos de idade e 47 anos atuando como empresário da área portuária, Antonio Carlos Fonseca Cristiano é sinônimo de resiliência e foco para alcançar o sucesso. Conhecido no setor como Caio, apelido que ganhou na infância, ele reestruturou a Marimex, assumindo os negócios do pai, Osvaldo Cristiano, no final dos anos 1970. Ainda muito jovem, resolveu expandir as atividades da despachante aduaneira e tornou a empresa santista uma referência em logística integrada. Hoje, a companhia presidida por Caio faz o agenciamento de cargas, desembaraço aduaneiro, transporte rodoviário, além de possuir terminal alfandegado e centro de distribuição. A Marimex tem, atualmente, 1,4 mil colaboradores e movimenta 82,8 mil contêineres por ano. É responsável por 10% de tudo que entra via Porto de Santos e 5% do Brasil. Leia trechos da entrevista feita com Caio na sede da empresa, na Rua Xavier Pinheiro, no Macuco. Íntegra para associados.

Diário do Litoral: Paralisações no Porto de Santos resultam em perdas milionárias

O Porto de Santos vem enfrentando diversas paralisações este ano, resultando em prejuízos estimados na casa dos milhões de reais. Os principais fatores climáticos responsáveis pelas paralisações foram identificados como neblina, ventos fortes e condições adversas do mar. De acordo com informações divulgadas pelo Sindamar, as atividades no cais santista ficaram suspensas por um total de 195 horas até o dia 11.  O Sindicato apontou que o custo de um navio parado por 195 horas pode variar entre R$ 1,1 milhão e R$ 4,5 milhões, dependendo do tipo de embarcação e da cotação do dólar. Íntegra para associados.

NSC Total (Blog Dagmara Spautz): Retomada do Porto de Itajaí coloca SC na rota de novo serviço de navegação

A Norcoast, empresa brasileira de navegação costeira, anunciou expansão das atividades para o Porto de Itajaí, que deve retomar as atividades ainda este mês. A empresa já opera de Norte a Sul do país com um serviço que cobre cinco portos – Paranaguá, Santos, Suape, Pecém e Manaus. A inclusão do Porto de Itajaí na escala semanal da Norcoast está prevista para 2 de outubro. As embarcações da empresa contam com bandeira e tripulação 100% brasileira. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portal BE News: Sudeste Export 2024 explora desafios logísticos e ambientais da região

São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Os quatro estados estarão em foco hoje e amanhã no Sudeste Export. O fórum regional de infraestrutura, logística, transportes e inovação vai reunir autoridades e especialistas na ACSP para discutir desafios e soluções do setor para a região. O ministro Silvio Costa Filho tem presença confirmada. Entre os temas que serão abordados durante os dois dias de evento estão a busca por melhorias para a modernização da infraestrutura terrestre da região, em especial aos acessos para os portos, como os de Santos e São Sebastião, Rio de Janeiro e Vitória. Íntegra para associados.

Portal BE News: Inova Export debate a transformação tecnológica na infraestrutura

A edição 2024 do Sudeste Export será aberta nesta segunda-feira com o Inova Export, que visa impulsionar a inovação na infraestrutura logística e portuária. Organizado pelo HUB Brasil Export, o evento vai reunir na ACSP especialistas, startups e líderes do setor para discutir o futuro da tecnologia no ambiente portuário e logístico. O Inova Export contará com três painéis, abordando temas como inovação em ação, tecnologias aplicadas e o impacto das startups no setor. Além disso, haverá keynotes de destaque, que discutirão o futuro das tecnologias no setor de infraestrutura e as oportunidades de financiamento para inovação. Íntegra para associados.

Agência Porto e Portos e Navios: PortosRio anuncia dragagens no Porto do Rio de Janeiro e apresenta nova identidade visual

A PortosRio, em parceria com o MPor, anunciou investimentos em dragagens no Porto do Rio de Janeiro que totalizam R$ 400 milhões. A cerimônia, que reuniu a comunidade portuária, marcou também o lançamento da nova identidade visual da Autoridade Portuária e a assinatura de um ACT com a Unesco, que visa promover o desenvolvimento sustentável dos portos do Rio de Janeiro, alinhando as operações portuárias com a preservação ambiental e o bem-estar social. Íntegra para associados: Agência Porto e Portos e Navios.

Portal BE News: Portos RS antecipa dragagem no canal externo de Rio Grande

A Portos RS anunciou nesta semana que, em razão das enchentes ocorridas no estado gaúcho no mês de maio, a dragagem da área externa do canal de acesso ao Porto do Rio Grande teve de ser antecipada para garantir as condições máximas de segurança para embarcações que chegam e saem do complexo portuário. Segundo a Portos RS, a dragagem está avaliada em R$ 52 milhões e prevê a retirada de 1.850.000 m³ de sedimentos. O serviço foi firmado a partir de um contrato já existente entre a Autoridade Portuária e a empresa Van Oord Serviços de Operações Marítimas. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Projeto de ampliação da Ultracargo Santos entra em consulta na ANP

A ANP disponibilizou para consulta o sumário do projeto da Ultracargo em Santos referente à construção de seis tanques para operar na recepção, armazenagem e expedição de produtos líquidos a granel, inflamáveis e combustíveis das classes I, II e III, inclusive derivados de petróleo, biodiesel, mistura óleo diesel/biodiesel e etanol combustível. Esse é um dos projetos de expansão planejados para o terminal de Santos para o qual a Ultracargo vem trabalhando na ampliação da capacidade. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Super Terminais inicia operação especial em Itacoatiara para período de seca

Na quinta-feira (12), o Super Terminais iniciou a operação ‘Itacoatiara’ com a chegada do navio MSC Manya ao porto flutuante de Itacoatiara, carregando 1.156 contêineres. A estrutura, que recebeu um investimento de R$ 45 milhões, foi montada para enfrentar a seca e garantir o transporte de cargas até Manaus. O próximo navio previsto é o Hansa Asia, com chegada marcada para ontem (15). Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco