Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

16/12/2021

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Folha de S. Paulo, Estadão Online, Valor Online, Isto é Dinheiro Online (reproduz matéria da Reuters) e A Tribuna de Santos (impresso, p. A-8, reproduz matéria do Estadão Conteúdo): Projeto que cria a BR do Mar vai para sanção

A Câmara aprovou ontem O PL da BR do Mar. Os deputados acataram algumas alterações feitas pelos senadores e rejeitaram outras. O texto final segue para sanção do presidente Bolsonaro. O projeto é uma das apostas do governo para a área de infraestrutura e envolveu grande articulação do ministro Tarcísio. Ele alega que o impulsionamento da navegação por cabotagem vai ampliar o volume de contêineres transportados por ano, de 1,2 milhão de TEU, em 2019, para 2 milhões de TEU em 2022, e aumentar em 40% a capacidade da frota dedicada à cabotagem nos próximos três anos.  Após uma mobilização de entidades da coalizão empresarial portuária, o deputado relator resolveu manter no texto a retomada do REPORTO a partir de janeiro de 2022 e válido até o final de 2023. O texto aprovado pela Câmara também dobra o número de diretores da Antaq de dois para quatro. Íntegra para os associados: Folha de S. Paulo, Estadão Online, Valor Online, Isto é Dinheiro Online (reproduz matéria da Reuters) e A Tribuna de Santos (impresso, p. A-8, reproduz matéria do Estadão Conteúdo).

Estadão: Guedes diz que sente frustração por não ter realizado as reformas prometidas

Ontem o ministro Paulo Guedes reconheceu “certa frustração” por não ter avançado na agenda de reformas econômicas, mas lembrou que a pandemia obrigou o governo a deixar de atacar despesas para enfrentar os efeitos da crise sanitária. Ao lado do ministro Tarcísio de Freitas, durante encontro com empresários na FIESP, afirmou que o governo colocou o Brasil de pé, preservando 11 milhões de empregos, e procurou destacar os avanços na infraestrutura, citando o PL da BR do Mar, aprovado ontem pela Câmara, que, segundo Guedes, será importante para a entrada do Brasil na OCDE. Íntegra para os associados.

Imprensa regional:

Modais em Foco: Porto do Rio de Janeiro inicia temporada de cruzeiros

Os navios de passageiros voltaram a atracar no Porto do Rio de Janeiro e devem aquecer a economia carioca neste verão. Até 11/maio/22, o Terminal Internacional de Cruzeiros do Pier Mauá receberá 60 atracações de 25 navios, com aproximadamente 170 mil pessoas. A Pier Mauá e a CDRJ, junto com outros parceiros internos e externos, providenciaram a estrutura e as medidas necessárias para atender aos protocolos rigorosos estabelecidos pela Anvisa. Íntegra para os associados.

Santa Portal (Santos): Ambientalista diz em CPI que cavas subaquáticas em Santos são risco à saúde pública

A CPI das Cavas Subaquáticas, realizada pela Alesp, discutiu eventuais conflitos na execução do projeto de dragagem da cava no canal Piaçaguera, no fundo do Porto de Santos. Ambientalista ouvido pelos deputados estaduais na audiência apresentou dados sobre sedimentos tóxicos contaminados dentro das cavas, que definiu como ameaçadores à saúde da população pois há o risco de vazarem. O coordenador do projeto T-Green na Ilha das Cobras e a presidente da Cetesb foram convocados para prestar esclarecimentos em uma próxima reunião da comissão. Íntegra para os associados.

Imprensa setorial:

Informativo dos Portos:  Porto do Itaqui inaugura Centro de Controle e Comunicação

O Porto do Itaqui inaugurou na segunda-feira (13) o novo Centro de Controle e Comunicação, na sede da EMAP, equipado conforme as diretrizes do ISPS Code. A nova infraestrutura oferece recursos tecnológicos avançados para o trabalho da Guarda Portuária e da Segurança Patrimonial, incluindo 160 câmeras de monitoramento e o emprego de leitura facial nos acessos. Íntegra para os associados.

Portos e Navios:  Alíquota do AFRMM para granéis líquidos seguirá em 40% para Norte e Nordeste

O texto final da BR do Mar, aprovado ontem na Câmara dos Deputados, manteve a alíquota de 40% para o AFRMM na navegação fluvial e lacustre de granéis líquidos nas regiões Norte e Nordeste. A proposta restringe a regulamentação do poder executivo com relação à concessão de descontos. Para o relator, a manutenção da alíquota vai propiciar a manutenção da navegação fluvial e lacustre nessas regiões. Íntegra para os associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco