Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
CNN Brasil e Agência iNFRA: Agência encaminha projeto de concessão do rio Paraguai ao governo
A ANTAQ encaminhou a modelagem da concessão da hidrovia do Rio Paraguai para o MPor na quinta-feira (12). A expectativa é que a hidrovia seja a primeira a ter o edital de leilão publicado. A previsão de tarifa, pré-leilão, é de até R$ 1,27 por tonelada de cargas, mas o valor pode ser ainda menor, já que o critério de licitação pode ser de menor tarifa. Durante a realização da consulta pública, porém, há possibilidade de alteração no critério do certame. Os estudos indicam a necessidade de investimentos na casa dos R$ 64 milhões para as melhorias num trecho de cerca de 600 quilômetros do rio, com estimativa de prazo de 15 anos para a concessão. Os investimentos já seriam suficientes para aumentar o volume transportado dos atuais 7 milhões de toneladas/ano para algo acima de 25 milhões. Íntegra para associados: CNN Brasil e Agência iNFRA.
CNN Brasil: Governo aprova R$ 10,5 bilhões para modernização de setor naval
O Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM) aprovou, na quinta-feira (12), R$ 10,5 bilhões para 21 projetos de modernização da indústria naval. No acumulado do ano, o valor aprovado chega a R$ 31 bilhões em projetos disponíveis para contratação de recursos. Cerca de R$ 5 bilhões já foram contratados para expansão. As empresas estarão habilitadas a contratar o financiamento por meio dos agentes financeiros conveniados, como o BNDES e o Banco do Brasil. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Leilões de rodovias consolidam diversificação do setor em 2024
O mercado de rodovias deu um salto neste ano com a entrada de novos operadores e a diversificação dos grupos que atuam no setor. Os dez leilões de concessões rodoviárias realizados até o momento em 2024 tiveram oito diferentes ganhadores, com perfis distintos. Dessas dez licitações, apenas uma não atraiu ofertas: a Rota da Celulose, do Mato Grosso do Sul. Porém, a expectativa é que o projeto seja reformulado e republicado no ano que vem. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Juros altos e Trump são desafio para bom momento da indústria de transformação
O ano de 2024 marcou a retomada da indústria de transformação, que vem tendo um desempenho exportador melhor que no ano passado. No horizonte de médio prazo, contudo, as perspectivas são incertas, frente ao aperto monetário e a possibilidade de aumento de tarifas por parte dos Estados Unidos. No período de janeiro a novembro, a indústria manufatureira puxou as exportações, ficando atrás apenas da indústria extrativa e à frente da agropecuária. Além das vendas externas, o volume importado também registrou forte alta, com destaque para a compra de bens de capital. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Boqnews: Porto de Santos atinge a maior marca entre os meses de outubro
O Porto de Santos consolidou, em outubro, a maior movimentação de cargas já registrada na série histórica desse mês. Foram 15,5 milhões de toneladas, um aumento de 8,4% em comparação ao mesmo período de 2023. No acumulado de janeiro a outubro, soma 153,0 milhões de toneladas movimentadas, um crescimento de 7,7% frente ao mesmo período do ano anterior. Os embarques de 10,9 milhões de toneladas em outubro cresceram 1,4% em relação ao mesmo mês de 2023, enquanto as descargas tiveram alta de 30,0%, alcançando 4,6 milhões de toneladas. No acumulado do ano, os embarques somaram 112,9 milhões de toneladas (+6,0%) e as descargas, 40,0 milhões de toneladas (+13,0%). A movimentação de contêineres somou 493,7 mil TEUs, 12,3% a mais que em outubro de 2023, e 4.548 mil TEUs no acumulado do ano, alta de 15,4%. O segmento de carga geral solta movimentou 838 mil toneladas no mês (+3,7%) e 7,7 milhões no acumulado (+6,3%), puxado pelos embarques de celulose (+25,6%). Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Plano Nacional de Logística deve direcionar investimentos no setor portuário
O PNL 2050, em elaboração pela Infra S.A., promete, de acordo com o diretor-presidente Jorge Bastos, dar um norte para os investimentos no setor. Segundo ele, em janeiro, ocorrerá uma série de encontros com representantes de vários setores da sociedade para a coleta de subsídios que auxiliem na identificação de gargalos que devem surgir no médio e longo prazo. Ele lembra que, entre as principais etapas para o desenvolvimento do PNL, está a identificação dos pontos de partida e os destinos mais importantes de logística, feita a partir da elaboração de matrizes de origem e destino para cargas e passageiros. “Esses elementos permitem a elaboração de um cenário meta que define objetivos claros para o futuro da infraestrutura, com foco em aumento da participação de modos de transporte de alta capacidade, aumento da eficiência logística e redução de impactos ambientais”, destacou. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Trabalhadores se mobilizam contra a revisão da Lei dos Portos
Lideranças sindicais lutam contra a tramitação do anteprojeto de revisão da Lei dos Portos e se mobilizam para defender os direitos dos trabalhadores. Alguns sindicalistas chegam a mencionar, inclusive, “caráter de greve”. “As federações portuárias foram procuradas pelo setor patronal e estamos iniciando, no dia 19 (próxima quinta-feira), uma rodada de negociação coletiva de busca de entendimento para tentarmos, entre nós, resolvermos alguns pontos que foram colocados ali (no anteprojeto da Ceportos)”, destacou o presidente da Federação Nacional dos Estivadores (FNE), José Adilson Pereira. Ele espera que os dois lados cheguem em um entendimento sobre a melhor maneira de equilibrar a relação capital-trabalho. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (impresso, p. 14): Museu da Alfândega de Santos faz exposição de produtos apreendidos
O Museu da Alfândega de Santos (Malf), que será aberto ao público no próximo dia 7 de janeiro, reúne em 100 m2 centenas de itens oriundos de apreensões recentes da Receita Federal. De acordo com a Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho (Direp) da Alfândega de Santos, em 2023 o prejuízo do crime organizado foi de R$ 107 milhões, graças a 61 apreensões de mercadorias. Neste ano (até novembro), o montante é de R$ 210 milhões em 68 apreensões de mercadorias. A ideia de montar o museu ganhou forma em uma parceria da Alfândega com o Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) e a Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras (Apecc). O foco não está apenas nos produtos ilegais, mas em mostrar a história da Aduana em Santos. Íntegra para associados.
Diário do Litoral: Caio da Marimex: ‘Entrosamento porto-cidade não existe’
O presidente da Marimex, Antônio Carlos Fonseca Cristiano, afirmou que as autoridades municipais, estaduais e federais precisam parar de discutir somente a relação porto-cidade e pôr em prática projetos eficazes aos portuários e cidadãos. Disse também que a Receita Federal, a Polícia Federal e os governos têm que se envolver de forma conjunta e definitiva. Para o empresário, sem o entrosamento eficaz, as frentes parlamentares não vão gerar nenhum resultado prático. Sobre o novo terminal da sua empresa, no Valongo, que deve gerar investimentos de R$ 350 milhões, Caio acredita que ele será uma referência no Porto de Santos, mas ainda está sobre aprovação da APS e de órgãos federais, devendo entrar em operação até o final de 2027. Íntegra para associados.
AEN: Concessões já atraíram R$ 3,7 bilhões ao Paraná e vão concluir regularização das áreas do porto
O edital de licitação da área PAR15, assinado na sexta-feira (6), em evento no Porto de Paranaguá, marca uma nova era para os portos paranaenses. De 2019 a 2023, a Portos do Paraná já leiloou cinco áreas, que somam R$ 3,7 bilhões em investimentos, permitindo a ocupação produtiva de espaços ociosos. Ao fim desse processo, a empresa pública terá regularizado todos os contratos pendentes. Os investimentos previstos no PAR15, PAR14 e PAR25 (todos destinados à movimentação de granéis sólidos vegetais) permitirão a construção da primeira etapa do Píer em T, possibilitando a atracação de mais quatro navios. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Setor portuário privado impulsiona investimentos de R$ 14,5 bilhões, enquanto busca fontes de financiamento acessíveis
O setor portuário privado vive um momento de expansão significativa, refletida nos investimentos superiores a R$14,5 bilhões, segundo projeções do governo federal para 2024, destinados à ampliação e modernização dos TUPs. Esse crescimento, impulsionado pela demanda de movimentação de cargas e por exigências ambientais, tornou-se um dos pilares do desenvolvimento logístico do país. Os objetivos são claros: adaptar-se às exigências globais de sustentabilidade e elevar a eficiência operacional, com R$ 25 bilhões do PAC reservados ao setor privado, incluindo novos projetos e ampliações de terminais em operação. A expansão da infraestrutura portuária também ganhou impulso com regulações recentes da Antaq, voltadas para o desempenho operacional de portos organizados e TUPs. A agência lançou o Sistema Permanente de Acompanhamento de Desempenho Portuário, para monitorar variáveis como tempos de espera e custos operacionais, beneficiando tanto terminais públicos quanto privados. Íntegra para associados.
BE News (p. 6): Câmara aprova estatal para gestão do Porto de Maceió
A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (11) o PL 3034/24, que cria a Companhia Docas de Alagoas, uma nova empresa pública voltada à administração portuária no estado. A medida é fruto de uma divisão parcial da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) e agora será encaminhada ao Senado para votação. A nova companhia terá personalidade jurídica de direito privado, sob a forma de sociedade anônima, e será vinculada ao MPor. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: Discussão para ampliar área pública do Porto de Santos é retomada no Governo Federal
O ministro Silvio Costa Filho apresentou, na quinta-feira (12), um plano de ampliação da área pública do Porto de Santos. A intenção é que o terminal que atualmente tem 7,2 milhões de m² cresça mais 12 milhões de m², totalizando uma expansão de 162,4%. O plano já vinha sendo trabalhado pela APS e pelo MPor na gestão do então ministro Márcio França. De acordo com Costa Filho, a estimativa de investimento é de R$ 12 bilhões e resultar em 15 propostas que englobam 11 áreas nas cidades de Santos, Guarujá, Cubatão e São Vicente. Íntegra para associados.
Portal BE News e ND Mais: Executivos da APS fazem visita surpresa ao Porto de Itajaí
Uma comissão de executivos da APS esteve no Porto de Itajaí, na sexta-feira (13), junto com o secretário Alex Ávila, para dar início ao processo de transição da gestão do complexo marítimo catarinense, que será assumida pela APS. Fontes ligadas ao MPor informam que a decisão de passar a administração do porto para a APS já está tomada, faltando apenas seu anúncio oficial. Íntegra para associados: Portal BE News e ND Mais.
Portos e Navios: TCU alerta Antaq sobre cobranças da sobre-estadia de contêineres
O TCU fez uma série de recomendações à ANTAQ sobre falhas na apuração de indícios de abusividade na cobrança de demurrage e detention de contêineres. No dia 4 de dezembro, o plenário da corte de contas aprovou um acórdão determinando que a agência apresente ao tribunal, no prazo de 30 dias, um plano de ação com medidas a serem adotadas para solucionar o problema, contendo os responsáveis pelas ações e o prazo previsto para implementação. Íntegra para associados.
Agência Porto: Primeira fase de levantamento de aderência dos portos às iniciativas ESG é finalizada
A ANTAQ aprovou, na quinta-feira (12), a primeira rodada de avaliação do nível de adesão a iniciativas e práticas de ESG adotadas pelos portos organizados e TUPs. O estudo buscou apresentar eventuais metas, indicadores e certificações relacionadas, evidenciar as práticas adotadas; identificar as medidas adotadas como compulsórias mistas ou voluntárias; entender onde o tema é tratado nos relatórios dos avaliados; e apontar eventuais metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU relacionadas às práticas adotadas. Com esses resultados, a ANTAQ deve aprimorar e incorporar em seus instrumentos regulatórios de avaliação de governança as boas práticas que vêm sendo adotadas pelos avaliados, além de aperfeiçoar o Índice de Desempenho Ambiental (IDA). Íntegra para associados.
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