Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

17/01/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial

Veja: Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) vai atuar em nove eixos

As ações do novo PAC vão somar R$ 1,7 trilhão em investimentos, sendo R$ 1,4 trilhão de 2023 a 2026. O DNA do novo programa é a transição ecológica e a sustentabilidade, com foco em análise ambiental, fortalecimento da resiliência das cidades a desastres, reforço da produção de energia renovável e combustíveis de baixo carbono e implementação do Fundo Clima, ligado a ações como a atualização e eletrificação da frota. Também prevê novas modalidades de PPPs: infraestrutura social, dragagem e canal de acesso dos portos, hidrovias e infovias. Íntegra para associados

Folha de São Paulo: Balança comercial em portos privados sinaliza drama da indústria

Dados da ATP levantados a partir de informações do sistema de estatísticas do Ministério da Fazenda apontam que, em 2023, as exportações por navios totalizaram US$ 300 bilhões, um aumento de 1,9% em relação ao ano anterior. Hoje, os portos privados respondem por 65% das vendas externas do país. O saldo do período foi de US$ 119 bilhões, porque houve uma redução de 14% nas importações. Segundo o presidente da ATP, Murillo Barbosa, os TUPs foram impulsionados pelas exportações de açúcar (alta de 43,4%), sementes, frutos oleaginosos como a soja, além de minério de ferro, que atingiu a marca de US$ 34,6 bilhões em exportações (crescimento de 7,2%). Íntegra para associados

Valor Econômico e Folha de São Paulo: Marinha e Secex de olho nas ações dos houthis

A Secretaria de Comércio Exterior do Mdic trabalha para identificar no Brasil possíveis impactos das ações dos rebeldes houthis pelo Mar Vermelho, que têm provocado o estrangulamento de uma das principais rotas do comércio global. A secretária Tatiana Prazeres disse que a situação exige atenção, mas, neste momento, não é caso de alarme. “O desvio de rota está acontecendo”, comenta, citando dados do FMI de que o número médio de navios que passaram na última semana pelo estreito foi de 41, ante 67 em igual etapa do ano passado. Operadores de portos e fretes avaliam que as interrupções no transporte marítimo aumentarão significativamente os preços dos bens de consumo sobretudo nas economias desenvolvidas. Íntegra para associados; Valor Econômico e Folha de São Paulo.

Portal UOL: Anec eleva previsão de exportação de soja, milho, trigo e farelo neste mês

Segundo a Anec, a exportação brasileira de soja em grão deve totalizar entre 1,7 milhão e 1,9 milhão de toneladas em janeiro; na semana passada a projeção para o mês era de 1,3 milhão de t. Já a exportação de milho está projetada em 3,94 milhões de t em janeiro, em comparação com projeção anterior de 3,7 milhões de t. O embarque de farelo de soja pode atingir 2,26 milhões de t, em comparação com estimativa de 2 milhões de t na semana passada, e a exportação de trigo será de 682 mil t, ante previsão anterior de 605 mil toneladas. Íntegra para associados

Folha de São Paulo: Dinheiro e disputas por poder criam mitologia sobre os ‘manobristas’ de navios

O presidente Lula sancionou a lei 14.813, que permite que a autoridade marítima possa, em caráter excepcional e temporário, regular o preço do serviço de praticagem se for comprovado abuso do poder econômico ou defasagem nos valores cobrados. Estabelece também que a Marinha será responsável pela regulação do setor. “Não é uma discussão econômica. Trata-se de poder. O prático é o único elo da cadeia que o armador não domina. Hoje, o armador tem o navio, o terminal, a agência de navegação, os rebocadores… Só não tem o prático. Nós temos essa independência e a obrigação, por lei, de reportar qualquer problema no navio”, afirma o prático Carlos Alberto de Souza Filho, 62, comandante da reserva da Marinha. Íntegra para associados

Imprensa Regional:

A Tribuna de Santos: Porto de São Sebastião supera marca de 1 milhão de toneladas em 2023

O Porto de São Sebastião fechou 2023 com novo recorde de movimentação de cargas: 1,033 milhão de toneladas e crescimento de 12% comparado a 2022. A receita foi ampliada em 51%, equivalente a R$ 43,5 milhões. De acordo com a Autoridade Portuária de São Sebastião, as principais cargas transportadas foram barrilha a granel (343 mil toneladas); açúcar em sacas (194 mil toneladas); malte (106 mil toneladas); e silicato (50 mil toneladas). Íntegra para associados

A Tribuna de Santos e BE News (p.5): Capitania dos Portos tem novo comandante; cerimônia ocorreu no Porto de Santos

O capitão de mar e guerra Marcus André de Souza e Silva assumiu ontem o comando da Capitania dos Portos de São Paulo. Em solenidade realizada no Cais da Marinha, no Porto de Santos, ele recebeu o cargo do também capitão de mar e guerra Robledo de Lemos Costa e Sá, que foi designado para servir no Estado-Maior da Armada (EMA), em Brasília. Souza e Silva destacou que a cobertura de 196 municípios e do maior porto do País está exigindo esforços dobrados em função da GLO, que está em vigor desde novembro de 2023 para dar apoio no combate ao tráfico de armas e drogas. Íntegra para associados; A Tribuna de Santos e BE News.

A Tribuna de Santos: Transporte de cargas: primeiro prazo para revalidação vence domingo, alerta ANTT

Termina no próximo domingo (21) o primeiro de três prazos para a revalidação do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC). Segundo a ANTT, a medida é obrigatória para atuação no transporte de cargas. A primeira categoria a ver o prazo chegar ao fim será a das Cooperativas de Transporte Rodoviário de Cargas. Das 591 CTCs, 332 ainda não realizaram a revalidação ordinária. O segundo período a vencer é o de Empresas de Transporte de Cargas, em 26 de fevereiro. Até aqui, 89,2% das ETCs já atualizaram a documentação. Por fim, os Transportadores Autônomos de Cargas (TAC) podem regularizar a situação até 22 de março. Nessa categoria, apenas 2,4% dos integrantes se encontram pendentes. As multas a quem descumprir a revalidação variam de R$ 750,00 a R$ 3 mil. Detalhes na internet. Íntegra para associados

AEN: Com mercado de caminhões em alta, Paraná alcança novas marcas expressivas no setor

DE acordo com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, 4.476 caminhões fabricados no Estado em 2022 e 2023 foram exportados para outros países, totalizando cerca de US$ 560 milhões em receita. Os principais destinos das vendas internacionais foram os demais países da América do Sul, incluindo Peru, Chile, Argentina, Uruguai e Colômbia. Íntegra para associados

Imprensa Setorial:

BE News (p.3): Cronograma do túnel Santos-Guarujá exclui SP de financiamento

De acordo com o cronograma das obras do túnel Santos-Guarujá definido pela APS e pelo Ministério de Portos e Aeroportos, o Governo de São Paulo não irá participar do financiamento. O modelo da construção será a partir de uma PPP, cujo leilão está previsto para acontecer em novembro deste ano. As obras devem começar em 2025. O presidente da APS, Anderson Pomini, revelou que a obra contará “com o possível apoio do governo de São Paulo”, que participaria por meio da renovação de licenças ambientais e na cessão do projeto de engenharia feito pela Dersa em 2012. O governador Tarcísio de Freitas criticou a postura do governo federal, a quem acusou de reivindicar a paternidade da obra. Íntegra para associados

Agência Infra: Porto de Santos descarta implementar o STS10, novo terminal de contêineres previsto na gestão passada

Segundo uma fonte ligada à APS, novas medidas que estão sendo tomadas serão suficientes para evitar a saturação do Porto de Santos e atender à demanda a médio prazo, o que justifica a decisão de descartar a implementação do STS10. Entre as medidas está a expansão de área do Ecoporto, destinado a carga geral e contêiner, mas que praticamente não opera esse tipo de carga atualmente, com regularização do contrato provisório da companhia. Há também a ampliação da BTP e da Santos Brasil. E ainda a transferência do terminal de passageiros para o Saboó. Para o longo prazo, está sendo estudada a expansão da poligonal do porto para uma possível construção de um grande terminal de contêineres na Ilha de Bagres e a integração de áreas continentais de São Vicente com o intuito de explorar o modal hidroviário. Íntegra para associados

Agência Porto e Comex do Brasil: Exportações do agronegócio fecham 2023 com US$ 166,55 bilhões em vendas

As exportações brasileiras do agronegócio bateram recorde em 2023, atingindo US$ 166,55 bilhões. A cifra foi 4,8% superior em comparação a 2022, o que representa um aumento de US$ 7,68 bilhões. De acordo com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, o desempenho foi influenciado principalmente pela quantidade embarcada. O agronegócio respondeu por 49% da pauta exportadora. Em 2022, a participação havia sido de 47,5%. Íntegra para associados; Agência Porto e Comex do Brasil.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco