Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

17/02/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão: Preço do frete da Ásia para o Brasil já aumentou 5,7 vezes desde o início da pandemia

A pandemia potencializou o problema, mas o desequilíbrio entre a demanda por serviços de transporte e a oferta de capacidade de portos, armazéns, navios e contêineres agora parece ter elementos estruturais. Levantamento da CNI aponta que o preço médio de US$ 11.150 no frete de importação da Ásia para o Brasil em janeiro foi 5,7 vezes maior do que o de janeiro de 2020. Para o Brasil, os gargalos no desequilíbrio entre oferta e demanda de contêineres afetam principalmente as importações e a produção industrial e poderão durar ainda este ano inteiro. Com as cadeias de produção integradas internacionalmente, a indústria depende de importar componentes. Esses insumos vêm encarecendo desde o segundo semestre de 2020, em parte por causa do preço do frete. Íntegra para os associados.

 Estadão Online: ‘Não há uma solução de curto prazo para o gargalo do frete marítimo’, diz presidente da Maersk

Os gargalos das cadeias de abastecimento devem durar até meados do ano, mas ainda há incerteza sobre o ritmo de normalização, segundo disse Robbert van Trooijen, presidente para a América Latina e o Caribe do grupo A.P. Møller-Maersk. As incertezas passam também pela dificuldade em expandir a infraestrutura do transporte marítimo e também a dos portos globais. Íntegra para os associados.

 Agência Brasil: Dnit recebe prêmio internacional que avalia segurança de rodovias

O ministro Tarcísio de Freitas participou ontem da entrega ao Dnit do prêmio “5-Star Performer Award”,da iRAP (Programa Internacional de Avaliação de Rodovias. Destinado a avaliar o grau de segurança das rodovias em relação ao nível de acidentes, o prêmio foi concedido em dezembro do ao passado pela aplicação de uma metodologia que avaliou a questão em mais de 60 mil km de estradas federais. Íntegra para os associados.

Imprensa regional:

 Diário do Rio:  Portos de Itaguaí e do Rio de Janeiro estão entre os 10 principais portos públicos em movimentação de cargas

De acordo com o Estatístico Aquaviário da Antaq, o Porto de Itaguaí e o Porto do Rio de Janeiro ficaram na 2ª e 9ª posição, respectivamente, do ranking dos dez maiores portos públicos em movimentação de cargas, no ano de 2021. Com isso, a CDRJ, que também administra os Portos de Niterói e Angra dos Reis, passa a deter o 2º maior complexo portuário público do país em volume movimentado. O Porto do Rio de Janeiro apresentou um crescimento de 27,53% em movimentação de carga e o Porto de Itaguaí teve um aumento de 11,9%, sempre na comparação com 2020. Íntegra para os associados.

 Band News FM: Curitiba: Cresce 63% a participação de transporte ferroviário nos portos do Paraná

O transporte de cargas por ferrovias em direção aos portos paranaenses cresceu 63% em janeiro, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Neste ano foram mais de 560 mil toneladas que saíram ou chegaram pelos vagões. O transporte rodoviário ainda é o principal modal e responsável por 83% da movimentação de cargas que vão até os terminais portuários. Mesmo assim, a participação dos embarques e desembarques por caminhões caiu 5% no primeiro mês do ano. Íntegra para os associados.

 A Tribuna de Santos: Emprego é preocupação em novo modelo

A comissão de Assuntos Portuários da Câmara Municipal de Santos realizou ontem audiência pública para debater as preocupações dos trabalhadores portuários diante da desestatização do Porto de Santos. O presidente da SPA, Fernando Biral, explicou que um dos objetivos da privatização é gerar postos de trabalho. O presidente do Sindaport, Everandy Cirino dos Santos, adiantou a entidade vai tentar impedir na Justiça a publicação do edital de licitação. Íntegra para os associados.

G1 AL: Protesto de funcionários bloqueia acesso ao Porto de Maceió

Funcionários do Porto de Maceió bloquearam o acesso de veículos ao porto, agora de manhã. A categoria cobra reajuste salarial desde 2020. Uma faixa fixada no portão de acesso ao Porto diz que a unidade é a única do Brasil onde os trabalhadores não tiveram reajuste salarial. Em nota, a administração do Porto informou que o acordo coletivo já foi assinado e aprovado, aguardando apenas a homologação no Ministério da Economia. Dentro do porto, caminhões que tinham realizado operações de carga e descarga estão impedidos de sair por conta do protesto. Íntegra para os associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: Levantamento da Abol revela inovação, capacitação e sustentabilidade como prioridades para operadores logísticos

Levantamento da Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (Abol), sobre as expectativas e tendências apontadas pelos 29 operadores logísticos seus associados, aponta que o ano de 2021 trouxe importantes ensinamentos ao setor, entre eles, lidar com a volatilidade gerada pela pandemia e, como reflexo, redobrar os esforços para encontrar sinergia entre valores e demandas. Os pontos de atenção estão na inflação e no desbalanceamento na cadeia de custos logísticos, devido à falta de insumos e uma procura maior do que a oferta. Íntegra para os associados.

Informativo dos Portos: ANTAQ iniciará consulta pública sobre concessão do Porto de Itajaí (SC) em 24 de fevereiro

A Antaq realizará, entre os dias 24 de fevereiro e 10 de abril, consulta e audiência públicas para obter contribuições à concessão do Porto de Itajaí. A concessão permitirá ao futuro concessionário a função de administração portuária e de operador de contêineres, prestando serviços diretamente aos usuários. A audiência pública ainda não tem data marcada. O valor estimado do contrato de concessão, de 35 anos, prorrogável até o limite de 70 anos, correspondente ao valor presente das receitas tarifárias e não-tarifárias, para todo o prazo, é de R$ 7,8 bilhões. O valor de outorga deverá ser, no mínimo, de R$ 603 milhões. Além dos investimentos em ativos novos, deverá ser indenizado à atual arrendatária o valor de mais de R$ 44,4 milhões, referente a ativos não amortizados/depreciados. Íntegra para os associados.

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