Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

17/02/2023

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Folha (painel) e Economic News Brasil: Associação desiste de ação no STF e pedágio portuário continua proibido

Ontem, horas antes do julgamento no STF, a Abratec retirou o recurso que buscava retomar a cobrança da THC2, com a avaliação de que a derrota seria certa. A decisão foi bem recebida pelo setor. A cobrança havia sido derrubada pelo TCU no ano passado e continua suspensa. Íntegra para os associados: Folha (painel) e Economic News Brasil

Crusoé Online: Quem falou em privatização?

Apesar de ser um representante da iniciativa privada, o presidente da Fenop, Sérgio Aquino, diz que é inadequado falar em privatizar o Porto de Santos. Ele alega que o modelo proposto pelo governo anterior só foi adotado na Austrália, que enfrentou sérios problemas por causa disso. Segundo Aquino, a Fenop na época não se opôs à proposta de privatização, mas sinalizou que o caminho no resto do mundo tem sido outro e atuou para propor melhorias ao modelo. Agora, diante da posição do novo governo de repensar a privatização, a entidade vai defender a desburocratização dos processos, a descentralização das decisões, a recuperação dos conselhos de autoridade portuária, o envolvimento dos governos estaduais na gestão e mudanças na legislação do trabalho portuário. Íntegra para os associados.

UOL: FGV/Icomex: saldo comercial do País em 2023 depende de fôlego de compras da China

O relatório do Indicador de Comércio Exterior, divulgado hoje pela FGV, mostra que as exportações para a China serão cruciais para o desempenho da balança comercial brasileira em 2023. O cenário internacional está sujeito a choques no campo geopolítico, com um possível acirramento das tensões entre Estados Unidos e China, e a surpresas quanto ao desempenho da economia chinesa. Na comparação com janeiro de 2022, o volume exportado pelo Brasil subiu 9,7%, e o das importações recuou em 4,9%. Já o volume exportado do Brasil para a China cresceu 10,3%. Íntegra para os associados.

Money Times: Receita de exportações do agronegócio bate recorde para meses de janeiro com US$ 10,2 bi

As exportações do agronegócio brasileiro em janeiro tiveram alta de 16,5% no comparativo anual, de acordo com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI) do Ministério da Agricultura. Os produtos exportados que mais se destacaram foram o milho, as carnes (bovina, suína e de frango) e o açúcar. As vendas externas de milho somaram 6,2 milhões de toneladas, e com isso a receita disparou 166,4% em relação ao mesmo mês do ano passado, para 1,8 bilhão de dólares. As exportações do complexo carnes somaram quase 2 bilhões de dólares, recorde para o primeiro mês do ano. Alguns fatores influenciaram o resultado: ritmo lento da colheita de soja, continuidade do conflito na Ucrânia, que reduziu a produção de milho no mundo, e demanda da China. Íntegra para os associados.

Imprensa regional:

Agora RN: Márcio França visita RN e faz inspeção no aeroporto de S. Gonçalo e no porto

Hoje o ministro Márcio França visita o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, onde verá o terminal que passará por relicitação em 19 de maio, e fará uma inspeção no Porto de Natal. Desde que tomou posse, ele está percorrendo o País para conhecer os equipamentos de infraestrutura que estão sob a gestão da sua pasta. Na quarta-feira (15), França visitou o Aeroporto Internacional dos Guararapes e o Porto de Recife, e teve agendas com o prefeito João Campos (PSB) e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB). Íntegra para os associados.

Gazeta do Povo: Porto de Paranaguá vai à Bolsa buscar sócios para investimento de R$ 3 bilhões

O Porto de Paranaguá pretende receber R$ 3 bilhões de investidores na B3 para melhorar as estruturas de recebimento de cargas que chegam do interior do Paraná e de abastecimento de dos navios que seguem para o mercado externo, incluindo instalação de uma moega exclusiva para descarga ferroviária e remodelagem do corredor de exportação de grãos e farelos. O leilão deve acontecer no segundo semestre. Íntegra para os associados.

G1 Rio de Janeiro: Receita Federal apreende 86 quilos de cocaína no Porto do Rio

A Receita Federal apreendeu nesta madrugada 86 quilos de cocaína no Porto do Rio de Janeiro, ocultos numa carroceria de caminhão dentro do navio Grande Argentina, que seguiria para Antuérpia. Íntegra para os associados.

A Tribuna de Santos (impresso): Cocaína no Porto: mais 565,5 kg apreendidos

Ontem a Polícia Federal e a Receita Federal também apreenderam 565,5 quilos de cocaína no Porto de Santos. A droga estava oculta em cilindros vazios em um contêiner que seria embarcado para o Porto de Antuérpia. Íntegra para os associados.

A Tribuna de Santos (impresso, p. A-8): Logística é aliada de Santos como rota de exportação de grãos

O Porto de Santos continua competitivo na exportação de grãos, mesmo diante do expressivo crescimento dos portos do Arco Norte. Isso porque o custo do frete por quilômetro rodado é inferior, a entrega do produto no ponto de exportação é direta e com oportunidade de retorno à Região Centro-Oeste com outra carga embarcada, diluindo os custos de transporte. Ainda assim, em 2022 o Arco Norte superou o Porto de Santos no embarque de produtos como milho e soja. Dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostram que no ano passado o frete rodoviário entre Sorriso (MT), o maior produtor de soja do Brasil, e Miritituba (PA), rota para o Porto de Santarém (PA), foi 33,4% mais barato que o frete entre Sorriso e Santos. Íntegra para os associados.

Imprensa setorial:

Informativo dos Portos: Porto Itapoá será primeiro na América do Sul a operar guindastes por controle remoto

O Porto Itapoá será o primeiro terminal portuário da América do Sul a operar RTGs por controle remoto. As primeiras dez máquinas – um investimento de mais de 25 milhões de dólares – chegam em maio, enquanto a segunda leva está programada para novembro. Os novos RTGs têm capacidade para empilhar até seis contêineres. São híbridos, com consumo de combustível três vezes menor que um RTG convencional, movido a diesel. O Porto também adquiriu um Portêiner com lança com 70 metros de alcance, no valor de USD 11 milhões, para completar o parque de mais seis portêineres – quatro deles com 55 e dois com 65 metros de lança. Íntegra para os associados.

Portal BE News (Coluna ABTRA): REPORTO na ordem do dia!

A renovação do Reporto foi aprovada pelo Congresso Nacional em 2020, depois da mobilização e marcação cerrada com os deputados e senadores por parte das entidades da Coalizão Empresarial Portuária e de outras associações ferroviárias. O problema é que vai valer só até o final deste ano; daí a urgência na renovação do regime. Íntegra para os associados.

Portal BE News: Região Norte é a que mais se destaca em movimentação de cargas em 2022

Os dados da Antaq mostram que as instalações portuárias da região Norte movimentaram 138,4 milhões de toneladas no ano passado, um crescimento de 12% em comparação a 2021 e que se sobressaiu em relação às outras localidades do país. Entre os TUPs, o terminal Hidrovias do Brasil Vila do Conde se destacou ao movimentar mais de 13 milhões de toneladas de cereais, sementes e adubos, um aumento de 44,93%. Nos portos públicos, o destaque ficou para Vila do Conde (PA), que movimentou 17,9 milhões de toneladas, acréscimo de 8,88% em relação ao ano anterior, impulsionado pelo granel sólido, com 14 milhões de toneladas movimentadas, crescimento de 7,21% em comparação a 2021. Íntegra para os associados.

BE News (agora!):  Ministério decide retirar Biral da presidência do Porto de Santos

O Ministério de Portos e Aeroportos decidiu retirar Fernando Biral da presidência da SPA. A medida foi aprovada pelo Consad, em reunião hoje de manhã. A saída ocorrerá no dia 23/02. Ele será substituído interinamente pelo atual diretor de Administração e Finanças, Marcus Mingoni. É a quarta destituição de presidente em autoridades portuárias controladas pelo governo Federal: Mayhara Chaves deixou o comando  da Companhia Docas do Ceará,  Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira foi exonerado da presidência da PortosRio e Carlos Autran Amaral foi destituído da direção da Codeba. Íntegra para os associados.

Portos e Navios: Apontada como benéfica e até como ameaça à competitividade, verticalização divide agentes

O diretor da ABTRA, Angelino Caputo, explica que a verticalização é uma excelente solução logística para o consumidor final, mas que o problema começa quando o armador escolhe somente o seu próprio terminal, monopolizando o mercado. “Os armadores de Santos, por exemplo, que têm terminais, acabam escolhendo o seu [terminal], independente da condição comercial que o outro faça. Essa prática é um abuso da cadeia verticalizada. Os outros ficam à mercê enquanto um pratica o monopólio do mercado”. Segundo Caputo, a escolha do terminal deveria ser baseada em uma decisão técnica de acordo com o que é mais barato, seguro, tecnológico e eficiente. “A verticalização é boa, a prática anticoncorrencial não! Ela quebra os concorrentes. A partir do momento que o outro não tem carga nenhuma ele quebra com o tempo, o verticalizado fica sozinho e coloca o preço que quiser”. Íntegra para os associados.

 

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