Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

17/02/2025

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Folha On-line, CNN Brasil, Portal Exame, A Tribuna de Santos e Agência Porto (MPor): Novonor estuda leilão do túnel Santos-Guarujá, que também atrai chineses e europeus

O leilão do túnel Santos-Guarujá atrai nomes conhecidos do mercado nacional de infraestrutura, como Novonor (antiga Odebrecht), em consórcio ao lado da EGTC Infra, do grupo Queiroz Galvão. Gigantes estrangeiros do setor também estão interessados no projeto, dentre eles, o consórcio encabeçado pela CCCC. A estatal chinesa participaria junto com a Mota Engil, de Portugal, e com a brasileira Concremat. Outra interessada é a italiana Webuild, formada após fusão da Salini e Impregilo. Também estariam estudando a obra a espanhola Acciona e a EcoRodovias. O ministro Silvio Costa Filho confirmou que o edital para a obra do túnel será lançado no dia 27 de fevereiro e o leilão está previsto para 1º de agosto. O projeto terá participação dos governos federal e paulista, e inclui a concessão do Canal do Porto de Santos. Íntegra para associados: Folha On-line, CNN Brasil, Portal Exame, A Tribuna de Santos e Agência Porto (MPor).

Folha On-line: Ministério dos Transportes faz força-tarefa para evitar atraso de leilões em 2025

O MT decidiu deslocar parte de seus servidores para ajudar a ANTT na análise de audiências públicas dos projetos de concessão da pasta. Ao todo, 16 servidores do ministério participam da força-tarefa. Eles atuarão com os técnicos da ANTT, além de 50 novos servidores especialistas em regulação de serviços e transportes terrestres que tomaram posse na agência em dezembro do ano passado. “É uma força-tarefa para não perdermos os prazos. Se a audiência atrasa, isso compromete o trabalho com o TCU, o cronograma dos editais e de leilões. Já temos hoje seis projetos em mesas do TCU, para avaliação. Enviaremos mais dois até o mês que vem. Não podemos correr riscos com o prazo”, disse o ministro-interino dos Transportes, George Santoro. Uma portaria publicada na sexta-feira (14) autoriza o remanejamento de equipe. Somente no setor rodoviário, a pasta quer realizar 15 leilões neste ano, com investimento total de R$ 161 bilhões. Íntegra para associados.

Folha On-line: Governo prepara regulamentação para contornar ‘apagão de seguros’ e garantir entrega de obras

O governo federal trabalha para regulamentar novas regras para a contratação do chamado seguro-garantia, dispositivo que obriga as vencedoras de licitações de obras públicas com valor acima de R$ 200 milhões a contratar apólices de seguro que garantam até 30% do valor total da obra. O seguro também deve conter uma “cláusula de retomada”, que determina que a seguradora contratada assuma a conclusão do projeto caso a empreiteira deixe de entregar a obra por alguma razão. Essa regra chegou a ser incluída na nova Lei de Licitações (14.133/2021), mas até hoje aguarda um ato normativo para passar a valer em contratações federais. Hoje as apólices de seguro contratadas pelas empresas chegam a, no máximo, 5% do valor da obra, sem oferecer garantia de sua conclusão. Íntegra para associados.

O Globo: Em evento com Lula, Petrobras anuncia licitação para construir oito navios para transporte de gás

A Transpetro lança hoje uma licitação internacional para a aquisição de oito navios gaseiros com capacidades de 7 mil, 10 mil e 14 mil m3, como parte de seu programa de renovação e ampliação da frota, que teve início em julho do ano passado. A licitação vai triplicar a capacidade da empresa para transportar GLP, derivados e, pela primeira vez, amônia. A ampliação da frota, de seis para 14 navios, leva em conta o aumento de produção de gás natural no país e visa atender a demanda da Petrobras na costa brasileira e na navegação fluvial, como já ocorre na Região Norte e na Lagoa dos Patos, no RS. Íntegra para associados.

Folha On-line (Bloomberg): Milei moderniza hidrovia frente à concorrência do Brasil no agro

O presidente da Argentina, Javier Milei, avança na primeira grande modernização da hidrovia do Rio Paraná em quase duas décadas. No final do ano passado, o governo de Milei publicou os termos de um novo acordo de dragagem para aprofundar a hidrovia de 36 pés para 39 pés (11,9 metros) em cinco anos, com a possibilidade de cavar ainda mais fundo. O rio Paraná é a porta de entrada da Argentina para os mercados globais. Cerca de 80% de todas as safras do país são carregadas em suas margens. Contudo, o canal de transporte não foi aprofundado desde 2006. As águas rasas significam que os navios que saem do rio Paraná têm de ancorar novamente em portos do Atlântico para abastecer suas cargas, seja em Bahía Blanca, na Argentina, ou em Santos ou Paranaguá, no Brasil. Os desvios custam centenas de milhões de dólares todos os anos. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Santa Portal e A Tribuna de Santos: Audiência Pública debate condomínios logísticos retroportuários na região

A APS e a Frente Parlamentar Mista dos Portos Nacionais, presidida pela deputada Rosana Valle, vão realizar uma audiência pública para debater a ampliação das áreas destinadas a pátios reguladores de caminhões e os futuros condomínios logísticos do Porto de Santos. O evento acontecerá no dia 26 de fevereiro, às 17h, no auditório da APS, em Santos. A previsão é que sejam instalados quatro condomínios logísticos retroportuários em Guarujá, São Vicente, Santos e Cubatão, com capacidade para abrigar mais de 2,8 mil veículos, disciplinar o tráfego e evitar transtornos para os municípios. Na quarta-feira (12), o prefeito de Cubatão, César Nascimento, ofereceu à União uma área de 1 milhão de m2, como alternativa à Ilha do Tatu. Ele afirma que a intensa movimentação de caminhões na Ilha do Tatu afetará a rotina de 40 mil pessoas que residem no entorno. Íntegra para associados: Santa Portal e A Tribuna de Santos.

A Tribuna de Santos (artigo do deputado Paulo Alexandre Barbosa): Governança ambiental deve balizar decisão da APS

O projeto da APS de instalação de um pátio regulatório de caminhões na Ilha do Tatu poderá gerar uma devastação ambiental, o que tem causado preocupação da municipalidade e resistência por parte de ambientalistas e da população. A mobilidade metropolitana também será afetada diante da previsão de circulação de cerca de 500 caminhões no pátio, com interferência na vida de mais de 60 mil pessoas. O fato é que existem alternativas locacionais para o empreendimento. O município está oferecendo uma área conhecida como Sítio dos Areais, no Polo Industrial da Cidade e às margens da Rodovia Cônego Domênico Rangoni. O vice-presidente Geraldo Alckmin prometeu analisar a questão junto ao ministro Silvio Costa Filho. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos e Portos e Navios: Porto de Santos volta a ter norma sobre águas de lastro após decisão da Justiça; saiba o que muda

A norma da APS que exige dos navios a apresentação de atestado de conformidade com as regras internacionais de destinação das águas de lastro voltou a vigorar na quinta-feira (13). A decisão do TCU entendeu que a Antaq extrapolou sua competência ao declarar a norma nula, em setembro do ano passado. “A chamada bioinvasão ameaça a vida marinha e já vem causando sérios danos ambientais e sociais”, diz a gestora do Porto. A APS mantém aberto o credenciamento de empresas para emitirem o atestado de conformidade dos navios. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos e Portos e Navios. 

A Tribuna de Santos: “Simplificar os processos foi um desafio para sermos mais eficientes”, diz Eduardo Nery

Amanhã o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, encerrará os quase cinco anos de gestão à frente do órgão regulador. Como legado, ele deixa a aproximação entre o Governo Federal e o setor privado, e a simplificação de processos que implicam, por exemplo, autorizações e outorgas de áreas. Nery esteve na Associação Comercial de Santos (ACS) na última semana, onde foi homenageado e ministrou uma palestra fazendo um balanço das realizações da agência durante sua administração. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (artigo do presidente da APS, Anderson Pomini): Porto de Santos, 133 anos de história

Em 18 meses à frente da APS, compreendemos a dimensão histórica das tomadas de decisão que envolvem o mais importante porto organizado do Hemisfério Sul, e que afetam o Brasil e o mundo. Atuamos agora na melhora dos acessos rodoviários nas margens direita e esquerda, na expansão da malha ferroviária interna, na dragagem em busca do calado de 17 metros, na melhoria da relação porto-cidades e na viabilização do túnel Santos-Guarujá, idealizado há um século. A obra do túnel, a ser licitada em breve, teve o condão de unir, num mesmo projeto, os governos Federal e do Estado. A união que todos pregavam, mas com ceticismo, está agora se tornando realidade. Apresentamos um inédito plano de expansão da poligonal do porto organizado, num total de 12,6 milhões de m², permitindo a ampliação, nos próximos anos, de 162,4%. Agradecemos a confiança do ministro Silvio Costa Filho, nos dando agora a missão de ajudar e gerir o Porto de Itajaí. Íntegra para associados.

A Tarde (BA): Codeba inicia obra de dragagem no Porto de Ilhéus

A Codeba iniciou na sexta-feira (14) a dragagem de manutenção do Porto de Ilhéus. A obra, que recebeu um investimento de R$ 20 milhões, pretende ampliar a capacidade de atendimento a navios maiores – passando de 30 para 45 mil toneladas –, reduzir custos operacionais e garantir a segurança das embarcações que utilizam a infraestrutura de acostagem. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

BE News (p. 7) e Agência iNFRA: VLI implementa sistema para acelerar desembarques de navios em São Luís

A VLI planeja aumentar as operações no Porto de Itaqui para absorver o aumento da produção agrícola na área do Matopiba. Para agilizar os desembarques no Terminal Portuário São Luís (TPSL), localizado nesse porto, a empresa implantou o sistema de Air Draft, que permite o recebimento de navios com menos água nos tanques de lastro, reduzindo o tempo de deslastro e aumentando o calado aéreo. Como os navios possuem menor capacidade de deslastro que a de carregamento do porto, essa otimização melhora a eficiência operacional. Com a estrutura de um berço, dois armazéns, quatro silos e uma moega ferroviária para grãos, além de pátios para produtos siderúrgicos e plataformas de descarga para ferro gusa e manganês, a empresa tem capacidade de armazenagem de 220 mil toneladas de grãos (soja e milho) e 200 mil toneladas de produtos siderúrgicos (ferro gusa e manganês). Íntegra para associados: BE News (p. 7) e Agência iNFRA.

Agência Porto: PortosRio mantém Certificação Ouro de Transparência e eleva índice de aderência em 2024

A PortosRio manteve no ano passado o Certificado Ouro de Transparência conquistado em 2023 e elevou o índice de aderência do seu portal institucional (https://www.portosrio.gov.br/) no Radar da Transparência Pública de 87,82% para 90,57%. A verificação contempla os sites institucionais de mais de sete mil órgãos públicos nas três esferas de governo. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Exportações de carne bovina crescem 5% em volume e 11% em receita

Segundo a Abrafrigo, as exportações brasileiras de carne bovina cresceram 5% em janeiro de 2025, atingindo 246.762 toneladas, enquanto a receita subiu 11%, alcançando US$ 1,035 bilhão. A China, principal destino do produto, reduziu suas aquisições de 97.056 toneladas em janeiro de 2024 para 91.185 toneladas em 2025, mas a receita aumentou de US$ 427,4 milhões para US$ 448,9 milhões. Com isso, a participação chinesa nas exportações caiu de 41,3% para 37% no volume e de 46% para 43,4% na receita. O preço médio da carne bovina brasileira também registrou alta, passando de US$ 3.955 para US$ 4.196 por tonelada. Os Estados Unidos consolidaram a segunda posição entre os maiores importadores, com um crescimento de 23,9% no volume adquirido, totalizando 58.997 toneladas, embora a receita tenha tido leve queda de 0,6%, chegando a US$ 146,4 milhões. Íntegra para associados.

Portal ANTAQ: Hidrovia do Rio Paraguai: Período da audiência pública é prorrogado até o dia 10 de março

A Antaq prorrogou em mais 15 dias o prazo da Audiência Pública 18/2024, que trata da modelagem para a concessão da Hidrovia do Paraguai. O prazo se encerrava em 23 de fevereiro. A licitação garante, além de ganho em eficiência logística, a diminuição das emissões de gases de efeito estufa. As contribuições poderão ser encaminhadas até 10 de março de 2025. A Hidrovia do Rio Paraguai compreende o trecho entre Corumbá (MS) e a Foz do Rio Apa, no município de Porto Murtinho (MS), e o leito do Canal do Tamengo, no trecho compreendido no município de Corumbá. A extensão total do projeto é de 600 km. Íntegra para associados.

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