Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão: Bolsonaro reúne ministros-candidatos para avisar que governo terá ‘tampões’ até eleição
Dos 23 ministros, até dez devem deixar a Esplanada até o fim deste mês para disputar as eleições de outubro. O “plano A” do presidente Bolsonaro é entregar os ministérios a secretários-executivos das pastas. A ministra Flávia Arruda disse que todos os pré-candidatos devem sair juntos, provavelmente no dia 30 de março. Dois nomes já são dados como certos na nova equipe: o do chefe de gabinete de Bolsonaro, Célio Faria Junior – que deve assumir a no lugar de Flávia, candidata ao Senado pelo Distrito Federal –, e o do secretário-executivo Marcelo Sampaio para substituir Tarcísio de Freitas, que vai se filiar ao PL para disputar o governo de São Paulo. Sampaio, além de contar com a bênção de Tarcísio, é genro do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Eduardo Ramos. Para assumir a pasta da agricultura, o secretário-executivo Marcos Montes, ex-deputado federal e filiado ao PSD de Gilberto Kassab, conta com o aval de Tereza Cristina. Íntegra para associados.
Valor Econômico (artigo do CEO da BRZ Investimentos, Ricardo Propheta): Razões para investir em infraestrutura em 2022
Quando falamos em ativos de infraestrutura mundo afora, sobretudo nos Estados Unidos e Europa, pensamos em retornos muito baixos e fluxos estáveis ao longo do tempo. No Brasil, para ativos com as mesmas características de longo prazo, é possível obter uma rentabilidade muito maior, graças às deficiências profundas que enfrentamos. Em 2022, o setor de infraestrutura não vai parar. A previsão é que este ano sejam licitados 58 projetos, que devem movimentar R$ 219,7 bilhões em investimentos. O setor portuário traz boas perspectivas de investimentos a partir da aprovação da Lei da BR do Mar e a privatização de autoridades portuárias. Anos eleitorais são mais turbulentos; por outro lado, o momento pré-eleitoral seria oportuno para que haja mais debate sobre os projetos. Íntegra para associados.
O Globo On-line e Valor On-line: Brasil e EUA divergem sobre medidas para aumentar oferta de fertilizantes no mundo, afetada pela guerra na Ucrânia
Ontem, em uma mesa redonda virtual, a ministra Tereza Cristina defendeu que adubos e fertilizantes sejam excluídos da lista de sanções contra países produtores como a Rússia e a Bielorrússia. Destacou que, com a retomada da atividade econômica pós-pandemia, aumentou a demanda por produtos agropecuários em meio a uma onda inflacionária mundial. Já o secretário de Agricultura dos EUA, Tom Vilsack, defendeu que as nações do hemisfério trabalhem para garantir um sistema sustentável de alimentos. Lembrou que o governo americano vai destinar US$ 250 milhões para financiar o aumento de fertilizantes nos EUA, que servirá aos produtores locais e também aos países aliados. Em dezembro, as entregas de fertilizantes no Brasil cresceram 20,4% em relação ao mesmo mês de 2020, e a produção nacional aumentou 20,5%. Em todo o ano passado, as importações cresceram 19,3%, para 39,2 milhões de toneladas, e a produção do país teve alta de 7,3%, para 6,9 milhões de toneladas. Íntegra para associados: O Globo e Valor.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (p. A-9), Santa Portal e Valor Econômico: Privatização: mais tempo para debate
O prazo para contribuições ao processo de desestatização da SPA foi prorrogado por uma semana, até 23 de março. A previsão era de que a consulta pública fosse encerrada ontem. A decisão da Antaq, publicada ontem no DOU, atende parcialmente ao pedido das entidades do setor, de que fosse prorrogada por 30 dias. O diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, declarou que a decisão da agência é bem-vinda, mas o ideal seria que o prazo da consulta pública fosse um pouco maior para que o setor privado pudesse refinar mais as sugestões ao processo. Garantiu que ainda assim vai se esforçar para detalhar todas as contribuições dentro no novo prazo. O objetivo é alcançar um modelo que garanta uma administração portuária a mais eficiente. Lembrou ainda que alguns pontos da discussão sobre desestatização da Codesa que vem sendo feita desde 2021 ajudam no processo em Santos. “Alguns conceitos são iguais, mas o Porto de Santos tem particularidades. É o maior, então todo cuidado é pouco”. A diretora Flávia Takafashi ressaltou a importância dos estudos e contribuições para adequar o modelo ao porto e atender às preocupações da comunidade. O leilão vem sendo alvo de questionamentos por operadores portuários devido à possibilidade de participação da Maersk e da MSC no certame. Íntegra para associados: A Tribuna, Santa Portal e Valor.
Bahia Econômica: Investimento de R$ 689,8 mi no porto de Aratu é atrativo para novos negócios
Em visita ontem à Bahia, o presidente Bolsonaro acompanhou a assinatura do contrato de financiamento com a empresa CS Infra para obras no Porto de Aratu. O projeto prevê investimento de R$ 689,8 milhões na construção de duas áreas para movimentação e armazenagem de cargas e vai aumentar a capacidade de movimentação do porto de 2,5 milhões/ano para 13,5 milhões de toneladas/ano. Íntegra para associados.
G1 Santos e Diário do Litoral: Receita Federal localiza 617 kg de cocaína no Porto de Santos
Uma operação conjunta da Receita Federal e da Polícia Federal, ontem, apreendeu 617 kg de cocaína que seriam embarcados no Porto de Santos. A droga estava escondida em um carregamento de levedura com destino à Bélgica. A carga foi selecionada através da Gestão de Riscos da RF, com análise das operações de exportação e utilização de imagens de escâneres. Íntegra para associados: G1 e Diário do Litoral.
Folha de Pernambuco (p. 10): Porto do Recife busca novos investidores
Com previsão de aumentar a sua movimentação de cargas em 30% após a conclusão das obras de dragagem, hoje o Porto do Recife registra um movimento de 1,5 milhão de toneladas por ano e planeja ampliar a movimentação do malte de cevada, com o objetivo de abastecer todo o Norte e o Nordeste. A estrutura permite receber até nove navios, simultaneamente, em seus berços de atracação e conta com 238,8 mil m2 de área de armazenagem, sendo um pátio de concreto para cargas diversas e apto para receber 50 mil toneladas e armazéns cobertos para capacidade para 86 mil toneladas. Íntegra para associados.
Jornal Folha do Litoral: “FLORIDA HIGHWAY”: Porto de Itajaí recebe após dois anos navio Roll On Rol. Off
Navio com destino para Argentina atracou ontem no Porto de Itajaí com 463 veículos importados da montadora BMW. As unidades importadas foram trazidas do Porto de Paranaguá. A embarcação registrou um volume de 1004 toneladas. Seu destino será o Porto de Zarate, na Argentina, onde concluirá suas escalas. Após o desembarque, os veículos serão deslocados para os pátios da ValePort, e do Recinto Alfandegado Contíguo (RAC), onde serão vistoriados. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Entidades empresariais do Pará peticionam junto ao STF participação nas decisões sobre a retomada da Ferrogrão
Para pleitear a retomada das obras de construção da Ferrogrão, que interligará Sinop (MT) a Miritituba, em Itaituba (PA), e reforçar a importância do projeto para o desenvolvimento econômico e social da região, entidades representativas do setor produtivo do Pará entraram na segunda-feira (14) com uma petição junto ao STF, na condição de Amicus Curiae. O objetivo é garantir que órgãos, entidades e especialistas possam participar das discussões, argumentar e contribuir com a solução jurídica a ser definida pela Corte. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Abertura da 26ª edição da Intermodal South America discute importância de País investir na multimodalidade de transportes
Na cerimônia de abertura da 26ª Intermodal South América, na terça-feira (15), em São Paulo, os participantes destacaram a importância do investimento na infraestrutura ferroviária do país como novo vetor de transporte de cargas. Segundo eles, hoje no Brasil mais de 65% da carga transporta é rodoviária. Essa dependência do modal deixa o país refém do petróleo e uma crise pode inviabilizar a economia. [Hoje, último dia do evento, o diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, e o diretor-presidente da ABTP, Jesualdo Silva, falarão sobre a “Desestatização do Porto de Santos”, em painel às 14h50. Para acompanhar, acesse: https://www.intermodal.com.br/pt/congresso-cnl-conferencia-nacional-de-logistica-intermodal-2022.html.] Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022