Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Folha On-line (Painel S.A): Mato Grosso contrata R$ 4,65 bi em investimento em leilão de rodovias, mas 2 lotes não têm ofertas
Sem conseguir despertar interesse em dois dos seis lotes previstos, o governo de Mato Grosso contratou R$ 4,65 bilhões em investimentos em trechos de rodovias estaduais leiloados na sexta-feira (14), na B3, em São Paulo. Foram arrematados 1.307 km em estradas do estado. Estavam disponíveis no leilão, no total, 2.104 km. A cessão será por 30 anos. Os investimentos poderiam chegar a R$ 7,61 bilhões. Não houve ofertas para os lotes 3 (161 km em Cuiabá, Acorizal, Jangada e Rosário Oeste) e 6 (634 km entre Campo Grande e Sinop). Eram R$ 2,96 bilhões de investimentos planejados no total para os dois trechos. Íntegra para associados.
Valor On-line: ANÁLISE: Governos compartilham mais riscos em concessões rodoviárias para atrair interessados
Para atrair o interesse do setor privado, as concessões rodoviárias têm cada vez mais incluído mecanismos de compartilhamento de riscos com as empresas. Cláusulas que há alguns anos eram inovadoras — como a mitigação de riscos de demanda, de variação cambial e de aumento de preços de insumos — hoje se tornaram comuns, mesmo em projetos estaduais. O leilão de rodovias do Mato Grosso, realizado na sexta-feira (14) pelo Estado, é um exemplo. Nos contratos licitados pelo governo, haverá inclusive a previsão de o novo concessionário pedir a revisão do plano de investimentos, em um prazo de até quatro meses após a assinatura — medida que chegou a ser vista como uma flexibilidade excessiva por alguns atores do setor, mas que garantiu mais segurança aos investidores. Íntegra para associados.
O Globo On-line: Efeitos do custo no Brasil: Problemas na logística vão afetar alívio na inflação com supersafra
Aguardada pelo governo como uma das formas de aliviar o preço dos alimentos, a supersafra de grãos, estimada em 325,7 milhões de toneladas, esbarra no gargalo logístico. Produtores disputam caminhões para escoar rapidamente os produtos e, como consequência, há uma disparada no preço do frete. Esse cenário ocorre em todo o país, segundo o monitoramento da Esalq/USP. O valor médio nacional do transporte de grãos aumentou 34,6% entre janeiro e fevereiro. Em relação ao mesmo período do ano passado, a alta foi de 19,3%. O índice considera grandes corredores de exportação de diversos estados produtores. O aumento no custo do transporte tende a se disseminar em todos os setores da economia e afetar o preço dos alimentos. Íntegra para associados.
Portal Veja (Blog Radar Econômico): Governo federal libera desapropriações para construção de ferrovia em MG
A Superintendência de Transporte Ferroviário do MT caracterizou como bens de utilidade pública os imóveis localizados onde a Cedro Participações planeja construir uma ferrovia em Minas Gerais. Com isso, fica autorizada a desapropriação dos imóveis por parte da Cedro para que a obra de infraestrutura possa ser executada. O ramal ferroviário terá mais de 32 km entre os municípios de Mateus Leme (MG) e São Joaquim de Bicas (MG), e será conectado à Malha Regional Sudeste, garantindo acesso ferroviário ao Porto de Itaguaí, também concedido à Cedro. O novo empreendimento deve custar cerca de 1,5 bilhão de reais e visa o fluxo de 25 milhões de toneladas de minério de ferro para exportação anualmente. A ferrovia deve retirar 5 mil carretas por dia das estradas da região, reduzindo emissões de CO2 em cerca de 40 mil toneladas anuais. Íntegra para associados.
Valor On-line e Guia Marítimo: Cade aprova transferência de controle da Santos Brasil para Grupo CMA CGM
O Cade aprovou a aquisição de participação societária na Santos Brasil pelo Grupo CMA CGM, que se tornará controlador da companhia portuária brasileira. A informação foi divulgada pela Santos Brasil, em comunicado, na sexta-feira (14). O aval do órgão representa um avanço fundamental para a conclusão da operação, anunciada em setembro de 2024. Com essa aprovação, as partes agora aguardam o prazo legal de 15 dias, conforme a legislação aplicável, antes de avançar para a finalização do negócio. A conclusão segue sujeita aos termos dos acordos firmados e ao cumprimento de todas as condições precedentes. Íntegra para associados: Valor On-line e Guia Marítimo.
CNN Brasil: EUA: Trump pede “opções militares” para garantir acesso ao Canal do Panamá
A administração do presidente Donald Trump solicitou formalmente às autoridades do Pentágono “opções militares confiáveis” para garantir o acesso irrestrito dos EUA ao Canal do Panamá, de acordo com um novo memorando enviado a líderes seniores e revisado pela CNN. Desde o início de seu segundo mandato, Trump tem repetido que os EUA precisam recuperar o canal, mas esta foi a primeira vez que seu governo solicitou formalmente possíveis opções militares para fazê-lo. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Jornal da Orla (p. 10) e BE News (p. 4): Plataforma de integração de dados será um dos principais temas do Brasil Tech
O Grupo Brasil Export e a ABTRA realizam hoje, em Santos, a terceira edição do Brasil Tech. Um dos principais focos do evento, que visa propor e debater soluções tecnológicas para os setores logístico e portuário, é o PCS. A plataforma eletrônica, amplamente utilizada em portos como os de Singapura e Espanha, integra dados de diferentes atores da comunidade portuária, otimizando processos e aumentando a eficiência logística. Apesar de anos de debate, nenhum porto brasileiro ainda adotou o sistema, e muitas dúvidas persistem sobre seu funcionamento. O Brasil Tech terá uma programação robusta, com palestras sobre os aspectos gerais do PCS, painéis de debate com especialistas e um benchmarking com empresas globais que já utilizam o sistema. “Teremos uma palestra sobre os aspectos gerais do PCS, seguida por um painel com especialistas no tema, incluindo o professor responsável pelos estudos do PCS na USP. Um segundo painel fará um benchmarking com empresas de atuação global que utilizam o sistema”, detalha Angelino Caputo, presidente-executivo da ABTRA e presidente do Conselho Tech do Brasil Export. Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/tech-export-2025/2860560?token=f67c78704bdb4f8f6869b85ba0cb3655. Íntegra para associados: Jornal da Orla (p. 10) e BE News (p. 4).
Jornal da Orla (p. 10) e BE News (p. 10): Grupo Brasil Export realiza o Santos Export nesta terça e quarta-feira
O Grupo Brasil Export promove na terça (18) e quarta-feira (19) a edição 2025 do Santos Export, maior encontro do setor de transportes e infraestrutura voltado ao Porto de Santos. O evento será realizado no Santos Convention Center e abordará temas relacionados ao desenvolvimento e à modernização do maior complexo do país, incluindo tecnologia, inovação, sustentabilidade e arrendamentos portuários. O primeiro dia de evento contará com a palestra do secretário nacional de Portos, Alex Ávila, que abordará o arrendamento do terminal Tecon Santos 10. O segundo e último dia do Santos Export, será voltada para painéis técnicos com foco em temas ligados principalmente ao Porto de Santos. A edição 2025 do Santos Export será transmitida na íntegra pelo canal da TV BE News no YouTube. Íntegra para associados: Jornal da Orla (p. 10) e BE News (p. 10).
A Tribuna de Santos: Prefeito de Cubatão discute pátio de caminhões com gestor do Porto de Santos
O presidente da APS, Anderson Pomini, se reuniu com o prefeito de Cubatão, César Nascimento, no Paço Municipal, para debater a instalação de um pátio de caminhões da Ilha do Tatu, ao lado do Viaduto Mário Covas e da interligação Anchieta-Imigrantes. A reunião, que ocorreu na última quinta-feira, havia sido pedida há mais de um mês pelo chefe do Executivo cubatense, que é contra o projeto. A APS assinou contrato com a empresa Côndilo, por 35 anos, para exploração da área de 412,5 mil m² na Ilha do Tatu. A área verde, com capacidade para 1.020 caminhões, pertence à União e faz parte do Porto de Santos. O projeto aguarda manifestação da Cetesb para caminhar. Íntegra para associados.
Santa Portal e A Tribuna de Santos: Agendamento de caminhões no Porto entra em contingência devido a desabamento de passarela
O agendamento para a entrada de caminhões no Porto de Santos precisou entrar em contingência na manhã de sexta-feira (14) devido ao desabamento de uma passarela no km 52 da Rodovia Anchieta, em Cubatão, na noite de quinta passada (13). O tráfego ficou retido na via por mais de 15h. De acordo com a APS, contingenciamento permanecerá até a normalização do fluxo de veículos que já chegam ao complexo após a liberação de algumas faixas da Rodovia Anchieta pela Ecovias, sem impactos nos Gates do complexo portuário. A APS informou ainda que não houve impactos nos Gates. Os terminais receberam os caminhões fora do agendamento e o Porto de Santos não parou suas operações. Íntegra para associados: Santa Portal e A Tribuna de Santos.
A Tribuna de Santos: Entorno de viaduto na Rodovia Anchieta terá obras para melhorar acesso ao Porto de Santos
A remodelação do entorno do Viaduto Paulo Bonavides, único acesso da Via Anchieta para a Alemoa Industrial, em Santos, começa ainda neste mês. O intuito é facilitar o fluxo de caminhões que se destinam às indústrias e terminais portuários situados ao longo da Margem Direita do Porto de Santos. Em razão dos frequentes gargalos logísticos, a Associação das Empresas do Distrito Industrial e Portuário da Alemoa (AMA) cobra mais rapidez nos trabalhos. As obras começarão ainda neste mês e serão executadas pela empresa TMK Engenharia. O prazo de execução é de 12 meses. Íntegra para associados.
Correio do Povo: Portos gaúchos registram aumento de mais de 19% nas movimentações em 2024
O complexo portuário do Rio Grande do Sul encerrou o primeiro bimestre de 2025 com uma movimentação de cerca de 6,8 milhões de toneladas, um aumento de mais de 19%, em relação ao mesmo período do ano passado. O Porto do Rio Grande e seu distrito industrial registraram mais de 6,7 milhões de toneladas, a melhor movimentação dos últimos 10 anos nos primeiros 60 dias do novo ano. Os granéis sólidos respondem por grande parte desse quantitativo, alcançando 57,1%. As cargas gerais são a segunda categoria mais movimentada e representam 35,1%. Já os granéis líquidos somam 7,1%. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Associações veem pontos a serem revisitados na reforma da Lei dos Portos
O PL 733/2025, que faz modificações na Lei dos Portos (12.815/2013), ainda produzirá discussões em sua tramitação na Câmara dos Deputados. Representantes de terminais identificaram avanços em relação à segurança jurídica dos contratos de exploração e modelo de contratação dos trabalhadores portuários. Entre os autorizatários, porém, há o entendimento que temas como licenciamento ainda podem ser revisitados. Os terminais retroportuários alfandegados temem a ingerência da Antaq além da zona primária. A interpretação da ABTRA é que os terminais retroportuários alfandegados de zona secundária prestam serviços diretamente aos importadores. O presidente-executivo da ABTRA, Angelino Caputo disse que, conceitualmente, as cargas já passaram pelo porto e não há razão para a agência reguladora continuar seguindo a carga pelo interior do país. Já alguns representantes de usuários pretendem ampliar o debate acerca das garantias de modicidade de preços e da qualidade do serviço prestado. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: Decreto do BR do Mar será publicado neste mês, acompanhado por duas portarias, diz secretário
A publicação do decreto que regulamenta o BR do Mar, prevista para o final deste mês, será acompanhada por, pelo menos, duas portarias. A informação foi revelada pelo secretário nacional de Hidrovias do MPor, Dino Antunes. A primeira portaria trata das cláusulas essenciais de um contrato de longo prazo para afretamento de navios. Antunes destacou que o BR do Mar já previa essa regulamentação, e definiu o conteúdo da portaria como “mais específico”. A segunda portaria abordará as embarcações sustentáveis, mas só será divulgada após a conclusão da primeira. Dino Antunes explicou que essa demanda surgiu durante a elaboração do decreto, a partir de um pedido do ministro Silvio Costa Filho. Embora o decreto já contemple medidas para as embarcações sustentáveis, a definição dos modelos será feita por meio da portaria. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: Operadores reclamam de atrasos em investimentos no Porto de Santos e pedem redução de tarifa
Os operadores portuários de Santos recorreram à ANTAQ com pedido de medida cautelar visando a suspensão imediata da cobrança da tarifa da tabela 3 pela APS, que remunera o uso da infraestrutura operacional ou terrestre. No processo aberto pelo Sopesp, a entidade afirma haver “evidente inexecução dos investimentos” e alega o não cumprimento dentro do prazo dos investimentos previstos em deliberação de 2021 da agência sobre a padronização tarifária. Em decisão na reunião de diretoria da última quinta-feira (13), a agência negou a redução de forma cautelar, mas deu 30 dias de prazo para que a APS apresente um plano. A APS disse que a reclamação se baseia num plano da gestão anterior e que vai fazer mais investimentos que o previsto. Íntegra para associados.
BE News (p. 7): Governo abre consulta pública para revisão da poligonal do Porto de Rio Grande
O MPor deu início ao processo de consulta pública referente à revisão da poligonal do Porto Organizado de Rio Grande. A portaria foi publicada no DOU no dia 5 de março, assinada pelo secretário da SNP, Alex Ávila. O prazo para envio de contribuições será de 30 dias, contados a partir da data de publicação no DOU, com possibilidade de prorrogação a critério da Secretaria. Os documentos que compõem a proposta estão disponíveis na plataforma Participa + Brasil, onde também será possível registrar sugestões e comentários. Íntegra para associados.
Guia Marítimo e A Tribuna de Santos: DP World Brasil e Maersk firmam acordo para operação de serviços marítimos no Terminal de Santos
A DP World firmou um acordo estratégico com a Maersk para operar um volume substancial de serviços em seu terminal localizado em Santos. Com isso, a DP World expandirá sua capacidade e volumes, enquanto a Maersk assegura capacidade de atendimento no longo prazo, com nível de serviço mínimo acordado. O acordo estabelece a implementação de seis serviços e oito escalas semanais ao longo do ano de 2025, com previsão para crescer para sete serviços e dez escalas semanais a partir do segundo ano, após a primeira fase de expansão de capacidade a ser realizada pela DP World, quando o terminal atingirá o volume de 1,7 milhão de TEUs. Íntegra para associados: Guia Marítimo e A Tribuna de Santos.
Modais em Foco e Portos e Navios: Cade aprova venda de controle da Wilson Sons para a SAS, da MSC
O Cade aprovou na sexta-feira passada, sem restrições, o acordo de venda do controle da Wilson Sons para a Shipping Agencies Services (SAS), subsidiária da MSC, conforme despacho. A Wilson Sons informou em fato relevante sobre a aprovação, notando que a decisão do órgão se torna definitiva após 15 dias contados a partir da publicação da decisão no DOU. Íntegra para associados: Modais em Foco e Portos e Navios.
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