Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Folha (Painel S.A): Governo libera desembaraço antecipado de importação
Todos os importadores já podem fazer o registro antecipado da declaração de importação no Portal Único de Comércio Exterior. Até o ano passado, o sistema só permitia a antecipação de trâmites de uma importação a grandes importadores certificados no Programa OEA. O “upgrade” reduz o desembaraço em 45% e impede gastos anuais de R$ 40 bilhões. No ano passado, as importações brasileiras somaram US$ 262,5 bilhões. Com as mudanças, estima-se uma economia anual de mais de R$ 40 bilhões para os importadores. Com novos recursos, o desembaraço se inicia logo que a carga sai do país de origem transportada por navio ou por avião para o Brasil. Com isso, o importador não precisa mais esperar a carga chegar ao Brasil para iniciar o processo. O vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, destacou que “para uma carga de US$ 1 milhão, um dia parado no terminal gera um custo diário de US$ 8 mil para a operação”. Íntegra para associados.
Folha: Ceará e China têm nova rota marítima direta em meio a guerra comercial
O porto do Pecém abriu neste mês uma nova rota marítima de transporte de mercadorias entre os países asiáticos e o estado. Com a nova rota, o Serviço Santana, as embarcações cruzam o Pacífico, passam pelo Canal do Panamá e chegam ao Pecém em pouco mais de 30 dias. Antes disso, os produtos asiáticos com destino ao Ceará chegavam pelo Porto de Santos, subiam por cabotagem até Pecém. O tempo de chegada dos produtos era de 60 dias. O trajeto é operado pela MSC em parceria com a PAM Terminals e percorre, na Ásia, quatro portos chineses —Yantian, Ningbo, Shanghai, Qingdao— Busan, na Coreia do Norte, depois passa por Cristóbal, no Panamá, e chega ao Ceará. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Ultra retomará crescimento da Hidrovias do Brasil
O Grupo Ultra está retomando os planos de crescimento da Hidrovias do Brasil, empresa de transporte fluvial da qual é o principal sócio, com fatia de 40%. Isso porque enxerga potencial de geração de valor na Hidrovias por meio de ganho de eficiência nas operações existentes – Arco Norte, Arco Sul e Santos. Já o negócio de cabotagem foi vendido há um mês à Norsul por R$ 715 milhões. O grupo iniciou seu embarque na empresa de logística em agosto do ano passado, com a aquisição de 35,97% de seu capital. Com um nível elevado de endividamento, a Hidrovias atravessou um período de estagnação, sem investimentos relevantes em expansão, e colocou ativos à venda numa tentativa de reequilibrar sua situação financeira. Com o Ultra como principal acionista, a Hidrovias aprovou em outubro do ano passado um aumento de capital de até R$ 1,2 bilhão. Íntegra para associados.
Folha: MRS e governo fecham acordo para renovar concessão de ferrovia, com repasse de R$ 2,8 bilhões
A MRS Logística e o MT chegaram a um novo acordo para renovar a concessão da Malha Regional Sudeste, ferrovia de 1.643 km de extensão, que corta os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A empresa se comprometeu a pagar uma outorga de R$ 2,8 bilhões à União para administrar a ferrovia por mais 30 anos. Os termos da negociação firmada por meio da Secex Consenso, serão submetidos ao Ministério Público junto ao TCU para, depois, seguir para votação pelo plenário da corte de contas. A expectativa do governo é que esse processo seja concluído em até 60 dias. Íntegra para associados.
CNN Brasil: China e Brasil negociam a construção do Corredor Bioceânico
Uma comitiva do governo chinês foi recebida pelo governo brasileiro para conhecer projetos e obras que integram o Novo PAC. Os representantes discutiram a construção do Corredor Bioceânico e visitaram empreendimentos como a Fico, em Goiás. O Corredor Bioceânico é considerado estratégico por ambos os governos, e tem como objetivo criar uma rota alternativa de escoamento pelo Oceano Pacífico, facilitando o acesso do Brasil e de outros países da América Latina aos mercados asiáticos. A proposta prevê ainda a integração com a Ferrovia Norte-Sul, conectando áreas produtoras do Centro-Oeste à malha ferroviária existente e aos portos brasileiros. Íntegra para associados.
Portal Exame: Tarifaço pode ampliar em US$ 7 bilhões exportação de soja do Brasil à China
As exportações de soja do Brasil para a China podem alcançar 90 milhões de toneladas caso a guerra comercial entre o país asiático e os Estados Unidos se intensifique ainda mais — o Brasil embarca para a China cerca de 75 milhões de toneladas. Atualmente, Brasil e Estados Unidos são os principais fornecedores do grão para a China. Em 2024, o país asiático importou 105 milhões de toneladas de soja. Desse total, 71% vieram do Brasil e 21% dos EUA. No entanto, a China poderá buscar outros países fornecedores de soja, como a Argentina, que é o principal fornecedor mundial de farelo de soja. Íntegra para associados.
Correio Braziliense e Folha (AFP): Contração do comércio global pode chegar a 1,5% com guerra tarifária, diz OMC
A suspensão temporária nas tarifas recíprocas dos Estados Unidos deve mitigar a contração do comércio global, segundo relatório da OMC divulgado ontem. No cenário atual de “tarifas mais baixas”, o comércio global deve se contrair 0,2% em 2025, antes de se recuperar e avançar 2,5% em 2026. Contudo, se houver uma deterioração na situação tarifária, a retração pode ser maior, de 1,5% neste ano. A organização também cortou suas projeções para o avanço do PIB global em 2025, de 2,8% no relatório anterior para 2,2% em abril, e em 2026, de 2,6% para 2,4%. Íntegra para associados: Correio Braziliense e Folha (AFP).
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (impresso, p. 9): Diretoria da Antaq faz visita técnica na área do futuro Tecon Santos 10
No início desta semana a diretoria colegiada da Antaq liderou uma comitiva que cumpriu agenda técnica no Porto de Santos, em complementação à audiência pública nº 02/2025, promovida em 18 de março, que recebeu 24 contribuições para o processo licitatório para o arrendamento do Tecon Santos 10. A equipe fez uma visita técnica embarcada ao longo do porto para vistoria da infraestrutura portuária da região do Saboó, na Margem Direita, onde está prevista a implantação do terminal, e se reuniu com a APS e com as empresas portuárias que movimentam contêineres. Íntegra para associados.
Jornal da Orla (p. 9): Instituições de ensino superior são credenciadas pela Autoridade Portuária
A APS credenciou dez instituições de ensino superior para integrar o Programa de Incentivo à Pesquisa Portuária Básica e Aplicada, alinhada ao Plano Estratégico 2023-2027. As instituições terão acesso às instalações portuárias para coleta de dados e realização de estudos práticos, além de oferecer bolsas de iniciação científica e pós-graduação para alunos engajados em projetos alinhados às demandas do setor. As bolsas serão concedidas pela Fundação Cenep, por meio de um Termo de Fomento firmado com a APS. As pesquisas serão sobre áreas críticas para o Porto de Santos, como. Ao todo, são 16 linhas de pesquisa em temas como automação de processos, dragagem, segurança operacional, eficiência energética, adaptação às mudanças climáticas, aplicação de inteligência artificial e relação Porto-Cidades. Íntegra para associados.
Folha (PE): Armando Monteiro Bisneto é aposta de renovação no Porto de Suape
A governadora Raquel Lyra anunciou a indicação do advogado Armando Monteiro Bisneto para presidir o Complexo Industrial Portuário de Suape. O nome recebeu o aval do Conselho de Administração do Porto, referendado pelo Comitê de Elegibilidade. Armando Bisneto substitui Marcio Guiot, que estava no cargo desde fevereiro de 2023. A posse será no próximo dia 25. Bisneto está na advocacia há 20 anos, atuando em São Paulo e Brasília. É filho do ex-senador e ex-ministro Armando Monteiro Neto. Íntegra para associados.
Guararema News: Porto de Itajaí cresce 10% em março em comparação a 2024
O Complexo Portuário de Itajaí movimentou 1.254.511 toneladas de cargas em março de 2025, um crescimento de 10% na comparação com o mesmo período do ano passado. Desse total, 1.074.178 toneladas (113.959 TEUs) foram transportadas em contêineres. A exportação respondeu por 557.756 toneladas e a importação somou 516.422 toneladas. Em 2025, o Porto de Itajaí passou por um processo de federalização após quase três décadas sob gestão municipal. A APS assumiu a administração do terminal no último 2 de janeiro. Íntegra para associados.
Diário do Litoral (artigo do presidente da Marimex, Antônio Carlos Fonseca Cristiano – Caio da Marimex): Enquanto a água falta, o dinheiro corre
Projetos estruturantes do Porto de Santos, como o saneamento do Dique da Vila Gilda ou o destravamento da logística portuária, avançam como obras de Sísifo, sempre prometidos, raramente concluídos. Já os simbólicos, como museus ou patrocínios de alto impacto midiático, deslizam nos trilhos da aprovação célere. Afinal, não há foto de inauguração em rede social com uma tubulação subterrânea concluída. Não há hashtag de sucesso para drenagem nem glamour em estação elevatória de esgoto. Não se trata de negar o valor da história ou do entretenimento. A Estação Valongo é, de fato, um monumento à era do café. Mas que legado estamos construindo agora? Enquanto o museu ganha paredes restauradas, crianças do Dique brincam em esgoto a céu aberto, e caminhoneiros ainda enfrentam filas sob sol e asfalto esburacado. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Ministro defende modernização da lei de concessões com foco em sustentabilidade e seguros
O ministro Silvio Costa Filho defendeu a necessidade de modernização da legislação sobre concessões público-privadas, com destaque à inclusão da agenda de sustentabilidade e o debate sobre os seguros das concessões já realizadas. Segundo o ministro, muitas concessões anteriores foram realizadas sem planejamento estratégico, sendo essencial analisar o passado e preparar as novas concessões para os desafios ambientais futuros. A discussão ocorre no contexto do PL 7.063/2017, que propõe alterações à Lei 11.079/2004 e busca estabelecer maior segurança jurídica e previsibilidade para investidores. Íntegra para associados.
Logweb: Brasil bate recorde de exportações ao Canadá no 1º trimestre de 2025
No primeiro trimestre de 2025, as exportações brasileiras ao Canadá atingiram o maior valor já registrado para o período: US$ 1,8 bilhão, segundo levantamento da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC). O valor representa um crescimento de 44% em relação ao mesmo período de 2024, impulsionado por itens do agronegócio, como açúcar, café verde, carnes bovina, suína e de frango, e produtos das indústrias de mineração e transformação, como ouro, ferro, minérios de cobre e níquel. A corrente de comércio entre os dois países também teve alta de 27% no comparativo anual. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: Indicações às agências reguladoras serão formalizadas após a Páscoa, diz Silvio Costa Filho
O ministro Silvio Costa Filho informou que o atual secretário-geral do TCU, Frederico Dias, será indicado para a diretoria da Antaq, mas ainda não está definido se para o cargo de diretor ou de diretor-geral, no lugar de Caio Farias. A vaga para diretor-geral está aberta desde fevereiro, com o fim do mandato de Eduardo Nery no cargo. Caio Farias assumiu como interino e trabalha para ser indicado ao cargo de diretor-geral. Parte do governo trabalha para que Dias seja nomeado como diretor-geral, mantendo Farias como diretor. Íntegra para associados.
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