Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Portal Veja (Blog Radar): O ministério do governo Lula que lidera ranking de transparência da CGU
O Ministério dos Transportes chegou à primeira posição do ranking de transparência ativa da CGU. Tanto o ministério quanto ANTT, DNIT e Infra S/A atenderam todos os 49 critérios avaliados pela CGU em seu Painel da Lei de Acesso à Informação. Em junho de 2023, o DNIT só cumpria dez e a Infra S/A, 29 desses itens. A Lei de Acesso à Informação exige que os órgãos públicos disponibilizem informações de interesse coletivo de forma contínua e proativa. Em 20 e 21 de agosto, o ministério vai realizar o Workshop Integridade em Foco, para aprofundar boas práticas no setor de infraestrutura de transportes, unindo empresas públicas e privadas do segmento. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Monitor do PIB aponta crescimento de 0,3% da atividade econômica em maio, diz FGV
O Monitor do PIB, da FGV, aponta crescimento de 0,3% da atividade econômica em maio em comparação a abril. Na comparação interanual a economia cresceu 1,3% em maio e 1,9% no trimestre móvel terminado em maio. A taxa acumulada em 12 meses até maio foi de 2,4%. O crescimento teve forte influência do desempenho do consumo das famílias e dos investimentos, o que revela uma demanda interna aquecida. No cenário da produção apenas a agropecuária teve crescimento, enquanto a indústria e o setor de serviços se mostraram estáveis. Íntegra para associados.
Portal Veja (Blog Radar Econômico): Investimentos em São Paulo somam R$ 102 bilhões no primeiro semestre
A Pesquisa de Investimentos Anunciados no Estado de São Paulo (Piesp), realizada pela Fundação Seade, aponta que o período entre janeiro e junho de 2024 foi o melhor primeiro semestre dos últimos cinco anos. Os aportes anunciados em território paulista somaram 102,4 bilhões de reais nos últimos seis meses, puxados pela infraestrutura, com 56,8% de investimentos, e indústria, responsável por 25,9% dos negócios. Os subsetores mais aquecidos são transporte terrestre (35,4% dos aportes), automotivo (22,1%), atividades auxiliares dos transportes (9,7%), eletricidade e gás (8,3%) e varejo (8%). A região metropolitana de São Paulo concentra 40,4% do montante aplicado no estado nos primeiros seis meses de 2024. Íntegra para associados.
Estadão On-line, Correio Braziliense On-line e Valor Econômico: FMI reduz projeção para o PIB do Brasil em 2024 devido a enchentes no RS, mas eleva a de 2025
O FMI alterou para baixo a sua projeção para a expansão do PIB brasileiro neste ano devido ao impacto econômico das enchentes no Rio Grande do Sul. Estima que o PIB do Brasil cresça 2,1% neste ano, abaixo da sua projeção anterior, de alta de 2,2%. Ainda assim, o crescimento do País em 2024 deve ficar acima do esperado para a região da América Latina e Caribe, de 1,9%, mas abaixo do desempenho previsto para mercados emergentes e em desenvolvimento, de 4,3%. Para 2025, o organismo vê o PIB do Brasil avançando 2,4% no próximo ano, acima da sua projeção inicial e que apontava incremento de 2,1%, divulgada em abril último. O documento aponta ainda que a economia global registrará um crescimento de 3,2% em 2024 e aumentou a projeção para 2025 em 0,1 ponto percentual, para 3,3%. Íntegra para associados: Estadão On-line, Correio Braziliense On-line e Valor Econômico.
Estadão: Comissão do Senado cria grupo de trabalho para discutir regulamentação da tributária
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado decidiu criar um grupo de trabalho para acompanhar a tramitação da regulamentação da reforma tributária. O grupo não terá nenhum poder no relatório da proposta, que ficará sob os cuidados do senador Eduardo Braga (MDB-AM). O trabalho será semelhante ao que aconteceu durante a tramitação da PEC que instituiu a reforma tributária. O grupo de trabalho analisará o tema e apresentará um conjunto de emendas ao relator, que decidirá se as aceita ou não. Serão realizadas audiências públicas para embasar as sugestões de alterações ao projeto de lei complementar apresentado na Câmara dos Deputados na semana passada. Íntegra para associados.
CNN Brasil, Portal Exame e A Tribuna de Santos (impresso, p. A-6): Polícia apreende R$ 240 milhões em cocaína escondida em açúcar no litoral de SP
Ontem a Polícia Civil de São Paulo apreendeu um carregamento de 550 quilos de cocaína escondido em um contêiner com açúcar em Cubatão. Segundo o boletim de ocorrência, a empresa envolvida é responsável por receber e embalar os produtos nos contêineres antes de serem encaminhados ao Porto de Santos. Um funcionário foi detido sob suspeita de participação no crime. De acordo com a Polícia Civil, a cocaína apreendida tinha como possível destino países da África, Ásia ou Europa, onde o valor de mercado pode chegar a até US$ 80 mil por quilo. Íntegra para associados: CNN Brasil, Portal Exame e A Tribuna de Santos (impresso, p. A-6).
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (impresso, p. A-7): Navios com doentes seguem protocolos
Os casos de malária registrados no início do mês em dois tripulantes dos navios Genco Picardi e Common Galaxy despertaram a atenção sobre os trâmites a cargo da Anvisa. As embarcações estavam ancoradas na Barra de Santos, enquanto os tripulantes foram desembarcados e internados em hospitais da cidade. Em nota, a Anvisa explica que as inspeções nas embarcações podem ocorrer de forma remota ou presencial, considerando critérios como procedência da embarcação, condições sanitárias, relato de doença a bordo e natureza da doença. Dependendo da avaliação, o navio pode atracar e operar, atracar sem operação ou ficar na área de fundeio, em caso de doença a bordo. A APS afirma que, para um navio atracar no Porto, precisa ser autorizado por seis órgãos: Capitania dos Portos, Receita Federal, Polícia Federal, Anvisa, Vigiagro e, finalmente, pela APS. Um novo caso de malária foi detectado em um tripulante do Common Galaxy, que, segundo a Anvisa, está sendo tratado a bordo da embarcação, que permanece na área de fundeio do porto. Íntegra para associados.
NSC Total: Porto de SC fará parte de estudo sobre impactos do clima
O Porto de São Francisco do Sul vai passar por estudos para apurar os impactos nos custos operacionais por causa de questões climáticas como vento, chuva, granizo, neblina e onda. O diagnóstico, que contempla também o Porto de Rio Grande, será elaborado por meio de parceria entre o Ministério da Integração e do Desenvolvimento e a Universidade Federal do Rio Grande. Íntegra para associados.
Portal In: CDC realiza sessão para lances em licitação de obras no Porto de Fortaleza
A Companhia Docas do Ceará realizará nesta sexta-feira (19), a partir das 9 horas, a sessão pública para apresentação de lances das empresas interessadas em elaborar a complementação do Projeto Básico para as obras de derrocagem do Berço 103 do Porto de Fortaleza, onde atracam os navios que descarregam trigo, uma vez que esse porto é o que mais recebe esse tipo de carga no Brasil. A derrocagem vai aumentar o calado, permitindo atracação de navios maiores no local. Íntegra para associados.
Editorial de A Gazeta e BE News (Coluna Hub – p. 3): Apagão dos portos capixabas é o preço que se paga pelo atraso
Segundo a VPorts, a falta de contêineres e o pouco espaço para armazenagem e movimentação de cargas no Porto de Vitória estão relacionados com o aumento das exportações e importações no Brasil. Os problemas foram citados pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais e pelo Centro do Comércio de Café de Vitória em uma carta aberta endereçada às autoridades. Reclamam que a atratividade do complexo portuário explodiu ao passo que ele conta com uma infraestrutura defasada. A VPorts destacou que o Porto de Vitória registrou um crescimento em suas operações de 35% no primeiro quadrimestre do ano, enquanto o setor portuário teve um aumento médio de 6%, segundo a Antaq. Especificamente no segmento de contêineres, a alta chegou a 58% no complexo capixaba, enquanto os portos tiveram 24% no geral. Íntegra para associados: Editorial de A Gazeta e BE News (Coluna Hub – p. 3).
Imprensa setorial:
Agência iNFRA e Portos e Navios: Transbordo de contêiner para atender Santa Catarina é motivo de aumento de movimentação em portos, indica a Santos Brasil
A operação de transbordo de contêineres entre portos foi apontada pela Santos Brasil como a responsável pelo súbito incremento neste ano de movimentação de terminais próximos ao porto de Santos. Mesmo com problemas operacionais desde janeiro, o principal porto de São Paulo também aumentou sua movimentação desse tipo de carga. Nos quatro primeiros meses de 2024, houve aumento de 20% na movimentação de contêineres no país em relação ao mesmo período de 2023, subindo de 3,5 milhões para 4,2 milhões de TEUs. Mais da metade do crescimento é explicado pelo transbordo, que cresceu 53% no período e passou de 559 mil para 856 mil TEUs. A empresa vem tentando demonstrar que o porto santista tem condições de atender à demanda de contêineres do país nos próximos anos com as expansões previstas nos terminais existentes e que, no momento, há um problema conjuntural de demanda causado por deficiências em alguns terminais em São Paulo e no Sul do país. Íntegra para associados: Agência iNFRA e Portos e Navios.
Guia Marítimo e Portal BE News: Fertilizante foi a mercadoria que mais cresceu nos terminais portuários da Barra Norte, no primeiro quadrimestre deste ano
Os fertilizantes foram a mercadoria com maior crescimento na movimentação na região da Barra Norte, no Rio Amazonas, no primeiro quadrimestre, registrando um avanço de 57,8% ante igual período de 2023. Dados da Antaq mostram a importância do aumento do calado na região, fundamental rota de escoamento de grãos e minérios, além de porta de entrada dos fertilizantes. Íntegra para associados: Guia Marítimo e Portal BE News.
Informativo dos Portos e Portal BE News: Mesmo com 54 dias de chuva no primeiro semestre, Paranaguá bate recorde na movimentação de granéis sólidos
Em comparação com o mesmo período do ano passado, o volume de água nos primeiros seis meses deste ano aumentou 7% no município. Esse número equivale a 54 dias de chuva. Durante as condições climáticas desfavoráveis a operação dos sólidos é um grande desafio. A partir do momento que o comando do navio identifica uma possibilidade de chuva ou de grande umidade, é ordenado o fechamento dos porões. Apesar disso, a suspensão do embarque e desembarque de cargas não impediu o crescimento da movimentação portuária. O mês de junho registrou uma marca histórica. Ao todo, nos complexos de Paranaguá e Antonina foram mais de 6,58 milhões de toneladas movimentadas no mês, um aumento de 3% em relação ao recorde anterior, de dezembro do ano passado. Íntegra para associados: Informativo dos Portos e Portal BE News.
Agência Porto: Em reunião com vice-governador, Rumo Logística se compromete a apresentar diagnóstico de ferrovias em 20 dias
Dirigentes da Rumo Logística, que administra a Malha Sul, se comprometeram a apresentar, em 20 dias, um diagnóstico dos danos causados pelas enchentes no modal ferroviário do Rio Grande do Sul. O documento deve apresentar o detalhamento das estruturas afetadas e comprometidas pelas chuvas. A empresa detém a concessão de 3,15 mil km de ferrovias, sendo que cerca de 1,6 mil km estão desativados desde antes das enchentes registradas em maio. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Transportadoras de contêineres impõem restrições rígidas a cargas pesadas durante alta temporada
As linhas de contêineres estão se tornando cada vez mais seletivas quanto às mercadorias que transportam, priorizando cargas leves para maximizar o uso do espaço disponível entre a Índia e a Europa. Embarques com excesso de peso enfrentam fortes restrições, com transportadoras pressionando por reservas de cargas leves para otimizar seus planos de estiva. Recentemente, a Hapag-Lloyd anunciou que, a partir de 18 de julho, todas as exportações da Índia, exceto as que se enquadram nos regulamentos da FMC, estarão sujeitas a novas taxas de desvio de peso. Outras transportadoras seguem essa tendência. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Mercado de transporte marítimo de contêineres alcança pico com aumento de taxas spot
O mercado de transporte marítimo de contêineres está atingindo seu pico, com os importadores reagindo às crescentes taxas spot. Em 15 de julho, as taxas spot médias do extremo oriente para a Costa Leste dos EUA aumentaram 3,7%, alcançando US$10.045 por FEU. Para a Costa Oeste dos EUA, as taxas spot subiram 2,0%, ficando em US$8.045 por FEU. Desde o final de abril, as taxas spot aumentaram quase 150% nessas rotas. Íntegra para associados.
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