Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
CNN Brasil, Folha On-line (Reuters) e Diário do Litoral: Atraso nos portos impede exportação de 2,15 mi de sacas de café até setembro, diz Cecafé
Um levantamento do Cescafé aponta que os atrasos e mudanças frequentes de escala de navios no Brasil gerou o acúmulo de 2,155 milhões de sacas de café sem exportação até setembro. Nesse mês, 190 embarcações de um total de 277 tiveram alteração de escalas ou atraso para exportar café nos principais portos do Brasil. O Porto de Santos registrou 84% de atraso de porta-contêineres em setembro, 108 embarcações do total de 129. No Porto do Rio de Janeiro os atrasos foram de 58%, com o maior intervalo sendo de 29 dias entre o primeiro e o último deadline. Íntegra para associados: CNN Brasil, Folha On-line (Reuters) e Diário do Litoral.
Estadão On-line e Santa Portal: Criminosos escondiam cocaína em cargas de papel para tráfico no Porto de Santos
Ontem a Polícia Federal deflagrou uma operação contra o tráfico internacional de cocaína a partir do Porto de Santos. Os alvos da operação abriam os contêineres e inseriam a droga entre cargas de papel destinadas à exportação. Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva expedidos pela Justiça de Santos contra funcionários de uma empresa de logística portuária. Segundo a PF, a investigação teve início a partir da apreensão de 270 quilos de cocaína no Porto de Santos, no dia 5 de junho. Íntegra para associados: Estadão On-line e Santa Portal.
Estadão On-line: Túnel Santos-Guarujá, caminho imerso pode ligar as cidades em 5 minutos
Com o túnel imerso Santos-Guarujá, o tempo total do percurso entre as duas cidades será de menos de cinco minutos. O projeto do Governo de São Paulo prevê a construção de uma estrutura de 870 metros de extensão. O valor estimado da obra é de R$ 5,96 bilhões, e o leilão para escolher a empresa que construirá a obra está previsto para o fim deste ano. O túnel permitirá o tráfego de veículos de passeio, modais de transporte público, como ônibus, e também de caminhões. Ao mesmo tempo, a estrutura deve ter uma ciclofaixa e um espaço para caminhada de pedestres. Serão três faixas por sentido, uma delas adaptável ao VLT. Íntegra para associados.
Portal Exame: ‘Setor ferroviário será uma das principais alavancas da construção civil’, diz diretor na Rumo
O diretor de Expansão da Rumo, Rafael Langoni, acredita que “o setor ferroviário será uma das principais alavancas de crescimento da construção civil”. Segundo dados do IBGE, o PIB da construção civil cresceu 3,5% no segundo trimestre de 2024, na comparação com o primeiro trimestre do ano. Na comparação com o mesmo período de 2023, cresceu 4,4%, devido à alta pelo aumento do consumo de insumos. O executivo afirma que a tendência é que o mercado siga aquecido nos próximos anos, em virtude da renovação antecipada dos contratos de concessão e dos contratos assinados sob o regime de autorização. Íntegra para associados.
Folha On-line (Painel S.A): Empresas de médio porte avançaram mais em práticas socioambientais, diz pesquisa
Uma pesquisa da ESG Beon com 400 empresas de médio e grande porte mostra que menos da metade segue práticas socioambientais. Os dados indicam ainda que o avanço da implementação dessas regras foi maior entre as companhias de médio porte, indicador que subiu de 31%, em 2021, para 56%, em 2024, acima da alta de 13% entre as grandes no mesmo período, que passou de 44% para 57%. A existência de uma estrutura formal interna responsável pelo acompanhamento de questões ESG também avançou mais entre as médias, passando de 26%, em 2021, para 38%, em 2024. Nas grandes, esse índice passou de 34% para 39% no mesmo período. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (impresso, p. A-8) e Portos e Navios: STS10 traz solução para capacidade
A intenção do governo de avançar com o projeto de arrendamento da área do STS-10, manifestada na última terça-feira (15), foi bem recebida pelo setor portuário. Os agentes agora aguardam mais informações sobre as modificações que serão feitas na modelagem do novo terminal, o posicionamento do 4º berço de atracação e a não interferência do terminal de passageiros nas operações de contêineres pelo STS-10. A ABTRA avalia que, embora não seja urgente, a expansão da capacidade de movimentação de contêineres nesse porto exige que o processo seja iniciado o quanto antes, em função do tempo de construção e operação do novo terminal. Segundo o diretor-executivo Angelino Caputo, “Com licitação do STS-10 prevista para 2025, conforme anúncio do MPor, as operações do novo terminal deverão ter início por volta de 2030, o que vai ao encontro dos estudos realizados pela ABTRA sobre o esgotamento da capacidade de movimentação de contêineres no complexo portuário santista”. Sobre os acessos, Caputo afirmou que as obras do STS10 e a infraestrutura rodoviária da Margem Direita do Porto podem ser feitas concomitantemente. “Além disso, outras medidas de inteligência podem orquestrar melhor a chegada dos caminhões, mitigando os impactos. Se nada for feito os gargalos piorarão”. As diretrizes da pasta para o STS-10 foram definidas pela área técnica e o estudo ajustado deverá ser encaminhado para análise do TCU ainda este ano, com a previsão de que o leilão da área ocorra em 2025. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos (impresso, p. A-8) e Portos e Navios.
A Tribuna de Santos: Concessão de canal eleva nível da dragagem, diz secretário
O leilão para concessão do canal de navegação do Porto de Paranaguá está previsto para acontecer entre abril e maio de 2025. O secretário Alex Sandro de Ávila considera o modelo inovador em relação ao que se aplica quando o pregão se refere a um arrendamento de terminal para movimentar carga. “No caso da concessão do canal, o modelo é totalmente diferente. Nós trabalhamos com o maior desconto na tabela tarifária anual. Obviamente, isso tem um teto de desconto. Não é algo que é possível chegar lá e dizer que vai dar 80% de desconto, até porque a gente faz a conta e sabemos qual é o teto para isso ter simetria. Afinal de contas, dragagem, pela natureza da sua essência é um serviço caro. São equipamentos grandes, é um tipo de serviço complexo”. Ávila explica que os investimentos também incluem atividades acessórias, caso do balizamento e da sinalização do canal de navegação. “É cobrado dos usuários do Porto uma tarifa para que eles façam a utilização. Isso já é realizado hoje. A diferença é que, ao invés de ir para a Autoridade Portuária, vai ser recolhida em favor do concessionário privado, que irá reverter em benfeitorias”. Íntegra para associados.
TN Sul: Porto de Imbituba tem o melhor setembro da história
O Complexo Portuário de Imbituba registrou um crescimento de 13,3 % na movimentação de cargas no acumulado até setembro de 2024 ante igual período de 2023, somando mais de 6,5 milhões de toneladas. Setembro contabilizou a movimentação de 831,7 mil toneladas de cargas, muito próximo ao recorde histórico de 834,1 mil toneladas movimentadas no último mês de março. Na comparação com o mesmo mês de 2023 (625,5 mil) houve um incremento expressivo de 32,9 % e na aferição comparada com o mês de agosto deste ano (725,2 mil) houve um crescimento evidente de 14,6 %. Íntegra para associados.
Tribuna de Itapoá: Porto Itapoá anuncia Fase IV de expansão com investimentos de R$ 500 milhões
O Porto Itapoá inicia a Fase IV de expansão, com previsão de investimentos de R$ 500 milhões nos próximos 12 meses. Conta com um pátio de 455 mil m2, com capacidade estática de 31 mil TEUs e capacidade de movimentar até 1,8 milhão de TEUs por ano. Na nova fase, a infraestrutura será ampliada em 120 mil m². Destaca-se ainda a aquisição de mais um portêiner, o oitavo da frota de Itapoá. O cais também deve ser ampliado, ganhando mais 400m de comprimento, somando-se aos atuais 800m, o que permitirá a atracação de três navios de porte maior. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portal ANTAQ: Instalações que movimentam contêineres devem se cadastrar no módulo APP até dezembro de 2024
Os usuários Máster que movimentam cargas conteinerizadas devem se cadastrar para enviar os dados de suas receitas ao módulo de Acompanhamento de Preços Portuários (Módulo APP) até o dia 1º de dezembro de 2024. A obrigatoriedade para autorizatários e arrendatários se baseia na Resolução ANTAQ 118/2024, que entrou em vigor no início do mês de outubro. O primeiro envio de dados para o Módulo APP deve ser feito, pelos usuários Máster, até 31 de maio de 2025 com as informações do primeiro trimestre do ano na forma mensal. Íntegra para associados.
Agência Porto: Portos do Paraná realiza audiência para contribuições ao leilão do PAR25
A Portos do Paraná realizou na terça-feira (15) audiência pública visando ao aprimoramento das minutas jurídicas e técnicas para licitação da área PAR25. O local a ser arrendado e a estrutura são destinados para a armazenagem e movimentação de granéis sólidos vegetais. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Porto de Cabedelo cresce 6,32% em 9 meses
Até setembro de 2024, o Porto de Cabedelo movimentou 1.065.745 toneladas de cargas, um aumento de 6,32% em comparação com o mesmo período de 2023. Janeiro foi o mês de maior movimentação, com 157.021 toneladas. Em setembro, o porto registrou 136.566 toneladas, destacando a movimentação de 71.752 toneladas de petcoke e 32.445 toneladas de combustíveis. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Arrecadação do AFRMM tem alta de quase 40% no acumulado do ano
Os valores arrecadados no Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) totalizaram R$ 3,4 bilhões no acumulado dos nove primeiros meses de 2024. O montante ficou 37% acima do mesmo período de 2023. A arrecadação líquida nos nove primeiros meses do ano ficou em R$ 3 bilhões, 25% acima do mesmo período do ano passado. As informações constam no relatório trimestral do AFRMM consolidado pelo MPor. O relatório traz ainda que, de julho a setembro de 2024, foram aplicados R$ 260 milhões de recursos do FMM, 25% acima dos R$ 208 milhões desembolsados no mesmo período de 2023. R$ 92 milhões foram para financiamento de projetos de embarcações, 53% abaixo dos R$ 193 milhões no terceiro trimestre do ano passado. Íntegra para associados.
Agência iNFRA (artigo do advogado do Kincaid Mendes Vianna ADV, Felipe Corrêa Castilho): As vantagens e desafios da descentralização de competência para as autoridades portuárias realizarem arrendamentos
A estratégia de descentralização de competências seletiva, conforme estabelecido pela Portaria 574/2018, visa assegurar que a administração portuária não seja influenciada por pressões locais e partidárias, mantendo o foco na eficiência e na competitividade do setor. A busca por uma governança portuária que seja menos sujeita a interferências políticas e mais orientada por critérios técnicos é fundamental para garantir que os arrendamentos sejam geridos de forma profissional e transparente. Uma governança moderna e independente, que se baseie em princípios de boa gestão e regulação eficiente, é essencial para atrair investimentos e promover o crescimento sustentável do setor. Íntegra para associados.
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