Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão On-line, O Globo On-line, Valor Econômico, InfoMoney e matéria de capa da Tribuna de Santos (p. a-8): Túnel imerso entre Santos e Guarujá entra na carteira de privatizações do governo
O Conselho do PPI/ME aprovou ontem os estudos para um túnel imerso no Porto de Santos, a resolução sobre o modelo e as condições de desestatização da Codesa e o arrendamento de três terminais portuários, entre outros projetos. O túnel deverá fazer a ligação seca entre Santos e Guarujá, oferecendo maior segurança ao tráfego das embarcações, mobilidade urbana e operacional entre as margens do porto e a redução das interferências de navegação no canal. O edital deverá ser lançado no 3º trimestre de 2022, com leilão programado para o 4º trimestre. Os investimentos podem alcançar R$ 4 bilhões. Um dos terminais portuários que deve ir a leilão fica no porto de Rio Grande, voltado para movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais. O segundo fica no Porto de Paranaguá, para granéis sólidos minerais, e o terceiro é um terminal graneleiro em São Francisco do Sul. Íntegra para associados: Estadão On-line, O Globo On-line, Valor Econômico, InfoMoney e Tribuna de Santos.
Agência Brasil: Pandemia: Transporte aquaviário começa recuperar a movimentação
Com 1 bilhão de toneladas e produtos embarcados nos portos do país, o transporte aquaviário cresceu em 5,5% de janeiro a outubro deste ano, segundo a Antaq. No Sudeste, a alta chegou a 9%, com destaque para os portos de Tubarão e os terminais de Itaguaí e Angra dos Reis. Nos portos do Nordeste, os terminais de Itaqui e do Pecém apresentaram aumento de 30% na movimentação de cargas. No Norte e Centro-Oeste, o Terminal Granel Química Ladário (MS) ultrapassou 150% de aumento. No Sul o movimento de cargas cresceu quase 50%, influenciado pelo volume de combustíveis transportados em Rio Grande e São Francisco do Sul. Íntegra para associados.
Correio Braziliense On-line e Estadão On-line: Guedes “expulsa” FMI do Brasil
O encerramento das atividades do escritório do FMI em Brasília marcou o dia de ontem, após a organização divulgar nota oficial anunciando a sua retirada do país, em provável resposta à declaração do ministro Paulo Guedes, que, na quarta-feira (15), desqualificou o trabalho realizado pela instituição. O Ministério das Relações Exteriores informou que “a saída do escritório do FMI no Brasil já estava programada, portanto não terá nenhum impacto na boa qualidade das relações do país com o Fundo”. Íntegra para associados: Correio e Estadão.
Imprensa regional:
Santa Portal: Cabotagem oferece redução de custos logísticos e é melhor para o meio ambiente, diz Secretário Nacional de Portos
O secretário Diogo Piloni declarou que o PL da BR do Mar, aprovado pela Câmara na quarta-feira (15), viabiliza uma alternativa de transporte mais barata e tem as melhores sinergias do ponto de vista ambiental. “Considerando a ampla disponibilidade de costa brasileira, com mais de 8 mil km, foi uma decisão importante, porque agora seguirá os regulamentos. Após esses processos, teremos ainda mais condições de desenvolver a cabotagem no Brasil”. Piloni também disse que a aprovação da retomada do Reporto no PL foi crucial para a aprovação de investimentos no setor portuário. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (p. a-8) e Informativo dos Portos: Consulta pública do STS53 é prorrogada
A consulta pública do arrendamento do terminal de fertilizantes na região de Outeirinhos, no Porto de Santos, foi prorrogada mais uma vez. O projeto divide opiniões de especialistas e operadores portuários. Agora, os interessados podem contribuir com dúvidas, críticas ou sugestões até 16 de janeiro, no site da Antaq. De acordo com o MINFRA, a área de 87.981 metros inclui dois terrenos distintos, um adjacente ao cais e outro na retroárea. A implantação do novo terminal deverá ser feita em duas fases. A movimentação, em sua fase final, deve chegar a 5,1 milhões de toneladas por ano. Íntegra para associados: A Tribuna e Informativo dos Portos.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Regulamentação e eficácia geram incertezas para sequência do BR do Mar
Empresas envolvidas com o programa da BR do Mar ainda analisam o efeito das mudanças do PL aprovado pela Câmara no mercado brasileiro de navegação e temem sobre a regulamentação e a eficácia do programa, por exemplo, o impacto da rejeição pelos deputados da emenda do Senado que previa o veto à abertura do afretamento a casco nu ou que tal medida ocorresse somente num espaço de 15 anos. O entendimento é que o texto aprovado trará mudanças imediatas, pois permitirá afretamento de dois navios nessa modalidade já em 2022 e a abertura total em 2023. O MINFRA estima que, com o programa, o transporte entre portos da costa brasileira atinja 30% de participação da matriz logística do país, ante os 11% atuais. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Porto do Rio Grande tem atualização do plano de desenvolvimento e zoneamento aprovado
O MINFRA publicou, no DOU da terça-feira (14), a aprovação do novo PDZ do Porto do Rio Grande. A proposta de atualização do Plano, encaminhada ao Ministério, levou em consideração a promoção do desenvolvimento do porto, a otimização do uso das áreas, das instalações e da infraestrutura, a integração com os modais de transporte terrestre, as alternativas para a expansão das atividades portuárias, por perfil de carga, e a observância aos licenciamentos ambientais, entre outros pontos. Íntegra para associados.
Editorial do Portogente: Reporto aplaca os demônios da inflação e do desemprego
Tudo indica que o Presidente Bolsonaro irá assinar a prorrogação do incentivo fiscal Reporto. Para evitar o desgaste de um voto sem coerência. Também, porque a inteligência adequada desse assunto virá de auxiliares competentes que o cercam. O nome do benefício é crescimento econômico. A deputada Rosana Valle informou que “solicitou ao Presidente da República que intervenha junto ao Ministro Paulo Guedes para que esta emenda seja apoiada pelo governo”. O Reporto impacta a produtividade dos portos e o custo do produto na ponta. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021