Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

18/01/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico: Sem Reporto, grupos preveem onda de reequilíbrios

Apesar de as companhias portuárias acreditarem na possibilidade de derrubar no Congresso Nacional o veto do presidente, alertam que, caso contrário, haverá uma onda de pedidos de reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos e, em alguns casos, apagão de investimentos. Uma das possibilidades de reequilíbrio é reduzir os investimentos ou no mínimo rever seus cronogramas. Na visão das empresas, não há dúvidas quanto ao direito a uma compensação caso o regime seja extinto, porque o desconto estava muito incorporado no setor e a própria Antaq fazia os estudos de viabilidade para os novos contratos levando em conta a existência do regime. Íntegra para associados.

Folha On-line e Estadão On-line: Sindicatos de servidores vão pedir reajuste de até 28% a Bolsonaro em dia de atos

Entidades de mais de 40 categorias de servidores protestam hoje por aumento salarial de até 28,15%. A cada ponto percentual, de acordo com estimativa da equipe econômica, o custo aos cofres públicos de um aumento é de R$ 3 bilhões. O montante reivindicado, se obtido, representaria R$ 84,45 bilhões. O Orçamento de 2022 prevê apenas R$ 1,7 bilhão. A mobilização de hoje é determinante para avaliar a resposta do governo. ​Os grupos já falam até em novas mobilizações para o dia 2 de fevereiro, quando recomeçam os trabalhos no Congresso e no STF. Dirigentes garantem que o impacto para a população deve ser mínimo. Íntegra para associados: Folha e Estadão.

Correio Braziliense On-line, Estadão On-line e Valor Econômico: Brasil cai da 3ª para a 10ª posição em ranking de preferência de investidores

Apenas 5% dos entrevistados da pesquisa da PwC, feita anualmente com CEOs globais, consideram o Brasil estratégico para investimentos. Em 2013, o país era o terceiro na lista dos mais interessantes para os executivos. Agora, ocupa a 10ª posição, após ser superado pelo Canadá e pela Austrália em 2021. Em primeiro lugar estão os Estados Unidos (41%), seguidos por China (27%) e Alemanha (18%). Na visão de 69% dos participantes do estudo, a instabilidade macroeconômica é a principal preocupação quando se fala de investir no Brasil, além de riscos cibernéticos (50%). As altas taxas de desemprego e o temor de uma instabilidade ainda maior com a aproximação das eleições também afetam o desempenho do país. Íntegra para associados: Correio, Estadão e Valor.

Valor Econômico: Acordo Brasil-Chile começa a valer

O novo acordo de livre-comércio Brasil-Chile, fechado na reta final do governo Temer e aprovado pelo Congresso em setembro do ano passado, entrará finalmente em vigência no próximo dia 25. Considerado o mais moderno dos acordos comerciais já assinados pelo Brasil, ele deve abrir as portas do mercado chileno para empresas com interesse em licitações públicas do país e derrubar os custos de tramitação aduaneira. Em 2021, o Chile se tornou o quinto maior destino para produtos brasileiros. Hoje perde só para China, União Europeia, Estados Unidos e Argentina. Íntegra para associados.

O Globo: Indústrias ampliam estoques de matérias-primas para enfrentar impacto da Ômicron

Uma nova leva de afastamento de trabalhadores e restrições à mobilidade em países como a China deve agravar os problemas da logística internacional de transportes, que já se reflete na alta dos preços de matérias-primas, e prejudicar a economia global e brasileira. A saída tem sido antecipar compras para reforçar estoques ou revisar planos. Outros setores econômicos estão se reorganizando neste início de ano. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Folha de Pernambuco: Porto do Recife encerra 2021 com crescimento na movimentação de cargas

O Porto do Recife apresentou crescimento de 30,37% no mês de dezembro e de 1,96% no ano passado, somando 1.306.452 toneladas movimentadas. O resultado positivo é fruto da atuação na importação, que encerrou o período com crescimento de 8, 66% (1.304.410 toneladas). O açúcar permaneceu com a posição de destaque, seguido pelo malte de cevada, milho e material metalúrgico. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (p. A-8): Consulta sobre desestatização deve começar nos próximos dias

O governo promete abrir nesta semana a consulta pública sobre o processo de privatização do Porto de Santos. A modelagem será conhecida em detalhes pelo mercado. O governo definiu algumas regras e estuda mais opções para evitar o abuso de poder econômico na nova administração. Somente após o processo de consulta e fechamento do modelo, o projeto poderá ser enviado para avaliação do TCU. O leilão prossegue previsto para este ano. Com a privatização do Porto de Santos, a União almeja colocá-lo como o maior porto do Hemisfério Sul, atraindo R$ 16 bilhões de investimentos. O MINFRA planeja também publicar nos próximos dias o edital do leilão da Codesa, aprovado pela Antaq na semana passada, e com o certame previsto para este primeiro semestre. Íntegra para associados.

Diário do Litoral: Porto de Santos recebe maior operação de fertilizantes de sua história

No dia 18 de janeiro o Porto de Santos receberá o navio MV Benfica, com bandeira de Cingapura, que fará atracação no TERMAG, com 76 mil toneladas de sulfato de amônio e fosfato de amônio, utilizados para enriquecimento dos solos. Será o maior volume de importação de fertilizantes já registrado pelas autoridades portuárias de Santos. Íntegra para associados.

Imprensa segmentada:

Portos e Navios: Codeba e VLI firmam acordo para ampliar movimentação de cargas na Bahia

A Codeba e a VLI assinaram, no dia 10, um entendimento com a intenção de buscar sinergia com o setor logístico para incrementar a movimentação de cargas com destino aos portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus. A Codeba registrou, no acumulado de 2021, a movimentação de 13.491.011 toneladas de cargas nos portos públicos, crescimento de 15,92% comparado ao resultado de 2020. Em dezembro registrou 1.288.790 toneladas movimentadas, a segunda maior, em volume mensal, da história da companhia. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Suape inicia atualização de seu plano diretor

O consórcio formado pela TPF e Ceplan vai responder pelo desenvolvimento de estudos técnicos multidisciplinares, elaboração da revisão e atualização do Plano Diretor Suape 2030. O objetivo é revisitar todo o planejamento físico-territorial e estratégico da empresa frente às novas demandas de mercado. Os serviços serão executados em 15 meses a partir da assinatura da Ordem de Serviço, que deve ocorrer ainda em janeiro. O investimento total do projeto é de R$ 6,8 milhões. O extrato foi publicado no DOU de 8 de janeiro. Íntegra para associados.

Comex do Brasil: Porto do Pecém diversifica operações de cargas e envia volume recorde de 15 mil toneladas de granito para a Europa

O Porto do Pecém iniciou na sexta-feira (14) as operações para enviar 15 mil toneladas de granito para a Europa, o maior volume do material já embarcado em um só navio nesse porto. As rochas, extraídas do Ceará e de outras regiões do Nordeste, serão embarcadas no dia 27 de janeiro para a Marina Di Carrara, na Itália. Íntegra para associados.

Agência iNFRA: Diretor-geral da ANTAQ diz que prepara para o 2º semestre solução para o SSE/THC2

O diretor-geral Eduardo Nery afirmou que o regulamento a ser estabelecido para determinar os critérios de abusividade na cobrança de HC2 deverá ser publicado no início do segundo semestre deste ano. Disse que a agência segue em conversas com o Cade em busca de uma interpretação única sobre o tema e que a AIR para reformulação da RN 34/2019 deverá passar por audiência pública. Afirmou ainda que não vê a possibilidade de impor um preço-teto para a cobrança e que o estabelecimento desse parâmetro traz efeitos indesejáveis para o setor. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: EPL realiza visitas técnicas em portos do Chile e Argentina    

A utilização de portos no norte de Chile para exportar a produção do Mato Grosso do Sul para a Ásia pode reduzir os custos logísticos em mais de 20%, segundo levantamento feito pela EPL nas visitas técnicas aos portos chilenos de Iquique, Tocopilla, Mejilones e Antofagasta. O trabalho, em desenvolvimento, permitirá que os empreendimentos logísticos sul-mato-grossenses sejam integrados ao planejamento do governo federal, de forma a possibilitar uma estruturação consistente dos investimentos em infraestrutura. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco