Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

18/03/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Folha On-line (Painel S.A): Brasil reduz espera de navios em portos em quase duas semanas

O Brasil vai dizer na reunião da Organização Marítima Internacional (IMO) que, nos 35 portos públicos nacionais, os navios estrangeiros não precisarão esperar mais do que sete dias para atracar. Antes, o prazo médio para liberação era de 20 dias. A meta para este ano é reduzir para quatro dias. Segundo o MPor, o resultado se deve ao programa Porto Sem Papel, que já funciona também em 85% dos TUPs. O encontro será em Londres, no início de abril. Íntegra para associados. 

Estadão: PCC usa mergulhadores e lanchas para esconder droga em cascos de navio no Porto de Santos

O governo federal editou, em novembro, um decreto de GLO que prevê ação militar em portos e aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro na tentativa de conter o narcotráfico. No envio de cargas para Europa e África, o tráfico via contêiner tem mais risco: a regra é de que sejam vasculhadas por scanners logo na chegada aos terminais. Por isso, o casco de navio se torna atrativo, pois é mais difícil de fiscalizar, embora permita o envio de menos quilos por vez. As investigações apontam que os pacotes são levados aos navios de duas formas: por pequenas lanchas, que se movimentam principalmente à noite com luzes apagadas, ou por mergulhadores, que saem de áreas de mata ou de embarcações mais afastadas. No último ano, 1,68 tonelada de cocaína foi apreendida em cascos de navios no Porto de Santos por mergulhadores militares, mais do que o triplo do que os 483 quilos interceptados em 2020. Íntegra para associados.

CNN Brasil: Novo terminal de armazenamento de gás de cozinha no nordeste prevê investimento de R$ 1,2 bilhão

Com investimento potencial de R$ 1,2 bilhão, o Grupo Edson Queiroz, Oiltanking e Copa Energia formam nova empresa para construção de um terminal de armazenamento de GLP no Porto de Suape, com capacidade de armazenamento de 120 mil m3. O investimento está projetado para o primeiro semestre de 2025 e o início da operação para meados de 2027. Íntegra para associados.

Folha On-line: Novo formato para concessão da Rodovia da Morte em MG é aprovado sem trecho de risco para investidores

A ANTT aprovou novo formato do leilão para concessão do trecho da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares. Os investimentos previstos são de R$ 9,2 bilhões. As obras nessa parte da chamada Rodovia da Morte, que envolvem sobretudo desapropriações às margens da rodovia em Belo Horizonte, na ligação da via com o Anel Rodoviário da capital, são consideradas complexas e caras, o que afasta investidores. Assim, o governo vai assumir os trabalhos e entregar a conservação para quem vencer o leilão para o restante da rodovia. Íntegra para associados. 

Estadão On-line: Governo afina rotas do ‘PAC da Integração’ com países vizinhos da América do Sul

O governo brasileiro intensificou nos últimos dias o diálogo com países vizinhos para afinar a agenda de integração sul-americana, também conhecida como “PAC da Integração”. O plano consiste na criação de cinco rotas para incentivar o comércio nacional com países da América do Sul e a reduzir o tempo e o custo do transporte de mercadorias para a Ásia, via oceano Pacífico. O projeto foi desenhado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, que mapeou as rotas com o apoio dos 11 Estados brasileiros que fazem fronteira com países sul-americanos – e agora busca a validação desses países para fazer eventuais ajustes e avançar nessa agenda. As obras – que incluem rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias – serão financiadas por bancos e instituições multilaterais (BID, CAF, Fonplata e BNDES) no valor de US$ 10 bilhões. Íntegra para associados.

Folha On-line (Financial Times): Governo investiga prática de dumping por produtos da China após aumento de importações

O Mdic abriu pelo menos meia dúzia de investigações sobre o suposto dumping de produtos industriais da China. São desde chapas metálicas e aço pré-pintado até químicos e pneus. As medidas surgem em um momento em que o mundo se prepara para uma onda de exportações da China, que lida com excesso de capacidade em meio a uma desaceleração do setor imobiliário e fraca demanda doméstica. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Presença feminina nos portos ainda é pequena, aponta relatório da Antaq

Um relatório produzido em março de 2023 pela Antaq aponta que a porcentagem de mulheres atuando no setor portuário era de 17,3%, contra 82,7% de homens. Em cargos diretivos, a diferença é ainda maior: 14% de mulheres e 86% de homens. O documento é fruto de um protocolo assinado entre a agência e a Wista-Brazil e dá sinais do que precisa ser feito para resolver o problema, como a criação de mecanismos de inclusão. A Coordenadora-geral na SNPTA, Flavia Nico, também lembra que, em cooperação entre MPor, Antaq e Wista Brazil, será lançado no próximo dia 26 um Guia de Enfrentamento ao Assédio Feminino. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Agência Brasileira de Inteligência planeja ampliar ações no Porto de Santos

De acordo com a Abin, que planeja ampliar a sua atuação junto ao Porto de Santos, ele tem sido motivo de atenção especial nas análises sobre a dinâmica da segurança pública, nos impactos da infraestrutura na comunidade local e na economia nacional e nas questões ambientais em consequência da atividade portuária. A delegada aposentada da PF, Luciana Fuschini, destaca que uma ação ostensiva, como a missão de GLO, não apresenta efetividade nos pleitos que exigem maior trabalho de inteligência. “A efetividade mesmo se dá quando você agrega um trabalho de inteligência. A cooperação, a troca de informações permite que haja algum tipo de efetividade”, conclui. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Mudança na regulação para portos segue em consulta pública até 4 de abril

A Antaq mantém, até 4 de abril, a consulta pública para o aprimoramento da proposta de alteração da Resolução 7, que regula a exploração de áreas e instalações portuárias sob gestão da administração dos portos organizados. Na quinta-feira (14), a Antaq realizou audiência pública com a presença do diretor e relator do processo, Wilson Lima Filho. Ao todo, a audiência recebeu 10 inscrições e oito participantes contribuíram de forma oral sobre a consulta pública. Íntegra para associados.

Jornal Correio da Bahia: Vamos preparar os portos para os próximos 50 anos

Para quem está assumindo uma empresa que no último ano foi capaz de executar apenas 25% do seu orçamento, Antonio Gobbo chega à presidência da Codeba sonhando alto. O foco de Gobbo está no aproveitamento do potencial náutico da Baía de Todos-os-Santos, que, acredita, poderá tornar a região um dos grandes hubs de navegação do país. Para isso, aposta num plano integrado de dragagem tanto para Salvador quanto para Aratu e Ilhéus. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Informativo dos Portos e JB Litoral: Porto de Paranaguá comemora 89 anos com recordes e estreitando o relacionamento com a comunidade

O Porto de Paranaguá comemorou 89 anos de história no domingo (17). Com mais de 6 mil metros de cais e píeres, segue crescendo em números de movimentação e referência nacional. O secretário Alex Sandro de Ávila, hoje no centro das decisões portuárias, tem em Paranaguá o seu ponto de partida. Aponta que o porto paranaense é um modelo com representatividade nacional e internacional, destaca a geografia privilegiada, a localização estratégica no cenário brasileiro e o modelo de gestão, que levou à realização dos leilões. Na SNPTA, Alex Sandro enfatiza a tramitação do projeto para a concessão do canal de Paranaguá. Íntegra para associados: Informativo dos Portos e JB Litoral.

Portos e Navios: Importadores relatam dificuldades na devolução de vazios em SC

Importadores relataram, nas últimas semanas, que vêm enfrentando dificuldades na devolução de contêineres vazios em Navegantes. A espera para devolver equipamentos vazios chegou a 40 dias, por conta dos depots lotados. Com a redução das janelas para recebimento dos vazios, os usuários questionaram a cobrança de demurrage. Embarcadores informam que o problema amenizou na última semana e já é possível devolver os vazios em menos dias, porém o gargalo ainda não está totalmente solucionado. Íntegra para associados.

Agência iNFRA: Planos setoriais do PNL 2035 serão levados a consulta pública até o fim do mês, diz secretária do MPor

Os planos setoriais para rodovias, ferrovias, portos e hidrovias deverão ter suas consultas públicas lançadas até o fim deste mês. Segundo a secretária-executiva do MPor, Mariana Pescatori, esse é o início da etapa final para a conclusão do PNL 2035, que pretende ser a ferramenta para o planejamento de transportes do país nos próximos anos. O Ministério dos Transportes determinou várias mudanças no modelo porque considerou que os planos setoriais tinham ‘premissas erradas’. A revisão, segundo uma fonte, foi encerrada e agora o plano está pronto para ser lançado. Além disso, a Infra S.A. está trabalhando para já lançar a atualização do PNL até 2055. Íntegra para associados. 

BE News (p. 6): Entorno do Porto de Maceió terá obras de urbanização

A Administração do Porto de Maceió cedeu uma área no entorno do complexo alagoano à prefeitura do município para que sejam realizadas obras de urbanização. A cerimônia de assinatura do termo de cessão não-onerosa de uso e da ordem de serviço foi realizada na sexta-feira (15), com a participação do ministro Silvio Costa Filho. A justificativa para a obra é integrar o porto à parte urbana da cidade. O projeto tem início no histórico bairro de Jaraguá e término na praia de Pajuçara. Íntegra para associados.

Guia Marítimo: Hidrovias do Brasil e Rumo unem forças para revolucionar o transporte de fertilizantes em Santos

A Hidrovias do Brasil e a Rumo anunciaram o início de uma parceria em Santos, visando a atender à crescente demanda de fertilizantes do mercado brasileiro, estimada em US$ 49,68 bilhões até 2030. O projeto, na margem direita do Porto de Santos, integra o terminal portuário STS20 ao transporte ferroviário. A iniciativa visa otimizar o frete ferroviário e a eficiência logística para movimentar 500 mil toneladas de fertilizantes por ano, utilizando em média 20 vagões diariamente. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco