Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Folha On-line (Painel S.A): Concessão do porto de São Sebastião deve avançar nos próximos dias
A Antaq deve deliberar, nesta semana, sobre o relatório de análise e a resposta à consulta pública do projeto de concessão do Porto de São Sebastião. O Minfra e o BNDES estão atualizando os documentos e devem encaminhá-los para a análise do TCU até o fim do mês. O leilão está previsto para o quarto trimestre. O porto de São Sebastião tem capacidade estática de 20 mil toneladas e o projeto de concessão prevê R$ 23 milhões em investimentos privados. Íntegra para associados.
Editorial do Estadão: Sinais de avanço, mas com um alerta
O Monitor do PIB-FGV estima que a economia cresceu 1,5% no primeiro trimestre, superou por 2,4% a produção de um ano antes e acumulou avanço de 4,9% em 12 meses. Se esses números forem confirmados, o País terá superado no período anual até março o desempenho de 2021, quando o PIB se expandiu 4,6%. Mas a perspectiva positiva liga um alerta para a sustentabilidade do crescimento. O potencial de expansão econômica depende, no médio e no longo prazos, dos investimentos na capacidade produtiva, incluindo máquinas, equipamentos, prédios e infraestrutura. O valor investido nesses bens aumentou 2,8% no primeiro trimestre e 12,6% em 12 meses, mas ainda atingiu soma equivalente a apenas 18,4% do PIB, muito inferior aos níveis observados em países emergentes, superiores a 25%. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Alta do investimento foi toda liderada por setor privado
Estudo do Centro de Estudos de Mercado de Capitais (Cemec-Fipe), com base nas informações do Ipea, IBGE e Tesouro Nacional, mostram que o salto da taxa de investimentos no Brasil entre 2016 e 2021, de 15,5% para 19,2% do PIB, se deve integralmente ao aumento no setor privado, cuja taxa passou de 13,6% para 17,5% do PIB no período, enquanto os investimentos públicos recuaram de 1,93% para 1,64%, mesmo patamar dos dois anos anteriores. O aumento dos investimentos privados se concentrou no agronegócio e na indústria da construção. A produção física de bens de capital agrícolas e suas peças cresceu 3,9% e 7,3% ao ano, respectivamente, somente abaixo dos bens de capital destinados à indústria da construção, cuja produção avançou 11% ao ano, saltando para mais de 18% ao ano no caso de bens de capital agrícolas/peças e para 16,6% entre bens de capital para a construção. Íntegra para associados.
Valor On-line e Portal Uol (AFP): Anec aumenta previsão de exportações de grãos em maio
A Anec estima que o Brasil deve exportar 11,5 milhões de toneladas de soja neste mês. A nova previsão é 8% superior à da semana passada, mas, caso se confirme, representará queda de 20,7% em relação aos embarques de maio de 2021. A Anec projeta também que 1,26 milhões de toneladas de milho deixarão o país neste mês, 36% a mais do que o estimado anteriormente. A previsão para os embarques de trigo aumentou 1% de uma semana à outra, para 104,7 mil toneladas. Em maio de 2021, o Brasil não exportou milho nem trigo. Na Índia, centenas de milhares de toneladas de trigo estão bloqueadas em um porto, após a decisão do país de suspender todas as exportações do cereal, provocando a disparada dos preços no mercado internacional. Íntegra para associados: Valor e Portal Uol.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (p. a-8): Prefeitura faz sugestões sobre a desestatização
A Secretaria de Assuntos Portuários e Desenvolvimento de Santos detalhou as notas técnicas enviadas à Antaq sobre o processo de desestatização da SPA, com vista a aprimorar a relação com a Autoridade Portuária santista. Destacou a falta de envolvimento da Administração Municipal na elaboração dos estudos da desestatização e cobra solução para os caminhões, que hoje não têm vagas suficientes para operar no complexo portuário. Também reitera a transferência do Terminal de Passageiros da região de Outeirinhos para o Valongo, a garantia da construção do túnel entre as zonas Leste e Noroeste da cidade, a preservação do acervo cultural e uma participação mais efetiva do CAP nos destinos do Porto. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (p. a-8): SPA destaca boa relação com Município
Um texto assinado pelo diretor-presidente da SPA, Fernando Biral, contesta trechos do artigo “Final do 1° tempo: Prefeitura 10 x 0 SPA”, publicado na Tribuna, na semana passada. Segundo Biral, “Prefeitura e SPA não são adversárias. Antes, jogam no mesmo time: trabalham em uma agenda comum para que o desenvolvimento sustentável do Porto de Santos seja também o desenvolvimento da Baixada Santista. Desse relacionamento, marcado por reuniões periódicas de trabalho, importantes sugestões da Prefeitura Santista estão sendo incorporadas ao projeto de desestatização, notadamente na questão dos acessos”. Íntegra para associados.
Santa Portal: MRS e Bracell atingem um milhão de toneladas de celulose transportadas
A MRS e Bracell chegaram à marca de um milhão de toneladas de celulose transportada entre o Terminal Intermodal de Pederneiras e o Porto de Santos. A conquista inédita aconteceu em apenas oito meses de funcionamento do terminal. Íntegra para associados.
Correio do Povo: Operações portuárias nos portos de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre estão suspensas até quarta
A Portos RS suspendeu as operações portuárias nos portos do Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre desde as 13h de ontem até as 7h de hoje, em razão dos avisos meteorológicos e da previsão de ventos fortes causados pela tempestade subtropical que avança pelo Sul do Brasil. Íntegra para associados.
Folha Vitória: Fim da greve: caminhoneiros que atuam em portos voltam às atividades no ES
Uma semana depois do início de uma greve contra o reajuste do preço do diesel, os caminhoneiros que atuam em portos no Espírito Santo decidiram retomar suas atividades. A greve vinha afetando em 80% a movimentação de cargas no Porto de Vitória. O Terminal de Vila Velha também deixou de receber mil contêineres para exportação e outros 2 mil contêineres com produtos importados estão parados no Porto de Capuaba. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Antaq promete mais clareza nas novas regras sobre THC
O gerente de regulação marítima da Antaq, Sérgio Oliveira, afirmou ontem que o THC prestado pelos terminais portuários ficará mais claro para o usuário entender a composição de preços e poder adotar a conduta de contratação direta da instalação portuária. Frisou que a abordagem, a princípio, não indicou existência de comportamento abusivo, porém a agência vai se debruçar quando houver esse tipo de situação, dentro de uma estratégia de regulação ex-post. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Portos do Paraná debate concessão dos canais de acesso no Sul Export
O pioneirismo do Paraná na proposta de concessão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá foi destaque ontem no Fórum Sul Export, em Florianópolis. A autoridade portuária paranaense é a primeira a ter um estudo avançado sobre o tema no Brasil. “É um debate inovador que vai trazer grande legados para o setor, como um todo. O modelo de contratação de longo prazo, com previsão clara de investimento, dá maior previsibilidade e segurança jurídica”, explicou o secretário Diogo Piloni. Segundo o presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o Governo do Estado analisa a viabilidade, as vantagens e cuidados necessários para que a iniciativa privada realize os serviços de dragagem de aprofundamento e manutenção, sinalização náutica e gestão de tráfego. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022