Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Isto É On-line (Agência Brasil): Câmara aprova projeto que amplia categorias prioritárias na vacinação
A Câmara dos Deputados concluiu ontem a votação do PL 1011/20, estabelecendo prioridade de grupos no plano de vacinação contra a covid-19. A proposta segue agora para análise do Senado. O texto original incluía os caminhoneiros autônomos e profissionais do transporte de cargas e mercadorias, mas foi alterado para abranger mais categorias. O projeto aprovado incluiu, entre outras categorias, os trabalhadores de transporte aquaviário de cargas e passageiros. Íntegra para associados.
Money Times (Bloomberg): Porto chinês parado agrava caos no comércio marítimo global
Com a paralisação do Porto de Yantian se prolongando, rotas comerciais estão engarrafadas e os fretes sobem ainda mais. Na última quarta-feira o tempo médio de espera chegava a 16 dias. Há expectativa de que voltará ao normal no final de junho, mas assim como as agendas dos navios e cadeias de abastecimento levaram semanas para se recompor após o bloqueio do Canal de Suez em março, pode demorar meses para o acúmulo de cargas no sul da China se dissipar. Íntegra para associados.
Isto É On-line (Reuters): Sindicatos portuários da Argentina declaram greve de 24hs por acesso à vacina contra Covid
Uma coalizão de nove sindicatos de trabalhadores de portos na Argentina entrará em greve nacional de 24 horas hoje, para pressionar por acesso a vacina contra a covid. As greves do último mês paralisaram embarcações no porto de Rosário, responsável por 80% das exportações agrícolas do país. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Só 12,4% das rodovias são pavimentadas
Dados da Confederação Nacional do Transporte apontam que são 25,1 km de rodovias pavimentadas para cada 1.000 km² de área, a maioria mais próxima dos grandes centros urbanos. Portanto, nas regiões agrícolas, as condições são muito piores, prejudicando a logística de transporte dos produtos. Enquanto na Europa ou nos Estados Unidos a velocidade média de um caminhão fica em torno de 80 Km/h, no Brasil o número cai pela metade. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Brasil recua em ranking de competitividade
O Anuário de Competitividade Mundial, do IMD, de Lausanne, traz o Brasil no 57ª lugar entre 64 países, queda de uma posição, depois de quatro anos de leve avanço. Em áreas como eficiência de gastos governamentais e educação, o país ficou na última posição. A imagem ou ‘’marca’’ do país no exterior ocupa a 61ª posição, melhor apenas que a da Turquia, Argentina e Venezuela. O IMD compara a prosperidade e a competitividade de 64 nações com base em 334 critérios. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (página A-8) e Portos e Navios: Antaq e Cade fecham acordo sobre a cobrança do SSE
A Antaq e o CADE assinaram ontem um memorando, comprometendo-se a atuar de forma integrada para estabelecer procedimentos para a análise de indícios de abusividade na cobrança do SSE, também chamado de THC-2. Até setembro, a Antaq vai editar a metodologia para identificação de abusividade nessa cobrança para apuração de denúncias internamente e o CADE vai atuar apenas nessas situações. Íntegra para associados: Tribuna e Portos e Navios.
Santa Portal: Parceria com o privado é a melhor solução para o Porto, diz Fábio Lavor
O diretor de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias da SNPTA, Fábio Lavor, disse que a parceria com o setor privado é a melhor solução para o desenvolvimento portuário. Em webinar da Rodada da Cidadania, promovido pela ACS, na quarta-feira (16), ele falou sobre os projetos visando ao crescimento do setor e os entraves enfrentados pelo governo. Íntegra para associados.
Imprensa segmentada:
Portos e Navios: Maio de 2021 supera em 70% movimentação registrada um ano atrás no Porto do Pecém
A movimentação de cargas registrada em maio deste ano no Porto de Pecém superou em 70% o registrado em maio de 2020. Na mesma comparação, os desembarques somaram 1.212.619 toneladas, crescimento de 77%, e os embarques totalizaram 496.278 toneladas, crescimento de 53%. A movimentação acumulada em 2021 resultou em 8.459.115 toneladas, crescimento de 24% sobre o mesmo período de 2020. Íntegra para associados.
Guia Marítimo e Portos e Navios: Complexo de Suape integra pacto global da ONU
O Complexo Industrial Portuário de Suape passou a fazer parte do grupo de representações públicas e privadas do Pacto Global da ONU, que reúne 161 países e tem a missão de fomentar ações sociais, de sustentabilidade e de cidadania. Íntegra para associados: Guia Marítimo e Portos e Navios.
Portos e Navios: Relator propõe sessão com governo e entidades setoriais para debater PL da Cabotagem
O senador Nelsinho Trad, relator do PL do BR do Mar, apresentou requereu a realização de uma sessão de debates temáticos na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para aprofundar o debate sobre o projeto, em razão de se tratar de um tema complexo. A sessão ainda não tem data definida. A lista de possíveis convidados inclui representantes do MINFRA; da Marinha; do Cade; da CNT; da ANUT; do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP); do Sinaval; da Abac e da Fenop. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021