Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão: Silvio Costa avalia mudanças no Porto de Santos e Infraero também entra na lista de trocas
O novo ministro Silvio Costa Filho se reunirá nesta semana com o presidente do Porto de Santos, Anderson Pomini, e o presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay, em meio às negociações para manutenção de nomes indicados pelo PSB na pasta. O encontro com Pomini, indicado por França, acontecerá na próxima quinta-feira, 21, em Santos, na primeira agenda de Silvio Costa Filho como ministro ao Estado de São Paulo. Silvio disse estar aberto a conversar sobre a manutenção do atual dirigente. Íntegra para associados.
Poder 360: Setor portuário quer permanência de secretário no ministério
A mudança no comando do MPor pode desmontar um time que vem sendo muito elogiado por sua atuação e tem deixado líderes do setor portuário apreensivos. Diretores das entidades empresariais alegam que o secretário Fabricio Pierdomenico tem sido muito atuante em processos importantes e sabe identificar as maiores necessidades do setor devido ao seu perfil técnico. Destacaram também a participação do secretário na condução da renovação da emenda do Reporto, que vence em 31 de dezembro. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Novo terminal no RJ vai abrir portas para mineradoras
A Antaq acaba de aprovar um projeto de construção de novo terminal em Itaguaí (RJ) para embarques de minério de ferro de Minas Gerais, numa área popularmente denominada de “Área do Meio”, conhecida como ITG-02. Com isso, as mineradoras, chamadas de “mineradoras sem porto”, terão condições de ampliar a capacidade de produção e de exportação. Atualmente, elas ficam dependentes de espaços nos terminais portuários de Vale e CSN e acabam vendendo grande parte da produção às duas empresas. Íntegra para associados.
O Globo e Agência Porto: Brasil terá superávit recorde, com salto nas exportações do agronegócio
O saldo entre as vendas externas e as compras internacionais deverá superar US$ 90 bilhões até o fim do ano, o maior desde o início da série, iniciada em 1989. Até agosto acumula superávit de US$ 62,4 bilhões, salto de 43% ante o ano anterior. Soja, milho e celulose estão entre os produtos que cresceram com força na pauta de exportações, reforçando o perfil do país como grande fornecedor global de commodities. Íntegra para associados; O Globo e Agência Porto.
Valor Econômico: Transporte de cargas sobe 1,4% em julho com safra recorde e puxa setor de serviços, diz IBGE
O transporte de cargas subiu 1,4% em julho, ante junho, e puxou a alta de 0,5% do setor de serviços no mês, segundo o IBGE. Foi o terceiro mês seguido de alta, que acumulou 5,8% no período. A atividade se encontra em patamar 44,1% superior ao fevereiro de 2020, marco do pré-pandemia. Dentro do transporte de cargas, o destaque é o rodoviário. O segmento voltou ao campo positivo em julho, com crescimento de 0,6%, após recuo de 0,4% em junho. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Rússia se torna o maior fornecedor de diesel do Brasil
Sob os efeitos de sanções comerciais da Europa após a invasão da Ucrânia, os russos se tornaram neste ano o maior fornecedor externo de diesel ao Brasil, deixando para trás os americanos. Esse movimento, que também aconteceu em países como Índia e Turquia contribuiu para que o Brasil se tornasse o segundo maior consumidor do produto russo. De janeiro a agosto, 35,6% do valor importado em diesel pelo Brasil veio da Rússia. Em volume foram 40,6%. Os americanos ficaram com fatia de 31% e 28,4%, respectivamente. Íntegra para associados.
Imprensa Regional:
A Tribuna de Santos: Ministro de Portos e Aeroportos visitará o Porto de Santos na próxima quinta-feira
O ministro Silvio Costa Filho estará no Porto de Santos na próxima quinta-feira, em sua primeira visita desde que assumiu o cargo. O ministro conhecerá as instalações do Porto de Santos e se reunirá com a diretoria da APS. Em vídeo postado nas redes sociais, Costa Filho explicou que o presidente da APS, Anderson Pomini, apresentou “todos os projetos, ações e investimentos que estão desenhados para os próximos anos”. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Colunistas de A Tribuna comentam primeiros passos de Silvio Costa no Ministério de Portos; VÍDEO
O pronunciamento do novo ministro provocou a reflexão de agentes do setor. Dentre eles, o diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, destacou que desta vez o próprio ministro se antecipou ao realizar contatos pessoais com algumas lideranças, dizendo estar aberto ao diálogo e colocando o MPor a serviço do que for melhor para o desenvolvimento do Brasil. “Os sinais iniciais são de continuidade dos projetos e políticas setoriais adotadas pelo ex-ministro Márcio França, como a atração de investimentos privados e a preservação do ambiente de negócios e da segurança jurídica do setor. Em Santos, a princípio, não teremos a privatização do Porto e o projeto do túnel continua com prioridade. Passado esse momento festivo, devemos entrar a partir da próxima semana na fase prática da nova gestão, onde saberemos se haverá a continuidade das gestões técnicas tanto na Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários quanto nas Autoridades Portuárias, bem como assistiremos ao envolvimento do novo ministro em temas importantes, como a urgente necessidade de renovação do Reporto”. Íntegra para associados.
ME Nordeste: Exportações de frutas por Pecém têm previsão de crescer 6% nesta temporada
As exportações de frutas pelo Porto do Pecém deverão crescer 6% na temporada 2023/2024, iniciada em agosto. A previsão da autoridade portuária é de os embarques atinjam 180 mil toneladas, 10 mil a mais do que o volume registrado na temporada 2022/2023, e de que saiam do Ceará 7.200 contêineres refrigerados de melão, manga, uvas, melancia e manga, contra 6.800 contabilizados na temporada passada. Íntegra para associados.
Imprensa Setorial:
BE News (p.4): Terminais do Porto de Santos participam do Dia Mundial da Limpeza
Cerca de 200 funcionários voluntários do BTP, DPWorld Santos, Ecoporto e Santos Brasil atuaram juntos na coleta de resíduos como bitucas de cigarro, tampinhas de garrafas, lacres de latinhas e microplásticos, na orla santista, na manhã de sábado (16), no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (World Cleanup Day). Os resíduos não recicláveis serão destinados à Terracom, os compostáveis ao programa Composta Santos da Secretaria Municipal de Meio de Ambiente (Semam) e os recicláveis à organização de catadores. É a quinta vez que os terminais participam da iniciativa. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Governo Federal lança programa nacional de combustível sustentável de aviação
Dentre os principais objetivos do governo ao lançar, na quinta-feira (14), o Projeto de Lei Combustível do Futuro estão o de instituir um plano de iniciativas para a redução de emissões de gases de efeito estufa e promover a mobilidade sustentável de baixo carbono. Assinado pelo presidente Lula em cerimônia com a presença de vários ministros, entre os quais, Silvio Costa Filho, o projeto também cria o Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação (ProBioQAV), que pretende incentivar a pesquisa, produção e uso de energia sustentável, além de estipular metas de redução de emissões de gases do efeito estufa. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2023