Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão On-line (artigo dos consultores Carlos Frederico Alves e Tiago Buss, da EC Projetos): Vamos precisar de um navio maior
Hoje, 37% das encomendas nos estaleiros do mundo são de navios da classe Capesize, com capacidade acima de 150 mil toneladas, ao passo que no Brasil nem os Panamax, utilizados nas exportações agrícolas, conseguem atracar nos portos, que não têm infraestrutura suficiente para recebê-los. Além do argumento econômico, robusto o suficiente para chamar a atenção sobre a necessidade desses navios maiores, outro fator, o ambiental, ganhou força com a exigência da International Maritime Organization (IMO) de que as frotas reduzam até 2030 o total de gases emitido (incluindo SO2) em 70%. Motivos convincentes para que a infraestrutura de portos e logística brasileira comece a se mover para adotar o padrão Capesize. Íntegra para associados.
Estadão On-line, Folha On-line, Santa Portal e Diário do Litoral (Estadão Conteúdo): Caminhoneiros marcam greve, mas governo vê ameaça vazia
A categoria se diz em “estado de greve” desde sábado e cobra sinalização positiva do governo para evitar paralisação nacional a partir de 1º de novembro. Reclama o cumprimento do valor mínimo do frete rodoviário, a aposentadoria especial para a categoria (aos 25 anos de trabalho) e a mudança na política de preços da Petrobras para combustíveis para reduzir a flutuação do diesel. O governo enxerga que a ameaça não deve ser cumprida. Íntegra para associados: Estadão, Folha, Santa Portal e Diário do Litoral.
Valor Econômico: CNI lista prioridades do setor privado brasileiro para o G20
Os líderes do G20 vão se reunir no fim do mês em Roma e o braço empresarial do grupo, o B20, fez uma série de reuniões ao longo do ano para discutir como o setor privado pode se preparar para eventuais futuras crises sanitárias e desastres ambientais, e como apoiar a recuperação econômica sustentável. Das 32 recomendações enviadas ao G20, a CNI, que faz parte do B20, destacou pontos como o fortalecimento do comércio internacional, a construção de sistemas de saúde resilientes e sustentáveis e a governança sustentável nos negócios. Íntegra para associados.
Valor Econômico (Financial Times) e CNN Brasil: Espera nos portos complica gargalos pós-pandemia
Os quase cem navios que esperam para atracar nos portos de porta-contêineres de Hong Kong e de Shenzhen são o mais recente – e pior – sinal dos problemas que atravancaram as cadeias de suprimentos mundiais, elevaram os preços ao consumidor na Europa e nos Estados Unidos e instauraram episódios de escassez de produtos, que vão de móveis a brinquedos de Natal. Esses portos ficaram fechados dois dias na semana passada por conta de um tufão na região, agravando os congestionamentos registrados desde o início da pandemia. Íntegra para associados: Valor e CNN.
Blog O Novo Normal (artigo do jornalista Pedro Dória, colunista da CBN, O Globo e Estadão): A globalização quebrou
Os motivos dessa quebra podem ser reduzidos a três: a globalização deu certo; a pandemia; a infraestrutura do planeta não está preparada para uma economia que se digitaliza rapidamente. A Era Digital está nascendo, mas não está pronta. A solução inclui as mudanças de comportamento no ambiente dos empregos e das corporações. A próxima década exigirá pesados investimentos para ampliar os portos, erguer novos, melhorar a teia de estradas de rodagem e de ferro. As estruturas precisarão também emitir menos carbono. Além disso, a inteligência artificial será cada vez mais empregada para tornar os fluxos de idas e vindas mais eficientes. A globalização precisa ainda ser ampliada e descentralizada. Uma das características do processo de globalização é que ele concentrou a manufatura num pedaço da Ásia, mas as próximas décadas provavelmente levarão ao aumento de concorrência: uma oportunidade para a África e para a América Latina. A globalização quebrou. O conserto é mais globalização. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
G1 Santos: Polícia Federal prende três homens após encontrar 184 kg de cocaína dentro de contêiner no Porto de Santos
Três homens foram presos em flagrante após colocarem 184 kg de cocaína em um contêiner no Porto de Santos, na madrugada de domingo (17). A carga interceptada tinha como destino o porto de Antuérpia. Íntegra para associados.
G1 Santos: Summit Portos 5.0 acontece nesta quinta-feira em Brasília; confira a programação completa
O Grupo Tribuna promoverá, na quinta-feira (21), evento sobre a nova agenda de integração logística do Século 21, incluindo o desenvolvimento do setor, a ser discutida em quatro painéis e duas palestras, das 13h às 19h, no auditório do B Hotel, em Brasília, com transmissão online. Inscrições em: https://www.sympla.com.br/summit-portos-50__1379175. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos On-line: Grupo Tribuna firma parceria com TOC
O grupo Tribuna firmou parceria com o TOC Connect, um dos grandes eventos internacionais sobre o segmento portuário de movimentação de contêineres e que começa hoje. Segundo o diretor comercial, Demetrio Amono, a participação do Grupo Tribuna no evento visa abrir portas e ampliar espaço, de olho em futuras edições. A intenção é trazer o TOC Américas para Santos em 2023. As inscrições podem ser feitas em: https://www.toc-connect.com/en/attend/attendee-pass-types.html. Como o Grupo Tribuna é um dos apoiadores do evento, parceiros que quiserem participar poderão ter desconto de 20% usando código GT20. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Agência iNFRA: Padronização de taxas portuárias preocupa operadores e vai parar na Justiça
A previsão inicial de que não haveria reflexos financeiros acabou não se confirmando. Os primeiros portos a adotarem o novo formato de tabela foram Paranaguá e Antonina. Apesar do compromisso de aplicar desconto para não causar impactos financeiros imediatos, o caso foi parar na Justiça, que concedeu liminar suspendendo as mudanças. Outros três portos já tiveram autorização para modificar as tabelas – São Francisco (SC), Itaqui (MA) e São Sebastião (SP) – e a estimativa é de que até o final do ano todos adotem o mesmo formato de cobrança. A comunidade portuária alega que não foi consultada nem teve oportunidade de colaborar na elaboração da proposta. Também alega que é contrária à padronização do formato de cobrança das taxas. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Porto de Vitória supera recorde e tem melhor mês em 56 anos
Em setembro o Porto de Vitória movimentou 839.976 toneladas, com destaque às operações de adubo e fertilizante, que somaram 183.733 t. De janeiro a setembro, em comparação ao mesmo período de 2020, o granel sólido obteve aumento de 30,49% e o granel líquido aumento de 14,26%. Dentre os principais produtos movimentados estão soda cáustica e derivados de petróleo. A movimentação de veículos também cresceu no período: nos nove primeiros meses do ano alcançou 32.065 unidades, crescimento de 79,5% ante o mesmo período de 2020. Íntegra para associados.
Fórum Brasil Export: Antaq premia boas práticas em operação e gestão; conselheiros e patrocinadores do Brasil Export destacam-se em várias categorias
O Prêmio Antaq 2021 celebrou, na noite de 14/10, em Brasília, o compromisso de empresas de navegação, terminais privados, portos organizados e pesquisadores de promover boas práticas na operação e gestão no setor. O diretor-geral, Eduardo Nery, destacou a iniciativa da agência em tomar a frente na discussão sobre a implantação do ESG, como também a crescente qualificação dos profissionais nos portos organizados. “Notamos resultados muito expressivos dos portos públicos, resultados próximos dos resultados que os TUPs, com excelente capacidade de gestão, são capazes de entregar”. Íntegra para associados.
Comex do Brasil: Exportações do agronegócio totalizam US$ 10,1 bilhões no melhor mês de setembro da história
O valor das exportações do agronegócio em setembro foi 21% superior do que o registrado em setembro de 2020. O complexo soja e as carnes registraram aumento de US$ 1,91 bilhão no valor exportado. A alta deve-se à forte elevação das cotações internacionais dos produtos do agronegócio exportados pelo Brasil (+27,6). Já a quantidade de produtos exportados teve redução de 5,1%, comparado a setembro de 2020. As importações de produtos do agronegócio alcançaram US$ 1,25 bilhão em setembro de 2021 (+19,2%), impactadas pela alta dos preços médios de produtos como trigo (+24,7%) e óleo de palma (+77,7%). Íntegra para associados.
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