Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: I Squared prepara oferta pela Wilson Sons, mas pode ter disputa
A I Squared Capital, que vinha negociando a compra da Wilson Sons, não conseguiu avançar nas conversas bilaterais com a controladora da empresa, a Ocean Wilsons Holdings Limited (OWHL). Agora, porém, prepara uma oferta pública voluntária para aquisição de até 100% das ações, que deverá ser apresentada diretamente à companhia. Em paralelo, a OWHL afirma que está em negociação com outro grupo. Segundo rumores de mercado, o interessado seria a MSC, que não comentou. Ontem, as ações da Wilson Sons fecharam em R$ 17,13 na B3, com alta de 6,28% em relação ao pregão do dia anterior. Considerando este preço, o valor de mercado da companhia é hoje de R$ 7,5 bilhões. Íntegra para associados.
Estadão e Folha: Governo envia ao Congresso projeto de lei para oficializar socorro de R$ 4 bi às companhias aéreas
O governo enviou ao Congresso proposta que destina R$ 4 bilhões em recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) ao socorro financeiro das empresas aéreas. O montante é R$ 2 bilhões menor do que o valor que chegou a ser anunciado pelo MPor. Até o final de setembro, a pasta dizia que o fundo contaria com R$ 6 bilhões. A previsão é de que os empréstimos sejam operacionalizados pelo BNDES. A expectativa do governo é de que a viabilização da tomada de financiamento pelas aéreas encerre uma etapa que, segundo defendem os representantes do setor, era a demanda mais urgente para contornar a crise das companhias de operação doméstica. Íntegra para associados: Estadão e Folha.
Valor Econômico: Tecnologia reduz custos de operações de logística em 20%
O uso de recursos digitais no planejamento das operações tem o poder de reduzir em 20% os custos logísticos e diminuir entre 15% e 20% o tempo entre a recepção e a entrega de uma mercadoria. As estimativas são da Associação Brasileira de Logística (Abralog). Sistemas desenvolvidos com base em inteligência artificial e a ampliação da conectividade que permite a difusão da internet das coisas têm cada vez mais impacto nas diversas etapas das atividades logísticas. É o que acontece, por exemplo, na Hidrovias do Brasil, operadora logística com rotas fluviais e de cabotagem marítima, que desenvolveu internamente um sistema de inteligência artificial capaz de estimar o nível dos rios por onde trafega com 15 dias de antecedência. Íntegra para associados.
O Globo: Home office federal: governo tem 16% dos servidores em trabalho remoto, que terá novas regras
Dos mais de 550 mil funcionários do Poder Executivo, 16,6% trabalham de casa, o que representa um em cada seis servidores. São, no total, 84,2 mil funcionários públicos federais em teletrabalho. Desse total, 40,8% estão em regime integral, 58,8% no modelo híbrido (com parte do trabalho exercido no prédio público) e 0,3% trabalha no exterior. Os dados foram obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI). O home office no serviço público ganhou força após a instituição do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), que troca o regime de ponto por um acompanhamento do trabalho feito por meio da produtividade do servidor. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Santa Portal e A Tribuna de Santos: Porto de Santos bate novo recorde na movimentação de contêineres
O Porto de Santos rompeu a casa dos quatro milhões de TEUs entre janeiro e setembro deste ano. Segundo a APS, foram cerca de 1,2 milhão de unidades a mais que passaram pelo parque portuário santista no período. O crescimento foi de 15,8% em relação a 2023, quando o total foi de 3,5 milhões de TEU entre janeiro e setembro. Considerando a movimentação em toneladas, o aumento no ano foi de 21,6%. Em 2023, foram registradas 36,57 milhões de toneladas de carga nos contêineres, enquanto em 2024 já são 44,47 milhões. Considerando apenas o mês de setembro, também recorde, o aumento em relação a 2023 foi de 21,7%. Foram 483,6 mil TEUs contra 397,5 mil no ano passado. Íntegra para associados: Santa Portal e A Tribuna de Santos.
A Tribuna de Santos: APS retoma projeto inicial do Terminal de passageiros sobre o mar no Porto de Santos
A APS enviou ontem para a Antaq a proposta de instalação de um novo prédio do Terminal de Passageiros, na frente do antigo Armazém 1, no Valongo. O terminal seria feito na água, com um píer de atracação para três navios a cerca de 200 metros da terra. Esse era o projeto inicial para a troca de área do Concais de Outeirinhos para o Valongo, apresentado em 2022, mas devido aos custos mais altos, foi modificado para ocupar a área em formato de “V”, hoje usada pelo Ecoporto, no terminal STS10. Segundo o presidente da APS, Anderson Pomini, a Antaq agora será responsável pelos cálculos que devem apontar quanto custará o investimento, qual é o crédito que o Concais poderia aproveitar com a transferência e qual será a diferença que a empresa deverá arcar. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Comitê permanente da Antaq vai acompanhar seca no Amazonas
A Antaq aprovou a criação do Comitê Permanente de Prestação Adequada de Serviço na Travessia Manaus – Careiro do Várzea, no Amazonas. Entre os integrantes estão a agência, que irá coordenar o comitê, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Capitania dos Portos, as empresas brasileiras de navegação (EBNs) que operam na região, as prefeituras de Manaus e de Careiro do Várzea e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Íntegra para associados.
Diário do Litoral e Boqnews: Portos do Brasil terão greve geral na próxima terça-feira (22); entenda o motivo
Os trabalhadores portuários do Brasil deverão entrar em greve na próxima terça-feira (22) contra a proposta de alterações no novo marco regulatório dos portos. Alegam que a proposta extingue os direitos trabalhistas dos avulsos e dos portuários em geral e não foram ouvidos pelo grupo de 15 juristas que, no dia seguinte à greve, apresentará um relatório com tais propostas ao presidente da Câmara, Arthur Lyra. São cerca de 60 mil trabalhadores vinculados e avulsos ligados a três federações nacionais que vão paralisar suas atividades por 12 horas. Em Santos, 20 mil profissionais devem entrar em greve. Íntegra para associados: Diário do Litoral e Boqnews.
CGN: Movimentação dos portos paranaenses cresce 8,6% de janeiro e setembro de 2024
A movimentação nos Portos de Paranaguá e Antonina cresceu 8,6% de janeiro a setembro deste ano, em relação ao mesmo período de 2023. O volume de importação e exportação passou de 47.997.984 toneladas no ano passado para 52.133.211 neste ano. O desempenho foi puxado, principalmente, pela exportação de grãos de soja, açúcar, contêineres, fertilizantes e cereais (trigo, malte e cevada). A movimentação de contêineres também cresceu, alcançando 1.169.035 TEUs. O número é 34% maior do que em relação ao ano passado (875.146 TEUs). Íntegra para associados.
Folha PE: Porto de Suape: começam as obras para última etapa da recuperação do molhe
O Porto de Suape assinou ontem a ordem de serviço para o início das obras da quarta e última etapa de restauração do molhe de abrigo. A iniciativa conta com investimentos de R$ 123 milhões, sendo R$ 73 milhões oriundos do Estado e R$ 50 milhões do PAC 3, vai reforçar a segurança do complexo portuário. O prazo para conclusão dos serviços é de 47 meses. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Antaq reitera cumprimento de proibição da cobrança de SSE/THC2
A Antaq reiterou que cumprirá a recente decisão do TCU que proíbe a cobrança da taxa de SSE/THC2. Em nota, a agência ressaltou que, enquanto aguardava julgamento do recurso, já havia determinado cautelarmente a suspensão da cobrança do serviço. Íntegra para associados.
Agência Porto: Tomada de subsídios para implementar o ambiente de regulação experimental, conhecido como sandbox regulatório, será realizada
A Antaq aprovou a abertura de tomada de subsídios, por 30 dias, para tratar do ambiente regulatório experimental, conhecido como sandbox regulatório. Ele permite que uma empresa, que é selecionada após chamamento público, opere com regras diferentes das demais por um período determinado de tempo. Durante o período, essa empresa pode, por exemplo, testar novos modelos de negócio ou serviços inovadores sob a supervisão da Agência, que avalia ao final do teste os possíveis benefícios ou riscos à sociedade. Íntegra para associados.
Agência Senado: Beto Martins diz que portos estão ‘colapsados’
O senador Beto Martins (PL-SC) chamou a atenção, em pronunciamento na quarta-feira (16), para a situação “de colapso” dos portos brasileiros. Afirmou que, apesar de o Brasil aumentar sua capacidade de produção de 10 milhões a 20 milhões de toneladas ao ano, o país não tem logística para atender a essa demanda. Disse que hoje, nos Portos de Santos e Paranaguá, muitas vezes as filas de navios passam de 60 dias e que um navio parado custa, em média, US$ 30 mil por dia. “Não adianta crescer produção agrícola, não adianta fortalecer a indústria se não tiver logística eficiente para isso, porque nós temos que competir lá fora”, destacou. Íntegra para associados.
Portal BE News: IBI propõe mudanças para inclusão de retroportos na reforma tributária
O presidente do IBI, Mário Povia, criticou a falta de políticas públicas que promovam o desenvolvimento das regiões no entorno dos portos brasileiros. “Temos analisado no IBI a questão do Reporto, que é um incentivo fiscal para investimentos. Contudo, ele beneficia apenas aqueles que estão dentro do porto e áreas como o setor ferroviário, mas quem está no retroporto, como depósitos ou terminais de contêineres, fica de fora”, afirmou durante o Fórum Brasil Export, realizado entre os dias 8 e 10 deste mês, em Brasília. “Qual é o benefício desse incentivo fiscal para quem está no porto, enquanto aqueles nas adjacências enfrentam gargalos? Há um setor que é regulado e outro que não é”, completou. Íntegra para associados.
Portal BE News: Painel do Brasil Export discute o futuro das hidrovias do país
O painel “Panorama das concessões de hidrovias” do Fórum Brasil Export, trouxe à tona debates cruciais sobre a importância da modelagem e concessão de hidrovias no Brasil, especialmente em um momento onde as condições logísticas são essenciais para o escoamento da produção nacional. Além das discussões sobre a modelagem das tarifas, o painel abordou aspectos ambientais que impactam diretamente a operação das hidrovias. Íntegra para associados.
Portal BE News: Próximo bloco de leilões portuários será em 18 de dezembro
O próximo bloco de leilões portuários será no dia 18 de dezembro, na B3, em São Paulo, e deve ofertar quatro terminais, segundo Eduardo Nery, diretor-geral da Antaq, durante o Fórum Brasil Export, no último dia 9, em Brasília. Estão previstos para a rodada o MAC16, em Maceió, e o MUC03, no Porto de Santana, para movimentação de granéis e óleos vegetais. Há também a previsão de leiloar o ITG02, no Porto de Itaguaí, voltado à movimentação de granéis sólidos e minerais. Outra área que também pode estar presente no leilão de dezembro é o PAR 15, no Porto de Paranaguá, para movimentação de granéis sólidos e vegetais. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: Após quase três anos, Ministério de Portos e Aeroportos decide retomar leilão do STS10, em Santos
O ministro Silvio Costa Filho anunciou na última terça-feira (15) a decisão do governo federal de realizar o leilão do STS10 em Santos. A estimativa da pasta é encaminhar o projeto para o TCU em novembro e licitar a área em 2025. O modelo enterra as propostas de dividir a área em outros terminais e a de construir na mesma área um terminal de passageiros. Com a mudança, a previsão é de que a capacidade passe a comportar nove milhões de unidades, somente com esse novo terminal. Há também projetos de expansão de outros terminais de contêineres em andamento. Em relação ao terminal de passageiros, o governo informou que vai analisar juntamente à Infra S.A. qual será a melhor modelagem. De acordo com o ministério, o novo terminal de passageiros não deverá interferir na operação da área de contêineres. Os praticamente três anos que o processo ficou indefinido poderão fazer com que haja um desvio estimado de 1,4 milhão de contêineres por ano do maior porto do país para outros portos, por falta de capacidade, na avaliação feita pelo TCU com base em dados de estudos da Antaq. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024