Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
O Globo, Valor Econômico, Estadão On-line e Correio Braziliense On-line: Plano de 100 dias dos Transportes prevê investimentos de R$ 1,7 bilhão para revitalizar rodovias e ferrovias
Ontem o ministro Renan Filho anunciou as medidas de sua pasta para os primeiros quatro meses de 2023. O plano de 100 dias prevê R$ 1,7 bilhão de investimentos em obras rodoviárias e ferroviárias, prevenção de acidentes, escoamento da safra de grãos, atendimento às emergências das chuvas e atração de investimentos privados. Renan Filho promete entregar até abril 861 km de rodovias, 72 pontes e viadutos e 670 km de estradas federais que estão paralisadas. As iniciativas visam elevar para 40% a participação das ferrovias na matriz logística até 2035, bem como promover a concessão do corredor ferroviário da Fico e da Fiol de forma unificada, a liberação do projeto da Ferrogrão, suspenso no STF, e a assinatura de 11 contratos para novas ferrovias autorizadas. Renan Filho deverá em breve anunciar um programa chamado internamente de Avança Brasil para, junto com o DNIT, reconstruir trechos deteriorados de rodovias, que hoje somam 13,9 mil km. Destacou que a pasta trabalha articulada com os ministérios de Meio Ambiente e da Defesa, com foco em obras estruturantes para o país. Íntegra para associados: O Globo, Valor, Estadão e Correio.
O Globo On-line: Pontos críticos nas rodovias aumenta em 50%, diz pesquisa
Um levantamento concluído nesta semana pela CNT aponta que os problemas de infraestrutura nas rodovias brasileiras aumentaram 50% em 2022. Foram registrados 2.610 pontos críticos; em 2021 eram 1.739. Mais de 66% são buracos nas vias. Íntegra para associados.
Correio Braziliense On-line: Renan Filho diz que vai brigar para alocar hidrovias na pasta dos Transportes
O ministro Renan Filho disse que negocia com a Casa Civil a recomposição das atribuições de sua pasta para acomodar a área de hidrovias. “Entendo que hidrovias são meios para chegar a portos e aeroportos. Com a divisão, ficou uma área cinzenta”, declarou. A assessoria de imprensa do ministro Márcio França, cuja pasta acomoda o tema hidrovias, informou que não haverá manifestação imediata, posto que ainda não houve conversa entre os dois ministros sobre o tema. Íntegra para associados.
Estadão (artigo de Rafael W. Schwind, do escritório Justen, Pereira, Oliveira & Talamini ADV): O futuro dos portos no novo governo
A concessão de portos é uma ferramenta cabível, não uma imposição. Entretanto, dificuldades inegáveis na gestão dos portos públicos precisarão ser enfrentadas. Diversos países estão passando por uma revolução em seus portos, com ampliações de suas estruturas e a utilização de tecnologia de ponta e inteligência artificial. Os portos brasileiros não podem ficar para trás. A demanda por investimentos constantes e crescentes não pode ser suportada por recursos estatais nem por uma estrutura amarrada. Se a concessão não for o modelo adotado, deve-se propor uma alternativa para resolver os gargalos. Talvez um aprimoramento das concessões. Íntegra para associados.
Estadão On-line: TCU aprova novo leilão de aeroporto de Natal, a primeira ‘relicitação’ de ativos
O TCU aprovou a relicitação do Aeroporto de Natal. O aval da Corte, aguardado há mais de um ano, viabiliza um novo leilão e abre caminho para destravar o primeiro processo de relicitação de ativos de infraestrutura devolvidos por concessionárias. A expectativa é que haverá mais debate sobre as relicitações de ativos que estão na fila, o que poderá impactar em especial os aeroportos de Viracopos e do Galeão, em processo de devolução pelas concessionárias. Íntegra para associados.
Folha: Brasil reavalia termos de adesão à OCDE, diz Haddad
Em entrevista à imprensa, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, o ministro Fernando Haddad disse que o Brasil vai retomar as conversas para integrar a OCDE, mas pode apresentar condições para prosseguir nesse processo. Haddad se reuniu com o secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann, em uma das salas privativas do fórum. Disse que o Brasil participa da OCDE desde a gestão anterior de Lula. “Agora vamos ver com o Itamaraty e a Presidência da República os próximos passos”, ressaltou. A adesão à OCDE, solicitada pelo governo Temer em 2017, ganhou impulso na gestão Bolsonaro após Brasília obter apoio dos Estados Unidos, em troca de renunciar ao seu status especial na OMC. Mas o processo estagnou, já que o país precisa apresentar uma série de medidas para se conformar ao grupo. Íntegra para associados.
BBC News Brasil: O porto na Europa que virou ‘paraíso’ dos narcotraficantes da América Latina
Nos últimos cinco anos, as apreensões de cocaína no porto de Antuérpia bateram um recorde atrás do outro. Em 2022, foram quase 110 toneladas do entorpecente, um aumento de 23% sobre o ano anterior. O volume representa 40% de toda a cocaína apreendida na Europa. O segundo maior porto de entrada, bem atrás de Antuérpia, é o de Roterdã, onde foram apreendidas 52,5 toneladas em 2022. A origem da droga é principalmente o Brasil, Equador e Colômbia, e, recentemente, Panamá e Costa Rica. Antuérpia se tornou o destino cobiçado pelos narcotraficantes por conta de sua enorme extensão – 160 km de cais, contra 70 do porto holandês, o que dificulta a vigilância, além de ser a grande rota de transporte de frutas da América Latina para a Europa, usadas pelos narcotraficantes para esconder a cocaína. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Jornal do Commercio PE e Guia Marítimo: Porto de Suape estima crescimento de 8% em 2023, já com Raquel Lyra
O Porto de Suape inicia 2023 com estimativa de crescimento de 8% na movimentação de cargas até dezembro, como resultado da modernização da infraestrutura portuária, da localização estratégica, que o torna o principal entreposto do Norte/Nordeste, e do aumento e diversificação das cargas operadas. Para a estatal, Suape deverá se consolidar como o maior e mais refinado porto-indústria do país. As ações do porto também envolvem a instalação de usinas de produção de hidrogênio verde, de um novo terminal de contêineres e do programa de inovação desenvolvido com o Cesar (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, localizado no Porto Digital). Íntegra para associados: Jornal do Commercio PE e Guia Marítimo.
Portal Diarinho e Informativo dos Portos: Antaq ainda não liberou o arrendamento da área B do porto
A Antaq confirmou o contrato de arrendamento transitório da APM assinado pelo município de Itajaí em dezembro, que permite a continuidade das operações nos berços 1 e 2 pelos próximos dois anos ou até a futura concessão do porto. Com relação ao contrato de arrendamento da área B, o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, informou que será protocolado nos próximos dias um recurso regimental, visando a autorização da assinatura com a Ctil Logística para exploração dos berços 3 e 4 por seis meses, podendo ser refeito por igual período. O Complexo Portuário de Itajaí encerrou 2022 com mais de 17 mil toneladas movimentadas. Íntegra para associados: Portal Diarinho e Informativo dos Portos.
Imprensa setorial:
Comex do Brasil: Porto Itapoá comemora crescimento de 7,6% em 2022 e vislumbra oportunidades para o futuro
O Porto Itapoá movimentou 950.512 TEU em 2022, um crescimento de 7,6% em relação a 2021. As exportações pelo terminal também cresceram de 11%. Para o presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner, as cargas congeladas foram o destaque. Paraná e Santa Catarina são grandes produtores de proteína animal para exportação, que no ano passado, pelo Porto Itapoá, cresceram 41% em relação a 2021. As operações reefer por cabotagem também cresceram mais de 50% na saída e 47% na chegada dessas cargas. Atualmente, o terminal conta com 2.892 tomadas dedicadas a contêineres refrigerados. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Terminal Portuário de São Luís bate recorde de movimentação de cargas em 2022
O Terminal Portuário São Luís, administrado pela VLI, registrou recorde na movimentação de cargas em 2022, com 5,4 milhões de toneladas. A marca é reflexo do crescimento do Corredor Norte que, por meio da Ferrovia Norte-Sul (FNS), opera o escoamento pelo terminal da produção de grãos do Matopiba, Mato Grosso, Pará e Goiás. A movimentação pelo TPSL inclui insumos minerais e cargas do agronegócio, com destaque para soja e milho. Na comparação com 2021, o fluxo cresceu 900 mil toneladas. Íntegra para associados.
Editorial do Portogente: Como fazer o Porto de Santos um grande porto mundial
No caso do Porto de Santos, o ministro Márcio França tem ao alcance as condições necessárias para construir uma agenda positiva, com excelente desfecho. Há muitos interesses comerciais e que competem entre si; entretanto, também dependem de soluções que precisam construir cooperativamente. O secretário de Portos, Pierdomenico, foi uma escolha esplêndida. Atividade portuária e navegação estão passando por importantes mudanças estruturais, impulsionadas pelas novas tecnologias. Assim, intensifica[-se] a pressão para reduzir os custos operacionais, do capital e da transição energética. A atividade portuária moderna vai além dos limites dos portos. Esse debate está posto na web, remodelando o futuro, as pessoas, as nações e os negócios. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2023