Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

19/02/2025

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

CNN Brasil, Isto É (Estadão Conteúdo), A Tribuna de Santos, Santa Portal, Informativo dos Portos e Agência Porto: Brasil bate recorde de cargas portuárias em 2024, mostra Antaq

Dados do Painel Estatístico Aquaviário da Antaq, apresentados ontem, em Brasília, atestam que os portos brasileiros bateram recorde de movimentação de cargas em 2024, com um total de 1,32 bilhão de toneladas, e 1,18% a mais do que em 2023. Os portos públicos registraram 474,38 milhões de toneladas, aumento de 5,13% em comparação com o ano anterior. O Porto de Santos teve a maior movimentação, 138,69 milhões de toneladas, crescimento de 2,05%. O Porto de Salvador apresentou o maior crescimento porcentual, com acréscimo de 41,18% na comparação com 2023, totalizando 6,60 milhões de toneladas. Os TUPs movimentaram 845,98 milhões de toneladas, redução de 0,91% em relação ao período anterior. O Terminal de Ponta da Madeira somou 175,78 milhões de toneladas movimentadas, acréscimo de 5,68%. Íntegra para associados: CNN Brasil, Isto É (Estadão Conteúdo), A Tribuna de Santos, Santa Portal, Informativo dos Portos e Agência Porto.

Estadão On-line, G1 Santos e Portal BE News: Tarcísio elogia ‘sensibilidade’ de Lula sobre túnel Santos-Guarujá e anuncia leilão para agosto

Ontem o governador Tarcísio de Freitas elogiou o presidente Lula, ao falar sobre a reunião que teve com o petista, na quarta-feira passada (12), para definir o leilão do túnel Santos-Guarujá, marcado para 1º de agosto. Cumprindo agenda em Santos, confirmou que Lula estará ao seu lado no próximo dia 27, novamente no município, para lançar oficialmente o edital da obra. De acordo com o Convênio de Delegação de Competências, oficializado no último dia 14, o governo federal delega ao estado de São Paulo a responsabilidade pela condução da licitação e da execução do projeto do túnel. Com vigência de 32 anos, o convênio estabelece um modelo de PPP para a construção, operação, manutenção e realização dos investimentos necessários à obra. Com a licitação sob responsabilidade do governo paulista, não será necessário seguir o rito da instrução normativa do TCU para desestatizações. O órgão fará apenas a análise dos recursos federais que serão repassados. Íntegra para associados: Estadão On-line, G1 Santos e Portal BE News.

O Globo On-line (Blog Capital): Práticos do Porto de Santos têm vitória em investigação de conduta anticompetitiva

O CADE arquivou um dos dois inquéritos que apuram denúncias de condutas anticompetitivas contra práticos do Porto de Santos. A investigação arquivada havia sido iniciada em 2022, com base em denúncias da SP Marine Pilots, segundo a qual haveria manipulação da sequência de navios manobrados pela praticagem no acesso aquaviário ao Porto de Santos, direcionando manobras mais rentáveis para a Práticos e deixando os menos rentáveis para a SPMP, que oferece serviço alternativo. Íntegra para associados.

Folha e O Globo: BNDES prevê até R$ 30 bilhões para financiar rodovias em 2025

O BNDES prevê um volume recorde de financiamentos em 2025 voltados à concessão de rodovias. O banco soma R$ 25 bilhões em negociação para concessões já realizadas e prevê que o valor deve avançar para até R$ 30 bilhões. O resultado de 2024 superou o valor total que o banco havia liberado para rodovias nos nove anos anteriores, de 2015 a 2023, período em que o montante atingiu R$ 23 bilhões para financiar concessões de estradas federais. Ontem o BNDES enviou uma carta ao mercado detalhando as condições de apoio financeiro para a concessão da BR-364/RO, entre Porto Velho e Vilhena, conhecida como “Rota Agro Norte”. O documento prevê uma garantia para proteger investidores de eventuais variações de taxas de juros. Íntegra para associados: Folha e O Globo.

CNN Brasil: Ministro admite relicitação da Ferrovia Centro-Atlântica

O ministro Renan Filho admitiu a possibilidade de relicitar a FCA. A concessão da malha, controlada pela VLI, expira em agosto de 2026. Seria uma guinada nos planos do governo, que caminhava para uma renovação antecipada do contrato por 30 anos, mediante a exigência de novos investimentos. A malha da FCA tem 7,2 mil quilômetros de extensão e cruza sete estados – Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe –, além do Distrito Federal. Renan Filho afirmou que o governo não vai abrir mão de um acordo vantajoso e lembrou que estudos para uma eventual relicitação já haviam sido abertos pelo ministério. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Santa Portal: Audiência Pública sobre Pátios Reguladores e Condomínios Logísticos do Porto será em março

A audiência pública sobre a ampliação das áreas destinadas a pátios reguladores de caminhões e os futuros condomínios logísticos do Porto de Santos foi reprogramada para o dia 14 de março, às 17h, no auditório da APS. O objetivo é discutir a instalação de quatro condomínios logísticos retroportuários nos municípios de Guarujá, São Vicente, Santos e Cubatão, que terão capacidade para regular o acesso de caminhões e abrigar mais de 2,8 mil veículos, oferecendo estrutura e serviços aos caminhoneiros. Íntegra para associados. 

A Tribuna de Santos: Eduardo Nery se despede da Antaq após mais de quatro anos de gestão

O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, deixou ontem o cargo, após quatro anos e quatro meses de gestão. Em seu pronunciamento, no evento de apresentação da movimentação nos portos em 2024, ele destacou o aperfeiçoamento de processos regulatórios que agilizaram autorizações e investimentos no setor portuário e a capacitação dos servidores para alinhar as medidas regulatórias brasileiras às internacionais e facilitar o comércio internacional. Ressaltou ainda o fato de a Antaq ter passado a adotar uma “regulação responsiva, com uma abordagem mais direcionada aos esforços de fiscalização daqueles que apresentam um comportamento recorrente de infrações”. Íntegra para associados.

Diário do Litoral (artigo do presidente da Marimex, Antônio Carlos Fonseca Cristiano): Enquanto o Porto se moderniza, São Paulo carimba papel

A DUIMP é uma proposta do Governo Federal de aposentar o Siscomex, aquele sistema que já devia estar no museu há tempos. Embora exista há mais de seis anos, a transição começou mesmo em outubro de 2024. O plano é bom: modernizar, digitalizar, agilizar. É preciso reconhecer que a Receita Federal, mesmo tendo que lidar com greves e dificuldades para manter no ar os sistemas atuais, diferente de outros tempos, tem feito sua parte, se adaptando às mudanças, modernizando processos e investindo na migração para o novo sistema. Os terminais portuários, igualmente, têm colocado dinheiro na transição, investindo em tecnologia e pessoal para não ficarem para trás. Por isso que outro órgão que também deveria estar atuando forte é o Ministério de Portos e Aeroportos. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Agência Porto: Porto de Santos avança na transformação tecnológica com implantação de gêmeo digital

A APS iniciou a implantação de um gêmeo digital no Porto de Santos. A tecnologia, desenvolvida em parceria com o Itaipu Parquetec, permitirá a criação de uma réplica virtual precisa do canal de navegação e de grande parte da infraestrutura física do porto. O gêmeo digital funciona como um “laboratório virtual”, permitindo o monitoramento em tempo real do tráfego de embarcações, do movimento de cargas e do uso dos berços de atracação e possibilitando antecipar problemas e a tomada de decisões mais ágeis e assertivas. O projeto será desenvolvido em etapas, começando pelo mapeamento detalhado dos objetos e edificações do porto, incluindo prédios estratégicos e a usina de Itatinga, com suas linhas de transmissão. A partir dessa base de dados, o modelo digital será construído para permitir o acompanhamento e a simulação de cenários operacionais. A tecnologia dos gêmeos digitais já é utilizada em grandes portos do mundo, como Roterdã, Houston e Tianjin. Íntegra para associados.

Portal MPor: MPor, CNI e setor produtivo debatem desenvolvimento portuário e naval

Ontem, em encontro do Conselho Temático de Infraestrutura, na CNI, em Brasília, o ministro Silvio Costa Filho apresentou aos representantes das confederações das indústrias regionais e aos setores produtivos um pacote de medidas para fortalecer e alavancar o setor portuário e de navegação. Falou da revisão normativa que prevê a ampliação e da oferta para melhorar a qualidade do transporte por cabotagem, cujo decreto está previso para ser assinado neste primeiro semestre. A secretária-executiva do MPor, Mariana Pescatori, ressaltou a importância da parceria com a CNI para que o ministério possa debater as principais políticas públicas do modal. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Ultracargo realiza ‘ship-to-barge’ em Vila do Conde

A Ultracargo realizou sua primeira operação de transbordo direto navio-balsa usando linhas de píer no Terminal de Vila do Conde, reduzindo o tempo de operação em 33%. A operação envolve desde a chegada do navio até a distribuição via balsa, garantindo o controle e segurança no processo, contando também com o envolvimento necessário da autoridade portuária, além dos clientes e embarcações cotados para o processo. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Porto de Imbituba começa 2025 com resultados positivos

O Complexo Portuário de Imbituba alcançou 600 mil toneladas em movimentação de cargas em janeiro, um recorde para o período. Comparado a janeiro de 2024, os resultados se mantiveram estáveis, evidenciando a continuidade do crescimento e da produtividade portuária. As importações lideraram as operações do porto, representando 54,3% do total de cargas, e registraram um aumento de 35% em relação a janeiro de 2024. As exportações corresponderam a 33,6% do total e também apresentaram um crescimento de 35% no comparativo com o ano passado. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Setor de dragagem amplia frentes e diversifica atividades em cenário aquecido no Brasil e em outros mercados

Com  muitas oportunidades no Brasil, empresas de dragagem diversificam cada vez mais sua forma de atuar. Destacam novos contratos e a continuidade dos investimentos em embarcações e equipamentos para alcançar novas frentes de negócios. Com estiagens severas nos últimos anos, a navegação interior criou desafios para o planejamento das ações. Também há uma grande expectativa em torno da primeira concessão do serviço em um porto público para a iniciativa privada, com Paranaguá. A Van Oord disse que permanece engajada em uma ampla gama de projetos e destacou a conclusão da dragagem e derrocagem do canal externo do Porto de Suape e a continuidade dos projetos nos portos de Santos, Açu e Itajaí. Íntegra para associados.

Portal BE News: Antaq lança consulta pública para concessão da hidrovia Lagoa Mirim

Ontem a Antaq abriu a consulta pública para tomada de subsídios sobre a concessão da Hidrovia Lagoa Mirim, na fronteira entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. O projeto busca viabilizar o aprofundamento necessário para as operações e garantir a manutenção contínua do canal de navegação. Também conhecido como Hidrovia Brasil-Uruguai, o trecho é constituído por segmentos de sete rios e tem extensão total de 1.860 quilômetros. No escopo do projeto estão incluídos o trecho entre o Canal do Sangradouro (Extremo Norte) e o Canal de Acesso ao Porto de Santa Vitória do Palmar (Extremo Sul), além do Canal de São Gonçalo, ligação entre a Lagoa Mirim e a Lagoa dos Patos. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Governo quer discussão ampla sobre revisão da Lei dos Portos, após mudança de comando na Câmara

O ministro Silvio Costa Filho disse que espera que a discussão do relatório sobre a revisão da Lei dos Portos apresentado pela Ceportos ocorra amplamente, com a participação dos trabalhadores e dos diferentes segmentos ligados à atividade. “Esperamos que a discussão se inicie no Congresso com o novo presidente da casa já definido, de maneira plural, dentro das comissões, de maneira democrática e participativa”. Um dos pontos principais sugeridos no anteprojeto diz respeito à ampliação das competências da Antaq e das autoridades portuárias na gestão dos portos. O secretário nacional de portos, Alex Ávila, afirmou que o ministério tem alguns pontos de dúvida em relação à proposta. Íntegra para associados.

 

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