Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

19/03/2025

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Folha (Painel S.A): Tarcísio faz roadshow em Londres para atrair interessados no túnel Santos-Guarujá

O governador Tarcísio de Freitas e os secretários Rafael Benini (Parcerias em Investimentos) e Natália Resende (Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística) aproveitaram a entrega de um prêmio em Londres, na Inglaterra, e visitaram diversos megainvestidores de infraestrutura instalados no país para tentar atraí-los ao leilão do túnel Santos-Guarujá, marcado para 1° de agosto, e para outras obras de transporte hídrico no estado. A missão durou dois dias (17 e 18/3). Estavam previstos encontros com setes companhias privadas, uma estatal, e uma entidade pública de transportes. Íntegra para associados.

Estadão Agro e Folha: Fila de 1,2 mil caminhões em Porto Velho atrasa escoamento da soja

Diante de uma safra volumosa estimada em 2,4 milhões de toneladas de soja em Rondônia, de acordo com a Conab, o escoamento enfrenta uma “situação caótica”. A avaliação é do diretor de administração da Aprosoja-RO, Marcelo Lucas da Silva. Segundo ele, a fila de caminhões parados na BR-364 esperando para descarregar no porto de Porto Velho chega a 1.200 veículos nas últimas duas semanas. O terminal portuário absorve não apenas o escoamento da produção rondoniense, mas também o do noroeste de Mato Grosso, integrando o chamado Corredor Norte. Além do caos nas estradas, a dificuldade de escoamento, agravada pelo excesso de chuvas, está comprometendo os trabalhos de colheita. Íntegra para associados: Estadão Agro e Folha.

Isto É Dinheiro e CNN Brasil (Reuters): ANTT abre processo para novo controle da concessão Eco101, com leilão previsto para junho

A ANTT anunciou a abertura do processo competitivo para definir o novo controle da concessão Eco 101 (BR-101/ES/BA). O leilão de repactuação está marcado para 26 de junho e vai envolver 100% das ações da concessionária Ecovias 101, controlada pela Ecorodovias. O trecho de 478 km é considerado um corredor estratégico para o transporte de mercadorias entre o Sudeste e o Nordeste do Brasil. O certame é a última etapa do processo de repactuação, que teve início em julho de 2022, quando a EcoRodovias optou por uma devolução amigável da concessão. Íntegra para associados: Isto É Dinheiro e CNN Brasil (Reuters).

Valor Econômico: Ecorodovias prioriza ampliar contratos atuais a novos leilões

Com R$ 50 bilhões de investimentos contratados, a Ecorodovias deverá priorizar os ativos que já opera, e não novos leilões de rodovias, de acordo com Marcello Guidotti, diretor-presidente da companhia. Hoje há três principais projetos de crescimento, são eles: a construção de uma terceira rota entre a capital paulista e a Baixada Santista, um megaempreendimento já em negociação com o governo de São Paulo; a nova licitação da EcoSul, concessão no Rio Grande do Sul que termina em 2026 e será novamente leiloada; além da repactuação da Eco101, concessão da BR-101 no Espírito Santo, cujo acordo com o governo federal deverá destravar R$ 7 bilhões em obras a partir de junho deste ano. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Santa Portal, Jornal da Orla e Portos e Navios: Movimentação de contêineres volta a crescer, em fevereiro, no Porto de Santos

O Porto de Santos registrou um marco histórico na movimentação de contêineres em fevereiro de 2025, alcançando 434,7 mil TEU. O volume representa um crescimento de 8% em relação ao mesmo período de 2024, consolidando-se como o maior já registrado em um mês de fevereiro. O desempenho positivo no mês contribuiu para que o acumulado dos dois primeiros meses do ano atingisse 895,6 mil TEU, avanço de 10,1% e novo recorde para o período. Apesar do desempenho positivo nos contêineres e em algumas commodities, o total de cargas movimentadas pelo Porto de Santos em fevereiro chegou a 13,1 milhões de toneladas, uma redução de 8,4% em comparação com o mesmo mês do ano passado. A queda foi influenciada, principalmente, pela redução de 52,3% nos embarques de açúcar, que totalizaram 1,0 milhão de toneladas. Íntegra para associados: Santa Portal, Jornal da Orla e Portos e Navios.

A Tribuna de Santos (impresso, p. 11): Santos 10 terá operações em 2027

O Tecon Santos 10, que ocupará a área do STS10, no cais do Saboó, no Porto de Santos, deve iniciar as operações no Porto de Santos em 2027, operando no berço atualmente utilizado pelo Ecoporto. A projeção é que o terminal possa atingir a capacidade máxima de 3,5 milhões de TEU ao ano a partir de 2034, com a implementação gradual da infraestrutura necessária. O leilão da área está previsto para o final deste ano. O cronograma detalhado do megaterminal foi apresentado pela Infra S.A., durante audiência pública virtual realizada ontem pela Antaq. Durante participação, o presidente-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, referiu-se à Nota Técnica 4, da Comissão de Licitação, relativa à questão concorrencial. “A Nota Técnica 4 conclui que, nesse momento, foram eliminados os ‘remédios preventivos’ da questão anticoncorrencial e abuso de poder econômico”. Angelino propôs que retorne ao edital e à minuta do contrato políticas de capacity share para que a concorrência tenha um equilíbrio maior. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (impresso, p. 12): Obras de complexo para cargas em Santos devem começar em 2030

As obras do Terminal Portuário Logístico (TPL), no Porto de Santos, estão previstas para começar em 2030 e terão duração de três anos. A primeira apresentação pública sobre o TUP da Triunfo Participações e Investimentos foi feita ontem à noite, em Guarujá. Segundo a empresa, será protocolado até maio próximo o pedido de licenças ambientais envolvendo o complexo porto-ferroviário, a ser instalado na Área Continental de Santos. A obra, de acordo com a Triunfo, só será iniciada após a empresa adquirir todas as licenças. A prévia deve sair em 2026, e a de instalação, três anos depois, em 2029. Íntegra para associados.

Jornal da Orla (p. 9), A Tribuna de Santos e BE News (p. 8): Ministro Vital do Rêgo destaca papel do TCU nos arrendamentos portuários

O presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, ontem, durante palestra no Santos Export, ressaltou a importância da atuação do órgão nos processos de arrendamento no setor portuário. Graças à atuação do órgão, 42 novos arrendamentos aguardam aprovação para este e próximo ano. Enfatizou a complexidade do setor portuário e a necessidade de investimentos para reduzir gargalos logísticos e potencializar a chamada “economia do mar”. Ainda segundo o ministro, o leilão do Tecon Santos 10 poderá ocorrer em meados de outubro, o que vai ao encontro do cronograma do MPor. Íntegra para associados: Jornal da Orla (p. 9), A Tribuna de Santos e BE News (p. 8).

Jornal da Orla (p. 5), BE News (p. 5) e Jornal da Orla (p. 10): Presidente da APS destaca avanços para a Baixada

O presidente da APS, Anderson Pomini, em participação na sessão solene do Santos Export, destacou as obras e anúncios feitos para o Porto de Santos que, segundo ele, vão dar uma nova configuração ao maior equipamento de infraestrutura do país pelos próximos quatro ou cinco anos. Entre os destaques estão a construção do túnel Santos-Guarujá, o aprofundamento do canal de acesso e a melhoria para os acessos nas duas margens do cais. Íntegra para associados: Jornal da Orla (p. 5), BE News (p. 5) e Jornal da Orla (p. 10).

Jornal da Orla: Secretário prevê aeroporto do Guarujá para o 1º semestre

A esperada obra do aeroporto do Guarujá estará finalizada no primeiro semestre. Esta é a previsão do secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, que esteve ontem no Fórum Santos Export. Franca visitou o local, realizou uma inspeção nas obras e destacou que os trabalhos estão avançados, a pista está praticamente pronta e o próximo passo será iniciar um processo de homologação para que o transporte aéreo comercial e as companhias aéreas possam comercializar as passagens aéreas. Íntegra para associados.

SCC 10: Novo superintendente do Porto de Itajaí tem indicação de Lula confirmada

O advogado João Paulo Tavares teve a nomeação expedida pela APS e é o novo superintendente do Porto de Itajaí. Apoiado pelo presidente estadual do PT e presidente do Sebrae, Décio Lima, o advogado foi indicado pelo presidente Lula. Em Itajaí, desde 1994, João é advogado com MBA em Direito Tributário pela FGV. É ex-presidente da OAB de Itajaí e conselheiro Federal da OAB. Já atuou como secretário de Administração, procurador-geral do Município e diretor-presidente do Instituto de Previdência de Itajaí. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Informativo dos Portos, Portos e Navios e Santa Portal: ANTAQ realiza audiência pública para tratar do Tecon Santos 10

A ANTAQ realizou ontem a audiência pública para tratar do arrendamento do Tecon Santos 10, o maior leilão da história portuária brasileira. Com o arrendamento, no nono ano, o terminal vai atingir capacidade de 3,5 milhões de TEUs/ano. Na abertura, o diretor-geral substituto da Antaq, Caio Farias, destacou que o megaterminal é uma prioridade do governo federal e possibilitará a ampliação da capacidade e modernização das operações no Porto de Santos. No total, serão investidos 5,6 bilhões, ao longo dos 25 anos do contrato, e o empreendimento vai gerar 3,3 mil empregos diretos. Realizada de forma hibrida, a audiência teve transmissão ao vivo, com quase 250 participantes simultâneos e 24 contribuições orais, dentre elas, a ABTRA. O período da consulta pública se estende até o dia 24 de março de 2025. O período de consulta pública está aberto até a próxima segunda-feira, por meio e na forma do formulário eletrônico disponível no site da ANTAQ. Íntegra para associados: Informativo dos Portos, Portos e Navios e Santa Portal.

BE News (p. 6), BE News (p. 5) e Jornal da Orla (p. 7): Autoridades cobram 3ª pista e plano emergencial para acesso ao Porto de Santos

A necessidade urgente de melhorias na infraestrutura viária que liga o planalto ao Porto de Santos foi um dos principais temas debatidos ontem na solenidade de abertura do Santos Export. Diante do crescimento contínuo das operações do complexo portuário, autoridades e especialistas cobraram a construção da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes e um plano de contingenciamento eficaz para o Sistema Anchieta-Imigrantes. A deputada estadual Solange Freitas fez uma análise crítica da atual situação das rodovias da região, destacando a falta de planejamento adequado para situações emergenciais. O presidente da APS, Anderson Pomini, também enfatizou a necessidade de alinhar a expansão portuária com as melhorias nos acessos. Já o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa destacou a importância das discussões no Congresso Nacional sobre a modernização do marco legal portuário, com mudanças que visam trazer mais segurança jurídica e previsibilidade para os investimentos no setor. Íntegra para associados: BE News (p. 6), BE News (p. 5) e Jornal da Orla (p. 7).

BE News (p. 4): Porto de Santos lança licitação para derrocamento do canal de navegação

A APS anunciou a abertura de licitação para contratação de empresa ou consórcio especializado na elaboração dos projetos básico e executivo e na execução da obra de derrocamento do canal de navegação do Porto de Santos. O objetivo é ampliar a profundidade do canal para 16,5 metros, garantindo maior segurança e eficiência na operação portuária. A licitação, conduzida pelo Regime da Lei das Estatais (RLE), ocorrerá no formato eletrônico e será decidida pelo critério de menor preço global por item do lote. O prazo para o envio das propostas se encerra no dia 3 de abril, antes da abertura da sessão pública, marcada para as 10 horas do mesmo dia. O prazo para a conclusão dos serviços é de 18 meses a partir da emissão da ordem de serviço. Íntegra para associados.

Agência Porto: Governo de SC e portos da Baía da Babitonga assinam contrato para dragagem

O Governo de Santa Catarina, por meio da Porto de São Francisco do Sul, e o Porto Itapoá realizam nesta sexta-feira (21), a assinatura do contrato inédito de PPP para a obra de dragagem e aprofundamento do canal de acesso à Baía da Babitonga. Na ocasião, também será lançado o edital de licitação para a escolha da empresa responsável pela execução do projeto. Com investimento previsto de cerca de R$ 300 milhões, a obra permitirá a atracação e operação de embarcações de 366 metros de comprimento. O formato de financiamento da obra, inédito no país, conta com a integração do poder público e da iniciativa privada e terá o Porto Itapoá como responsável pelo financiamento de boa parte dos custos. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco