Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

19/05/2023

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

O Globo, Folha, Valor Econômico e Estadão: Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, devolvido pela iniciativa privada, será leiloado nesta sexta

O aeroporto de São Gonçalo do Amarante será relicitado na manhã de hoje, na B3, em São Paulo. Será o primeiro leilão de concessão desse tipo desde que foi criada, em 2017, a lei que permite esse formato. O terminal foi concedido ao consórcio Inframérica, formado pelo grupo Engevix e pelo argentino Corporación America, em 2011, mas acabou devolvido amigavelmente ao governo federal em 2020, porque as previsões de movimento de passageiros do edital não se confirmaram. O leilão terá como critério para determinar o vencedor o maior valor de outorga inicial. O valor mínimo foi fixado em R$ 227 milhões. O contrato de concessão, que tem duração de 30 anos, prevê R$ 308,9 milhões de obras. Especialistas avaliam que, além de avaliar o interesse da iniciativa privada, o leilão servirá de referência para outros dez processos de relicitação em curso no setor de transportes. Nas semanas decisivas para as empresas concluírem se entram ou não na concorrência por São Gonçalo, o futuro da 7ª rodada movimentou o mercado, com o temor de o governo encontrar formas de não efetivar os contratos da Aena e XP e o assunto acabar no Judiciário. Márcio França havia dito que colocaria uma lupa sobre os leilões realizados na última gestão e logo depois o tema dos precatórios veio à tona. Íntegra para associados: O Globo, Folha, Valor e Estadão.

Portal Veja (Blog Radar): Caiado pede a Marcio França e Infraero assumirá 13 aeroportos de Goiás

Uma reunião entre Marcio França e Ronaldo Caiado ontem terminou com o compromisso do ministro de federalizar 13 aeroportos do Estado de Goiás, colocando-os sob administração da Infraero. O pacote de ativos inclui o aeroporto de cargas de Anápolis, cuja obra inconclusa já custou centenas de milhões de reais à Goinfra. Íntegra para associados.

Estadão On-line: Governo Lula vai lançar títulos públicos com selo ESG, ligados à área ambiental e social

O Tesouro Nacional irá fazer a primeira emissão de um título público com atestado de boas práticas nas áreas conhecidas como ESG, conforme decreto presidencial publicado no DOU, que cria o Comitê de Finanças Sustentáveis Soberanas. O colegiado interministerial será responsável pela elaboração das regras de governança para que essas emissões de títulos públicos soberanos sustentáveis possam ser lastreadas em ações e projetos previstos no Orçamento da União. O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, antecipou que a captação do primeiro título verde soberano (emitido pelo governo federal) ocorrerá entre os meses de setembro e novembro. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

SC Hoje: Estado e governo federal discutem investimentos em portos de Santa Catarina

Propostas e discussões sobre o futuro dos portos catarinenses estiveram na pauta da audiência do secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, com o secretário Fabrizio Pierdomenico, nesta semana, em Brasília.  A respeito do Pierdomenico informou que a SNPTA ainda trabalha com a possibilidade de incluir a obra de revitalização do molhe de abrigo do Porto de Imbituba na primeira fase da nova versão do PAC e as obras de revitalização do acesso sul de Imbituba usarem os recursos dos dividendos do Porto. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (p. A-10): Açúcar: 2º produto mais exportado por Santos

De acordo com a Conab, a produção de cana-de-açúcar deve chegar a 637,1 milhões de toneladas na safra 2023/2024, 4,4% a mais que na anterior. De acordo com a APS, foram exportadas 3,82 milhões de toneladas da commodity nos quatro primeiros meses e a projeção inicial da APS para o açúcar neste ano é de 19,5 milhões de toneladas, que passarão por cinco terminais instalados no Porto de Santos, embarcando 75% do açúcar exportado pelo País. Em 2022, a soja ficou em 1º lugar, com 25,5 milhões de toneladas, contra 20,4 milhões do açúcar, e no 1º quadrimestre de 2023 somou 14,73 milhões de toneladas. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos – p. A-10 (artigo do consultor, engenheiro e economista, Frederico Bussinger): Túnel e Parque Valongo OK. E quando o Porto entra em pauta?

Com o túnel e o Parque Valongo encaminhados, não valeria também cuidar-se para que discussões sobre a autogestão, atualmente, não desviem atenção e ocupem o lugar da desestatização nos últimos anos? Discussão que consumiu energia, adrenalina e tempo, recursos que poderiam ter sido dedicadas ao enfrentamento dos problemas reais e prementes do Porto de Santos. Íntegra para associados.

Folha do Litoral: Receita Federal apreende 32 quilos de cocaína no Terminal de Contêineres de Paranaguá

A Receita Federal apreendeu ontem, no Terminal de Contêineres de Paranaguá, 32 quilos de cocaína, que seria enviada para a Holanda. Os tabletes da droga estavam escondidos no compartimento que abriga o motor de um contêiner refrigerado carregado com suco de laranja congelado. Ninguém foi preso. Foi a terceira apreensão da droga realizada em maio. O método utilizado pelos traficantes é conhecido como rip-on / rip-off, quando os tabletes de cocaína são inseridos na estrutura sem o conhecimento do exportador. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

BE News (p. 4): Itaqui tem maior alta da movimentação de cargas entre os portos do país no mês de março

Entre os portos públicos do país, o Porto do Itaqui se destacou no mês de março em relação ao volume de toneladas movimentadas. Operou 3,11 milhões de toneladas, um aumento de 22,38% ante março do ano passado e um crescimento de quase três vezes a média nacional, segundo o Anuário Estatístico da Antaq. Os portos organizados registraram movimentação de 37,83 milhões de toneladas em março, crescimento de 1,7% em comparação a março do ano anterior. O setor portuário como um todo movimentou 104,5 milhões de toneladas, crescimento de 8,26% em comparação com o mesmo período de 2022. Os TUPs registraram 66,62 milhões de toneladas, aumento de 12,4% na mesma base de comparação. Íntegra para associados.

Agência Porto: Construção de túnel entre Santos e Guarujá é tema de debate na Comissão de Viação e Transportes

A Comissão de Viação e Transportes discute na próxima terça-feira (23), às 10 horas, o andamento do projeto de construção do túnel Santos-Guarujá. Foram convidados para debater o assunto na comissão: o ministro dos Transportes, Renan filho; o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio Luiz França Gomes; o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; o prefeito de Guarujá (SP), Válter Suman; e o secretário de Assuntos Portuários e Emprego da prefeitura de Santos (SP), Bruno Orlandi. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Estaleiros pedem celeridade em obras de infraestrutura para novas encomendas da navegação interior

O Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval) apontou ao governo federal a necessidade de uma efetiva implantação de projetos existentes de infraestrutura que irão incrementar o transporte fluvial no Brasil, sobretudo na região Norte. Entre as principais demandas da construção naval fluvial identificadas pelo Sinaval está a implantação da Ferrogrão entre Sinop (MT) e Miritituba (PA). A previsão de demanda após a concessão da Ferrogrão é de 2.000 balsas e 100 empurradores em 10 anos. Na construção naval local, a estimativa é que serão gerados 1.500 empregos diretos e 6.000 indiretos. Íntegra para associados.

Jornal Portuário: MSC deve superar a marca de 5 milhões de TEUs

Em meados do mês, a MSC tinha uma capacidade total de 4.956.720 TEU, o que lhe dava uma participação de mercado de 18,5%. Em meio à entrega de sua nova classe de porta-contêineres de mais de 24.000 TEU, a maior do setor, bem como uma nova classe de porta-contêineres Neo Panamax de 16.000 TEU também em construção na China, a consultoria Alphaliner avalia que o limite será alcançado em breve. No início de 2022, a MSC possuía 260 de seus navios somando capacidade de 1,5 milhão de TEU, enquanto quase dois terços de sua capacidade provinham de navios principalmente em fretamentos de longo prazo. Hoje, a transportadora possui 753 navios de acordo com o ranking Top 100 da Alphaliner, mas 65% são de propriedade da empresa, representando 2,3 milhões de TEU de capacidade. A Alphaliner calcula que a MSC comprou 306 porta-contêineres com capacidade de 1,2 milhão de TEU desde agosto de 2020. Íntegra para associados.

Tecnologística: Setor ferroviário cobra incentivos fiscais do governo federal e teme aumento de desemprego

De acordo com um levantamento da CNI, apenas 8% das indústrias brasileiras usam a ferrovia como modal para transportar a produção. O Brasil tem vagões com aproximadamente 50 anos de uso, o que representa um risco no transporte de cargas. O setor enxerga no governo federal um papel fundamental para modernizar as frotas ferroviárias, substituir vagões e aplicar novas tecnologias que tragam redução de carbono e mais segurança, reduzindo o transporte nas rodovias e reaquecendo a indústria. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco