Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

19/06/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico, Isto É Dinheiro, Portos e Navios, Informativo dos Portos e Portal BE News: Governo lança ‘Navegue Simples’, para agilizar criação de terminais portuários privados

Ontem o governo federal apresentou o programa Navegue Simples, que tem o objetivo de desburocratizar o processo de autorização de TUPs nos portos do país. Segundo a secretária Mariana Pescatori, o decreto presidencial oficializando a proposta deverá ser publicado hoje no DOU. A ideia é que o Navegue Simples entregue como produtos processos redesenhados e simplificados, procedimentos e ritos administrativos aperfeiçoados em relação aos atuais, com inovação e com menor carga burocrática. O objetivo é encurtar o tempo para se obter um contrato de autorização, arrendamento ou concessão ou ainda, para realizar um aditivo contratual. O ministro Silvio Costa Filho salientou que a essência do Navegue Simples é desburocratizar a cadeia de investimentos. O vice-presidente da República e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, destacou que o programa contribuirá para superar dois desafios: reduzir o custo Brasil e aumentar investimentos. Mariana explicou que a próxima fase da iniciativa beneficiará os projetos de arrendamento dos terminais portuários. Para tanto, ontem a Antaq abriu a Tomada de Subsídio 01/2024, com o objetivo de modernizar a regulamentação do setor portuário através da simplificação e desburocratização de processos. O período de contribuições se estende até o dia 17 de julho, às 23h59. O formulário a ser respondido está disponível neste link. Íntegra para associados: Valor Econômico, Isto É Dinheiro, Portos e Navios, Informativo dos Portos e Portal BE News.

Valor Econômico: Servidores ambientais federais aprovam greve em 17 estados e no Distrito Federal

Os servidores federais ambientais – vinculados ao Ibama, ICMBio, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e ao Serviço Florestal Brasileiro – decidiram pela greve em 17 estados e no Distrito Federal, por tempo indeterminado. A partir do dia 24 de junho a greve ocorrerá nos estados do Acre, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Tocantins. No Distrito Federal, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e São Paulo deverá começar no dia 1º de julho. Íntegra para associados.

Portal Veja (Blog Radar): A queda da movimentação do complexo portuário gaúcho no mês da enchente

As movimentações dos portos do Rio Grande do Sul caíram 2,39% de janeiro a maio de 2024, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O balanço leva em conta as unidades de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre, que ficou fechada por cerca de 30 dias por conta das enchentes. O porto de Rio Grande não paralisou a atividade e movimentou mais de 15,4 milhões de toneladas, 2,27% a menos do que em 2023. A soja, principal produto escoado pelo complexo portuário gaúcho, teve crescimento em maio. Os insumos para fertilizantes, porém, foram os maiores responsáveis pela queda na movimentação. Íntegra para associados.

Folha (Painel S.A): São Vicente recebe plano de desenvolvimento portuário

O Movimento Brasil Competitivo vai entregar hoje à prefeitura de São Vicente um plano de desenvolvimento no setor de infraestrutura portuária para os próximos oito anos. A ideia é alavancar a expansão econômica da cidade paulista, que comemora 500 anos em 2032. Entre as propostas estão a implementação de um porto offshore, a inclusão de São Vicente na poligonal do Porto de Santos e a melhoria da infraestrutura logística da cidade. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Impacto das mudanças climáticas entra no radar dos negócios, mas velocidade de mudanças é lenta, aponta CDP

Um levantamento do CDP Latin America, que administra um sistema mundial de divulgação de dados ambientais, 42% das 1.136 empresas brasileiras que reportaram seus dados de mudanças climáticas têm alguma iniciativa para redução de emissão de GEE. Em 2022, esse índice era de 35%. No total, 780 iniciativas foram relatadas pelas companhias nacionais, 8,2% a mais do que no ciclo anterior, que representam uma redução de 183,6 milhões de toneladas de CO2e. Entre exemplos de iniciativas apontadas estão consumo de energia de baixo carbono (18% dos respondentes), eficiência energética (14%) e redução de emissão relacionada ao transporte por meio da adoção de políticas de viagem de negócios, teletrabalho e substituição da frota de veículos corporativos (12%). Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Santa Portal e A Tribuna de Santos (impresso, p. A-4): Portos brasileiros firmam cooperação técnica para desenvolvimento tecnológico e operacional

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI), a PortosRio, o Porto de Santos e a CODEBA, por meio do MPor, formalizaram na segunda-feira a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica para desenvolvimento tecnológico e operacional. O objetivo é promover a eficiência e segurança das atividades portuárias, por meio da implementação de pesquisa e desenvolvimento, garantindo maior eficiência e a realização de projetos de infraestrutura e descarbonização. O Porto de Santos será contemplado com pesquisa voltada à descarbonização desenvolvida pelo PTI. Íntegra para associados: Santa Portal e A Tribuna de Santos (impresso, p. A-4).

A Tribuna de Santos (impresso, p. A-4): Em reunião, servidores federais pedem apoio da APS

O presidente do Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências), Fábio Rosa, se reuniu ontem com o diretor de Operações da Autoridade Portuária de Santos (APS), Edilberto Ferreira Beto Mendes, para solicitar o apoio da Autoridade Portuária junto ao Governo Federal no atendimento das reivindicações da categoria. No dia 29 de maio as lideranças sindicais rejeitaram a proposta do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), de reajuste salarial escalonado de 9% em 2025 e de 3,5% em 2026, apresentada em rodada de negociações, em Brasília. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Missão Porto & Mar visita gigantes da tecnologia na Coreia

Ontem os integrantes da Missão Internacional Porto & Mar Brasil na Coreia do Sul visitaram as sedes das multinacionais Samsung e LG para conhecer os caminhos que as empresas percorreram para chegar no patamar em que estão e como os bons exemplos podem ser usados para inovação na área portuária. Segundo a comitiva, essas multinacionais possuem uma relação indireta muito importante com o setor portuário, porque todas muitas das tecnologias que elas desenvolvem são utilizadas nos portos do país. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Agência iNFRA e BE News (p. 6): APS amplia prazo para manifestações sobre transferência de área arrendada da Concais

O superintendente de Planejamento Portuário da APS, Bruno Tolino, anunciou na sexta-feira (14), em audiência pública, que a empresa vai ampliar o prazo para receber manifestações sobre a proposta de transferência do Terminal Concais de Outeirinhos para o Valongo. O presidente da APS, Anderson Pomini, disse ainda que a entidade realizará uma audiência específica sobre capacidade de movimentação de contêineres no Porto de Santos. A nova localização do terminal fica em área onde estava programada a construção de um grande terminal de contêineres no porto, o STS10. Segundo Pomini, as ações anunciadas pelo Porto de Santos atendem perfeitamente o gráfico crescente de movimentação de contêineres, porém, pelo outro lado, associações e empresas do segmento apresentam outros números. “O bom debate se faz necessário para que a gente encontre números reais, com a participação do poder público com o privado”, completou Pomini. Íntegra para associados: Agência iNFRA e BE News (p. 6).

Portos e Navios: Centronave estima um prejuízo anual da ordem de US$ 21 bilhões para o comércio exterior brasileiro

O Centronave, que reúne 19 armadores de longo curso que operam na costa brasileira, estima um prejuízo anual da ordem de US$ 21 bilhões para o comércio exterior brasileiro, que não pode receber com regularidade porta-contêineres com 366 metros em Santos devido às deficiências do acesso aquaviário. O cálculo leva em conta uma capacidade adicional de 500 mil contêineres/ano que deixa de ser ofertada aos exportadores brasileiros e considera a infraestrutura instalada atual. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Assinado contrato de arrendamento transitório para movimentação de carga geral

Membros da diretoria da Autoridade Portuária de Itajaí, diretores da SC Portos Operações Portuárias e representantes dos TPAs reuniram-se na segunda-feira (17) para celebrar a Assinatura do Contrato de Arrendamento Transitório para movimentação de carga geral na área pública do porto. O contrato tem a finalidade de pactuar a exploração de área e de instalação do porto. A Arrendatária Transitória (SC Portos) irá instalar, após a Receita Federal dar seu aval por meio de alfandegamento, um galpão metálico de 4 mil m², com fechamento em vinilona para movimentação e armazenagem de carga geral não conteinerizada. O contrato é valido por seis meses, podendo ser renovado pelo mesmo período. Íntegra para associados.

Guia Marítimo e Portos e Navios: Complexo de Suape e Arhyze assinam memorando de entendimento para produção de hidrogênio verde

Na segunda-feira (17) o Complexo Industrial Portuário de Suape firmou um memorando de entendimento com a Arhyze para iniciar um projeto industrial ambicioso destinado à produção de hidrogênio verde, amônia verde e e-metanol. A Arhyze, reconhecida por seus projetos inovadores que visam reduzir as emissões de gases de efeito estufa, planeja investir aproximadamente R$ 2 bilhões em Suape. Íntegra para associados: Guia Marítimo e Portos e Navios.

Informativo dos Portos: Investimentos focados na melhoria de eficiência operacional no setor portuário têm como objetivo o alcance de resultados inéditos para a exportação brasileira

Quais tecnologias implementadas no país e no mundo resultaram nos melhores ganhos operacionais? Quais são as soluções que viabilizaram melhores performances? Qual modelo de gestão da inovação vem se mostrando mais eficiente para acompanhar os desafios que as novas cadeias logísticas formulam? Essas e outras questões são o ponto focal da programação do Port Performance Summit Brasil 2024, a ser realizado nos dias 2 e 3 de outubro, no AMCHAM Business Center, em São Paulo. Entre os painéis já definidos está o que tem a curadoria da ABTRA e que abordará a importância, os benefícios e os próximos passos para a implementação de um projeto brasileiro do Port Community System (PCS), com a participação do diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, o diretor de Gestão e Modernização Portuária do MPor, Fábio Lavor Teixeira, e o economista Roberto Paveck. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco