Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

19/07/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão On-line: Oito leilões, como o do Porto de Santos, podem ficar para o próximo governo

O governo Bolsonaro não conseguirá entregar pelo menos oito projetos que, inicialmente, seriam colocados no mercado até o fim de 2022, dentre eles, a concessão da Ferrogrão e o arrendamento do STS10 no Porto de Santos. O leilão de privatização do Porto de Santos também tem chances cada vez mais estreitas de sair do papel neste ano, mas o governo ainda não descarta tal possibilidade. O secretário de Fomento, Planejamento e Parcerias do MInfra, Rafael Furtado, acredita que a proposta para Santos será apresentada ao TCU em meados de agosto e, para que o edital seja publicado em outubro, o tribunal precisará apoiá-lo em menos de três meses. A concretização da venda neste ano gera ceticismo no mercado e até entre integrantes do governo. Há prós e contras. O lado positivo é pela conclusão do projeto, cuja continuidade está longe de estar garantida se o ex-presidente Lula for eleito. Por outro lado, no atual cenário de instabilidade, não seria o melhor momento para colocar o ativo na praça. Íntegra para associados.

Estadão On-line: Privatização do Porto de Santos e concessão de Congonhas entram na eleição de SP

A menos de quatro meses da eleição, a privatização do Porto de Santos e a concessão do Aeroporto de Congonhas dividem os pré-candidatos ao governo paulista e jogam luz sobre o trabalho do ex-ministro Tarcísio de Freitas. O leilão de concessão de Congonhas virou alvo de moradores do entorno do aeroporto e de representantes da aviação geral. Alegam que o estudo de impacto ambiental, de 2008, está desatualizado, assim como não foi planejada nenhuma medida de mitigação no trânsito. Quanto à privatização do porto, critica-se a pressa no processo, a falta de participação dos municípios de Santos, Guarujá e Cubatão, e a intenção de se instalar um terminal de fertilizantes em área vizinha a moradias e comércios. Íntegra para associados.

Estadão On-line: Leilão de aeroportos e renovação de concessão de ferrovia são os projetos mais adiantados para 2022

Se conseguir fechar os leilões previstos para este ano, o Ministério da Infraestrutura deve chegar ao fim de 2022 com certames ou renovações antecipadas de 113 ativos concluídos, contados a partir de 2019. Dentro dessa previsão, o leilão da 7ª rodada de concessões de 15 aeroportos, incluindo Congonhas, está marcado para o dia 18 de agosto. A assinatura do termo aditivo da prorrogação do contrato de concessão da ferrovia da MRS também deverá ocorrer no próximo dia 29. Além disso, a pasta quer terminar o ano com o arrendamento de sete terminais portuários. Íntegra para associados.

Estadão On-line (Blog do Fausto Macedo): Procuradoria denuncia 18 por tráfico de cocaína para a Europa em contêineres de frutas pelo porto de Salvador

O MPF denunciou 18 pessoas acusadas de integrar grupos criminosos que enviavam cocaína em contêiner de frutas para a Europa pelo porto de Salvador. A denúncia é resultado das investigações da Operação Descontaminação, que cumpriu em abril deste ano 12 mandados de buscas e apreensões e oito mandados de prisão preventiva. As investigações apontam que o esquema consistia em admitir funcionários do porto para introduzir as drogas nos contêineres com destino ao continente europeu. Os mandados foram cumpridos em Salvador, Lauro de Freitas e Feira de Santana, e nos municípios paulistas de Sorocaba, Salto, Santos e São Vicente. Quatro dos denunciados continuam presos e outros dois permanecem com monitoramento eletrônico. Íntegra para associados.

Valor Econômico: País amplia gasto com tecnologia em 8,2%, acima da média mundial

O Brasil deve fechar 2022 com o gasto de US$ 69,7 bilhões em serviços de tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Os dados integram o estudo “Indústria de Software e serviços de TIC no Brasil: Caracterização e Trajetória Recente”, que será lançado hoje pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Em âmbito global, os serviços de TIC devem somar gastos de US$ 5,5 trilhões. Os Estados Unidos devem aumentar sua participação de 34,7% para 36% no mercado mundial. A China pode contar com um ligeiro aumento de 11,3% para 11,6%. Os países da União Europeia devem encolher a sua participação de 15% para 11,3%, devido à saída do Reino Unido do bloco regional. Os demais países, incluindo o Brasil, respondem pela fatia de 41%. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (matéria de capa – p. a-8): Diesel não dá trégua para caminhoneiros

Um levantamento da ANP mostra que o preço médio do diesel caiu 1,18% nas últimas quatro semanas, após elevação de 49% entre dezembro de 2021 e junho. Atualmente, os caminhoneiros desembolsam, em média, R$ 7,48 por litro no País. Já o preço da gasolina caiu 17,86% nas últimas quatro semanas, de R$ 7,39 para $ 6,07 o litro. O ICMS na gasolina e outros derivados do petróleo era alto, por isso houve redução forte no preço. Em compensação, São Paulo já cobrava o mínimo no diesel, que é 13%. O corte foi para os estados que estavam abusando do ICMS sobre o diesel. Íntegra para associados.

Tribuna On-line: Portos capixabas estão na rota internacional do tráfico

Segundo a Polícia Federal, apenas neste ano cerca de 800 quilos de cloridrato de cocaína foram apreendidos nos portos capixabas, a maior parte escondida em cascos de navios. “O Espírito Santo virou rota internacional para o tráfico de drogas”, segundo a Delegacia de Repressão a Entorpecentes. A carga ilegal tem como principal destino a Europa e muitas vezes segue viagem dentro de contêineres, escondida em meio às mercadorias. O esquema conta, inclusive, com a participação de funcionários dos portos, empresários e até mergulhadores. Íntegra para associados.

SC Hoje e Informativo dos Portos: Complexo portuário de Itajaí registra movimentação total de cargas de 8,3 milhões no primeiro semestre de 2022

O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes alcançou em junho uma movimentação de 1.307.391 toneladas em 73 escalas, totalizando a movimentação do semestre para 478 escalas com 8.335.984 toneladas. O segmento de cargas conteinerizadas movimentou 113.285 TEU no mês. Nos recintos APMT e Cais Público, a movimentação dessas cargas em junho somou 28.228 TEU e 321.867 toneladas. No semestre foram 175.427 TEU com 2.064.950 toneladas. Íntegra para associados: SC Hoje e Informativo dos Portos.

Diário de Pernambuco e Portos e Navios: Porto do Recife registra alta de 90% na movimentação em junho deste ano

No melhor mês de junho dos últimos três anos, o Porto do Recife movimentou 109.625 toneladas de produtos. No mesmo período do ano passado, somou 57.625 toneladas. O destaque ficou por conta dos fertilizantes, trigo, barrilha e malte de cevada. O maior crescimento foi dos adubos: alta de 630,4% e 29.285 toneladas. O Porto do Recife também recebeu a aprovação da batimetria da obra de dragagem recém-terminada em seus berços. A avaliação final do CHM (Centro Hidrográfico da Marinha) é de que os berços 00 e 01 chegaram a uma profundidade de 10 m; o trecho entre os berços 02 e 06 atingiram 11m; e a profundidade entre os berços 07 e 09 alcançou 08m, podendo chegar às profundidades máximas, na maré alta, de 12,60m, 13,60m e 10,6m respectivamente. Íntegra para associados: Diário de Pernambuco e Portos e Navios.

Imprensa setorial:

Jornal Portuário (A Gazeta): Porto de Vitória mais profundo é prioridade dos novos donos da Codesa

Após a conclusão da dragagem de manutenção, o canal da Baía de Vitória voltou, na semana passada, a receber navios com 12,5 m de calado, mas com condições naturais de receber embarcações com calado de 13 metros. Antes disso, estava em 11,2 metros. Para que a profundidade maior vire realidade e o porto receba navios com mais carga é preciso que a Marinha dê o ok. O trâmite é tratado como prioritário pelos novos donos da Codesa e pelo time que está fazendo a transição do negócio. A análise costuma levar entre dez e doze meses. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Justiça nega recurso de armadores de longo curso contra norma de fiscalização

A Justiça de Brasília negou, na semana passada, um recurso do Centronave no processo em que a entidade pleiteou afastar a aplicação da resolução normativa da ANTAQ que trata dos direitos e deveres de usuários e prestadores de serviços. O juiz Charles Renaud Frazão de Moraes, da 2ª Vara Federal Cível da SJDF, entendeu que a norma não viola a garantia de livre iniciativa no transporte marítimo de longo curso, a despeito do já existente tratamento legal sobre a ordenação do transporte internacional previsto na Lei 9.432/97. No processo, que tramita desde 2018, os transportadores marítimos alegaram que a norma é inconstitucional por conter regras e determinações voltadas especificamente às empresas estrangeiras que realizam transporte marítimo de cargas em águas brasileiras, e que a agência não tem competência legislativa para regular a atuação dos agentes desse mercado. Íntegra para associados.

Comex do Brasil: Porto do Pecém: ApexBrasil busca investidores para o primeiro HUB de hidrogênio verde do País

O Complexo Portuário do Pecém está sendo implantado o primeiro hub energético no Nordeste. São 1000 hectares disponíveis para receber empresas do setor interessadas em implantar uma cadeia de produção, armazenamento e transporte de H2V. Os projetos de expansão do complexo serão incorporados ao portfólio de investimentos da ApexBrasil a fim de apresentá-lo a investidores brasileiros e estrangeiros interessados. De acordo com o estudo World Energy Transition, feito pela Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), o hidrogênio verde e seus derivados representarão 12% do uso final de energia até 2050. Junto com a eletricidade, representará 63% do consumo final de energia, substituindo combustíveis com alta emissão de carbono como os fósseis. Íntegra para associados.

BE News (p. 4): China mira o Porto de Itaqui (MA) para expansão da Nova Rota da Seda

O Porto de Itaqui foi apontado como um dos pontos estratégicos para a expansão da Nova Rota da Seda da China. Foi citado pelo professor Paul Lee, da Universidade de Zhejiang, durante a sua apresentação no simpósio “As Potencialidades do Maranhão na Nova Rota da Seda da China: oportunidades de negócio e de desenvolvimento para o Brasil”, realizado entre os dias 11 e 13 de julho, em São Luís. Lee é um dos idealizadores de um estudo que lista os pontos estratégicos para a expansão da nova rota, entre eles a capital maranhense, devido a conexões rodoviárias, ferroviárias e condições portuárias que permitem receber navios de maiores calados. Íntegra para associados.

 

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco