Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Falta de consenso impede Porto de Santos de elevar capacidade para contêineres
Os operadores de contêineres do Porto de Santos travam uma disputa em torno dos planos de expansão da capacidade portuária, que hoje está em situação crítica. De um lado, as empresas de navegação Maersk e MSC, acionistas do terminal BTP, tentam convencer o governo a tirar do papel o leilão do STS 10, alegando que a ocupação do porto já é crítica e só tende a piorar. De outro, Santos Brasil e Ecoporto têm sido contrários à licitação. Defendem que a ampliação dos terminais existentes é um plano melhor e mais rápido de ser viabilizado. A ideia da APS é que a área seja dividida: uma parte incorporada ao terminal da BTP; outra ao novo terminal Concais e outro pedaço com o Ecoporto. O plano, alvo de questionamento do TCU, inclui também a ampliação do terminal da Santos Brasil e, futuramente, a construção de um novo terminal. A APS alega que o STS10 geraria um gargalo no acesso rodoviário e promete concluir os estudos sobre o tema em um mês e encaminhá-los à Antaq. Íntegra para associados.
Estadão: SP lança concessão de 460 km de rodovias com 18 novos pedágios; veja onde haverá cobrança
O governo de São Paulo publicou edital para a concessão de 460 quilômetros de rodovias na chamada Rota Sorocabana com 18 novos pedágios, além dos cinco já existentes. O leilão acontece em 30 de outubro. Serão concedidas, e vão ganhar pedágios, rodovias administradas pelo DER, como a SP-79, que liga a região de Sorocaba à Régis Bittencourt (BR-116), cortando uma vasta área de Mata Atlântica, na Serra do Mar. Estão previstos investimentos de R$ 8,7 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão a serem aplicados em duplicações, faixas adicionais, marginais, construção de acesso e obras de infraestrutura viária em 17 cidades. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Rotas de integração sul-americana começam a ser inauguradas em 2025
A ministra Simone Tebet disse que a primeira das cinco rotas de integração entre Brasil e países vizinhos deverá operar já em 2025, e que até 2026 outras duas serão concluídas. A Rota 2, primeira a ser inaugurada, ligará a Região Norte e parte do Nordeste à tríplice fronteira com Colômbia, Peru e Equador e, com isso, interligar ao Porto de Chancay, no Peru, facilitando o escoamento da produção brasileira para o mercado asiático como um todo e, em especial, com a China. Íntegra para associados.
G1, Estadão e O Globo: Apagão cibernético atrasa voos e prejudica serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo
Um apagão cibernético está provocando atrasos em voos, além de prejudicar serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo, nesta sexta-feira (19). O problema estaria relacionado à CrowdStrike, que fornece serviços de segurança digital. Não há indícios de que o apagão esteja relacionado a um ataque hacker. AS empresas American Airlines, United e Delta paralisaram todos os voos. No Brasil, usuários reclamam que apps de bancos estão fora do ar. Bolsas de valores em todo o mundo tiveram intercorrências nas operações. A Microsoft afirma que o problema teve origem em sistemas do Windows devido a “uma atualização de uma plataforma de software de terceiros”. Íntegra para associados: G1, Estadão e O Globo.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: Impasse resulta em atrasos na liberação de cargas no Porto de Santos
O impasse nas negociações trabalhistas entre fiscais de agências reguladoras e o Governo Federal está causando atrasos no desembaraço de cargas de importação e de exportação no Porto de Santos, segundo entidades de comércio exterior, segundo entidades usuárias do Porto de Santos. Reclamam de operações demorando em torno de 15 dias, com carga parada no porto, impactando principalmente os setores de alimentos e medicamentos. Já a APS declarou que não observou reflexos no Porto de Santos. Na segunda-feira (22), o Sinagências promoverá uma assembleia com a categoria para deliberar sobre a proposta do Governo Federal e definir quais serão os próximos passos do movimento. Uma greve nacional é cogitada, mas não foi confirmada pelos dirigentes sindicais. Íntegra para associados.
G1 Santos e A Tribuna de Santos: Autoridade Portuária de Santos oferece bolsas de incentivo a alunos de graduação, mestrado e doutorado; veja como participar
A APS e a Fundação Cenep vão garantir 70 bolsas para promover o avanço científico e tecnológico no setor portuário. O edital oferece oportunidades para que sejam desenvolvidos projetos inovadores. Os aprovados terão bolsa pelo tempo que durar a pesquisa com limite de 24 meses. Os valores vão de R$ 694,44 a R$ 2.083,33 mensais, além de recursos para insumos de até R$ 25 mil. O objetivo é fortalecer a conexão entre academia e setor portuário, garantindo que os resultados das pesquisas sejam aplicáveis e contribuam efetivamente para os desafios e oportunidades enfrentados pelo setor. Íntegra para associados: G1 Santos e A Tribuna de Santos.
Itajaí News: Câmara de Vereadores de Itajaí aprova crédito de mais de R$ 26 milhões para o Porto
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou o um projeto de lei ordinária que autoriza o prefeito a abrir crédito suplementar de R$ 26 milhões para a manutenção do acesso aquaviário ao complexo portuário. Os recursos são provenientes do excesso de arrecadação previsto para o próprio Porto. O projeto será encaminhado para sanção do prefeito. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portal BE News: Seca no Norte afeta transporte de cargas e impõe desafios logísticos
O Norte Export 2024, que acontece entre os dias 22 e 23, em Palmas, vai discutir os impactos da seca que assola a região Norte ao transporte de cargas e à logística da região. Devido à estiagem, 60% das cargas deixam de ser transportadas, afetando o escoamento de grãos e a distribuição de insumos eletrônicos. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Porto de Paranaguá bate recorde na movimentação de granéis sólidos
Apesar das frequentes chuvas, o Porto de Paranaguá registrou aumento de 10% na sua produtividade, nos primeiros meses deste ano, com destaque para os granéis sólidos. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o volume de água aumentou 7% no município, equivalente a 54 dias de chuva. Ainda assim, de janeiro a maio deste ano a Portos do Paraná movimentou 16,8 milhões de toneladas em exportações, 715 mil toneladas a mais que em 2023. O grão de soja foi o que mais cresceu. Íntegra para associados.
Portal BE News: Projeto de H2V entra em fase de viabilidade no Pecém
A Fortescue antecipou a decisão de investimento, previsto em R$ 25 bilhões, para a produção de hidrogênio verde no Porto de Pecém, o que indica que há viabilidade técnica para o projeto ser implantado. O martelo deve ser batido em 2025, mas as obras de terraplanagem poderão ser iniciadas ainda este ano, em uma área de 120 hectares reservada para a empresa, onde futuramente será implantado o Hub de Hidrogênio Verde do complexo. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Evasão de navios do Mar Vermelho gera queda nas receitas do Canal de Suez
A receita anual do Canal de Suez caiu quase 25% – para US$ 7,2 bilhões no ano fiscal de 2023-24, ante os US$ 9,4 bilhões do ano anterior -, em consequência de diversos armadores terem mudado o trajeto de seus navios para rotas alternativas, com o objetivo de evitar ataques dos houthis. O número de navios que usam o canal também caiu para 20.148 em 2023-24, contra os 25.911 do ano anterior. Íntegra para associados.
Agência Porto: Estudos finais da Ferrogrão serão apresentados para ANTT
Na quarta-feira (17), representantes da ANTT, da Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes (MTrans), da Estação da Luz Participações S.A. e da Infra S.A. se reuniram para debater as frentes de trabalho dos estudos de impacto ambiental e do estudo para a concessão da Ferrogrão que deve ser apresentado para a ANTT no fim deste mês. A Ferrogrão (EF-170) pretende conectar as regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, estendendo-se por cerca de 900 quilômetros e atravessando os estados do Mato Grosso e Pará. Íntegra para associados.
Comex do Brasil: AEB projeta superávit de US$ 77,071 bilhões para a balança comercial em 2024, 2o. maior saldo da história
Projeções da balança comercial para 2024, divulgadas hoje (18) pela Associação de Comércio Exterior do Brasil, apontam que ela deverá fechar 2024 com um superávit de US$ 77,071 bilhões, queda de 22% em relação ao recorde histórico de US$ 98,838 bilhões apurado em 2023. O saldo resultaria de exportações de US$ 327,676 bilhões (retração de 3,5% em relação ao ano passado) e importações de US$ 250,605 bilhões (alta de 4% comparativamente com 2023). Íntegra para associados.
Agência Porto e A Tribuna de Santos: Ministro de Portos e Aeroportos diz que COSUST vai abranger portos públicos e privados
O ministro Silvio Costa Filho afirmou que as iniciativas do Comitê de Infraestrutura Sustentável em Transportes Terrestres, Portos e Aeroportos do (COSUST) vão abranger portos públicos e privados. Criado pela portaria interministerial, publicada ontem no DOU, o COSUST vai aprovar, monitorar e garantir a implementação das diretrizes de sustentabilidade do MTe do MPor. A iniciativa, ainda sem cronograma definido, vai tratar de projetos portuários que dialoguem com hidrogênio verde e combustíveis que preservem o meio ambiente. Íntegra para associados: Agência Porto e A Tribuna de Santos.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024