Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

19/08/2021

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Portal Terra (Estadão Conteúdo) e O Globo On-line: Governo deve publicar em agosto consultas de leilão de Viracopos e 7ª rodada

O ministro Tarcísio de Freitas afirmou ontem que o governo deve publicar até o final deste mês as consultas públicas para o novo leilão de Viracopos e para a sétima rodada de leilão de aeroportos. O certame, previsto para 2022, irá ofertar 16 aeroportos que pertencem à Infraero, entre eles, o Santos Dumont, no Rio, e o de Congonhas, em SP. No setor portuário, disse que a consulta pública do leilão do Porto de Santos deverá ser aberta em outubro. O governo já encaminhou para o TCU o modelo da primeira desestatização portuária, a da Codesa. Íntegra para associados: Terra e O Globo.

Valor On-line (Bloomberg): Porto chinês segue fechado e piora congestionamento de navios

Com o fechamento parcial do porto de Ningbo-Zhoushan, pós as autoridades detectarem um caso de covid-19 pela variante delta, o número de navios porta-contêineres ancorados perto de Xiamen, no sudeste da China, aumentou de seis no início do mês para 24 na terça-feira (17). Os efeitos da paralisação já estão sendo observados em outras partes do mundo. Íntegra para associados.

Valor On-line: Comércio mundial mantém recuperação forte, mas há ameaça, aponta OMC

Dados do Barômetro do Comércio de Mercadorias, da OMC, mostram que, apesar do resultado de julho, de alta de mais de 20 pontos em relação a 2020, a recuperação das exportações e importações pode estar diminuindo, pois o índice do barômetro começou a subir a uma taxa decrescente. Aliado a isso, os problemas no transporte marítimo podem continuar até o ano que vem, segundo especialistas, gerando atrasos na entrega de mercadorias, aumento de preço dos contêineres e consequentemente alta nas vendas ao consumidor. Íntegra para associados.

Valor Econômico (Artigo do presidente da Inter.B, Claudio Frischtak): Revolução silenciosa na exportação de grãos

A crescente diferenciação e expansão dos sistemas de exportação de grãos (Santos, Paranaguá, São Francisco do Sul e Rio Grande, de um lado, e Arco Norte, de outros) tem sido resultado de investimentos privados alicerçados em melhorias no âmbito legal e regulatório. Prioritário para o Sistema Norte seria a remoção de gargalos e modernização de vias de escoamento e seus acessos, com a utilização do regime de concessão ou autorização, sob modelagens que promovam a competição pelo ativo ou serviço. Igualmente importante, o país no médio e longo prazo se beneficiaria por reforçar a saída no eixo Vitória-Rio. Da mesma forma, há forte potencial no Sul centrado na expansão dos portos de Santos e Paranaguá, e melhoria de suas conexões com a hinterland. Íntegra para associados.

Estadão (Coluna do Broadcast): Porto de Açu prepara ‘terreno’ para instalar indústria de celulose

O Porto de Açu está fazendo estudos com a Embrapa Territorial para atrair fabricantes de celulose para a área industrial, que ocupa 60 quilômetros quadrados. O Estado do Rio já identificou 290 mil hectares no norte fluminense com potencial de reflorestamento para atender políticas públicas de recuperação de áreas verdes e desenvolvimento econômico. Na outra ponta, existe demanda de países europeus por biomassa a partir da madeira, em substituição ao carvão. Os principais exportadores brasileiros de papel e celulose são a Suzano, Klabin, Votorantim, CNP e a Eldorado. Os estudos da Embrapa, que pretendem entender a viabilidade do projeto, devem levar 120 dias. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (p. a-8): Fechamento de porto na China vai afetar Santos

O fechamento do porto de Ningbo-Zhoushan, na semana passada, deverá causar impactos no Porto de Santos nos próximos 20 dias, agravando a falta de contêineres. As importações, que normalmente crescem no final do ano, em razão das compras de Natal, devem ser afetadas. Segundo o prejuízo maior será no fluxo entre Europa, Estados Unidos e China, refletindo nos manufaturados, peças do setor automotivo, produtos têxteis e componentes eletrônicos. O Tecon Santos e a DPW Santos estimam que haja novos atrasos na chegada de mercadorias de um mês para o outro. Íntegra para associados.

Diário do Comércio (SP): ‘Produzir no Brasil custa R$ 1,5 tri a mais que em países da OCDE’

Estudo encomendado pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) ao Boston Consulting Group, compara o custo de produzir no Brasil com o de países concorrentes e integrantes da OCDE. Foram considerados 12 itens, dentre os quais, facilidade de abrir e fechar empresas e apoio do governo. A diferença com os outros países é que produzir no Brasil custa R$ 1,5 trilhão a mais por ano. A entidade defende que o Brasil precisa saber o que quer da indústria, que representa 11% do PIB, mas leva um terço da arrecadação de impostos nas costas. Íntegra para associados.

Folha de Pernambuco: Suape investe R$ 59 milhões em obras de infraestrutura para melhorar competitividade

De acordo com o Porto de Suape, os investimentos serão utilizados nas obras de manutenção e requalificação da infraestrutura do porto, já em andamento, incluindo a restauração estrutural do molhe que protege o porto externo, a recuperação do Píer de Granéis Líquidos e das vias portuárias (drenagem e pavimentação), o nivelamento do fundo do mar e a construção de nova torre de controle. A conclusão está prevista para o final do ano. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Comex do Brasil: CNI e empresas apresentam a governo agenda para reduzir custo do transporte marítimo internacional

Na segunda-feira (16), a CNI, em conjunto com empresas e associações do setor produtivo, enviou ao Ministério da Economia, SNPTA e Antaq uma agenda de 11 ações para mitigar os custos e gargalos logísticos do comércio exterior, no curto e longo prazo. Entre as propostas estão a ampliação do monitoramento, transparência e divulgação de estatísticas do comércio exterior brasileiro; a conclusão da implantação do Portal Único e da Janela Única Aquaviária; e a divulgação da RN nº 18, da Antaq, sobre os direitos e deveres dos usuários de transportes aquaviários, dos agentes intermediários e das empresas de navegação. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Sistema de armazenamento de contêiner automatizado faz teste bem-sucedido

A DP World concluiu os testes do sistema de armazenamento de contêineres Boxbay totalmente automatizado em seu terminal de Jebel Ali, em Dubai. O sistema movido a energia solar armazena contêineres em slots, em um rack de aço de até 11 de altura. Segundo a empresa, a Boxbay oferece três vezes a capacidade de um pátio convencional de contêineres, reduzindo a pegada dos terminais em 70% e os custos de energia em 29%. A Boxbay entregou 19,3 movimentos por hora em cada transferência junto à água e 31,8 movimentos por hora em cada caminhão guindaste terrestre. Íntegra para associados.

Agência iNFRA: Ministério da Infraestrutura volta aos roadshows internacionais para vender concessões

O programa Infra Month irá de outubro até o fim do ano. A primeira viagem, de 3 a 9 de outubro, será para os EUA. Uma comitiva do ministério terá reuniões com empresas do setor e investidores em Nova York. Em novembro, o ministro Tarcísio de Freitas e os integrantes da pasta estarão na Europa, a partir do dia 6. O primeiro compromisso é na COP26, encontro de cúpula que será realizado na Escócia para tratar do clima. Duas semanas depois da Europa, os compromissos serão nos países árabes, com uma visita a partir de 14 de novembro à Expo Dubai. A tentativa é reforçar lá fora o discurso que o ministro já ensaia aqui, de que é possível conciliar o desenvolvimento da infraestrutura com o meio ambiente. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco