Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Marco legal do hidrogênio de baixo carbono abre perspectiva de investimento
A sanção do marco legal do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono, chamado de hidrogênio verde ou de baixa emissão, em agosto, deve ajudar a tirar da gaveta projetos que ainda esperavam um amparo legal para virar realidade. Mas embora o novo ambiente regulatório ofereça maior segurança jurídica aos investidores, ainda há pontos de atenção que não foram endereçados na lei, como a alocação dos incentivos ao setor com recursos do Tesouro Nacional, proposta que divide opiniões; a destinação da produção, que inicialmente tende a ser apenas para o mercado externo; e como se dará o processo de certificação do hidrogênio em conformidade com os padrões internacionais, principalmente o europeu. Só no Ceará, no Porto de Pecém, há 36 memorandos de entendimento, sendo que seis empresas estimam investimentos que somam US$ 30 bilhões. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Brasil cobra de novo flexibilidade na lei antidesmatamento da UE
O Brasil amplia cobranças junto à União Europeia por flexibilidades na lei antidesmatamento que entrará em vigor dentro de cinco meses. Brasília vai agora agir também junto aos principais portos onde desembarcam produtos brasileiros na Europa. A lei da UE visa proibir acesso ao mercado comunitário de seis commodities – carne bovina, soja, café, óleo de palma, madeira e cacau, além de seus derivados – produzidas em zonas desmatadas após o final de 2020. Essa lei atingirá 34% das exportações brasileiras para o mercado europeu, com base em dados de 2023. O potencial de dano é, portanto, elevado no comércio para a Europa a partir do ano que vem. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
G1 Santos e Santa Portal: Porto de Santos vai inaugurar viaduto com acesso a terminais de celulose
A Autoridade Portuária de Santos vai inaugurar, na próxima quinta-feira (22), um novo viaduto e um viário interno no cais. Segundo a empresa, as estruturas vão facilitar o fluxo de veículos com destino ao cluster de celulose, perto do terminal portuário da Eldorado Brasil. De acordo com a APS, a obra durou 22 meses e teve investimento de R$ 139 milhões da Eldorado Brasil. O viaduto liga a Avenida Governador Mário Covas à Avenida Ismael Coelho de Souza, passando por cima da linha férrea. Íntegra para associados: G1 Santos e Santa Portal.
A Tribuna de Santos: Grupo Tribuna realiza Summit Porto-Indústria em Piracicaba
Levar o Porto até a indústria, debatendo temas atuais e que compõem o desenvolvimento dos dois setores. Este é o objetivo do Summit Porto-Indústria 2024, que será realizado amanhã na fábrica da montadora sul-coreana Hyundai, em Piracicaba. A primeira palestra, com início às 14h30, será Energia Limpa – Motor de Impulsão do Porto e da Indústria. Às 15h30, a segunda palestra será Tecnologias e desafios que convergem na relação do porto e da indústria. Com início às 16h30, a terceira palestra será ZPE – Produzir, industrializar e exportar. Íntegra para associados.
O Povo (CE): Porto do Mucuripe cresce 13,2% no transporte de carga e supera média nacional
O Porto de Fortaleza (Mucuripe) alcançou a marca de 2,3 milhões de toneladas transportadas entre janeiro e junho deste ano. O número representa uma expansão de 13,2% na movimentação de cargas no primeiro semestre de 2024. Foram 2.345.868 toneladas transportadas entre janeiro e junho deste ano contra 2.072.409 toneladas em 2023, segundo dados da Antaq. No Brasil, a média de crescimento foi de 4,28%, enquanto no Nordeste foi de 4,07%. O número de atracações também cresceu no Porto de Fortaleza, saindo de 352 para 484 navios, 37,5% a mais. Íntegra para associados.
NSC Total (Coluna Dagmara Spautz): Fiesc recorre a Lula para pressionar por dragagem no Porto de Itajaí
A Fiesc enviou um ofício ao presidente Lula alertando sobre a preocupação com a suspensão da dragagem do canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí. Como a coluna divulgou no início da semana, a empresa holandesa Van Oord, responsável pelo serviço, comunicou à Superintendência do Porto de Itajaí (SPI) que não retomará os trabalhos até que sejam pagos os R$ 35 milhões devidos pelos serviços já prestados. No documento, o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, diz que “a falta de pagamento que levou à suspensão da dragagem de manutenção traz perplexidade, já que é condição básica e obrigatória para a gestão do complexo portuário”. A Federação lembra que a movimentação do complexo corresponde a cerca de 11% das cargas em contêineres do país. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Comex do Brasil e BE News (Coluna Hub – p. 3): Atraso de navios para exportar café chega a 60% em julho no Brasil e gera apreensão e prejuízos
No mês de julho, 60% dos navios, ou 167 de um total de 277 embarcações, tiveram alteração de escalas ou atraso para exportar café nos principais portos do Brasil. O maior prazo de espera foi registrado no Porto de Santos: 55 dias entre a abertura do primeiro e do último deadline. Os dados constam no Boletim Detention Zero (DTZ), elaborado pela startup ElloX em parceria com o Cecafé. O documento revela que o terminal santista, principal escoador dos cafés brasileiros ao exterior, com representatividade de 68,7% no acumulado do ano até o fim de julho, registrou o maior índice de atrasos de porta-contêineres, de 77%, envolvendo 105 do total de 136 embarcações. Íntegra para associados: Comex do Brasil e BE News (Coluna Hub – p. 3).
Portos e Navios: Grupo Chibatão aposta em píer flutuante para período de seca no AM
O grupo Chibatão investiu aproximadamente R$ 70 milhões para montar uma estrutura provisória em Itacoatiara (AM) para o enfrentamento da seca na região amazônica. O objetivo da plataforma é dar condições para que a logística no Amazonas continue funcionando, reduzindo impactos de forma a evitar o esvaziamento da economia de Manaus. A infraestrutura do grupo em Itacoatiara conta com píer de 277 metros de comprimento com três guindastes Post Panamax. Em Manaus, o Porto Chibatão substituiu quatro guindastes, que estão em fase de comissionamento. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Portos brasileiros adotam fornecimento de energia em terra para reduzir emissões
Para reduzir as emissões de carbono em suas operações, portos, terminais e empresas estão adotando soluções mais sustentáveis, como o Onshore Power Supply (OPS). Essa tecnologia permite que navios atracados desliguem seus motores a diesel e se conectem à rede elétrica local, reduzindo significativamente a poluição durante o tempo de ancoragem. Segundo o ‘Diagnóstico de descarbonização, infraestrutura e aplicações do hidrogênio nos portos’ da Antaq, o setor marítimo é responsável por cerca de 3% das emissões globais de CO2, com a maior parte da frota mundial ainda operando quase exclusivamente com combustíveis fósseis. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: TCU decide criar portal para informar sobre processos da Secex Consenso
O presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, anunciou na última quarta-feira (14), durante sessão plenária, que a corte de contas vai lançar uma nova página em seu portal institucional dedicada à divulgação de pedidos de solução consensual negociados na Secex Consenso. A iniciativa visa dar transparência e facilitar o acesso à informação sobre processos discutidos na câmara de consenso fornecendo dados como status atual dos processos, partes envolvidas, descrição da controvérsia e resultados alcançados. O ministro ressaltou que a Lei de Mediação determina que as tratativas que são levadas a efeito com fundamento nessa lei devem guardar sigilo, exceto se as partes requererem a sua publicidade. Íntegra para associados.
Portal BE News e Informativo dos Portos: Painel aborda modernização portuária com foco em inovação e segurança
A segunda edição do Mercosul Export terminou na sexta-feira (16) com um amplo debate voltado para a implantação de tecnologias e inovação visando a otimização e aperfeiçoamento do setor portuário em todo o mundo. Durante o painel que tratou do tema, os debatedores abordaram os projetos voltados para o assunto, como por exemplo, ocorre no RS, bem como o comparativo dos países do Mercosul com os portos mais modernos e eficientes do mundo, como é o caso de Singapura, do outro lado do mundo. O painel contou com a participação do diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo. O Mercosul Export está disponível no canal @tv_benews no Youtube; e no site www.tvbenews.com.br. Íntegra para associados: Portal BE News e Informativo dos Portos.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024