Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Mineradoras melhoram logística para garantir exportações
As exportações de minério de ferro subiram quase 10% em 2023, para 378,3 milhões de toneladas, e as receitas, 5,6%, para US$ 30,5 bilhões. De janeiro a agosto deste ano, as vendas externas somaram 252,7 milhões de toneladas (alta de 6,1% sobre o mesmo período de 2023), com receita de US$ 20,7 bilhões (crescimento de 9%). A preocupação das mineradoras com a renovação de concessão de ferrovias, a construção de novas malhas e terminais portuários, a compra de locomotivas e navios, além da construção de extensos minerodutos, portanto, é estratégica. De 2012 a 2023, a Vale investiu R$ 50 bilhões em portos e ferrovias. Agora prevê mais R$ 24,7 bilhões nas estradas de ferro Carajás, Vitória Minas e Ferrovia de Integração Centro-Oeste. Responsável pelo transporte de minério de ferro da Usiminas e da CSN, a MRS Logística foca na modernização de seus 1.643 km de trilhos que atravessam 107 municípios de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo e escoam produtos minerais pelos portos de Itaguaí e Mangaratiba. Íntegra para associados.
Folha: Economia brasileira vai crescer acima de 3,5% neste ano, diz Lula
O presidente Lula afirmou ontem que o PIB vai crescer mais que 3,5% neste ano. O índice supera a expectativa do ministro Fernando Haddad, de crescimento na ordem de 3%. Também está acima da projeção oficial, que foi revisada para 3,2% pela Secretaria de Política Econômica. Para 2025, a projeção de avanço da economia caiu de 2,6% para 2,5%, e a previsão de inflação foi revisada de 3,3% para 3,4%. Íntegra para associados.
Portal Exame: EUA pede mais de US$ 100 milhões dos responsáveis pelo cargueiro que destruiu ponte em Baltimore
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos apresentou ontem uma ação judicial para cobrar mais de US$ 100 milhões às empresas Grace Ocean Private e Synergy Marine Private, proprietária e operadora do cargueiro Dali, que destruiu uma ponte em Baltimore. Em 26 de março, o navio porta-contêineres perdeu potência ao sair do porto de Baltimore em direção ao Sri Lanka e colidiu com uma coluna de suporte da ponte Francis Scott Key. Íntegra para associados.
Valor Econômico: País pode ser modelo de exportação sustentável, defendem especialistas
O Brasil tem um amplo potencial para exportar produtos com baixa pegada de carbono, se valendo da matriz elétrica e matriz energética mais limpa do que a maioria dos países do mundo. E não apenas commodities, mas principalmente bens de consumo e componentes importantes para a indústria e as cidades, como cimento e aço verdes, segundo a vice-presidente do conselho de administração da Carbon Direct, Nili Gilbert, no evento Brazil Climate Summit, organizado pelo Brazil Climate Institute, ontem, em Nova York. A executiva também destacou a área de biocombustíveis como uma importante força do Brasil no mercado internacional ligado à transição energética. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (impresso, p. A-7), Santa Portal e Portal BE News: Autoridades portuárias têm encontro em Santos
Presidentes de 11 portos públicos brasileiros participaram ontem da abertura da 3ª assembleia itinerante de 2024 da Abeph, realizada na sede da APS. A importância da troca de experiências entre os portos e adoção de novas tecnologias para aprimorar a gestão dos portos públicos foi a tônica das falas de abertura do evento, feitas pelo presidente da APS, Anderson Pomini; pelo presidente da Abeph, Luiz Fernando Garcia da Silva (também presidente da Portos do Paraná); do capitão dos Portos de São Paulo, Marcus André de Souza e Silva; da diretora-executiva da Abeph, Gilmara Temóteo e do secretário de Portos e Emprego da Prefeitura de Santos, Elias Júnior. A reunião tratou de temas como gestão, segurança e cibersegurança portuária. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos (impresso, p. A-7), Santa Portal e Portal BE News.
Jornal Correio: Pelo segundo mês seguido, Tecon Salvador registra crescimento na movimentação de contêineres
O Tecon Salvador, da Wilson Sons, registrou em agosto um crescimento na movimentação de contêineres de 23,7%, comparando com o mês do ano passado. Foram movimentados 46,3 mil TEUs, 8,9 mil a mais que o referido período de 2023, com maior representatividade das cargas de exportação e cabotagem. As cargas de exportação subiram 26%, com a presença de 8,8 mil TEUs, tendo entre as mais expressivas, o algodão produzido da região Matopiba (420%), além dos segmentos de químicos (+21%) e celulose (+21%), e que tiveram como destinos a Ásia, EUA e Europa. Na cabotagem, a alta foi de 28%, com 9,6 mil TEUs, principalmente, com materiais dos segmentos de plásticos e polímeros (+44%) e químicos (+52%) e também bebidas (+76%). Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Potencial de granéis líquidos esbarra em burocracia e planejamento inadequado
Operadores de terminais de granéis líquidos convivem com dificuldades na disponibilidade de infraestruturas de acesso e escassez de píeres, que geram filas e cobrança de demurrage. As empresas defendem que, além de aumentar a competitividade, é importante melhorar o fluxo na cadeia de granéis líquidos como um todo para reduzir os custos para o consumidor final. A avaliação é que o mercado portuário encontra dificuldade grande na disponibilidade de infraestrutura em portos como Paranaguá, Santos, Suape, Itaqui e, eventualmente, em Vila do Conde. Muitas vezes o gargalo é comum para outras cargas nos complexos portuários, em razão de problemas relacionados ao calado dos canais de entrada e dos berços. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Porto do Itaqui implanta sistema de monitoramento para reforçar segurança
O Porto do Itaqui implementou um sistema de monitoramento a contrabordo em todos os seus nove berços de atracação, tornando-se o primeiro porto público no Brasil a adotar essa tecnologia em larga escala. A nova ferramenta permite identificar, em tempo real, qualquer irregularidade que possa representar risco às operações, navios ou instalações. A área marítima ao redor dos berços será monitorada de forma constante e precisa, permitindo maior controle das embarcações. Além disso, o sistema busca impedir a aproximação de embarcações não autorizadas e atividades ilícitas, melhorando a comunicação com as autoridades de segurança marítima. Íntegra para associados.
Portos e Navios: TCP reforça compromisso com sustentabilidade no Porto de Paranaguá
O Terminal de Contêineres de Paranaguá renovou seu compromisso com o Pacto Global das Nações Unidas em julho deste ano, reafirmando seu papel na promoção da sustentabilidade. Desde que se tornou signatária do Pacto, a empresa tem adotado práticas que abrangem direitos humanos, condições de trabalho, combate à corrupção e, principalmente, ações ambientais. Para os próximos anos, estabeleceu metas ambiciosas, como a redução de 30% nas emissões de gases de efeito estufa até 2030 e o aumento de 25% na eficiência energética. Íntegra para associados.
Guia Marítimo: Conflitos e congestionamentos globais desafiam logística de importação no Brasil
As operações logísticas que abastecem o Brasil estão sendo impactadas por uma série de eventos. A recente intensificação do conflito no Mar Vermelho está trazendo sérios desafios à navegação. Com riscos crescentes, muitas embarcações estão sendo obrigadas a desviar para rotas alternativas, mais longas, o que aumenta o tempo de trânsito até os portos de destino. O Mar Vermelho é uma região vital para o comércio internacional, e as mudanças nas rotas têm gerado grande impacto no setor. Gargalos no Canal do Panamá também afetam o fluxo de mercadorias com destino ao Brasil e América Latina. Filas de espera e congestionamento têm prolongado o tempo de trânsito, elevando os custos e atrasando a entrega das cargas. Para os importadores brasileiros, essas restrições representam uma preocupação crescente. As condições climáticas desfavoráveis também estão comprometendo o andamento das operações. Cidades portuárias, como Manaus, têm sofrido com a seca, enquanto os portos do Sul e Sudeste enfrentam frequentes neblinas, impedindo a atracação de navios e gerando filas que afetam a logística nacional. Íntegra para associados.
Agência Senado e IBL: Representantes de infraestrutura temem distorções na reforma tributária
Os debatedores na audiência ontem da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) destacaram que a regulamentação da reforma tributária deve ser aprimorada para assegurar a segurança jurídica dos contratos e reduzir distorções no tratamento de diversos setores da infraestrutura. Eles chamaram atenção para o risco de cumulatividade de tributos, aumento de alíquotas em setores estratégicos e incerteza sobre a sustentabilidade de concessões ao setor privado. O vice-presidente do IBL e diretor-presidente da ABTP, Jesualdo Conceição, citou que um dos pilares da Reforma é desonerar a exportação e reforçou a proposta do senador Beto Martins para o texto da Reforma por meio da emenda 491, que visa, segundo Jesualdo, “fazer com que esses serviços que hoje já são reconhecidos como serviços exportados e desonerados sejam mantidos, indo ao encontro dos pilares da Reforma”. Íntegra para associados: Agência Senado e IBL.
Comex do Brasil: Estudo da CNI revela que 77% dos produtos exportados pelo agronegócio são industrializados
Levantamento do Observatório Nacional da Indústria, da CNI, mostra que 77% dos produtos exportados pelo agronegócio brasileiro em 2023 foi de industrializados. O estudo também mostra que a cada US$ 100 exportados pelo agronegócio, US$ 50,7 foram de produtos da indústria de transformação. O agronegócio depende da indústria na produção. Para cada R$ 1 gasto em insumos na cadeia produtiva do agro, R$ 0,83 foram fornecidos pela indústria de transformação. Por outro lado, para cada R$ 1 gasto na produção de bens manufaturados, a agropecuária contribuiu com R$ 0,08. No conjunto da economia, a cada R$ 1 adquirido em bens e serviços enquanto insumos produtivos, a agropecuária contribuiu com R$ 0,05, a indústria de transformação com R$ 0,43 e a indústria total com R$ 0,50. Íntegra para associados.
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