Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

19/10/2021

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico: Tribunal altera entendimento sobre contratação de trabalhador em porto

A Seção de Dissídios Coletivos do TST estabeleceu que os portos só podem contratar trabalhadores por meio do Ogmo. Com isso, cláusulas de acordos coletivos firmados por terminais e sindicatos há pelo menos quatro anos para a contratação direta de trabalhadores em portos como o de Santos, Espírito Santo, Manaus e Pará, com base na Lei 12.815/2013, podem ser anulados. Íntegra para associados.

Correio Braziliense e Jornal Portuário: Divididos, caminhoneiros não chegam a acordo sobre greve

O diretor da CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística), Carlos Alberto Litti Dahmer, confirmou que a categoria deve parar a partir do dia 1º de novembro. “O chamado de paralisação tem o respaldo de 1 milhão de caminhoneiros e a sociedade virá conosco”. Mas outras entidades dizem que não vão acompanhar o movimento. Íntegra para associados: Correio e Jornal Portuário.

Estadão On-line e Valor Econômico: Agronegócio tem superávit de US$ 8,8 bilhões em setembro

Segundo o MAPA, o superávit do agronegócio em setembro se deveu à exportação recorde de US$ 10,10 bilhões (variação de 21%) e importação de US$ 1,25 bilhão (19,2%) ante setembro de 2020. O principal setor exportador foi o complexo soja, responsável por quase uma terço parte do valor negociado no mês, e também com grande contribuição para o recorde mensal de vendas externas. As exportações do setor subiram de US$ 2,13 bilhões, em setembro de 2020, para US$ 3,19 bilhões no mês passado (mais US$ 1,06 bilhão em termos absolutos). As exportações de carnes também bateram o recorde na série histórica, superando US$ 2 bilhões, expansão de 62,3% em relação a setembro de 2020. Estudo feito pelo Grupo de Extensão e Pesquisa em Logística Agroindustrial da Esalq atesta que a expansão de ferrovias ampliaria a força do agro. Íntegra para associados: Estadão e Valor.

Estadão: Oito em cada dez empresas industriais inovaram em meio à pandemia

Estudo da CNI mostra que oito em cada dez indústrias grandes e médias brasileiras aceleraram processos de uso de novas tecnologias e práticas em 2020 e 2021, o que resultou em crescimento de produtividade, competitividade e resultados financeiros em 80% delas. A necessidade de introduzir mudanças ocorre mesmo com a maioria (51%) não tendo um setor específico para inovação e 63% também não têm orçamento para isso. Íntegra para associados.

G1 (BBC): Por que EUA têm congestionamento recorde de navios de contêineres

Nos primeiros oito meses de 2021, o volume de carga enviada da Ásia para os EUA aumentou 25% em comparação com o mesmo período de 2019, antes da pandemia. Dois meses atrás, o epicentro do gargalo era a China, que decidiu fechar alguns de seus mais movimentados portos de contêineres para evitar a disseminação da covid-19, diagnosticada em alguns funcionários. Isso fez disparar o custo de frete marítimo e provocou uma escassez global de produtos. Nos EUA o congestionamento de navios-contêineres nos portos se deve também ao aumento das compras dos americanos pela internet. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Correio 24 horas: Ponte Salvador-Itaparica vai criar barreira para portos baianos

O projeto definitivo da ponte Salvador-Itaparica é visto entre companhias do setor como a pá de cal na expansão dos portos de Salvador e Aratu, além de sepultar a eventual retomada do Estaleiro Paraguaçu. As dimensões do vão central, tanto em altura quanto em largura, impedirão a passagem dos navios de carga mais modernos e de embarcações da indústria petroleira. Segundo o jornal, o projeto anterior previa medidas muito acima no vão central, mas o consórcio chinês responsável pela ponte apontou defasagem orçamentária e se negou a bancar a diferença. Para escapar da conta extra e convencer os chineses a arrematar a concessão, a solução encontrada pelo governo estadual foi reduzir o tamanho da obra. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (p. a-8): Nova rodovia: estudos saem em 2022

Os estudos de viabilidade para a construção da nova rodovia para o escoamento da produção nacional ao Porto de Santos serão entregues até o final de janeiro de 2022. O secretário estadual João Octaviano Machado Neto explicou ontem que os consórcios Benvenuto Modera Logit e Via Verde já estão se dedicando aos projetos do novo corredor multimodal, que conectará o Rodoanel à Margem Esquerda do Porto de Santos e à Rodovia Cônego Domênico Rangoni. Explicou que ainda não estão definidos o traçado e os custos da obra. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Informativo dos Portos: Movimentação portuária cresce 7,5% de janeiro a agosto

Dados da Gerência de Estatística e Avaliação de Desempenho da ANTAQ apontam que o setor portuário movimentou 809,8 milhões de toneladas até agosto de 2021, crescimento de 7,5% ante o mesmo período de 2020. Nessa mesma base de comparação, o granel sólido (58,4% do total) apresentou avanço de 3,5%, atingindo 472,8 milhões de toneladas. O granel líquido somou 209,3 milhões de toneladas (25,9% do total), aumento de 12,2%. A carga Geral Solta (4,9% do total) cresceu 15,4%, chegando a 39,7 milhões de toneladas, e a carga conteinerizada (10,9% do total) registrou 87,9 milhões de toneladas, crescimento de 15,9%. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Prefeitura e comunidade portuária entram com pedido de municipalização do porto de São Sebastião

Na sexta-feira (15) a Prefeitura de São Sebastião se reuniu com representantes da comunidade portuária local para discutir o modelo de privatização do porto proposto pelo governo. Os participantes – Prefeitura, Câmara de Vereadores, sindicatos dos trabalhadores, operadores portuários, agências marítimas, doqueiros e tomadores de serviços – decidiram que o município entrará com pedido de municipalização do Porto para, na sequência, propor arrendamentos de terminais com o intuito de alavancar investimentos e impulsionar a modernização do local. Íntegra para associados.

Portos e Navios: “Precisamos oferecer áreas que estão paradas”, defende Tokarski

O diretor da Antaq, Adalberto Tokarski, destacou, na última semana, que existe mais de uma centena de áreas ociosas que podem ser oferecidas ao setor privado. “Fizemos o primeiro arrendamento simplificado (Salvador-SSD09), gastando apenas cinco meses do estudo ao lançamento. Qualquer um desses outros 36 [ativos licitados] não gastou menos de dois anos”. A previsão da agência é de que serão oferecidos mais cinco arrendamentos simplificados no leilão do dia 19 de novembro, nos portos de: Rio Grande (1), Rio de Janeiro (2), Salvador (1) e Vila do Conde-PA (1). Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco