Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

19/10/2023

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

CNN Brasil, Santaportal e BE News (p.3): Ministério anuncia corte no valor de tarifas do Porto de Santos para “embarcações verdes”

O MPor anunciou corte de até 60% no valor das tarifas portuárias no Porto de Santos, especificamente nas embarcações “verdes”, cabotagem e cruzeiros turísticos. O presidente da APS, Anderson Pomini, disse que o cálculo da taxa será feito de acordo com o tipo de navegação e da frequência no uso do porto, o que resulta na “fidelização” do usuário. Os critérios para promover os navios verdes seguem a pontuação do ESI (Environmental Ship Index), que atribui notas de zero a 100 às embarcações com base no uso de tecnologias que reduzem as emissões de óxido de nitrogênio (NOX) e óxido de enxofre (SOX) para níveis abaixo dos limites exigidos. Na cabotagem, a tabela considera o número de escalas nos portos nacionais nos últimos 12 meses antes do mês de atracação. Já nos navios de cruzeiros, a tabela de descontos considera o número de passageiros. Íntegra para associados; CNN Brasil, Santaportal e BE News.

Folha de São Paulo: Brasil desvia cargas de grãos para Santos por seca nos rios amazônicos, diz Anec

A Anec (Associação Nacional dos Exportadores de Cereais) informou que exportadores de grãos que veem algum risco de atraso para seus embarques que estavam previstos para os portos do Norte do Brasil estão desviando algumas cargas para terminais do Sul e Sudeste. A entidade, que representa empresas como ADM, Bunge, Cargill, Cofco, entre outras, não citou quais empresas estariam desviando as cargas, nem os volumes estimados. No entanto, garante que a seca nos rios amazônicos, que tem limitado os volumes transportados em barcaças até os portos de exportação do Arco Norte, não impactará as exportações brasileiras este ano, já que há alternativas como o porto de Santos, onde cerca de 70% da carga de grãos chega por ferrovia. De janeiro a agosto, 44% das exportações de milho do Brasil saíram por Barcarena (PA), Itaqui (MA), Itacoatiara (AM) ou Santarém (PA), de acordo com a Conab. No período, o Porto de Santos concentrou 31% dos embarques desse produto. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Nova plataforma acelerou licença de 5 obras, diz ministério

A fase de testes da plataforma batizada de “Midas” – Monitoramento Integrado de Dados Socioambientais, do Ministério dos Transportes, vai monitorar status e pendências em licenciamento de empreendimentos e destravar, ao menos, cinco rodovias federais em processos analisados nos órgãos ambientais. O sistema foi lançado ontem. Até agora são 336 empreendimentos cadastrados em diferentes etapas de estruturação aguardando liberação da licença. A nova ferramenta será abastecida com informações do Dnit, ANTT e Infra S.A. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Demanda surpreende na China e puxa nova rodada de aumento de preços da celulose

Nos oito primeiros meses do ano, os embarques de celulose para a China cresceram quase 22% – em agosto o salto foi de 42,4% -, alimentando novas rodadas de reajuste, que se refletem também nos mercados europeu e americano, onde a procura segue enfraquecida, segundo o Pulp and Paper Products Council (PPPC). A Suzano anunciou na terça-feira (17) novos aumentos para novembro em todas as regiões. Será o sexto mês de alta na China e o terceiro mês na Europa e na América do Norte. Os reajustes variam de US$ 50 a US$ 80 por tonelada e indicam que a rodada de outubro, também em todos os mercados, foi integralmente implementada. Estoques em queda em portos de diferentes países, aquecimento da demanda de celulose e papel e o spread entre fibra curta e fibra longa acima dos níveis históricos dão suporte ao novo aumento. Íntegra para associados.

Imprensa Regional:

Brasil Norte Comunicação: ‘BR dos rios’ quer reduzir dependência do transporte rodoviário

A secretária Mariana Pescatori anunciou que o projeto “BR dos Rios,” destinado à regulamentação e incentivo do transporte aquaviário, está previsto para ser concluído até o final de 2023. O MPor está trabalhando em colaboração com a Antaq para definir a estrutura e as diretrizes estratégicas do programa. O “BR dos Rios” deverá ser posteriormente transferido para a futura Secretaria Nacional de Hidrovias. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Descarbonização no setor portuário é tendência global

O painel Descarbonização do Porto e Operações de Terminais, no TOC Américas 2023, ontem, na Cidade do Panamá, debateu as iniciativas zero carbono como resultado do esforço conjunto de empresas e de políticas governamentais para viabilizar os chamamos corredores verdes. Nesses corredores, os terminais portuários desempenham um papel crucial, atuando como hubs pivotais que facilitam o movimento de mercadorias para as comunidades locais e mercados globais. Íntegra para associados.

Agência Catarinense: Portos de SC repetem crescimento acima da média nacional na movimentação de cargas

A movimentação de 40,7 milhões de toneladas de cargas nos portos de Santa Catarina nos primeiros oito meses de 2023 cresceu 7,94% em relação ao mesmo período de 2022. O resultado é superior à média nacional, que foi de 5,72%, segundo os dados da Antaq. Íntegra para associados.

EPBR: Mudanças climáticas alteram rotina do Porto Sudeste, no Rio de Janeiro

O principal produto movimentado no Porto Sudeste é o minério de ferro, que tem alta emissão de partículas no ar. Com a maior incidência de ventos, o terminal portuário precisou investir em novos polímeros, à base de celulose, para reduzir a dispersão desses poluentes na Baía de Sepetiba. Outra questão é que com o aumento do nível do mar em 0,66 metro até 2050, o pátio onde está localizada a área operacional poderá ter alagamentos. Íntegra para associados.

Imprensa Setorial:

BE News (p.7): Devolução de autonomia do Porto de Santos é prioridade do ministro

Com a retomada de sua autonomia administrativa a partir do próximo mês, a Autoridade Portuária de Santos poderá realizar arrendamentos de áreas e terminais, reduzindo a burocracia e aumentando a competitividade do Porto de Santos. A secretária Mariana Pescatori explicou que essa é uma prioridade do ministro Silvio Costa Filho, já que o pedido de delegação do porto existe “há muito tempo” e a APS preenche os critérios do Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP), etapa necessária para a conclusão desse processo. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Antaq debate alguns dos principais tópicos do setor com entidades Aquaviárias

Na cerimônia de abertura do Fórum Brasil Export, o diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, ressaltou a ação da Agência na busca da modernização portuária defendendo o processo de arrendamento de terminais como uma importante ferramenta de fomento e robustez para o setor. Nery disse que provavelmente serão realizados quatro leilões de arrendamentos: VDC 04, no Porto de Vila do Conde, MAC 15, no Porto e Maceió, POA 02 e POA 11, no Porto de Porto Alegre, e RIG 71, no Porto de Rio Grande. Íntegra para associados.

Portos e Navios: PortosRio investe R$ 163 milhões em dragagem no Porto do Rio de Janeiro

Com o início previsto para dezembro deste ano, a dragagem de aprofundamento no Porto do Rio de Janeiro foi oficializada em contrato assinado pela PortosRio e pelo consórcio vencedor da licitação, JDN-CHECD, no último dia 11. O investimento total de R$ 163 milhões será financiado pela autoridade portuária. A iniciativa visa aprimorar as condições de navegabilidade no porto e viabilizar a atracação de navios New Panamax, com 366 metros de comprimento. Íntegra para associados.

Portos & Mercados: Tecon Vila do Conde é opção para driblar impacto da seca no transporte de contêineres no rio Amazonas

A Santos Brasil, por meio de seu tecon em Vila do Conde, está ajudando as empresas de navegação que estão com dificuldade de trafegar pelo rio Amazonas em função da grave seca que reduziu em cerca de 40% a navegabilidade do rio. A empresa passou a ser ponto de parada de navios de cabotagem e longo curso com destino a Manaus e que precisam reduzir peso para navegar com segurança até o destino. A carga descarregada na Santos Brasil, por sua vez, é embarcada em barcaças, que têm pouca restrição de navegação, e segue para Manaus. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Pesquisa – Janela Única Marítima será obrigatória em janeiro, mas 30% dos portos ainda não têm a tecnologia

Pesquisa publicada ontem pela Kale Logistics Solutions, com base em 200 portos localizados na Ásia-Pacífico, Médio Oriente, Europa, África, América do Norte e América do Sul, afirma que 30% deles não estão preparados para adotar a Janela Única Marítima. Ela se torna obrigatória em todo o mundo a partir de 1º de janeiro de 2024, segundo a resolução FAL.14(46), da Organização Marítima Internacional (IMO). Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco