Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

20/01/2025

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico, Estadão e O Globo: Brasil torce para ficar fora do foco de Trump

Donald Trump começa hoje, ao meio-dia (14h no horário de Brasília), seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos. A formação de sua nova equipe de política externa aponta para maior atenção à América Latina, mas a relação com o Brasil não deverá sofrer mudanças profundas, porque o país não é prioridade para os Estados Unidos, num contexto de guerra comercial com a China e conflitos no Oriente Médio e na Ucrânia. As relações entre Brasil e EUA são descritas como historicamente robustas e sustentadas por interesses econômicos e comerciais profundos. No entanto, há preocupação em Brasília e entre empresários com a ausência de um diálogo em alto nível entre os presidentes Lula e Trump. Uma das maiores preocupações está no protecionismo econômico que Trump sinalizou como prioridade. Os EUA são o principal mercado para produtos manufaturados brasileiros, respondendo por 17,4% das vendas externas da indústria em 2024, em negócios que somaram US$ 31,6 bilhões. Íntegra para associados: Valor Econômico, Estadão e O Globo.

Correio Braziliense On-line: Exportações para os EUA atingem marca inédita em 2024

Dados do Monitor do Comércio Brasil-EUA, da Amcham Brasil, apontam que o Brasil bateu o recorde em exportações para os Estados Unidos em 2024, atingindo a marca de R$ 40,3 bilhões. a corrente de comércio atingiu a marca de R$ 80,9 bilhões, um aumento de 8,2% em comparação com 2023. O volume exportado pelo Brasil foi inédito, somando 40,7 milhões de toneladas, um aumento de 9,9% em relação a 2023. Íntegra para associados.

O Globo On-line: FMI eleva projeção de crescimento econômico do Brasil para 3,7% em 2024

O FMI elevou a estimativa para o crescimento econômico do Brasil no ano passado de 3,0% para 3,7%, segundo atualização anunciada na sexta-feira (17). A expectativa está acima do esperado tanto pelo governo quanto por analistas de mercado. O Boletim Focus aponta para um crescimento de 3,5%. Para 2025, o FMI projeta um crescimento econômico de 2,2% no Brasil. Íntegra para associados.

InfoMoney (Reuters): Compradores chineses optam por soja mais barata do Brasil antes do retorno de Trump

As preocupações com o recrudescimento das tensões comerciais durante o segundo governo Trump já desestabilizaram os fluxos comerciais para a China, levando os compradores a fazer estoques e buscar fornecedores alternativos. A China consome mais de 60% da soja embarcada em todo o mundo. A participação das importações chinesas de soja dos Estados Unidos caiu para 18% nos primeiros 11 meses de 2024, de 40% em todo o ano de 2016, enquanto a participação do Brasil cresceu de 46% para 74%, de acordo com dados da alfândega chinesa. A soja sul-americana, colhida no início do ano, domina o comércio global até que os suprimentos dos EUA entrem no mercado a partir de agosto. Mas este ano os importadores chineses de sementes oleaginosas se voltaram para os grãos brasileiros mais rapidamente e em massa, atingindo os fornecedores dos EUA no final de sua temporada de pico de comercialização em janeiro. Íntegra para associados.

CNN Brasil (Estadão Conteúdo): Maersk pede cautela e diz que voltará a usar Mar Vermelho quando for seguro

A Maersk expressou cautela sobre qualquer retorno rápido do fluxo marítimo pelo Mar Vermelho depois que os Houthis sinalizaram uma pausa em seus ataques a navios comerciais com o acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas. A empresa afirmou que continuará a monitorar de perto a situação no Oriente Médio e que voltará ao Mar Vermelho quando for seguro fazê-lo. Íntegra para associados.

Folha On-line (Reuters): ANTT aprova edital de concessão de trecho rodoviário entre RJ e Juiz de Fora

A ANTT aprovou na sexta-feira (17) o edital de concessão do sistema formado pelas rodovias BR-040/495/MG/RJ, entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro. O leilão dos 220 quilômetros do trecho está programado para 30 de abril. O critério de escolha de vencedor do leilão será o de maior desconto sobre a tarifa de pedágio. O contrato prevê investimento de R$ 8,8 bilhões em investimentos, sendo R$ 5 bilhões em melhorias e novas infraestruturas e R$ 3,8 bilhões em manutenção. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (Coluna De Popa a Proa – artigo do presidente-executivo da ABTRA, Angelino Caputo): Em 2025, a reta final da Duimp

De acordo com o cronograma oficial da Receita Federal, até o final de julho todas as cargas que chegam do exterior pelo modal marítimo somente poderão ser nacionalizadas por meio da Duimp. Essa é apenas a parte visível de um novo e modernizado processo aduaneiro, que tem o potencial de reduzir o tempo de permanência das cargas de importação nos portos dos atuais 12 dias, em média, para algo em torno de 2,7 dias. Ela se refere a uma situação ideal, onde o importador registra a Duimp ainda antes da atracação do navio, o que pode resultar no conhecido “despacho sobre águas”. Mas caso não tenha disponibilidade financeira, ele vai assistir sua carga ser desembarcada e seguir para armazenagem em um recinto alfandegado, como ocorre no processo atual. Só o tempo vai dizer qual o percentual de importadores decidirão antecipar o registro da Duimp. No entanto, O PL 15/2024, em trâmite no Congresso Nacional, propõe o diferimento do imposto para os importadores certificados como OEA, de forma que, todos os impostos federais acumulados durante um determinado mês poderão ser pagos apenas no dia 20 do mês subsequente. Quando isso for aprovado, teremos uma verdadeira corrida dos importadores para obterem suas respectivas certificações OEA e, como consequência, um grande volume de Duimp registradas antes da atracação dos navios. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos, Santa Portal e Portos e Navios: Portos de Santos e Itajaí podem contar com o mesmo sistema de navegação

Os portos de Santos e Itajaí contarão com o mesmo VTMIS, conforme anunciado pela APS, na sexta-feira (17), em Itajaí, durante a apresentação do plano de gestão do complexo portuário catarinense. A ideia é adotar nesse porto o conhecimento adquirido pela APS na elaboração da contratação do VTMIS em Santos, como também com relação à dragagem, apesar dos dois portos terem necessidades e características diferentes, e à instalação do sinal 5G na área portuária. O sistema deverá ser implementado no segundo trimestre de 2026.  A APS gerenciará o ativo portuário até o final deste ano, conforme determinação do MPor. O chefe de gabinete da APS, André Bonini, foi nomeado para ocupar interinamente a superintendência até nova indicação da pasta federal. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos, Santa Portal e Portos e Navios.

A Tribuna de Santos: Túnel Santos-Guarujá: cronograma de leilão cria divergência entre Estado e União

O MPor e o Governo do Estado divergem sobre o cronograma de lançamento do edital de leilão do túnel imerso Santos-Guarujá. São Paulo quer publicá-lo em fevereiro e a União, em junho. O MPor enviou o projeto ao TCU no dia 30 de dezembro, seguindo o cronograma estabelecido anteriormente. Já o secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, declarou que o Governo Estadual solicitará a dispensa da análise à Corte de Contas para poder lançar o edital em fevereiro. O tribunal tem até abril para emitir o parecer e devolver a documentação ao MPor e ao Estado para os ajustes necessários em maio, publicação do edital em junho e realização do certame em agosto. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Autoridade Portuária de Santos altera cronograma de obras do bulevar aéreo

O cronograma das obras de construção do bulevar aéreo, nova passarela de pedestres que conectará a Rua XV de Novembro, no Centro de Santos, ao Parque Valongo, sofreu alterações. Segundo a APS, as obras ocasionarão mudanças no trânsito da região, especialmente na Avenida Perimetral, entre as ruas Riachuelo e Augusto Severo, nas proximidades do novo Armazém 4, onde será construída a rampa que ligará o cais ao bulevar. O projeto da nova passarela é uma contrapartida da Fips, responsável pela gestão da malha ferroviária na área portuária. Íntegra para associados.

Santa Portal e BE News (p. 3): Terceira pista da Imigrantes terá inclinação suave e curvas com maior raio para favorecer caminhões

O projeto de construção da terceira pista da Imigrantes, divulgado pelo Governo de São Paulo no último dia 10, permitirá o tráfego de caminhões ao litoral, hoje restrito à Via Anchieta. As características geométricas da nova estrutura serão diferentes das da pista Sul da Anchieta, com rampas e declividades de inclinação mais suaves – em média, 4% – e maiores raios de curvatura horizontal. Essas características favorecem a circulação dos veículos pesados. Serão duas faixas de rolamento e um acostamento que pode ser revertido em faixa de tráfego. Segundo a Artesp, a capacidade do sistema será ampliada em cerca de 145% para descida de veículos pesados. Serão 21,5 quilômetros de extensão no trecho de serra, compostos por 17 quilômetros de túneis e 4 quilômetros de viadutos. Um dos túneis terá cerca de 6 quilômetros de extensão, tornando-se a maior estrutura desse tipo no Brasil. A nova estrutura da terceira pista da Imigrantes terá início no quilômetro 43 da Imigrantes, com acesso pelo Rodoanel Mário Covas. Na Baixada, a conexão será no quilômetro 265 da Cônego Domênico Rangoni, próximo ao Polo Industrial de Cubatão. Íntegra para associados: Santa Portal e BE News (p. 3).

Noticenter: Porto de Imbituba registra recorde histórico com 8,3 milhões de toneladas movimentadas em 2024

O Porto de Imbituba movimentou 8,3 milhões de toneladas ao longo de 2024, superando em 8% o resultado de 2023. As cargas a granel representaram 79,2% do volume movimentado, somando 6,6 milhões de toneladas, com destaque aos minerais (3,7 milhões de toneladas), seguidos pelos produtos agrícolas (2,87 milhões de toneladas). O segmento de contêineres respondeu por 16,9% da movimentação total. Foram transportados 112 mil TEUs, 70% a mais que em 2023. O avanço foi impulsionado pela inclusão de três novas rotas internacionais, conectando o Brasil à América do Norte, Argentina e Ásia, além da já consolidada linha de cabotagem no país. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Agência iNFRA:  BNDES e FAB estudam conceder área da base aérea em Santos para implementação de TUP

Segundo o diretor de Planejamento e Relações Institucionais do BNDES, Nelson Barbosa, a carteira de estruturação de projetos de infraestrutura do banco em 2025 prevê o investimento em projetos de valorização do patrimônio imobiliário, com foco em ativos públicos que podem ser utilizados para fins sociais e gerar receita. Um deles prevê que a base aérea de Santos poderá ser utilizada para a instalação de um TUP. Há expectativa de que a licitação para esse TUP saia ainda neste ano. “É uma área de frente para o porto de Santos, que tem gargalos logísticos relevantes”, disse a superintendente da Área de Soluções para Cidades do banco, Luciene Machado. Íntegra para associados.

Agência iNFRA: Indicação a diretor-geral da ANTAQ depende de conversa com futuro presidente do Senado, diz ministro

De acordo com o MPor, a indicação para substituição do diretor-geral da Antaq,  Eduardo Nery, cujo mandato termina em 17 de fevereiro, só deverá ser feita após uma conversa com o senador Davi Alcolumbre, cotado para ser presidente do Senado Federal. Assim, dificilmente haverá tempo hábil para negociar e indicar um novo diretor-geral, sabatiná-lo nas comissões e aprová-lo em plenário até o fim do mandato do atual diretor-geral. No ano passado, o candidato que despontava como favorito era o atual diretor Caio Farias. O diretor Alber Vasconcelos também trabalha pela indicação. Também houve articulações para a nomeação do auditor do TCU Frederico Dias para a vaga de diretor-geral. Íntegra para associados.

Portal BE News: Balanço do MPor recebe avaliação positiva de associações empresariais

Representantes de associações empresariais e do setor privado reagiram positivamente ao balanço de 2024 do MPor, anunciado na quinta-feira (16), em Brasília. Destacaram que o resultado positivo se deveu aos investimentos realizados e que, para o setor continuar crescendo, é preciso gerar um ambiente favorável, o que exigirá que o anteprojeto de lei apresentado pela Ceportos comece a ser analisado e venha a ser aprovado no Congresso Nacional. Segundo o MPor, o setor portuário registrou um crescimento de 7,4% em 2024, alcançando uma movimentação recorde na história do país, com 437,7 milhões de toneladas. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Sancionada lei com regras do Reporto e Renaval

O presidente Lula sancionou, na quinta-feira (16), o PLP 68/2024, que regulamenta a maior parte da Reforma Tributária instituída pela Emenda Constitucional 132, promulgada pelo Congresso em dezembro de 2023. Com a sanção, o PLP foi transformado na Lei Complementar 214/2025, que estabelece as regras do Reporto, garantindo que os beneficiários possam efetuar importações e aquisições no mercado interno amparadas pelo regime especial até 31 de dezembro de 2028. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Antaq realizará audiência sobre serviços em instalações portuárias

A Antaq realizará, no próximo dia 23 de fevereiro, às 10h, a Audiência Pública 15/2024 para receber contribuições visando aperfeiçoar a proposta de Instrução Normativa que define procedimentos e critérios para a qualificação de condutas e práticas no fornecimento de serviços em instalações portuárias. Interessados em participar da audiência devem se inscrever no dia 21 de janeiro, das 9h às 15h, pelo WhatsApp (61 2029-6940. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da agência no YouTube. Íntegra para associados.

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