Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

20/05/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico: Aumento de insumos pressiona contratos

Alegando prejuízos acumulados com a recente disparada no preço dos insumos, especialmente no cimento asfáltico de petróleo, concessionárias de rodovias e construtoras que executam obras públicas estão levando para o governo federal e para os Estados novos pedidos de reequilíbrio econômico-financeiro dos seus contratos. A CBIC e a Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias (Aneor) protocolaram no Dnit um ofício pedindo solução urgente para o desequilíbrio dos contratos. A ANTT e o MInfra ainda não se convenceram da necessidade de repactuar os contratos. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Ferrovias se inspiram em caminhoneiros e querem ‘gatilho’ pelo diesel caro

As operadoras de ferrovias também pretendem pedir ao governo repactuações em seus contratos. A ANTF quer um reajuste automático do teto tarifário aplicado aos donos de cargas, quando houver aumento do óleo diesel, em uma sistemática semelhante à adotada para o frete dos caminhoneiros. Íntegra para associados.

Estadão On-line (E-investidor): Guedes: privatização pode aumentar recursos para infraestrutura

O ministro Paulo Guedes defendeu a privatização como forma de aumentar os investimentos em infraestrutura. Disse que o “modelo antigo”, baseado em grandes empresas estatais “se esgotou”. Na quarta-feira (18), o TCU aprovou o modelo de privatização da Eletrobras. Guedes afirmou ainda que a alta carga tributária tem provocado a redução da produção industrial do país nos últimos anos. “O IPI desindustrializou o Brasil”. Íntegra para associados.

Jornal Nacional e A Tribuna de Santos On-line: Portos são reabertos após fortes ventos

O canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes foi reaberto. Nove embarcações passaram dois dias à espera de autorização para zarpar ou atracar. No porto de Rio Grande, as atividades foram suspensas por 32 horas por causa do vento de até 89 km/h. O mar agitado também obrigou o fechamento do canal do porto de Santos por 20 horas, entre quarta (18) e quinta-feira (19), devido às condições climáticas que colocavam em risco a navegação. A interrupção refletiu em 23 reagendamentos de programações de navios – 13 saídas e 10 entradas. As operações em terra não sofreram impactos. Íntegra para associados: Jornal Nacional e A Tribuna.

Estadão: ONU corta previsão para crescimento do PIB global em 2022, de 4% para 3,1%

Em relatório divulgado na quinta-feira, 19, a ONU afirmou que a guerra da Rússia na Ucrânia derrubou a frágil recuperação econômica da pandemia, provocou uma crise humanitária “devastadora” na Europa e elevou os preços de alimentos e commodities ao redor do globo. As baixas nas projeções de crescimento incluem as maiores economias, como Estados Unidos, China e Europa, e a maior parte das desenvolvidas e emergentes. Íntegra para associados.

Revista Exame (Bloomberg): Fila de navios do Canal do Panamá reflete gargalo global

Uma centena de navios esperavam para fazer a viagem de 40 milhas através do Canal do Panamá na quarta-feira, 18, seis a mais que a média até agora este ano, segundo dados da Bloomberg. Após os navios que se deslocam pelo canal aumentarem 18% em abril em relação ao mesmo mês do ano passado, este mês o canal observa um efeito retardado da política Covid Zero de Pequim. Íntegra para associados.

O Globo On-line, Valor Econômico e Folha On-line: Câmara aprova MP que permite que o Brasil retalie países da OMC

A MP proposta pelo presidente Bolsonaro autoriza o Brasil a suspender concessões e até mesmo retaliar membros da OMC em disputas comerciais enquanto as audiências no organismo estiverem interrompidas. Os parlamentares aprovaram a MP nesta quinta-feira, sem alterações. A medida, que perde a validade em 1 de junho, será encaminhada ao Senado. Íntegra para associados: O Globo, Valor e Folha.

Imprensa regional:

G1 Santos e Boqnews: Empresários com ideias inovadoras para o Porto de Santos podem se inscrever em programa para desenvolver startup

A Prefeitura de Santos lançou na terça-feira (17) o Marine StartupLab, programa de pré-aceleração de empresas inovadoras da Fundação Parque Tecnológico de Santos, em parceria com o Sebrae for Startups e a Associação Brasileira de Startups (ABStartups). O programa terá duração de quatro a seis meses. O projeto busca encontrar startups do estado de São Paulo focadas em soluções para o Porto de Santos. O diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, destacou a importância do projeto para atrair startups que tragam soluções de interesse coletivo do setor. A prefeita em exercício, Renata Bravo, ressaltou que o Parque Tecnológico deverá servir de inspiração para que outras startups venham para o Município. Íntegra para associados: G1 e Boqnews.

Paraná Cooperativo: Portos do Paraná devem receber cerca de r$ 2,3 bilhões em investimentos nos próximos dois anos

Além dos investimentos que chegam com a atração de novos negócios, o Governo do Estado, através da empresa que administra os terminais de Paranaguá e Antonina, vai aplicar R$ 678 milhões até 2024. A infraestrutura portuária do Estado tem recebido investimentos recordes. De 2019 até 2021, foram aplicados mais de R$ 437 milhões nos portos paranaenses. Neste ano, as obras em andamento já somam R$ 77,67 milhões, em recursos próprios. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: Porto de Itaguaí terá novo terminal de minério de ferro

A CDRJ anunciou o projeto de mais um terminal para exportação de granel sólido mineral no Porto de Itaguaí. O novo empreendimento, que será implantado em uma área de 312.514m², vai receber investimentos de R$ 3 bilhões e aumentar a capacidade de escoamento de minério de ferro pelo porto em cerca de 30 milhões de toneladas por ano. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Nova bacia de evolução registra marca de 900 giros no complexo portuário de Itajaí e Navegantes

A manobra foi registrada com o navio de bandeira do Panamá. Vindo do Porto de Paranaguá, o navio EVER URBAN partiu na quinta-feira, 19, com destino ao porto de Santos, e segundo informações do setor de operações movimentou 2.000 mil contêineres. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco