Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor On-line: Proposta do governo para drawback de empresas do RS pode alcançar US$ 850 milhões em exportações
A proposta do Mdic para o drawback de empresas do Rio Grande do Sul prevê a prorrogação por um ano dos regimes de suspensão e isenção, podendo alcançar US$ 850 milhões em exportações. A ideia é que as empresas responsáveis pela produção dos bens (calçados, móveis, metal mecânico, entre outros) tenham prazo adicional para comprovar as exportações, sem multas e penalidades. Íntegra para associados.
Folha: Especialistas dizem que canal não é prioridade contra enchentes no RS e apontam riscos socioambientais
O ministro Renan Filho anunciou a intenção de abrir concorrência internacional para contratar estudos para um projeto de construção de um canal para reduzir a velocidade da descida das águas dos rios do planalto que desembocam no lago Guaíba, aprimorar o sistema de proteção de Porto Alegre e drenar mais rapidamente a água da lagoa dos Patos, que interliga o Guaíba ao oceano Atlântico. Já o IPH (Instituto de Pesquisas Hidrológicas) da UFRGS divulgou uma nota contra a proposta, alegando que mesmo um canal de 10 km de largura teria efeitos mínimos. A solução já havia sido estudada antes, com base na enchente de 1941, mas foi abandonada por causa da sua ineficiência. Íntegra para associados.
Valor On-line e BE News (p. 5): Paes anuncia novo parque na região do Porto do Rio
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou a criação do Parque do Porto, na região do Porto do Rio. A ideia é um parque com praças flutuantes, com áreas verdes, quadras esportivas e ciclovias, que possa consolidar a revitalização da área, iniciada com a demolição do Elevado da Perimetral. Paes afirmou que o projeto é o “Parque do Flamengo” do século XXI, lembrando do complexo de lazer construído nos anos 50 e 60 sobre aterros na Baía Guanabara, que liga o Centro do Rio à zona sul da cidade. A proposta está em negociação com o governo federal, para a cessão de áreas da União e adequação de atividades portuárias. Íntegra para associados: Valor On-line e BE News.
Valor Econômico: Ministério dos Transportes vai discutir com mercado portaria sobre nova debênture de infraestrutura
O Ministério dos Transportes vai abrir na próxima semana uma consulta pública sobre as regras para as emissões de debêntures de infraestrutura pelo setor. A pasta vai apresentar o texto da portaria sobre os títulos na próxima quinta-feira (23). Um dos pontos principais será a permissão do uso de recursos para pagamento de outorgas e o “equity” dos projetos. O objetivo também é simplificar os processos para a emissão dos títulos. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
G1 Santos: APS realizará novo leilão de terminal destinado a granéis líquidos na Alemoa
A APS vai lançar o edital do leilão do STS 08, na margem direita do Porto de Santos, para movimentação e armazenamento de granéis líquidos, principalmente combustíveis, com investimento de mais de R$ 400 milhões. A área foi a leilão em novembro de 2021, mas não teve interessados. Agora em março, o termo de encerramento do chamamento público para o leilão foi divulgado, com resultado de seis interessados, entre eles, Raízen, ABA Infraestrutura e Logística, Empresa Brasileira de Terminais e Armazéns Granéis (EBT), Petróleo Brasileiro, Ultracargo e Infra Port Santos. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Terminal deve investir R$ 565 milhões no cais santista
A CLI Sul assinou um aditivo ao contrato de arrendamento no Porto de Santos com o MPor, válido até 2036, e, em contrapartida, investirá R$ 565 milhões na completa modernização do terminal. Com isso, aumentará a movimentação de açúcar, milho e soja das atuais 15 milhões de toneladas ao ano para 19 milhões de toneladas ao ano a partir de meados de 2028. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Especialista fala sobre novo terminal de grãos e de fertilizantes no Porto de Santos
Um acordo entre a DP World e a Rumo prevê a construção de um novo terminal portuário para movimentação de grãos e de fertilizantes no Porto de Santos. O valor empenhado é de R$ 2,5 bilhões para a construção e o ativo faz parte de um processo de diversificação de atividades. O CEO da DP World Santos, Fábio Siccherino, disse que o terminal será o maior multipropósito do País, com a previsão de movimentar 12,5 milhões de toneladas de grãos; 1,7 milhão de TEU de carga conteinerizada e 5 milhões de toneladas de celulose. Também falou sobre a necessidade de construir cadeias mais resilientes, com soluções mais adequadas às situações atuais globais, e de revisitar as normas e regulações para se ter um estoque de capital de infraestrutura mais alinhado com o crescimento do País. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Temporada de cruzeiros no Porto de Santos terá sete navios
A próxima temporada de cruzeiros (2024/2025) no Porto de Santos começará no dia 8 de novembro, com a chegada do MSC Seaview, e encerrará em 20 de abril, com a partida do Costa Diadema. Será 23 dias mais curta que a última temporada e terá redução de 10% no número de passageiros sobre 2023/2024. Estão previstos quatro navios da MSC, um a menos do que na última temporada, e três da Costa, além de transatlânticos em trânsito. O presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz, disse que a meta para 2025/2026 é retomar o navio perdido e atrair mais companhias. Quanto à temporada que encerrou, mais de um milhão de pessoas passaram pelo terminal, em Santos. Íntegra para associados.
G1 Santos: Baixada Santista é responsável por quase 12% das exportações no estado de São Paulo em 2023, aponta Seade
Um levantamento da Fundação Seade mostra que a Baixada Santista respondeu por quase 12% das exportações e 3,4% das importações realizadas no Estado de São Paulo em 2023. O estado exportou US$ 75,5 bilhões para 232 países, 22,3% do volume exportado em todo o Brasil no ano passado. Já as importações do estado de São Paulo apresentaram queda de 12% em 2023, com um montante de produtos com valor de US$71,5 bilhões, correspondente a 29,8% das importações do Brasil. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (impresso, p. A-9): Transporte rodoviário cresce junto com gargalos
Dados do IBGE indicam alta no transporte rodoviário nos quatro trimestres do ano passado em relação a 2022. No primeiro trimestre foi de 6,7%; no segundo, 16,1%; no terceiro, 12,1%; e no quarto, 5,6%. O setor é responsável por levar 70% das cargas que entram e saem do Porto de Santos, mas falta estrutura de acesso para receber o atual fluxo. O presidente da APS, Anderson Pomini, disse que negocia com o Governo do Estado sobre a necessidade da terceira pista Planalto-Santos. “Não adianta anunciarmos mais de R$ 20 bilhões em investimentos para infraestrutura na área do Porto, se não tivermos vias para o escoamento destes produtos”. Íntegra para associados.
Boqnews: Empresas já investiram R$ 448 milhões em obras e projetos públicos de Santos
‘Sem custos para o Município’ tornou-se uma frase comum nos últimos nove anos, nos anúncios de obras importantes em Santos, graças aos Trimmcs (Termos de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e Compensatórias firmados entre a Prefeitura de Santos e empresas. Eles já garantiram, desde 2015, mais de R$ 448 milhões de investimentos para que projetos saíssem do papel. Neste ano os recursos dos Trimmcs já somaram R$ 5.180.000,00, mas a previsão é de mais R$ 59 milhões. O principal exemplo é o Parque Valongo, cuja primeira fase será entregue no fim de junho. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
BE News (Coluna Hub – p. 3): No Congresso
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública amanhã (21) para debater obstáculos burocráticos nos portos brasileiros. A sessão foi pedida pelo deputado federal Gilberto Abramo. O ministro Silvio Costa Filho ainda não confirmou sua participação. Íntegra para associados.
BE News (p. 5): Secretário de Hidrovias afirma que pasta vai priorizar concessões
O secretário nacional de Hidrovias e Navegação, Dino Batista, durante o Centro-Oeste Export na sexta-feira (17), afirmou que a secretaria vai priorizar as concessões hidroviárias e revelou a expectativa em concretizar as primeiras entregas. “Esperamos que certamente no começo de junho tenhamos a abertura da consulta pública da primeira concessão que teremos, no Rio Madeira”. Batista disse que os projetos de concessões no modal hidroviário no Rio Paraguai, Barra Norte e a Lagoa Mirim também estão com estudos avançados. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Tecons defendem unificação de prazos de concessão
A Abratec defende a unificação dos prazos de concessão por meio da harmonização do prazo de exploração do arrendamento portuário por 70 anos. Na audiência pública sobre a revisão legal da exploração dos portos e instalações portuárias, promovida pela Câmara de Vereadores de Itajaí na última semana, o diretor-executivo da Abratec, Caio Morel, defendeu que “Se colocarem o prazo de 70 anos com a permissão para que os contratos antigos se adaptem, seria muito bom para o setor e para fomentar esses investimentos e ganharmos esses anos que estamos atrasados”. Íntegra para associados.
Agência Porto: Associação de Terminais Portuários Privados anuncia o lançamento do 2º Prêmio ATP
A ATP lançou o edital do 2º Prêmio ATP, uma iniciativa que busca reconhecer e premiar as melhores práticas, ações e trabalhos relacionados às áreas de inovação tecnológica e impacto social no sistema portuário privado do Brasil. As inscrições serão abertas a partir de 3 de junho em duas categorias: Inovação Tecnológica Portuária e Impacto Social Portuário. As informações estão disponíveis no site da entidade. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024