Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Limite em corte de gasto afeta menos infraestrutura
Conforme o texto do arcabouço fiscal aprovado pela Câmara dos Deputados no mês passado, o setor de infraestrutura pode ser menos prejudicado pelo limite de até 25% no corte dos gastos públicos em caso de descumprimento de meta do déficit primário. No entanto, a mudança, apesar de positiva para o setor, ainda não trará impacto relevante para os aportes em obras públicas. Boa parte dos recursos federais acaba consumida por emendas parlamentares, que destinam o dinheiro para projetos menores. Íntegra para associados.
Estadão On-line e O Globo On-line: Brasil só supera África do Sul, Mongólia, Argentina e Venezuela em ranking de competitividade
O ranking global de competitividade, atualizado ontem pela IMD, mostra que o Brasil caiu da 59ª para a 60ª posição, ficando à frente apenas da África do Sul, Mongólia, Argentina e Venezuela. O levantamento considera indicadores econômicos dos países e pesquisas de opinião com executivos e empresários. No Brasil, as coletas são realizadas pela Fundação Dom Cabral. A Dinamarca segue como o país onde as empresas têm maior competitividade, seguida agora pela Irlanda, que tirou a vice-liderança da Suíça. Entre as maiores economias do mundo, os Estados Unidos subiram uma posição — da décima para a nona —, enquanto a China perdeu quatro, caindo da 17ª para a 21ª posição, sobretudo como reflexo das restrições da política de covid zero em 2022. Íntegra para associados: Estadão On-line e O Globo On-line.
O Globo On-line e Folha On-line (Reuters): Transferências de voos do Santos Dumont para o Galeão começarão em janeiro, diz ministro
O ministro Márcio França anunciou que a partir de outubro a Infraero começará a reduzir horários de voos no Santos Dumont para reduzir progressivamente o fluxo de passageiros e, em janeiro, será implementada a transferência progressiva de rotas para o Galeão. Os voos no Santos Dumont se limitarão às ligações da capital fluminense com São Paulo (Congonhas) e Brasília. Todos os demais destinos domésticos serão operados no Galeão. Também não será mais possível fazer check-in no Santos Dumont para voos internacionais. Íntegra para associados: O Globo On-line e Folha On-line.
Valor Econômico: MSC planeja expandir terminais no Brasil
A TIL, do grupo MSC, prevê investimento de R$ 7 bilhões em seus terminais portuários no Brasil, nos próximos cinco anos, podendo mais do que dobrar, a depender das oportunidades de expansão. Ao todo, o grupo tem reservados R$ 17 bilhões. Entre os investimentos aprovados, R$ 4 bilhões se referem ao BTP, que a empresa opera em sociedade com a APMT, da Maersk. Só aguarda aval do governo federal sobre a renovação antecipada do arrendamento, que venceria em 2027, por mais 20 anos. Planeja ainda alocar R$ 3 bilhões em seu tecon no Porto de Navegantes para a reconstrução do cais e aprofundamento do calado. Ammar Kanaan, presidente global da TIL, disse que o STS 10 e a aquisição da Santos Brasil são oportunidades para a companhia expandir os negócios no Porto de Santos. Kanaan também aprovou a decisão do governo de desistir da privatização do Porto. “Se a autoridade portuária é privatizada, não importa o formato, o porto acabaria com uma entidade privada de alguma forma relacionada a um dos operadores”. Íntegra para associados.
CNN Brasil: Microplásticos: estuário de Santos tem um dos mais elevados níveis de contaminação do mundo, diz estudo
Um estudo da Unifesp revelou que o estuário de Santos é um dos locais do mundo mais contaminados por microplásticos. A pesquisa considerou amostras de ostras e mexilhões coletados em julho de 2021 nas regiões da balsa Santos-Guarujá, praia do Góes e ilha das Palmas, na comparação com dados de mais de cem estudos de 40 países. Na área da balsa os animais apresentaram o pior estado nutricional e de saúde, com uma média que variou entre 12 e 16 partículas plásticas por grama de tecido. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (A-8): Entidades pedem detalhes sobre descontos no Porto
Entidades do setor estão cobrando do governo o detalhamento sobre os descontos de até 65% nas tarifas do Porto de Santos anunciados, no sábado (17), pelo ministro Márcio França. Os abatimentos serão aplicados conforme a frequência de escalas dos navios de longo curso e de cabotagem. O Sindamar questiona como se dará o abatimento por escala será pelo nome do navio. Lembra que os armadores estão sempre renovando as frotas e não há uma frequência do mesmo navio full container no porto. De acordo com a APS, a nova tabela apresenta sete faixas de escalas para navegação de longo curso e de cabotagem. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (artigo do consultor, engenheiro e economista, Frederico Bussinger): Porto de Itajaí: o passado pode iluminar o futuro
Quando o Governo Federal anuncia a intenção de firmar uma nova delegação com Itajaí (25 anos), e de fazer licitação para arrendamento (35 anos) das instalações outrora ocupadas pela APM, uma análise mais minuciosa desse processo, suas relações causais e prognósticos, seria da maior importância para orientar a definição da modelagem do arrendamento e de eficaz governança do complexo portuário. Íntegra para associados.
Santa Portal: APS e Guarujá renovam convênio para realocação de 649 famílias
Ontem, a APS e a Prefeitura de Guarujá renovaram o convênio anual repassando R$ 40 milhões para o programa de realocação de 649 famílias da Comunidade da Prainha para moradias populares em construção no Conjunto Parque da Montanha. O presidente da APS, Anderson Pomini, lembrou que outras realocações vão acontecer em área contígua dentro do programa de benefícios sociais que acompanha o projeto de construção do túnel Santos-Guarujá. Íntegra para associados.
Bahia Já: CS Porto Aratu recebe equipamentos para primeira planta de hidrogênio verde brasileira em operação inédita no Porto de Aratu
O terminal TGSII no Porto de Aratu recebeu o navio “BBC Dakota” com peças para a primeira planta de hidrogênio verde do país pertencente à Unigel. Foi responsável por operacionalizar o recebimento dos equipamentos, desde o planejamento, descarga do navio e colocação sobre os veículos transportadores, além de adequar toda infraestrutura local para recepção das peças. A chegada do navio, vindo de Roterdã, marca a primeira operação de alta complexidade realizada no Porto de Aratu e importante passo para o desenvolvimento de energia limpa na região nordeste. Íntegra para associados.
G1 (Alagoas): MPF investiga impactos ambientais da instalação de terminal de ácido sulfúrico no Porto de Maceió
Ontem o MPF emitiu ofícios ao Instituto do Meio Ambiente e à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Alagoas cobrando esclarecimentos sobre os impactos ambientais causados pela instalação de uma Unidade de Recebimento e Estocagem de Ácido Sulfúrico no Porto de Maceió. Especialistas e entidades ambientais pediram a impugnação da construção por causa dos “riscos que o produto promove sendo transportado em área urbana”. A construção é da multinacional francesa Timac Agro Indústria e Comércio de Fertilizantes. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Agência iNFRA: ANTAQ começará processo de regulação da cabotagem antes de decreto, diz diretor-geral
O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, vai iniciar o processo de normatização do setor, sem esperar que o governo publique o decreto regulamentador da Lei da BR do Mar. A agência vai abrir uma audiência pública para efetivar alterações que podem ser feitas mesmo antes da publicação do decreto. Íntegra para associados.
BE News (p. 10): Negociação coletiva pode ser o caminho sobre exclusividade no trabalho portuário
Ontem, o painel “Formas de contratação no trabalho portuário” do InfraJUR – Encontro Nacional de Direito da Logística, de Infraestrutura e de Transportes, dentro da programação do Fórum Nordeste Export, em João Pessoa, concluiu que a negociação coletiva entre trabalhadores do Ogmo e operadores portuários pode ser o caminho para resolver os entraves que envolvem a exclusividade da contratação desses operacionais. Participaram os ministros do TST, Breno Medeiros e Douglas Alencar Rodrigues, e Flávia Oliveira Veiga Bauler, coordenadora nacional do Trabalho Portuário e Aquaviário do MPT. Íntegra para associados.
Agência Porto: Presidentes dos portos brasileiros realizam primeira reunião com novo secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários
A atualização das políticas públicas portuárias foi tema de uma reunião de trabalho, na quinta-feira (15), com o secretário nacional Fabrizio Pierdomenico, em Brasília. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Ministério dos Transportes quer intensificar mobilização do mercado pela agenda ESG
O novo titular da Subsecretaria de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, Cloves Eduardo Benevides, terá a missão de realizar uma mobilização nacional pelo compromisso do setor com a agenda ESG. Enxerga as concessões de rodovias e ferrovias como oportunidades de avanço na proteção do ambiente e no desenvolvimento social das comunidades urbanas e tradicionais. “O Brasil vive um novo tempo e precisamos de um olhar integral, focando na face mais humana da agenda da sustentabilidade”. Íntegra para associados.
Agência Porto: Antaq realizará leilão do Terminal de Passageiros do Porto de Fortaleza em 11 de agosto
A Companhia Docas do Ceará anuncia que o leilão para arrendamento do Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza será realizado no dia 11 de agosto, em São Paulo. O Arrendamento vigorará pelo prazo de 25 anos, com possibilidade de prorrogação contratual. O equipamento, que já possui estrutura construída, necessita de reparos pontuais para a continuação de sua operação. Na última Temporada, passaram por lá 25 mil pessoas e dez cruzeiros internacionais com destinos a Europa e América do Norte. Íntegra para associados.
Portos e Navios: MPor acompanha de perto execução orçamentária de docas e portos delegados
Ontem o secretário executivo Roberto Gusmão disse que o governo está acompanhando os investimentos de companhias docas e de portos delegados visando alcançar mais eficiência e cumprir os compromissos de execução firmados por seus gestores. Ele destacou que a estratégia contribuiu com a redução de tarifas nos portos administrados pela Portos Rio e no Porto de Santos. “Fizemos uma rodada para saber do que portos precisam para tornar-se mais competitivos e para que possamos ajudar esses portos a complementar a nível de recursos públicos o capital privado”. O maior problema, segundo Gusmão, é a burocracia centralizada em Brasília. Íntegra para associados.
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