Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

20/06/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

CNN Brasil: Governo vai apresentar concessão do Rio Madeira na próxima semana, diz ministro

O ministro Silvio Costa Filho afirmou que a concessão da hidrovia do Madeira, entre Rondônia e Amazonas, será apresentada na próxima semana. A modelagem da concessão foi aprovada pela Antaq no último dia 13. A concessão compreende o trecho entre Porto Velho e sua foz, com extensão de 1.075 km. Íntegra para associados.

CNN Brasil: Governo deve anunciar pacote de investimentos de R$ 400 bi em ferrovias e rodovias, diz secretário

O secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, afirmou que a pasta deve anunciar um pacote de investimento em ferrovias e rodovias de R$ 400 bilhões. A declaração foi feita ontem, no evento de celebração dos 70 anos da CNT. A expectativa é que o ministro Renan Filho apresente a carteira de projetos no início de julho, na B3, em São Paulo. Deverá repetir estratégia utilizada para concessões de rodovias e divulgar uma estimativa de cronograma de leilões ao mercado. Íntegra para associados.

O Globo: Tonelada de urânio é transportada em ‘operação de guerra’ do Porto do Rio para Resende

Uma tonelada de urânio desembarcou no Porto do Rio, no dia 5 de junho, por meio de “uma operação de guerra” que contou com a participação da Marinha, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar. O material, importado pelas Indústrias Nucleares do Brasil (INB), foi encaminhado para a Fábrica de Combustível Nuclear (FNC), em Resende, na Serra da Mantiqueira, para reabastecer o combustível das Usinas de Angra 1 e 2. Devido ao risco associado ao transporte, a Cesportos-RJ determinou um nível mais elevado de proteção nas instalações da Zona Portuária. O conteúdo veio da Suécia e da Alemanha em dois contêineres no navio BBC PEARL. Íntegra para associados.

Portal Veja: Governo assina edital para dragagem; investimento será de R$ 500 mi

Os Ministérios de Portos e Aeroportos e dos Transportes assinam hoje os editais de contratação de dragagem em quatro trechos dos rios Amazonas e Solimões (Manaus-Itacoatiara; Coari-Codajás; Benjamin Constant-São Paulo de Olivença). Serão investidos R$ 505 milhões em obras para recuperar a capacidade de navegação dos rios no período de estiagem. A análise dos dados meteorológicos indica que a estiagem este ano será pior que a do ano passado na região amazônica. No rio Amazonas, bancos de areia já aparecem e dificultam a chegada das grandes embarcações a Manaus. Íntegra para associados. 

Valor Econômico: Comissão da Câmara aprova PEC que destina 5% das emendas para desastres naturais

A comissão especial da Câmara dos Deputados sobre a PEC dos desastres naturais aprovou ontem um parecer para que os parlamentares tenham que destinar, todos os anos, 5% das emendas parlamentares individuais e de bancada estadual no Orçamento para as ações de prevenção, mitigação, resposta e recuperação de calamidades. A matéria foi aprovada em votação simbólica, com apoio de todos os partidos e agora precisa passar no plenário da Câmara em duas votações e, depois, pelo Senado Federal. Íntegra para associados.

Estadão e Portal Exame: Senado aprova projeto de lei com incentivos para hidrogênio verde com R$ 18,3 bilhões em subsídios

O Plenário do Senado aprovou, com alterações, o PL 2.308/2023, que estabelece o marco regulatório para a produção do hidrogênio de baixa emissão de carbono e determina incentivos fiscais e financeiros para o setor no valor de R$ 18,3 bilhões entre 2028 e 2032. Ficaram pendentes de votação emendas de senadores destacadas para votação em separado que serão apreciadas em sessão ainda a ser definida. A partir do ano que vem, as empresas poderão abater tributos como PIS e Cofins para a instalação de unidades produtivas – o que deve somar mais R$ 5,5 bilhões por ano, segundo estimativas do governo. Íntegra para associados: Estadão e Portal Exame.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (impresso, p. A-4) e Agência iNFRA: Novo programa recebe contribuições

A Antaq abriu ontem a Tomada de Subsídio 01/2024 com o objetivo de modernizar a regulamentação do setor portuário por meio da simplificação e desburocratização de processos. A contribuição tem como objetivo tratar dos arrendamentos portuários e faz parte da segunda etapa do Programa Navegue Simples. O período de contribuições vai até o dia 17 de julho. O formulário a ser respondido está disponível no endereço eletrônico: bit.ly/3KORNLM. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos (impresso, p. A-4) e Agência iNFRA.

Santa Portal e Diário do Litoral: Porto de Santos registra novos recordes na movimentação de cargas

A movimentação de cargas no Porto de Santos atingiu, em maio, 15,8 milhões de toneladas, a melhor marca para esse período e 4,9% acima do apurado no ano passado. Esse desempenho elevou em 11,5% o movimento acumulado do ano que soma 72,8 milhões de toneladas, também recorde para o período. As cargas do agronegócio lideram o crescimento, destacando-se açúcar, café em grãos, carnes, celulose e fertilizantes. A movimentação de cargas conteinerizadas somou 443,6 mil TEU, 10,1% acima do mesmo mês do ano passado. O acumulado do ano se mantém 17,0% acima do mesmo período anterior, totalizando 2,2 milhões de TEU. Os dois resultados se caracterizam como as melhores marcas registradas no mês de maio e no acumulado do ano. Íntegra para associados: Santa Portal e Diário do Litoral.

A Tribuna de Santos: Missão Porto & Mar visita Busan e conhece sua logística com alta tecnologia

No terceiro dia de agenda técnica, a Missão Internacional Porto & Mar Brasil – Coreia do Sul 2024 foi recebida pelo vice-presidente de Gestão do Porto de Busan, Jin Gyoo-ho. O porto é dividido em três partes – Norte, Gamcheon e New Port – e seu modelo de administração é muito parecido com o brasileiro. O cais é público, mas pode ser arrendado por um período. O tempo de arrendamento depende de cada contrato. A principal característica do Porto de Busan é ser um hub port. Cinquenta por cento da carga é de transbordo, ou seja, não entra na Coreia. O Porto de Busan faz conexão com 150 países. A última atualização mostra que foram movimentados 22 milhões de TEU em 2022. Hoje os integrantes da comitiva irão visitar dois terminais que fazem parte do Porto de Busan. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (impresso, p. A-4): IBI pede ajustes na reforma tributária

O Instituto Brasileiro de Infraestrutura apresentou, ontem, nota técnica em que defende ajustes na regulamentação da reforma tributária nos trechos que afetam o setor, incluindo emenda para garantir reajustes em contratos de concessões vigentes para mitigar os impactos negativos da unificação prevista na reforma. Também enfatiza a necessidade de se garantir recursos orçamentários e financeiros às prefeituras dos municípios portuários e aeroportuários, de modo a assegurar investimentos em infraestrutura, beneficiando tanto as atividades portuárias quanto o bem-estar das coletividades locais. Íntegra para associados.

NSC Total: Futura obra de R$ 350 milhões para portos de SC tem novo passo

O MPor aprovou o enquadramento do Porto Itapoá para a habilitação ao programa de incentivos a investimentos em infraestrutura. Conforme proposta apresentada pelo governo do Estado, o terminal privado deverá custear o alargamento e aprofundamento do canal externo da baía do acesso aos portos de São Francisco do Sul e de Itapoá, em troca de abatimento em tarifas portuárias. O ministério está analisando a proposta. Nesse modelo, a contratação é feita pelo Porto de São Francisco do Sul. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Comex do Brasil: Atrasos nos embarques de café em Santos e no Rio causam apreensão ao setor cafeeiro

Em maio de 2024, 216 navios para exportação de café, ou 54% do total de porta-contêineres, tiveram atrasos ou sofreram alteração de escalas nos principais portos do Brasil. O maior prazo apurado, de 24 dias entre a abertura do primeiro até o último deadline, foi registrado nos terminais do Rio de Janeiro, segundo dados do Boletim Detention Zero (DTZ), elaborado pela ElloX Digital e pelo Cecafé. No Porto de Santos foi observado o maior percentual de atrasos, de 78%, com 97 navios sofrendo alterações em suas escalas, e o maior prazo foi de 22 dias. Íntegra para associados.

Portal BE News: Nova Imigrantes será guiada para o desenvolvimento do Porto de Santos, diz executivo

A Câmara Municipal de Santos realizou uma audiência pública para debater a implantação da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes. O diretor-superintendente da Ecovias, Ronald Marangon afirmou que a nova pista será vocacionada para o desenvolvimento do Porto de Santos e da região industrial da Baixada Santista. O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos, autorizou a Ecovias, no início do ano, a começar os estudos para elaboração do projeto executivo da obra viária. Segundo o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o prazo para essa etapa será de dois anos. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Complexo portuário do Rio Itajaí-Açu movimentou 1,12 milhão de ton. em maio

O complexo portuário do Rio Itajaí-Açu movimentou em maio 1.128.865 toneladas, das quais 584.710 toneladas foram destinadas à exportação e 544.155 toneladas, à importação. No acumulado de janeiro a maio, o complexo portuário movimentou 5.481.637 toneladas e 509.203 TEU. A Portonave movimentou em maio 1.059.115 toneladas e 100.064 TEUs. De janeiro a maio, movimentou 5.268.240 toneladas e 509.103 TEU. No Porto de Itajaí, a movimentação alcançou 27.961 toneladas em maio, acumulando 102.654 toneladas no ano. Íntegra para associados.

Portal BE News: Nordeste Export discute soluções para temas estratégicos

Fortaleza recebe hoje e amanhã o Nordeste Export 2024, que tem como objetivo discutir e promover soluções para os principais desafios que afetam o transporte e a conectividade na região Nordeste. Os painéis debaterão desde a desburocratização do transporte multimodal até a descarbonização na infraestrutura portuária. Uma visita técnica ao Porto de Pecém está na programação. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco