Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Caos logístico, com falta de navios e fretes altos, vai se estender até 2022
Isso significa preços altos e prováveis atrasos na chegada de produtos pelos próximos meses. O mercado tem operado no limite, com escassez de contêineres e falta de navios em todo o mundo. Com o início da temporada de pico – o terceiro trimestre, em que empresas abastecem seus estoques para o fim de ano -, a situação não só deve se prolongar, como poderá se agravar, avaliam especialistas do setor. Nas rotas de importação vindas da China, o frete médio registrado em julho de 2021 foi 7,35 vezes maior do que há um ano. A rota Xangai-Santos apresenta custo de US$ 11 mil por contêiner, contra US$ 1.500 em agosto de 2020. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Porto de Santos planeja pagar dividendos à União
Nos últimos dias, a SPA aprovou a incorporação, em seu capital social, do prejuízo de R$ 1,13 bilhão acumulado nos últimos anos. Com isso, poderá voltar a dar retorno à União e expectativa é que agora os valores sejam significativamente maiores, porque recentemente passou a registrar lucro. Com a desestatização da companhia prevista para o segundo semestre de 2022, a estimativa é ampliar de forma significativa o volume de obras. A modelagem não está fechada, mas a previsão é que o contrato inclua investimentos na ordem de R$ 10 bilhões, segundo o secretário Diogo Piloni. Íntegra para associados.
Revista Globo Rural: Fretes rodoviários do agro cresceram 67,5% no primeiro semestre
Relatório da plataforma Fretebras chamado “Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil” aponta que, do total de fretes publicados, 37% pertenciam à categoria agro, que movimentou R$ 10,8 bilhões. Os dados tomaram por base a análise de 3,44 milhões fretes. Os produtos mais transportados no semestre foram fertilizantes (29%), soja (13%) e milho (10%). Íntegra para associados.
Correio Braziliense On-line (Agência Estado) e Valor On-line: Índice evolução da produção sobe para 53,7 pontos em julho, mostra CNI
A pesquisa Sondagem Industrial, divulgada ontem pela CNI, mostra que a produção industrial apresentou crescimento pelo terceiro mês consecutivo, levando o índice de evolução da produção a 53,7 pontos em julho ante 52 pontos registrados em junho. O indicador varia de zero a 100 pontos, sendo acima de 50 pontos uma indicação de aumento da produção. Na avaliação da CNI, o índice se distanciou dessa linha divisória, apontando “aumento mais intenso e generalizado da produção”. Íntegra para associados: Correio e Valor.
Imprensa regional:
Gazeta de Alagoas: Movimentação de cargas nos portos de Alagoas cresce 33,7%
Segundo a Antaq, o Porto de Maceió e o da Braskem movimentaram 1,5 milhão de toneladas no primeiro semestre. Desse total, 75,6% foi movimentado pelo Porto do Maceió, que registrou crescimento de 16,8% ante igual período de 2020. Já o Porto da Braskem movimentou 365,7 mil toneladas, crescimento de 14,7% na mesma base de comparação. Íntegra para associados.
Folha do Litoral: Demolição de silo obsoleto ampliará capacidade operacional do Porto de Paranaguá
O armazém, conhecido como “silinho” e instalado em área nobre de mais de 2 mil m2, está obsoleto, em desuso desde 2009 e dará espaço para ampliação da capacidade operacional do porto de Paranaguá. A previsão é que a demolição esteja concluída no início de 2022. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (p. b-5): Porto planeja aprofundar seu canal
A SPA planeja aumentar a profundidade do canal de navegação do Porto de Santos dos atuais 15 metros para 16 metros de profundidade no período entre três e cinco anos. Em uma segunda etapa, a meta é aprofundar para 17 metros, a depender da evolução do mercado de navegação. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos – p. a-2 (artigo do vereador e presidente da Câmara Municipal de Santos, Adilson Júnior): Porto Indústria
“Temos em nossa região, e principalmente na área do Porto Organizado de Santos, diversas instalações, caracterizadas como zona primária, que além de gerar impostos poderiam alavancar postos de trabalhos, tornando a proposta de Porto Indústria uma realidade, fazendo que o grande fluxo de mercadorias não apenas passe pelo Porto, mas de alguma maneira seja transformada em um novo produto. Recentemente, estivemos presentes em uma apresentação do modelo Porto Indústria no laboratório da ABTRA, oportunidade em que foi possível visualizar a executividade da proposta que, aliás, já é uma realidade em algumas instalações portuárias. Esse esforço deveria ser abraçado por todos, revertendo o quadro de desindustrialização e perda de portos de trabalho e, por fim, transformando o Porto de Santos muito maior do que já é.” Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Mercosul Line economizou mais de 500 mil t/CO2 no Brasil em 2020
A Mercosul Line economizou 537 mil toneladas de CO2 em suas operações de cabotagem no Brasil, em 2020. O volume equivale a quase nove milhões de árvores plantadas, 215.915 caminhões em rotas mais eficientes e 176.425.000 quilômetros terrestres não percorridos. O resultado faz parte da estratégia de rotas de navegação mais sustentáveis e inteligentes, com soluções logísticas mais integradas e coerentes em terra, mar e no ar. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: Ministro da Infraestrutura pede que senador Jean Paul relate possível MP de Ferrovias
O ministro Tarcísio de Freitas pediu a senadores que o relator do PLS 261/2018 na Comissão de Infraestrutura, senador Jean Paul Prates, seja o relator da MP do novo mercado legal das ferrovias, que o governo planeja enviar ao Congresso. O ministro também garantiu que não há qualquer iniciativa que vincule as autorizações estaduais a uma possível anuência prévia da agência federal, mas lembrou que uma lei federal sobre o tema é necessária para dar segurança jurídica aos investimentos aprovados pelos estados. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021