Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Poder 360: Brasil usa só 30% de suas hidrovias, diz diretor da Antaq
O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, afirmou ontem que o Brasil explora menos da metade de seu potencial hidroviário. Segundo Nery, o SNV (Sistema Nacional de Viação) registra 42.000 km de rios navegáveis no país, mas menos de 20.000 km são de fato utilizados para transporte de cargas e passageiros. A subutilização dos rios brasileiros fica ainda maior se considerar um estudo feito por um grupo de trabalho da Antaq, em 2011, que identificou um potencial de 64.000 km de hidrovias navegáveis. De acordo com essa avaliação, o Brasil utiliza 29,7% de seu potencial nesse modal de transportes. Em 2022, o Brasil registrou cerca de 40 milhões de toneladas movimentadas em navegação interior. O número foi o recorde do setor, mas ainda assim escancara a baixa exploração do modal hidroviário. Íntegra para associados.
Folha de São Paulo e Valor Econômico: TRF-4 derruba liminar e mantém leilão de estradas do Paraná
O governo federal conseguiu derrubar na Justiça Federal, no final da tarde de ontem, a liminar que suspendeu o leilão do primeiro de seis lotes de estradas que cortam o Paraná e que estão sendo concedidos à iniciativa privada. A decisão foi assinada pelo desembargador federal Fernando Quadros da Silva, presidente do TRF-4, e acolhe recurso da União e da ANTT. O leilão, realizado em 25 de agosto na B3, foi vencido pela Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A., controlada pelo Grupo Pátria. O governo federal pretende ainda conceder outros cinco lotes de estradas no Paraná. O leilão do segundo lote deve ocorrer na semana que vem. Os seis lotes são um conjunto de rodovias federais e estaduais que somam 3.376 km. Íntegra para associados; Folha de SP e Valor Econômico.
CNN Brasil: Petrobras e Vale têm de acelerar esforços em transição energética, diz Silveira
A petroleira Petrobras e a mineradora Vale precisam acelerar seus esforços para promover transição energética e dar o exemplo, afirmou à CNN o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Segundo ele, as duas maiores empresas extrativistas do país têm de ser indutoras das mudanças na área verde para sinalizar ao mundo o compromisso do Brasil. O ministro afirmou que a Vale, por exemplo, deveria acelerar a descarbonização da sua matriz de produção e também de transporte. Ele lembrou que a empresa tem 171 navios que transportam minério do Brasil para a Ásia. A mesma mensagem é direcionada à Petrobras. A empresa precisa investir em novas fronteiras de exploração de petróleo, mas intensificando o olhar para combustíveis verdes e fontes alternativas. Íntegra para associados.
O Globo: Após reunião com Changi, Paes diz que operadora de Cingapura quer continuar a administrar Galeão
O Prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou hoje que a Changi, controladora da concessionária RIOgaleão, quer continuar a administrar o aeroporto internacional fluminense. Na última semana, ele esteve em Cingapura, com executivos da Changi, num esforço para agilizar o processo de formalização da permanência do grupo na gestão do Galeão, autorizada pelo TCU depois de a empresa ter pedido para devolver a concessão. A empresa cogita “desistir de desistir” do aeroporto. Íntegra para associados.
Veja: Marinha lança aplicativo que permite monitorar embarcações em tempo real
Um aplicativo para smartphones desenvolvido pela Marinha do Brasil promete incrementar a segurança de navegadores no mar e no interior do país através do monitoramento das embarcações em tempo real. O app NAVSEG, disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS, permite que o condutor de qualquer veículo marítimo informe o seu plano completo de viagem às autoridades, que poderão acompanhar todo o trajeto de navegação e acionar os serviços de resgate imediatamente em caso de emergência. De acordo com a Marinha, os clubes náuticos e marinas cadastrados no aplicativo também serão notificados sobre o início e o fim das viagens de cada usuário. Íntegra para associados.
Folha de São Paulo: Brasil volta a aumentar área de plantio de arroz e feijão:
A produção de arroz e de feijão muda de rumo no país e volta a indicar crescimento, segundo a primeira estimativa de safra, divulgada ontem pelo governo federal. Dominados pela soja e pelo milho, pela queda de rentabilidade, pela alta de custos e por fatores climáticos principalmente no Sul, os dois produtos perderam boa parte de área semeada nos últimos anos. De 2012 a 2023, o plantio de arroz recuou 39%. A oferta do cereal foi, em parte, garantida pelo aumento de 42% na produtividade. Mesmo assim, a produção caiu 14% no período analisado e 15% entre as safras de 2021 e de 2023.Uma das metas do governo Lula é elevar a produção de alimentos básicos, que perderam espaço para produtos exportáveis e mais rentáveis nos últimos anos. O governo adota uma política de estoques públicos, implementando programas de aquisição, e busca melhorar a capacidade estática de armazenagem, segundo a Conab. Íntegra para associados.
Imprensa Regional:
A Tribuna de Santos: Pátio ferroviário está em construção no Porto de Santos e vai redistribuir linhas
O Porto de Santos ganhará um pátio ferroviário na região do Paquetá, na área dos armazéns 7 ao 9. A obra está a cargo da Cofco e é uma contrapartida assumida pela companhia chinesa que arrendou o STS11 por R$ 764,8 milhões, em leilão realizado em 2022. O equipamento redistribuirá as linhas que atenderão os terminais de grãos de Outeirinhos à Ponta da Praia, além de promover a clusterização na região do Porto. No entanto, o prazo para conclusão da obra não foi informado nem pela APS nem pela empresa chinesa. Íntegra para associados.
Porto de Itajaí: Superintendente do Porto de Itajaí reuniu-se com o novo Ministro de Portos e Aeroportos e nova Secretária Nacional de Portos e Transportes Aquaviários
Ontem o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, foi recebido pelo ministro Silvio Costa Filho e pela secretária da SNPTA, Mariana Pescatori. Em pauta, o novo Arrendamento Transitório do Porto Organizado de Itajaí, cujo processo está sendo conduzido pela ANTAQ. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Concais trabalha para receber cruzeiros no Porto de Santos com foco na segurança
A um mês do início da temporada de cruzeiros 2023/2024, o Concais intensifica os preparativos para receber no Porto de Santos os transatlânticos. Neste ano, foram investidos R$ 4,1 milhões em equipamentos, câmeras e atualizações de softwares de segurança, em atendimento às portarias Coana 76 e 80, que dispõem sobre as condições de funcionamento e os requisitos técnicos do sistema de segurança dos recintos alfandegados. Íntegra para associados.
Diário do Litoral: Costa Brasil reforça modal rodoviário para contornar a estiagem no Amazonas
A empresa de OTM (Operação de Transporte Multimodal) Costa Brasil, referência em cabotagem, está reforçando as operações no modal rodoviário como forma de contornar a estiagem e a baixa do nível em rios do Amazonas. A empresa opera com transportes terrestre, marítimo e aéreo e mantém saídas semanais de serviço rodoviário na rota São Paulo/Manaus, com duas opções de transit time de 15 e 10 dias, respectivamente. A conversão de modal, do marítimo para o rodoviário, será adotada temporariamente para cargas como alimentos, bebidas, produtos de siderurgia e construção civil. Íntegra para associados.
Imprensa Setorial:
Agência Porto: Grupo de Trabalho é criado para discutir projetos ferroviários de SC
Um Grupo de Trabalho formado por representantes do Estado, setor produtivo, empresas concessionárias e portos catarinenses terá a missão de discutir os projetos ferroviários de Santa Catarina. O objetivo da proposta da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) é ampliar o debate sobre os projetos em desenvolvimento e as futuras propostas para novos trechos. O Estado investe atualmente R$ 31,5 milhões em dois projetos para novos traçados de ferrovias; um deles liga Chapecó até Correia Pinto e outro entre Navegantes e Araquari. Juntos, somam 381 km e aumentam em 50% a malha ferroviária catarinense. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Liberado o primeiro trecho das obras no Cais da Gamboa do Porto do Rio de Janeiro
Foi concluído o primeiro trecho das obras de ampliação e modernização do Cais da Gamboa, no Porto do Rio de Janeiro. O trecho foi inaugurado com a atracação do navio “BBC Plata”, na noite da última sexta-feira (15). No sábado, o embarque de produtos siderúrgicos (tubos) para exportação teve início, com previsão de uma operação de sete dias antes de seguir para o Oriente Médio. O “BBC Plata”, com um comprimento de 138 metros, chegou ao Porto do Rio de Janeiro com um calado de 6,5 metros e, após o carregamento, deixará o local com um calado de 8,1 metros. O Cais da Gamboa, inaugurado em 1910, é uma das áreas mais antigas do Porto do Rio de Janeiro. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Exportações até a 3° semana de setembro/23 têm crescimento de 17,2% comparando com o mesmo período em 2022
A Secex/MDIC divulgou ontem os dados da Balança Comercial da 3ª semana de setembro de 2023, que registrou superávit de US$ 2,058 bilhões e corrente de comércio de US$ 12,788 bilhões, resultado de exportações no valor de US$ 7,423 bilhões e importações de US$ 5,365 bilhões. No mês, as exportações somam US$ 15,948 bilhões e as importações, US$ 10,207 bilhões, com saldo positivo de US$ 5,741 bilhões e corrente de comércio de US$ 26,156 bilhões. No ano, as exportações totalizam US$ 240,526 bilhões e as importações, US$ 172,381 bilhões, com saldo positivo de US$ 68,146 bilhões e corrente de comércio de US$ 412,907 bilhões. Íntegra para associados.
Comex do Brasil: Governo publica portaria para intensificar combate a fraudes no comércio exterior
A Secex/MDIC e a RFB publicaram ontem, no DOU, uma portaria conjunta para aumentar a transparência dos trabalhos do Grupo de Inteligência de Comércio Exterior (GI-CEX), que atua desde 2011 no combate a fraudes na importação e exportação de mercadorias. A partir de agora haverá divulgação semestral dos resultados do grupo em sua versão pública. As informações terão caráter contínuo e coordenado entre os órgãos envolvidos, possibilitando atuação a partir de denúncias do setor privado ou de ofício por parte do governo. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2023