Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

20/12/2023

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial

O Globo: Navios comerciais contornam a África para escapar de ataques no Mar Vermelho

Dezenas de porta-contêineres que transportam produtos manufaturados da Ásia para a Europa estão fazendo desvios em torno de África – o que dificulta o comércio e atrasa as entregas de cargas – após uma onda de ataques de militantes Houthi à frota mercante. A Maersk, que possui uma frota de mais de 300 navios e controla muitos mais, foi uma das empresas que anunciaram o desvio de sua frota em torno da África. Militantes Houthi apoiados pelo Irã prometeram atacar qualquer navio mercante associado a Israel em apoio aos palestinos, mas, à medida que a violência aumenta, todos os navios são vistos como potencialmente vulneráveis. Íntegra para associados.

Folha de São Paulo: Setor aéreo vive corrida para reduzir poluição e espera novas decisões do Congresso

Diante das metas para redução e neutralização de carbono estabelecidas por organizações internacionais, a Anac e o Congresso Nacional se movimentam para decidir as regras que vão guiar as companhias aéreas pelos próximos anos e décadas. A Anac prorrogou até o começo de janeiro a consulta pública sobre uma nova resolução do setor que vai exigir a compensação do dióxido de carbono emitido por companhias aéreas em voos internacionais. Para cumprir a regra, as empresas terão de comprar créditos de carbono. A Anac prevê multa de R$ 50 por tonelada de gás carbônico não compensada. Íntegra para associados.

Folha de São Paulo: Câmara aprova PL que afrouxa licenciamento ambiental relacionado à pavimentação da BR-319

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite de ontem um PL que afrouxa procedimentos de licenciamento ambiental relacionados às obras de pavimentação da rodovia BR-319, que corta a Amazônia e liga Manaus a Porto Velho. A pavimentação da BR-319 se arrasta há décadas e sofre intensa resistência dos ambientalistas. O dispositivo que afrouxa os licenciamentos consta em projeto de lei que reconhece a rodovia como “infraestrutura crítica, indispensável à segurança nacional, obrigando-se a garantia de sua trafegabilidade”. Foram 311 votos a favor e 103 votos contrários. O texto agora irá para o Senado. Íntegra para associados.

Imprensa Regional

FIESC: Cargas movimentadas por portos de SC têm alta de 5% até novembro

O complexo portuário Itajaí-Açu movimentou nos 11 primeiros meses do ano 13,4 milhões de toneladas, sendo quase toda a operação conduzida pelo Terminal Portonave em Navegantes (12,98 milhões). Já a movimentação no Porto de Itajaí caiu de 3,96 milhões de toneladas em 2022 para 308 mil toneladas em 2023, um tombo de 92%. O terminal de São Francisco do Sul alcançou a marca de 15,3 milhões de toneladas, um aumento de 30% com relação ao mesmo período de 2022. O Porto de Imbituba somou 7 milhões de toneladas movimentadas, uma alta de 6,06%. Já o Porto Itapoá alcançou a marca de 1 milhão de TEU no ano, devendo finalizar o ano com uma alta de cerca 20% em relação ao mesmo período de 2022. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Mais de 80 mil passageiros são esperados para cruzeiros de Natal e Ano-Novo no Porto de Santos

Mais de 80,4 mil pessoas deverão passar pelo Terminal Concais, no Porto de Santos, para cruzeiros de Natal e Ano-Novo. Somente para embarque, são aguardados 41,2 mil turistas a partir de hoje. Outros 3,2 mil passageiros deverão passar pelo complexo portuário em trânsito.  As viagens de Natal começam hoje, com a chegada do MSC Armonia, prevista para as 9 horas. Amanhã, dois transatlânticos atracarão simultaneamente, com previsão de chegada às 8h e saída às 18h: o MSC Preziosa e o Costa Favolosa. Um dos cruzeiros mais aguardados, o temático Ney em Alto Mar, do jogador Neymar, iniciará viagem no próximo dia 26, no MSC Preziosa. Íntegra para associados.

Santaportal: Tripulantes filipinos são presos em flagrante tentando embarcar com cocaína em navio no Porto de Santos

A PF em Santos efetuou a prisão em flagrante, na madrugada de terça-feira (19), de dois tripulantes filipinos, ocorrida durante uma fiscalização de rotina realizada pela Guarda Portuária. Eles estavam a caminho do Navio Premium do Brasil e tentavam embarcar com aproximadamente 10 Kg de cocaína. Uma parte da droga estava oculta sob as vestes de um dos filipinos, escondida com o auxílio de uma cinta elástica. Íntegra para associados.

Imprensa Setorial:

Agência Infra: Ministro anuncia para janeiro nova secretaria destinada a projetos hidroviários

A nova Secretaria Nacional de Hidrovias será lançada na primeira quinzena de janeiro, segundo o ministro Silvio Costa Filho, durante o evento “Infraestrutura: Caminhos para a transição sustentável”, promovido pelo MoveInfra, na quinta-feira (14). Sobre as prioridades do setor hidroviário, o ministro disse que elas serão “a hidrovia Uruguai-Brasil, a hidrovia da Lagoa Mirim, a hidrovia do Tocantins – que depende da derrocagem do pedral do Lourenço – e a hidrovia do Amazonas, que já recebeu recursos do FMM. A expectativa é que o volume de investimentos desses projetos iniciais seja de R$ 2 bilhões. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Porto Sudeste assume meta de reduzir emissões em mais de 50% até 2033

O Porto Sudeste (RJ) assumiu a meta de redução de 50,04% das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em 10 anos, em relação ao registrado em 2021. A empresa, que apresentou um estudo de riscos climáticos conduzido pela Way Carbon no primeiro semestre de 2023, vai direcionar a descarbonização aos escopos 1 e 2 das operações do terminal portuário até 2033. Os projetos incluem a substituição do uso da gasolina por etanol, a utilização de energia certificada, provenientes de fontes limpas, a troca das condensadoras dos aparelhos de ar-condicionado, reduzindo vazamento de gases refrigerantes, a utilização de energia fotovoltaica e o processo de automatização de equipamentos para diminuir o tempo de permanência do maquinário no terminal. Íntegra para associados.

Comex do Brasil: Indústria de transformação melhora desempenho nas exportações, indica estudo da CNI

Um estudo da CNI aponta que o desempenho da indústria de transformação brasileira foi positivo em 2022 nas exportações, ao contrário dos resultados nos anos anteriores. As exportações mundiais de bens da indústria de transformação brasileira passaram de 0,84%, em 2021, para 1,05%, em 2022. Com a melhora da performance, o Desempenho da Indústria no Mundo estima que o país avance duas posições no ranking mundial de exportações industriais, subindo de 28º para 26º lugar e ultrapassando a Suécia e a Indonésia. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco